Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

25/11/2011 - Câmara participa da inauguração da biblioteca

Câmara participa da inauguração da biblioteca


Foi inaugurada a biblioteca da Escola Municipal de Educação Infantil Vivendo a Infância, na tarde desta sexta-feira (25) no bairro Primavera, onde o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Duarte (PTB), e  diretor,  Ricardo Silva, prestigiaram o evento.

A menina Júlia Franco, que participa do balé de Esteio, se apresentou para os alunos e visitantes do evento. O nome da biblioteca será divulgado futuramente pela escola.

A escola que foi inaugurada em agosto de 2003, funciona das 7 horas às 18 horas de segunda a sexta-feira. A coordenadora da biblioteca é a atual diretora Daiane Zanin, e também uma das organizadoras do evento. A escola atende crianças de 0 a 5 anos, divididos por berçário e jardim de infância.


Por Daniela Molon - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Vereadores criam a Frente Parlamentar pela Melhoria Parque Assis Brasil e da Estação Esteio

Vereadores criam a Frente Parlamentar pela Melhoria Parque Assis Brasil e da Estação Esteio

 

22/01/2013 - A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na noite de hoje(22), o projeto criando a Frente Parlamentar pela Melhoria do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil e da Estação Esteio do Trensurb, de iniciativa do vereador Leonardo Pascoal(PP). A ideia é promover a integração e urbanização de ambos os espaços, por meio de estudos, debates e ações, bem como articulações entre os governos municipal, estadual e federal, visando o desenvolvimento do município. Pascoal justifica a proposta reforçando o crescimento pelo qual o Bairro Novo Esteio passará nos próximos anos com a conclusão da BR-448 e a instalação do Distrito Industrial de Esteio e a necessidade de se pensar na mobilidade que será exigida da cidade e de toda a Região Metropolitana.

Além disso, a frente parlamentar pretende defender a instalação do Centro de Eventos do Estado no município. "Com mais este espaço, Esteio estará no caminho de grandes negócios", defende Pascoal. Já o presidente da Câmara, Jaime da Rosa(PSB), que vai fazer parte da frente, lembrou que a proposta de melhor ocupação do Parque de Exposições Assis Brasil vem de longa data, através de discussões com o estado e município. O presidente também quer chamar a atenção das pessimas condições dos vagões do Trensurb. Os vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT) e Beatriz Lopes(PT), colocaram seus nomesà disposição para integrar a frente. Com caráter temporário, até o final de 2016 A Frente Parlamentar contará, além dos vereadores, com presidente e vice. A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelo Plenário.
Por Terezinha Bobsin.

25/11/2011 - Câmara vai sediar Seminário do Comitê Pró-Sinos

 

A Câmara de Vereadores de Esteio vai sediar o 4º Seminário do Comitê Pró Sinos, no dia 30 de novembro.  A informação é do  vereador Jaime da Rosa (PSB), que participou da reunião preparatória do evento, na Câmara Municipal de Novo Hamburgo.

O seminário está sendo organizado pelo Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró Sinos.  O tema deste ano  será “Não à privatização da água”. Conforme o presidente do Comitê, vereador Nestor Schwertner (PT/SL), a água é um bem público que deve ser controlado pelo poder público: “isso é um consenso dos integrantes do Comitê, que agrega vereadores da maioria dos municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos”, ressaltou.

Segundo o vereador Jaime da Rosa, o evento terá palestrantes renomados ligados ao meio ambiente. Na programação do seminário, será abordada a conjuntura da legislação da água e saneamento nas esferas nacional, estadual e municipal. O evento contará com a participação de representantes de aproximadamente 30 municípios da região do Rio do Sinos e acontece das 08h às 18h, no plenário da Câmara.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

25/11/2011 - Michele Pereira participa de atividades da Semana da Consciência Negra

Michele Pereira participa de atividades da Semana da Consciência Negra

 

No Sábado, 19 de novembro, a vereadora Michele Pereira (PT) participou como jurada do desfile do Rei e Rainha da Consciência Negra da II Mostra Zumbi dos Palmares Flores da Cunha e 9º Mostra Zumbi dos Palmares Arte Vida e Vivência, na Escola Municipal Flores da Cunha.

Além dos desfiles para escolha do rei e da rainha, ocorreram, ainda,  diversas apresentações culturais como puxada de rede; danças; desfile de penteados negros; roda de capoeira e também a exposição dos trabalhos dos alunos sobre a Semana da Consciência Negra 2011.

