Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

13/03/2012 - Esporte: Judoca visita gabinete da vereadora Michele Pereira

Esporte: Judoca visita gabinete da vereadora Michele Pereira
A judoca Camila Zeferino, que conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares de 15 a 17 anos em Curitiba (PR), fez uma visita na tarde desta terça-feira (13) ao gabinete da vereadora Michele Pereira (PT). A atleta do Grêmio Náutico União, que é de Esteio, recebeu, recentemente, uma moção de parabenização da vereadora. Para a vereadora é importante que a Câmara reconheça atletas que valorizam o nome da cidade.
Por Daniela Molon - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

15/10/2010 - Passarela de acesso à Vila Pedreira corre risco de desabamento

Passarela de acesso à Vila Pedreira corre risco de desabamento


Câmara vai fazer denúncia o Ministério Público

Há pelo menos dois anos a passarela de acesso à Vila Pedreira, ao lado do antigo Cine Palácio (rua Maurício Cardoso esquina com a avenida Presidente Vargas), vem sendo alvo de denúncias da Câmara de Vereadores de Esteio devido ao perigo de desabamento.  O local,  por onde passam diariamente mais de 200 pessoas, inclusive crianças que vêm das escolas do Centro, está há vários anos abandonado pela Trensurb. O assunto foi novamente pauta durante a sessão de ontem (14).  Segundo o presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), não há mais outra saída, senão entrar com a denúncia ao Ministério Público. No ano passado a prefeitura colocou, paliativamente, um reforço no piso, mas continua oferecendo risco de desabamento. "Toda a estrutura da passarela está comprometida. Apesar dos pedidos, a Trensurb não está nos deixando outra saída, senão entrar com uma ação no MP", garante.


Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

18/10/2010 - Audiência pública debate relatório da gestão municipal da saúde em Esteio

A Câmara de Vereadores de Esteio vai receber segunda-feira, dia 18de outubro, às 14 horas, no Plenário, a secretaria de saúde do município. Na pauta estará o Relatório de Gestão da Saúde, recursos do SUS, referente ao segundo trimestre deste ano. O relatório será apresentado pelo secretário da Saúde, José Silveira, à Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, através dos vereadores Felipe Costella (PMDB), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS). A audiência é aberta à comunidade.

13/03/2012 - Chuva forte chega ao estado

Chuva forte chega ao estado


O tempo mudou em Porto Alegre/RS e na Região Metropolitana. A nebulosidade aumentou na tarde desta terça-feira(13). Nuvens carregadas e sensação de abafamento elevou  a temperatura para próximo dos 40 graus em alguns municípios. 

Em Esteio, o dia virou noite por volta das 16h45min. Segundo o Instituto de Meteorologia Somar, a frente fria provocou chuva na Região Metropolitana e no Vale dos Sinos. Às 15hs, os termômetros marcavam 36ºC e em menos de 2 horas a temperatura caiu para 28ºC. De acordo com os meteorologistas, as rajadas de vento chegaram a 50km/h. Um forte temporal alagou nesta tarde as ruas de Novo Hamburgo.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

 

Mais fotos

Chuva forte chega ao estado

14/03/2012 - Câmara de Esteio recebe integrantes do Anjos do Asfalto

Câmara de Esteio recebe integrantes do Anjos do Asfalto

Presidente da Câmara pede a criação de grupo de voluntários que atenda, também, em Esteio

Salvar vidas na ERS 118. Esta é a missão da Associação de Resgate Metropolitano Anjos do Asfalto conforme informou na noite de ontem(13), o voluntário Ricardo Bitencourt, na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Esteio. Segundo o socorrista, a equipe da Anjos do Asfalto, integrada por 45 voluntários, atua há sete anos no salvamento de vidas. "O quadro de voluntários é composto por pessoas de diferentes áreas de atuação como enfermeiros, contadores, advogados, bombeiros, militares, técnicos de segurança do trabalho e instrutores de trânsito. Todos recebem qualificação nas práticas e conceitos legais na prestação de socorro,", explica.