Na atividade, foi realizada a escolha da personalidade Negra da Comunidade, onde a vencedora foi a professora do Programa Mais Educação Cristiane Gomes. A vereadora Michele Pereira destacou a importância da parceria e integração entre pais e escola, resultando no sucesso da atividade.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Michele Pereira participa de atividades da Semana da Consciência Negra

28/11/2011 - Câmara de Esteio vai sediar Seminário do Comitê Pró-Sinos dia 30

Câmara de Esteio vai sediar Seminário do Comitê Pró-Sinos dia 30
Rio dos Sinos em debate

A Câmara de Vereadores de Esteio sedia na próxima quarta-feira, 30,  a partir das 8h30min, o 4º Seminário do Comitê Intermunicipal de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos. O objetivo  é debater alternativas para a recuperação do Rio dos Sinos e a qualidade de vida da população. Com o tema "Não à privatização da água",  o evento tratará, também, sobre questões ambientais e de saneamento básico.  Conforme o presidente do Comitê, vereador Nestor Schwertner (PT/SL), a água é um bem público que deve ser controlado pelo poder público: “isso é um consenso dos integrantes do Comitê, que agrega vereadores da maioria dos municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos”, ressaltou. Segundo o vereador Jaime da Rosa(PSB/Esteio), integrante do Comitê, a atividade terá palestrantes renomados ligados ao meio ambiente. 
Na oportunidade, haverá a eleição da nova diretoria executiva de 2012, que tem atualmente na presidência Nestor Schwertner. Na programação do seminário, será abordada a conjuntura da legislação da água e saneamento nas esferas nacional, estadual e municipal. O evento contará com a participação de representantes de aproximadamente 30 municípios da região do Rio do Sinos.


Confira a programação: 

08h30min - Credenciamento

 09h - Abertura

 09h30min - Primeiro painel: Atualização das questões do saneamento e desafios em nível nacional - com Silvio Marques, presidente da Assemae; painel do diretor da Semae,  Luiz Antônio Castro

 10h30min - Coffee breack

 10h45min - Segundo painel: Breve histórico sobre as ações e perspectivas do saneamento no RS, com enfoque para a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos - com Arnaldo Luiz Dutra, diretor-presidente da Corsan; painel com o deputado estadual Luiz Fernando Schmidt, autor da Proposta de Emenda Constitucional que mantém o caráter público dos serviços de fornecimento de água e de saneamento ambiental no Estado, determinando que tais serviços poderão ser prestados por empresas públicas ou de economia mista sob o controle do poder público estadual ou municipal. 

 12h - Almoço

 13h30min - Terceiro painel: Conjuntura regional referente ao saneamento básico e seus desdobramentos - com Júlio Dorneles, diretor executivo do Consórcio Pró-Sinos

 15h - Eleição da nova comissão

 16h - Encerramento.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Esteio: Escadaria no Jardim Planalto oferece risco de acidentes

Esteio: Escadaria no Jardim Planalto oferece risco de acidentes

 

23/01/2013 - Preocupado com o risco de acidentes na escadaria de acesso entre a rua Floriano Maya D’Ávila e a avenida Porto Alegre, no bairro Jardim Planalto, o vereador Harri Zanoni (PSB) vai encaminhar, com apoio do Plenário, um documento ao Executivo solicitando a construção um corrimão no local. Conforme Zanoni, a solicitação é dos moradores que encontram dificuldades para atravessar o trajeto íngreme. “A travessia conta, apenas, com uma escada de pedra improvisada sem corrimão e vegetação alta, onde o risco de acidentes é frequente”, destaca o vereador.

Harri Zanoni salienta, ainda, que esse trecho possui uma grande circulação de pessoas, já que é acesso de ponto de ônibus, igreja, creche,CTG, posto de saúde e comércios. Além disso, outro problema, segundo Zanoni, é a falta de limpeza no lcal. “Os pedestres não enxergam mais os degraus. Já havia encaminhado idêntico pedido de providências ao Executivo em agosto de 2009, porém, até o presente momento, aquela comunidade não foi atendida” reforçou.

Mais fotos

Esteio: Escadaria no Jardim Planalto oferece risco de acidentes
Esteio: Escadaria no Jardim Planalto oferece risco de acidentes
Esteio: Escadaria no Jardim Planalto oferece risco de acidentes
Por Terezinha Bobsin.

Vereador Felipe Costella visita Associação Reviver

Vereador Felipe Costella visita Associação Reviver

 

24/01/2013 - Na tarde de ontem (23), o vereador Felipe Costella (PMDB) visitou a Associação Reviver, no município de Canoas. A instituição beneficia crianças, adolescentes, jovens e adultos, desenvolvendo cursos para geração de trabalho e renda, através de parcerias com empresas da região.

Recepcionado pela Coordenadora Geral, Maria Helena Riquinho e pela Assistente Social, Ana Paula, o vereador conheceu as dependências da entidade, bem como a história e o funcionamento do trabalho realizado para futuras implantações em Esteio. “Vocês são um exemplo para o município de Esteio, eu quero parabenizar os alunos, os professores e toda a equipe envolvida nesse projeto que incentiva e oportuniza a inserção no mercado de trabalho”, falou.

Mais fotos

Vereador Felipe Costella visita Associação Reviver
Vereador Felipe Costella visita Associação Reviver
Vereador Felipe Costella visita Associação Reviver
Por Méurin Fassini.

29/11/2011 - Educação: Escola Maria Marques sofre com pedidos de transferência de professores

Educação: Escola Maria Marques sofre com pedidos de transferência de professores


    A Comissão de Educação, composta pelas vereadoras Jane Battistello (PDT), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS), se reuniu na tarde desta terça-feira (29) com a diretora e o orientador do Centro de Educação Básica Maria Marques. Segundo a diretora da escola, Isoldi Schindler,  o principal problema enfrentado se refere aos oito pedidos de remanejo de professores: “alguns pegam até três conduções para chegar ao bairro Três Marias”, destaca. Ela ainda comenta que existem professores que vêm de outras cidades, o que torna a situação ainda mais complicada.“O que nos deixa chateados é que investimos na formação dos professores e agora eles querem ir para outro lugar”, desabafa o orientador pedagógico, José Carlos Jantsch. Ele argumenta que a Escola Paulo Freire, no bairro Votorantim, também começa a enfrentar o mesmo problema: “a ideia é discutir a possibilidade de um adicional, um incentivo, pois a situação é grave”.
    Isoldi ainda salientou que a escola não recebe pintura externa há algum tempo: “eu sei que há um cronograma, mas não sei qual é o critério. Dá até pena ver aquelas paredes sem cor. Vejo outras escolas reformadas, mas a nossa fica esquecida”. A comissão se comprometeu em visitar a escola e encaminhar um pedido de providências.

 

Por Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Corsan lança ampliação do sistema de esgotos de Esteio

Corsan lança ampliação do sistema de esgotos de Esteio

 

25/01/2013 - A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), entregou na manhã desta sexta-feira (25), o edital de execução do primeiro lote da ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Esteio e Sapucaia do Sul. O presidente da Câmara, Jaime da Rosa (PSB) além dos vereadores Beatriz Lopes (PT), Leonardo Dahmer (PT), Rafael Figliero (PTB) e Leonardo Pascoal (PP) participaram do evento, que ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura.

O Diretor de Expansão da Corsan, Luiz Fernando Jochims, relatou que a previsão do contrato com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) é de R$ 90 milhões e que o esgoto tratado, após a conclusão das obras, será de 93% em Esteio. Segundo Jochims, a estimativa de término é de dois anos. Na oportunidade, Jaime da Rosa disse que a Câmara está de portas abertas para receber tais projetos: “Estamos à disposição para receber projetos dessa envergadura. Com a obra, o município está contribuindo para o futuro", concluiu. Já o prefeito, Gilmar Rinaldi ressaltou a necessidade de fiscalização das obras.
 
A obra: Nessa primeira etapa, está prevista a implantação de redes coletoras e ramais prediais das bacias 1B e 3, que compreende os seguintes bairros de Esteio: Nossa Senhora de Lourdes, Centro, Parque Primavera, Santo Inácio, Vila Rica e Vila Cruzeiro. As obras, no valor de R$ 7,2 milhões, integram um investimento total de R$ 196,5 milhões para implantação do sistema de esgotamento sanitário em Esteio e Sapucaia do Sul, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Em outubro, será inaugurada a primeira parte das obras de esgoto de Esteio, com redes coletoras, elevatórias e estação de tratamento. Está prevista ainda a execução, a ser licitada, de novas redes coletoras, estação de bombeamento e complementação da estação de tratamento. .