Questionado pelos vereadores, Bitencourt reforça que, atualmente a associação conta com duas ambulâncias, uma Kombi, uma Doblô e uma motocicleta Honda Broz. A organização tem seu foco voltado ao ensino, educação, conscientização, propagação e atuação no atendimento pré-hospitalar em situações de emergência, urgência e catástrofes. Para atuar no grupo, os participantes recebem qualificação nas práticas e conceitos legais na prestação de socorro. "Os Anjos existem para atuar e auxiliar órgãos federais, estaduais, municipais e privados", destaca. 
 
O socorrista salientou, ainda que o atendimento ocorre, especialmente, em Cachoeirinha e gravataí. "Em Esteio não temos atendimento", informou. Sobre o assunto, o presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), ressaltou que gostaria que fosse criado um grupo que atendesse a cidade", pediu. Bitencourt ressaltou que é preciso envolvimento de voluntários."Para fazer parte do grupo Anjos do Asfalto é necessário fazer o curso de capacitação APH (atendimento préhospitalar), que geralmente ocorre em dois finais de semana.
 
Para ser voluntário é necessário comparecer em nossa base e preencher um termo de adesão. Após o curso a pessoa passa por um estágio com a equipe e então se torna um integrante dos Anjos do Asfalto", informou. Para conhecer melhor o trabalho realizado e obter mais informações basta procurar a base operacional da ONG, localizada na Rua Santo Antonio, n° 260, Bairro Vera Cruz em Gravataí. O horário de funcionamento é das 20h de sexta-feira às 7h de segunda. O telefone de contato (51) 3421-1999 e o e-mail atendimento@resgateanjosdoasfalto.com.
 
Na oportunidade, o vereador Sirlon Ribeiro (PMDB) entregou uma cópia do projeto sugerindo ao Executivo a criação do Dia do Socorrista em Esteio. A  atividade foi acompanhada por integrantes do Grupo de Escoteiros Ouro Negro, de Canoas.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

14/03/2012 - Terça-feira(20) é dia de doar sangue em Esteio

Terça-feira(20) é dia de doar sangue em Esteio

Câmara de Esteio vai disponibilizar um ônibus com saída em frente ao prédio do Legislativo, às 13h30min

No próxima terça-feira, 20,  inicia-se a campanha de doação de sangue para a Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo. A atividade, conforme informou o presidente do Grupo Gestor do Trabalho Voluntário do Hospital, Carlos Simon, na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores na noite de ontem (13), vai ocorrer na rua Garibaldi (Rua Coberta) das 9 às 12 horas e das 13h30min às 17h. "O grupo gestor de voluntários do Hospital São Camilo pede a comunidade esteiense que participe da campanha", destaca Simon. A Câmara de Vereadores informa que estará a disposição dos doadores um ônibus que sairá às 13h30min em frente ao prédio do Legislativo (rua 24 de Agosto, 535). 
Para doar é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar 50 kg ou mais e trazer carteira de identidade. Pessoas que tiveram hepatite após os dez anos de idade, tiveram doença de chagas, malária ou sífilis , bem como as que fizeram transfusão de sangue ou derivado no ultimo ano também não poderão fazer a doação. "No ano passado foram realizadas duas campanhas de coleta de sangue na cidade e ambas superaram as expectativas de coletas dos organizadores, que esperam se surpreender novamente com os esteienses", afirmou o voluntário.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