Mais fotos

Corsan lança ampliação do sistema de esgotos de Esteio
Corsan lança ampliação do sistema de esgotos de Esteio
Por Daniela Molon.

Vereador Harri Zanoni participa da entrega dos prêmios de Natal da CDL

28/01/2013 - O vereador Harri Zanoni(PSB), participa hoje(28), à noite, no Vida Bela Shopping, da entrega dos prêmios da promoção Esteio Show de Natal, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com a Acise. Harri representa o presidente da Câmara, Jaime da Rosa (PSB). Cerca de 180 mil cupons foram distribuídos na campanha Esteio Show de Natal, que visava incentivar moradores da cidade e municípios vizinhos a comprar no comércio esteiense. A cada R$ 50 em compras, o cliente das lojas participantes tinham direito a um cupom. Confira a premiação: 1º prêmio – Celta zero quilômetro – Paulo José da Luz 2º prêmio – Moto elétrica – Lucas da Rosa 3º prêmio – TV LED de 32" – Cristina Decker 4º prêmio – Lavadora de roupas – Yeda Guss 5º prêmio – Vale-viagem de R$ 1 mil – Jéssica da Silva


Por Terezinha Bobsin.

Tragédia em Santa Maria: Bandeiras de Esteio estão a meio mastro

Tragédia em Santa Maria: Bandeiras de Esteio estão a meio mastro

 

28/01/2013 - Em caráter simbólico de respeito a tragédia ocorrida em Santa Maria na madrugada de domingo(27), o presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Jaime da Rosa(PSB), decretou que as bandeiras oficiais, localizadas em frente ao prédio do Legislativo, fiquem a meio mastro durante toda esta semana. " É um gesto de respeito e solidariedade para com as famílias das vítimas e com a população do nosso Estado", disse.

Por Terezinha Bobsin.

 

Esteio: Audiência pública debate metas fiscais de amanhã

28/01/2013 - A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Esteio, integrada pelos vereadores Leonardo Dahmer(PT), Leonardo Pascoal (PP) e Felipe Costella(PMDB), realiza amanhã, dia 29 às 17h, audiência pública para debater o relatório de avaliação das Metas fiscais relativas ao 3º quadrimestre de 2012. Conforme o presidente da Comissão, Leonardo Dahmer, a apresentação ficará por conta da Secretatria de Arrecadação e Gestão Financeira e a contadoria do município. O demonstrativo relata a situação financeira do município, as receitas auferidas, as despesas, os resultados nominais e primários, além do montante da dívida pública. "Verifica-se, também, se o que foi planejado em termos de arrecadação de recursos e investimentos estão se confirmando", explica Dahmer. A atividade vai acontecer na Sala de Sessões Alberto Pasqualini e está prevista no artigo 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal", informa.


Por Terezinha Bobsin.

Câmara participa da entrega de prêmios da CDL de Esteio

Câmara participa da entrega de prêmios da CDL de Esteio


29/01/2013 - O Vereador Harri Zanoni (PSB) representou o Legislativo Esteiense na noite de ontem (29) durante a entrega oficial dos prêmios da campanha Esteio Show de Natal, no Vida Bella Shopping. 
Em sua fala o vereador ressaltou a importância da campanha que tem valorizado os clientes e fortalecido o movimento lojista e comemorou o sucesso da promoção: “Fico muito feliz por termos alcançado nosso objetivo e ver que essa campanha a cada ano se expande e cresce mais”, disse. 
A campanha, promovida pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços  (Acise) e apoio da Prefeitura Municipal, distribuiu nesta edição 200 mil cupons para consumidores das mais de cem lojas associadas. A cada R$ 50,00 em compras, o cliente das lojas participantes tinha direito a um cupom. 
O evento contou ainda com a presença do Vereador Marcelo Kolhausch (PDT), do Presidente da CDL, Celso Antônio Dalmás, do Presidente da Acise, Longuinho Musikant, além de autoridades empresariais,  representantes do executivo municipal e comunidade.
Foram contemplados:
1º Prêmio - Automóvel Celta 0km: Paulo José da Luz. 
2º Prêmio – Moto Elétrica : Lucas Pires da Rosa 
3º Prêmio – Televisor LED 32’’: Cristina Decker
4º Prêmio - Lavadora de roupas: Yeda Solange Belmonte Guss 
5º Prêmio - Vale viagem (R$ 1.000): Jéssica da Silva
Além dos prêmios citados, os cinco vendedores que forneceram as cartelas sorteadas foram presenteados com um vale compras no valor de 500 reais cada um.

 

Mais fotos

Câmara participa da entrega de prêmios da CDL de Esteio
Câmara participa da entrega de prêmios da CDL de Esteio
Por Terezinha Bobsin.

Vereador Harri Zanoni participa da entrega dos prêmios de Natal da CDL

29/01/2013 - O vereador Harri Zanoni(PSB), participa hoje(28), à noite, no Vida Bela Shopping, da entrega dos prêmios da promoção Esteio Show de Natal, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com a Acise. Harri representa o presidente da Câmara, Jaime da Rosa (PSB). Além de Zanoni, esteve presente o vereador Marcelo Kohlrausch (PDT). Cerca de 180 mil cupons foram distribuídos na campanha Esteio Show de Natal, que visava incentivar moradores da cidade e municípios vizinhos a comprar no comércio esteiense. A cada R$ 50 em compras, o cliente das lojas participantes tinham direito a um cupom. Confira a premiação: 1º prêmio – Celta zero quilômetro – Paulo José da Luz 2º prêmio – Moto elétrica – Lucas da Rosa 3º prêmio – TV LED de 32" – Cristina Decker 4º prêmio – Lavadora de roupas – Yeda Guss 5º prêmio – Vale-viagem de R$ 1 mil – Jéssica da Silva.


Por Terezinha Bobsin.

Vereadores de Esteio levam demandas de moradores à superintendência da Trensurb


Empresa vai deslocar funcionários para resolver problemas de mato alto nos trilhos e passarelas em estado de abandono


         Os vereadores  Jaime da Rosa (PSB) e Harri Zanoni (PSB), reuniram-se ontem (1º de julho) com o Superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Nazur Garcia e com o assessor, Ernani Fagundes, na sede da empresa em Porto Alegre. A intenção  dos parlamentares foi de entregar à estatal documento aprovado pela Câmara de Vereadores contendo as reivindicações dos moradores do bairro Três Portos. Entre as demandas estão a poda das árvores e arbustos dentro do espaço dos trilhos do trem, em toda a extensão das Ruas Pery Fagundes e Frederico Dahme; a colocação de barreira de segurança, principalmente em pontos mais utilizados como passagem de invasores entre a Avenida Presidente Vargas e as ruas já citadas, além da limpeza e manutenção das passarelas de acesso centro/Bairro Três Portos. Segundo o vereador Jaime, essa solicitação partiu da comunidade do bairro durante uma reunião realizada com o objetivo de discutir a segurança. “O local demonstra a situação de abandono do espaço reservado a circulação do Trensurb, com mato alto, árvores e arbustos sem a devida poda”, explicaram.
Os vereadores alertaram o superintendente sobre a situação precária das passarelas e a falta de obstáculos nos muros, principalmente nas partes mais baixas, que conforme os vereadores, facilita o trânsito de pessoas em busca de oportunidade para cometer delitos. Conforme Nazur, ainda nesta semana, uma equipe da Trensurb visitará o local para conferir a situação e procurar a solução para realizar as melhorias.
 Na oportunidade, os parlamentares buscaram, também, informações sobre o projeto do trem subterrâneo, que será construído no centro de Canoas.  Conforme explicou o superintendente, a iniciativa de buscar recursos junto ao Ministério das Cidades foi do prefeito  de Canoas. Questionado, o secretário afirmou que para Esteio, ainda não há viabilidade de execução desse projeto.

Por Andressa Michels - estágio Jornal 

Edição: Terezinha Bobsin Reg Prof MTb 7156

Anteprojeto cria compostagens orgânicas nas escolas municipais


Preocupada com a questão ambiental, a vereadora Michele Pereira (PT) apresentou na sessão de ontem (30) um anteprojeto de Lei visando a implantação de um programa sustentável, que cria compostagens orgânicas nas escolas municipais. A compostagem é o resultado da decomposição de matéria orgânica como restos de alimentos, frutas e verduras, em que microorganismos transformarão estes resíduos em um composto orgânico que enriquece o solo. Os insumos orgânicos são depositados em recipientes chamados “composteiras” e a ideia é destinar o produto final às hortas da própria escola, bem como hortas públicas.