19/10/2010 - Escola Paulo Freire enfrenta problemas estruturais

Escola Paulo Freire enfrenta problemas estruturais  

Há menos de dois anos de funcionamento (16 de fevereiro de 2009), a escola municipal Paulo Freire, localizada no bairro Votorantim, vem enfrentando problemas estruturais. Entre eles estão a falta de mobiliário, de funcionários e infiltrações nas salas de aula, conforme relatou a diretora Rosane Pretto à Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, integrada pelas vereadoras Therezinha Heller (PPS), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Jane Battistello (PDT), na manhã de hoje (18).  "Estamos cansadas de pedir móveis para a biblioteca e para estocar os alimentos, que hoje estão em cima de uma mesa de refeitório na despensa", destaca a diretora. Além disso, Pretto informa que as crianças não possuem pátio adequado para as atividades do recreio. "Em março deste ano, a secretária de Educação, Carla Mantay, apresentou um projeto para o pátio, mas já estamos praticamente no final do ano e nada foi iniciado. A comunidade escolar está revoltada com a prefeitura", alertou. 
    A diretora afirmou, inclusive, que o recurso trimestral de R$ 15mil, verba do Programa Municipal do Dinheiro Direto na Escola (PMDDE), não suficiente para custear as depesas .  "Somente com a água e a luz gastamos em torno de R$ 9 mil  no trimestre e acaba não sobrando quase nada para custear outras despesas", informa. Além disso, a diretora ressaltou que a escola possui dois berçários  fechados por falta de funcionários, carrinho e cadeira de bebê. Segundo a diretora, as dificuldades da Paulo Freire já são de conhecimento da secretaria de Educação e da prefeitura. “O argumento é que existem outras prioridades na área da educação”, comentou. Enquanto a comissão visitava escola, a Vigilância Sanitária também estava realizando a vistoria no local. A comissão de Educação vai solicitar amanhã (19), através do Plenário, medidas de atendimento à escola. 
Inaugurada em 2008, a escola atende 321 crianças desde o berçário até o quarto ano do ensino fundamental. O funcionamento é das 7 às 19 horas de segunda a sexta-feira.


Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

15/03/2012 - Audiência Pública discute supostas irregularidades no Programa Minha Casa Minha Vida

Audiência Pública discute supostas irregularidades no Programa Minha Casa Minha Vida

 

Na última quarta-feira (14), uma Audiência Pública proposta pelo vereador Jaime da Rosa (PSB), colocou em discussão os critérios adotados no Programa Minha Casa Minha Vida e a política de Habitação do Município. O vereador, que compõem a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, junto aos vereadores Leonardo Dahmer (PT), e Jane Battistello (PDT) se diz preocupado com as queixas de irregularidades que chegam com frequência aos gabinetes apontando casos de entrega de moradias à pessoas que já possuíam casa própria, permanência de moradores em áreas de risco e a não contemplação de inscrições feitas ainda em 2009.

 Conforme a nova Secretária Municipal de Habitação, Andressa Favero, os contemplados do Programa foram selecionados pela secretaria de Habitação por meio dos critérios sugeridos pelo Governo Federal, porém, nos próximos empreendimentos deverão ser incluídos outros critérios a fim de evitar que hajam tais situações.  

A secretária lembra que para este ano está prevista a construção de mais 762 unidades habitacionais na rua Boqueirão, Jardim Planalto, e no bairro Três Marias, que deverão atender parte das quatro mil inscrições pendentes. “É nosso interesse resolver estes problemas a respeito dos critérios, porque queremos beneficiar quem realmente precisa”, declarou, argumentando que a incumbência do município dentro do Programa é de apenas cadastrar e que a Caixa Econômica Federal tem o papel de fiscalizar. Favero enfatiza que não serão realizadas novas inscrições enquanto não forem atendidas as inscrições já realizadas.

O aposentado Sidnei Freitas Palma, 71 anos acompanhou a audiência e conta que aguarda a entrega do apartamento à filha que se inscreveu no ano de 2009. “Minha filha e meu neto estão esperando desde 2009. Eu queria me inscrever também, mas se entregassem para ela, estou pensando em morarmos todos juntos”, contou. A secretária aproveitou para solicitar que a comunidade já cadastrada atualize os dados na secretaria de habitação. 

 Além da Comissão, a audiência contou com a participação dos vereadores , Felipe Costella (PMDB), Therezinha Heller (PPS), Harri Zanoni (PSB),Luiz Duarte (PTB),  Tânia Marli Rodrigues (PTB) e do Secretário Municipal de Articulação Institucional e Comunicação, Sigfried Bernich.

Por Meurin Fassini - estágio jornal

Edição Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

 

Mais fotos

Audiência Pública discute supostas irregularidades no Programa Minha Casa Minha Vida
Audiência Pública discute supostas irregularidades no Programa Minha Casa Minha Vida
Audiência Pública discute supostas irregularidades no Programa Minha Casa Minha Vida
Audiência Pública discute supostas irregularidades no Programa Minha Casa Minha Vida

15/03/2012 - Executivo deve de construir muro no final da Travessa Natal, mas sem data definida Executivo deve de construir muro no final da Travessa Natal, mas sem data definida

 Executivo deve de construir muro no final da Travessa Natal, mas sem data definida

A reivindicação dos moradores do bairro Jardim Planalto, que pedem o fechamento de uma área no final da Travessa Natal, pode ser atendida, mas ainda sem data definida. A informação é da secretária de Planejamento e Gestão, Bernardete Konzen, durante reunião realizada no local, com a presença do presidente da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, Leonardo Dahmer (PT), na última segunda-feira (12). Na oportunidade, o vereador e a equipe técnica da secretaria avaliaram a necessidade de mobilidade na área e a possibilidade de construir uma paredão provisório para evitar a colocação de lixo e entulhos, oferecendo mais segurança aos moradores. O objetivo do Executivo, conforme a secretária, a principio, seria de ligar a rua Padre Sebastião Pacheco e a estrada do Boqueirão, medida não aceita pelos moradores. “O Plano Diretor, que está sendo revisado, pode auxiliar nesta situação. Estamos tentando consertar um erro cometido no passado, pois as ruas já deveriam estar ligadas” disse a secretária.

 

Para os moradores, a melhor solução seria o fechamento da via. "Depois que foi derrubado o muro que separava a rua Boqueirão da travessa, iniciaram-se os problemas, em especial, se segurança", reclamam. Além disso, a comunidade local solicitou a colocação de meios-fios em toda a travessa e garantiram a manutenção do local, caso seja fechado. Conforme a secretária, será estudada uma solução,  não somente para a comunidade local, mas para todos que podem vir acessar a área. "Vamos levar ao Executivo a proposta de fechamento provisório da área e fazer o orçamento do muro, que, por enquanto, não tem prazo de entrega” completou.

Por Daniela Molon - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

 Executivo deve de construir muro no final da Travessa Natal, mas sem data definida

19/10/2010 - Secretaria de Saúde de Esteio apresenta relatório de gestão em audiência pública

Secretaria de Saúde  de Esteio apresenta relatório de gestão em audiência pública

Em audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (18), no Plenário da Câmara de Vereadores, o secretário de Saúde, José Silveira, a contadora do Hospital São Camilo, Dulcineia de Matos e Marcelino Anflor que também integra a secretaria,  apçresentaram  o Relatório de Gestão da Saúde, recursos do SUS, referente ao segundo trimestre deste ano à  Comissão de Saude do Legislativo. Do encontro participaram os vereadores Felipe Costella (PMDB), que é presidente da Comissão de Saúde ;Jaime da Rosa (PSB), Luiz Duarte (PTB), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS).


Na oportunidade, os vereadores verificaram o demonstrativo da aplicação dos recursos próprios municipais em ações e serviços de saúde. O relatório apresentado refere-se, especialmente, a consultas e exames realizados nas Unidades de Saúde e no Hospital, no período que compreende os meses de abril, maio e junho. O vereador Jaime abriu as discussões questionando se  a quantidade de exames descritos são provenientes somente do HSC. O secretário explicou que 100% dos raios-x são realizados no hospital e exames como ecografias, por exemplo, são feitos em instituições conveniadas. Ele destacou ainda que procedimentos como endoscopias e colonoscopias estão sendo realizadas no HSC e que no segundo trimestre de 2010 o número de consultas com especialistas ficou em torno de 930.