Segundo a parlamentar, as práticas sustentáveis são muito importantes para a preservação do meio ambiente, reduzindo o lixo e estimulando a reciclagem. Com a medida, haverá também a redução no impacto financeiro com relação aos resíduos orgânicos coletados pela coleta domiciliar. Além disso, com a economia gerada pela ação, mais investimentos podem ser feitos nas próprias escolas.

Alguns tópicos do documento explicam a proposta e o desenvolvimento das ações, de maneira que fica a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) o recolhimento e transporte de adubo orgânico que será destinado a locais fora das dependências das escolas e a instalação das composteiras nas instituições educativas. Fica autorizado o Executivo a firmar parcerias com faculdades, entidades públicas, privadas e demais interessados, a fim de fomentar a implementação do programa. O documento segue para análise do Executivo que verificará a viabilidade de sua implementação.

 

Michele Pereira 

 

Por Aline Santos - estágio Jornal

Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

Situação do Hospital São Camilo é pauta de reunião na Assembleia Legislativa


Verbas de repasses estaduais se encontram atrasadas; outra reunião com entidades vai ser realizada em data a ser definida

A Comissão de Saúde, Meio ambiente e Assistência Social, presidida pelo vereador Jaime da Rosa (PSB) e composta também por Beatriz Lopes (PT) e Michele Pereira (PT) se reuniu nesta manhã (1º de julho), com o vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Tarcísio Zimmermann (PT) e o deputado estadual Altemir Tortelli (PT), em Porto Alegre. Na pauta do encontro, a situação do Hospital São Camilo, que vem recebendo em atraso verbas da contratualização 100% SUS e pode vir a paralisar parcialmente os serviços de atendimento.  Também estiveram presentes na reunião o vereador Leonardo Pascoal (PP), a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Goularte Macedo, o diretor Técnico do São Camilo, Marcelo Saldanha e a diretora Administrativa, Tatiane Dela Pase.
Na ocasião, os parlamentares esteienses e a secretária de Saúde, assim como os representantes da Fundação São Camilo, explicaram para os deputados presentes a situação do repasse de verbas para o hospital e a possibilidade, inclusive, de atraso na folha de pagamento dos servidores.  Normalmente, de acordo com a direção do hospital, a verba de contratualização 100% SUS para o Hospital São Camilo é depositada todo dia 10. Em março, vereadores da Comissão de Saúde se reuniram com o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, ocasião em que foi garantido o depósito, todos os meses, na data prevista. Porém, segundo disse Tatiane em reunião com a Comissão de Saúde da Câmara, na última terça-feira(23), a verba não contempla o total acordado de R$ 3 milhões e vem sendo disponibilizada em atraso desde então. Além disso, o governo do estado não dá sinais de que pretende renovar o contrato, que tem como data de vencimento em 10 de dezembro deste ano.
De acordo com os parlamentares estaduais, como instituições municipais de saúde de outras cidades do estado se encontram em situação semelhante, foi definido que os deputados vão se reunir com entidades representativas da área de saúde, como o Congresso das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), além de Comissões de Saúde de Câmaras Municipais, em data a ser definida. A direção do São Camilo também está analisando a possibilidade de garantir o repasse através de ação judicial.
Por Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 14986
Edição: Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Comissão de Urbanização busca solução para área de lixão no Tamandaré


Prefeitura garante que vai entregar obra de infraestrutura na próxima semana. Proprietários dos lotes precisam fazer projeto para garantir instalação de energia