A respeito das Unidades da Saúde, Silveira destacou a situação do Posto Votorantim. “Essa confusão de atender ou não os moradores que são da região, mas pertencem a Sapucaia é um problema antigo, mas não podemos deixar de lado”. Ele comentou que já conversou sobre o assunto com o secretário de Saúde da cidade vizinha e que o posto não nega atendimento de urgência, mas que não tem condições que continuar.

Já a vereadora Tânia Marli levantou a questão do agendamento de consultas com clínico geral na US Centro. Segundo ela, o ideal seria disponibilizar um profissional diariamente. “O que acontece é que as pessoas marcam mas não comparecem”, argumentou. O secretário sugeriu que um ou dois dias antes da consulta, seja feito contato, via telefone, com o paciente, para confirmar e caso não fosse mais necessária a consulta, que o horário fosse liberado para outra pessoa. “Eu acredito que esse problema se resolva com a implantação de uma Equipe de Saúde da Família que atenda a região do centro”, acrescentou.

Também esteve presente na audiência o vice-prefeito, Fladimir Costella. Ele vai assumir a Secretaria da Saúde durante dez dias, período em que o atual secretário estará em férias. Costelinha aproveitou para convidar os vereadores a participar das visitas às Unidades de Saúde que pretende realizar nos próximos dias.

 

Por: Sâmela Lauz

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

19/03/2012 - Verba de R$ 660 mil será tema de reunião na terça-feira em Esteio

    Dois projetos de iniciativa do Executivo, que juntos totalizam R$ 660 mil, serão alvo de reunião  amanhã, 20, às 14h30min, no prédio da Câmara de Vereadores de Esteio. O pedido é da Comissão de Finanças e Orçamento, composta pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Luiz Duarte (PTB). A ideia é que o Executivo, através dos representantes das secretarias da Saúde e Fazenda, esclareça o recurso, em forma de crédito especial (não previsto no orçamento), de R$ 556 destinado à secretaria da Saúde para suprir gastos com folha de pagamento e R$ 104 mil e também para despesas com pessoal civil e as obrigações patronais com o recém criado  Prev-Esteio. 
    Além disso, os vereadores devem aproveitar a reunião para debater o orçamento deste ano para o Grupo de Amigos e Tratadores dos Animais (GATA). O pedido  é das integrantes do grupo Maria de Fátima de Oliveira e Eni Tornin, que estiveram reunidas na última semana com a Comissão de Finanças de Orçamento e a Comissão de Urbanização Transporte e Habitação composta pelos vereadores  Leonardo  Dahmer (PT), Jane Battistello  (PDT), além do vereador Harri Zanoni (PSB). A intenção foi de questionar junto aos vereadores o orçamento, que está estimado em R$ 46 mil, destinado à continuidade do programa de castração de caninos e felinos no município. 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

20/03/2012 - Andarilhos são tema de reunião na Câmara de Vereadores de Esteio

 

A situação dos andarilhos do Centro de Esteio, vai ser tema de reunião amanhã, 21, às 15 horas, na Câmara de Vereadores. O pedido é do  vereador Harri Zanoni (PSB), aprovado em Plenário.  O encontro, que será coordenado pela Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumir e Direitos Humanos, através dos vereadores,  Luiz Duarte (PTB), Sirlon Ribeiro (PMDB) e  Harri Zanoni, vai contar com a presença do Ministério Público, Polícia Civil, Brigada Miliatar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica),  Conselho Tutelar, Guarda Municipal e Assistência Social. 

 Para o vereador é preciso buscar uma solução e auxílio aos cidadãos que circulam pelo centro da cidade em busca de auxílio, seja por alimentação ou dinheiro. "Penso que a situação é delicada. É grande  número de pessoas  vítimas de abandono, buscando por alimento e moedas. Alguns são moradores de Esteio e outros não possuem endereço. As esmolas podem suprir algumas necessidade dos pedintes, mas logo revelam ser muito mais um problema do que solução", comenta. O encontro é aberto ao público.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

20/10/2010 - Presidente da Câmara entra com representação no Ministério Público contra Trensurb

 

Presidente da Câmara entra com representação no Ministério Público contra Trensurb

O descaso com a passarela de acesso à Vila Pedreira, de responsabilidade da Tresurb, parou ontem (19) no Ministério Público de Esteio. A iniciativa foi do presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), que denunciou o problema ao Promotor de Justiça, André MacDonald, e entregou documentos que denunciam o estado precário em que se encontra a passarela localizada ao lado do antigo Cine Palácio (Rua Maurício Cardoso, esquina com a avenida Presidente Vargas). O promotor MacDonald afirmou que já conhece o caso e que deve instaurar um inquérito civil. “Caso a Trensurb não compareça, vamos entrar com um processo, mas acredito que pela gravidade, a questão se resolva antes disso”, explicou. Ele comentou ainda que esteve no local há cerca de um ano. “A situação já estava precária, imagino agora”.

 

Em junho deste ano ocorreu um acidente grave, em que pedaços de concreto se desprenderam da estrutura, em uma parte que fica sobre os trilhos do trem. "Estou muito preocupado, pois a situação da passarela está preocupante”, afirmou o vereador. Ele destacou ainda o fato de que, em determinados horários, a passarela chega a ficar congestionada, com cerca de 40 pessoas passando ao mesmo tempo, especialmente crianças. Durante todo o dia, a passam cerca de 200 pessoas. Logo após entrar com a representação na Promotoria, Sirlon Ribeiro contatou o gerente de Projetos e Obras da Trensurb, Rubenildo Ignácio. Ele disse ao vereador que na tarde de hoje (19) foram realizadas avaliações, juntamente com a Prefeitura de Esteio, que devem resultar num laudo. Ignácio afirmou ainda que na próxima terça-feira (26), a Trensurb apresentará um relatório esclarecendo as medidas que serem tomadas pela empresa

 

Por: Sâmela Lauz

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

21/03/2012 - Esteio: Verba para o GATA é tema de reunião na Câmara de Vereadores

Esteio: Verba para o GATA é tema de reunião na Câmara de Vereadores

 

A convite da Comissão de Finanças de Orçamento e da Comissão de Urbanização Transporte e Habitação, representantes das secretarias de Saúde e  da Fazenda participaram de uma reunião nesta terça-feira (20) para esclarecimentos  sobre os recursos orçamentários deste ano destinados a ONG Grupo de Amigos e Tratadores dos Animais (GATA). 

Na ocasião, o secretario da Saúde, José Silveira, explicou que parte do orçamento aprovado, no valor de R$ 46 mil,  é vínculado à Vigilância Sanitária do Município.  Conforme Silveira,  o orçamento do Gata deve ficar  com recurso de  R$ 26 mil,  que deve ser utilizado, entre outras ações, para castrações. "Mesmo com a redução no orçamento, o recurso teve um acréscimo de 36% em relação ao ano passado", destacou o secretário.

Para a coordenadora do Projeto de Castrações do Gata, Erni Tornin, o município deveria assumir a responsabilidade com os animais. "A gente faz o que pode, mas diante da problemática, o que fazemos é muito pouco”, falou. “Precisamos de recursos para as emergências, pois existem  muitos animais de rua. Além disso,  fazemos feiras de adoção de filhotes, mas nunca temos uma boa procura. Sem falar nos cavalos maltratados, os quais não temos como ajudar”, conclui.

O encontro contou também com a presença dos representantes da Secretaria Municipal da Fazenda, Sônia Vieira e Luciano Fonseca, do Secretário de Articulação e Comunicação Institucional, Siegfried Bernich além dos vereadores Felipe Costella (PMDB), Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer (PT), Luiz Duarte (PTB)Michele Pereira (PT).