A área de terras localizada entre as ruas Santa Rita de Cássia, Rio Pardo e avenida Luiz Pasteur,  no bairro Tamandaré, e que há anos vem servindo de lixão, foi tema de reunião chamada pela Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, entre a Consultoria Jurídica, Secretaria de Obras, proprietários de lotes, moradores  e a empresa concessionária de energia AES Sul, na tarde de ontem(30), na Câmara de Vereadores. Os moradores vizinhos ao loteamento, a exemplo de Antônio Stein, relataram à comissão, presidida pelo vereador Marcelo Kohlrausch(PDT) e integrada pelos vereadores Harri Zanoni(PSB) e Leonardo Dahmer(PT),  que temem a volta do descarte de todos os tipos de lixo,  inclusive,  animais mortos, além da falta de segurança que o local oferece. No loteamento, aprovado há mais de 30 anos e que tem total de 4.851 metros quadros, passa a rede de alta tensão e  não existem residências. Os proprietários, entre eles Moisés Fagundes, planejam construir, mas sem auxilio do poder público para o arruamento e a instalação de postes de energia, "fica inviável", afirma.
Os moradores apresentaram, ainda, um termo de responsabilidade e compromisso entre o município, AES Sul e empresa construtora, para a abertura e a infraestrutura da avenida das Nações, junto ao loteamento. No termo, assinado em 2013, o município comprometeu-se a fornecer o levantamento topográfico, a terraplenagem, além da mão de obra  para colocação do meio-fio e a compactação de brita. Já a empresa AES Sul, deveria abrir a via, e os proprietários, o fornecimento dos meios fios e brita graduada, além de possíveis materiais adicionais. Entretanto, mesmo com o termo, as ações não seguiram adiante.
Conforme a  gestora para o Poder Público da AES Sul, Alessandra Kozlowski, que disse não ter conhecimento do documento, assim como o setor jurídico da prefeitura, a concessionária não pode colocar os postes para a instalação de energia em área particular. "Os proprietários precisam de projeto da área para que a concessionária possa fazer a ligação na via pública e que a rua seja reconhecida pelo município", destaca.
Já o secretário de Obras, José Luiz da Silva, garantiu que fará a entrega da obra na avenida das Nações na próxima semana. Ele salientou que a demora na entrega da obra se deu em função de quebra de contrato com a empresa Incopagra, que se recusou a fazer parte do trabalho. "Já temos outra empresa contratada - a Cia Norte - que já está desenvolvendo a terraplanagem", disse alertando que a prefeitura está fazendo o que é de sua competência. Silva também relatou que o Executivo não possui recursos para a colocação de postes.
Conforme Kohlrausch, a resolução do problema da área já avançou, mas precisa ser encontrada uma forma mais eficiente, com a participação de todos os envolvidos no processo."A prefeitura já sinalizou com a conclusão da infraestrutura. O papel do vereador é cobrar , chamar as partes e buscar um acordo  legítimo, em defesa da comunidade", explicou.

Recicle Mais, pague menos:

Durante a reunião, a pedido da Comissão,  outro assunto tratado foi sobre a possibilidade de Esteio  participar do projeto desenvolvido pela Aes Sul, Recicle Mais, Pague Menos. O projeto consiste na troca resíduos sólidos recicláveis por bônus que podem zerar a conta de luz dos clientes residenciais, implantado em 2013 pela concessionária. A ideia, conforme os vereadores, é que a Cooperativa  de Trabalho de Recicladores de Esteio possa participar do processo, como posto de coleta e reciclagem.  Entretanto, de acordo com a gestora, para este ano não haverá mais a possibilidade de inclusão do município. Até o momento, participam do programa com postos de coleta as cidades de Canoas e São Leopoldo "Vamos tratar da inclusão de Esteio para o ano que vem", garantiu.

Como funciona do programa: Para participar o cliente leva os materiais até um posto de coleta e faz o cadastro com uma conta de energia a partir do Código de Cliente. Os resíduos são pesados e os créditos somados, creditados na próxima fatura de energia elétrica. Em cada pesagem é emitido um comprovante da transação de modo que possa ser controlado pelo cliente. A remuneração por cada tipo de material segue valores de mercado. Não há limite de volume, o que possibilita ao cliente inclusive zerar sua conta e acumular créditos para a conta do mês seguinte.
Todos os clientes residenciais da AES Sul podem participar desde que levem os resíduos até um dos postos de coleta. Os itens aceitos no projeto (metal, papel, plástico, vidro e tetra-pak) são amplamente divulgados, pois seguem parâmetros de viabilidade de reciclagem. Os postos de coleta podem ter dois formatos: uma tenda (volante) e um contêiner (fixo), ambos têm a mesma estrutura de atendimento.

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

Reunião do Parlamento Metropolitano no Município já tem data marcada


A representante de Esteio no Parlamento Metropolitano, vereadora Beatriz Lopes (PT),  reuniu-se hoje (30), à tarde, com os vereadores Rafael Figliero (PTB), Harri Zanoni (PSB), Marcelo Kohlrausch (PDT), gabinete do vereador Jaime da Rosa (PSB) e a presidente da Câmara, vereadora Jane Battistello (SDD), com o objetivo de convidá-los  a participar dos encontros temáticos propostos pelo parlamento. Segundo Beatriz, cada município, dos 34 que integram a entidade, realizará reuniões e no dia 22 de julho, 10 horas, será a vez do município de Esteio. O tema do encontro será desenvolvimento urbano, habitação e infraestrutura. O local ainda  foi definido. “Nesses encontros queremos saber o que os vereadores podem sugerir  demandas, discutir projetos e melhorias para suas cidades e região”, explicou.  Neste primeiro encontro,  a ideia é mostrar o processo de  discussão do Plano Diretor do Município.