 

Por Meurin Fassini - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Esteio: Verba para o GATA é tema de reunião na Câmara de Vereadores

20/10/2010 - Câmara de Esteio debate projeto que altera regras no funcionamento do Conselho Tutelar

Câmara de Esteio debate projeto que altera regras no funcionamento do Conselho Tutelar

 

O projeto que propõe nova organização do Conselho Tutelar, de iniciativa do Executivo, foi debatido  pela Câmara de Vereadores e integrante Conselnho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente de Esteio (Comdica) no último dia (18). A ideia, de acordo com a presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, Michele Pereira (PT) é, além de debater a readequação das normas relacionadas ao conselho proposta pelo Executivo, analisar junto ao jurídico a possibilidade de emendar o projeto, impedindo que o  conselho seja apenas um "trampolim" para outros cargos eletivos. "A proposta é implementar regras para que o conselheiro eleito conclua o mandato ou que renuncie", anuncia a presidente da Comissão, Michele Pereira. O presidente Comdica, Manuel Pedro Rodrigues, disse que o conselho concorda com as alterações e que também está preocupado com o afastamento dos conselheiros para concorrerem a outros cargos. De acordo com oa vereadores Harri Zanoni e Jaime da rosa (PSB), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Luiz Duarte (PTB), é preciso dar continuidade ao trabalho iniciado. "O suplente acaba iniciando todo o trabalho novamente com a criança com problema", destacam. Segundo Michele Pereira é preciso buscar amparo legal para que a emenda não seja inconstitucional.
Segundo o presidente do Comdica, o edital para as novas eleições para o conselho Tutelar deverá ser lançado em 8 de novembro. As eleições ocorrem no ano que vem. O projeto, com emendas e alterações, poderá entrar em regime de urgência na próxima terça-feira, 26.

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156


Câmara de Esteio debate projeto que altera regras no funcionamento do Conselho Tutelar

21/10/2010 - Câmara de Esteio vai homenagear Policial Civil

A Câmara de Vereadores de Esteio  aprovou na sessão da última terça-feira, 19, a proposta da  vereadora Tânia Marli  Rodrigues(PTB) de homenagear o policial Civil. A ideia da vereadora é de que a Câmara realize um ato solene no final de novembro ou início de dezembro.  O dia do Policial Civil no RS ocorre em 2 de dezembro.

 

21/03/2012 - Educação de Esteio vai receber R$ 250 mil de emenda federal

Educação de Esteio vai receber R$ 250 mil de emenda federal

Documento será entregue dia 28, às 15h30min, ao prefeito Gilmar Rinaldi

 Os vereadores da Bancada Socialista da Câmara de Vereadores de Esteio, Jaime da Rosa e Harri Zanoni, entregam na próxima quarta-feira, 28, às 15h30min,  ao prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, o documento da Câmara dos Deputados, informando a liberação do recurso de R$ 250 mil, referente a  emenda parlamentar de iniciativa do deputado federal José Stédile (PSB/RS), que será direcionada à educação do município. Os vereadores receberam o documento na sede do escritório político em Porto Alegre, no último dia 19.  
A emenda liberada pelo Ministério dos Esportes prevê a implantação e modernização de infraestrutura para esporte educacional, recreativo e de lazer no Centro Municipal de Educação Básica Clodovino Soares, localizado no bairro Teópolis.  Foi uma solicitação de nossa bancada ao deputado Stédile", informam os vereadores.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

21/03/2012 - Esteio: Presidente da Câmara recebe visita de diretoras de escolas estaduais

Esteio: Presidente da Câmara recebe visita de diretoras de escolas estaduais


As diretoras das escolas estaduais Ezequiel Nunes Filho, Maribel Cheruti e da escola Bairro do Parque, Claudete Coutinho Maia, visitaram na tarde de hoje (21), o presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Felipe Costella (PMDB). Na oportunidade, as diretoras falaram sobre o rejuste aprovado na noite de ontem (20) para o magistério gaúcho e aproveitaram para conhecer as dependências do Legislativo. As diretoras aproveitaram para entregar ao presidente da Câmara uma lembrança pela dedicação à área da educação.