O Parlamento Metropolitano é um espaço institucional integrado pelas 34 Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Porto Alegre.  A meta principal proporcionar a cooperação entre os integrantes deste colegiado, buscando o debate e a resolução de problemas comuns dos municípios , bem como das casas legislativas participantes. Seus principais objetivos são os seguintes:

*Debater e propor a unificação de legislações municipais em temáticas urbanas comuns;
*Incentivar a modernização dos poderes legislativos integrantes do Parlamento Metropolitano;
*Proporcionar o intercâmbio de experiências administrativas entre os integrantes do Parlamento Metropolitano;
*Avaliar, debater temas de interesse comuns e propor recomendações e projetos de políticas públicas integradas para a região metropolitana de Porto Alegre, através das Comissões Temáticas.

 

Por Andressa Michels - estágio Jornal

Edição: Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156

Relatório dos recursos do SUS do 1º quadrimestre é apresentado aos vereadores

 


A gestão de recursos do SUS referente ao primeiro quadrimestre de 2015 foi pauta da reunião de hoje (30) com a Comissão de Saúde, a Secretária Municipal de Saúde, Ana Paula Macedo e o representante do Conselho da Fundação São Camilo, Sandro Nogueira. Na oportunidade, estiveram presentes os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Beatriz Lopes (PT), Michele Pereira (PT), Harri Zanoni (PSB) e Leonardo Pascoal (PP).

No início do encontro, a secretária Ana Paula apresentou aos parlamentares o documento de prestação de contas, a análise abrangeu os meses de janeiro a abril do ano vigente e foi dividida em diferentes itens como relatório de atendimentos por unidades de saúde, estatística de fila de espera, quantidade de pacientes e tempo de fila de espera.

Conforme o documento, em um relatório de apontamentos dos atendimentos médicos nas UBS, somente no mês de abril, foram prestados 7326 atendimentos médicos e 1331 odontológicos. Com relação às filas de espera, a listagem foi dividida em especialidades, sendo que algumas como Eletroneuromiografia e medicina interna estão com as filas de espera zeradas. “Tivemos dois procedimentos médicos que são o de Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA) e o teste ergométrico, implantados o ano passado, que vamos manter. Ressalto que a fila de espera em outras especialidades já não se encontra tão grande e temos que levar em consideração também que existe o fator de que algumas pessoas também não comparecem às consultas e quanto à isso, estamos buscando uma conscientização quanto ao fato”, explicou Ana Paula.

A secretária também enfatizou que atualmente estão sendo realizados alguns cortes de despesas e que não estão conseguindo suprir alguns atendimentos pois houve profissionais que pararam de atender pelo SUS.

O vereador Leonardo Pascoal questionou sobre a confirmação das consultas agendadas no dia que antecede a mesma.  Em réplica a Secretária disse que os pacientes recebiam ligações e que estavam verificando a possibilidade de obter um pacote da Oi telefonia, para enviar mensagens aos pacientes. “Com as mensagens, existe o registro de que a mesma foi enviada e também teremos um melhor acompanhamento quantitativo dos pacientes”, salientou a secretária.

O vereador Jaime da Rosa perguntou sobre um paciente que estava a espera de um exame de cintilografia da tireoide, e que o mesmo estaria aguardando o exame por um prazo de 86 meses. Ana Paula esclareceu que este exame é muito específico e difícil de conseguir, estando disponível apenas em um hospital de Porto Alegre, mas que estariam verificando outras medidas para dar andamento ao caso.

A responsável esclareceu as dúvidas dos parlamentares e colocou-se à disposição para maiores informações, enfatizando que tão logo os relatórios do período estivessem prontos, encaminharia ao legislativo nos prazos estipulados para a prestação de contas.

A apresentação do relatório à Câmara de Vereadores está prevista na Lei orgânica do Município.

 

Por Aline Santos - estágio Jornal

Edição: Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156

Ações do documento