Por Meurin Fassini - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

22/10/2010 - Presidente da Câmara de Campo Bom visita Legislativo esteiense

Presidente da Câmara de Campo Bom visita Legislativo esteiense
O presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), recebeu, na tarde desta quinta-feira (21), o presidente e o diretor da Câmara de Vereadores de Campo Bom, Deoclésio Schüetz (PMDB) e José Jarbas, respectivamente. A intenção da visita foi de fazer um convite, para que vereadores e servidores da Câmara de Esteio participem do curso “A Importância e a Situação do Agente Político na Legislação Brasileira e as Relações na Comunidade (poderes Executivo e Legislativo)”, promovido pela Câmara de Campo Bom.
O curso gratuito, com carga horária de 08h30, será ministrado por palestrantes do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM) e abordará temas como: audiências públicas, competência legislativa do vereador, o papel do Tribunal de Contas, serviço extraordinário, controle de ponto, entre outros assuntos. “Acreditamos que a atualização e instrução dos servidores é fundamental. Além disso, a atividade serve também para integrar os vereadores da região”, afirmou Schüetz. Sirlon Ribeiro disse que apoia a ideia e passará o convite aos colegas.

Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

22/10/2010 - Audiência Pública debate Metas Fiscais

O relatório de verificação do cumprimento das metas fiscais previstas para o 2º quadrimestre de 2010 foi debatido em audiência pública na última semana na Cãmara de Vereadores de Esteio. A reunião, prevista na Lei Orgânica do Município, contou com a presença dos vereadores da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, Jaime da Rosa (PSB) e Michele Pereira (PT), além do vereador Harri Zanoni (PSB) e do secretário Municipal da Fazenda e Administração, Luiz Carlos Mezzanotti. 
    Na oportunidade, o secretáro ressaltou que parte da arrecadação superou as expectativas e, em outras não conseguiu atingir as metas.  Segundo relato do contador, José Pascoal, os números apresentados no relatório tivem uma melhora sensível em relação ao primeiro quadrimestre deste ano. O realtório aponta que foi arrecadado R$ 88 milhões, sendo que a previsão é de R$160 milhões para este ano, representando, segundo o presidente da Comissão, Jaime da Rosa, 55% da arrecadação do ano já no segundo quadrimestre. De acordo com a prefeitura, os números estão aquém da previsão. "Na verdade precisamos analisar as receitas individualmente, que são aquelas arrecadadas dentro do município.  "Nosso percentual para o segundo quadrimestre alcança 72,83% no período", explica o contador. Na receita tribuária, conforme o secretário,  o município está acima do previsto para o quadrimestre. Já recursos do PAC1 e 2  ainda não estão incluídos na receita, do município. "Parte do Pac 1 será utilizado ainda até o final deste ano com o início das obras da Beira Arroio, Informa o secretário. 
    Os vereadores também questionaram sobre o volume da receita patrimonial, que tinha previsão de R$ 1,4 milhões e a arrecadação chegou a R$ 4,6 milhões. De acordo com Mezzanotti, a diferença se refere à venda da folha de pagamento.
Os documentos analisados também se refem ao Hospital Sâo Camilo, que tem previsão de repasse de R$ 11 milhões. "Já foram repassados ao hospital mais de R$ 10 milhões ao São Camilo. O problema está nos encargos sociais, que já foram empenhados 92% ", explica.
Os gastos do pessoal também estiveram na pauta do encontro. Segundo Mezzanoptti, os gastos com a folha baixaram dos 56,68% para 51,23%, abaixo do limite prucencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.


Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

Ações do documento