Notícias
Representatividade de gêneros na Mesa Diretora é aprovada pela Câmara de Esteio
05/04/2013 - A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou em primeira votação, na última terça-feira, 2, a proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal, assegurando, quando possível, a representação proporcional dos dois gêneros na Mesa Diretora e nas comissões permanentes e temporárias. A iniciativa é presidente da Câmara, Jaime da Rosa(PSB). De acordo com o vereador proponente, a matéria atende o princípio da isonomia e da igualdade. " Procuramos assegurar na Casa Legislativa os dois princípio básicos de seu funcionamento interno: a representação proporcional dos partidos políticos e a representação dos gêneros, tanto na Mesa Diretora, como nas comissões permanentes e temporárias", defende. A matéria segue para segunda e última votação nas próximas semanas.
Por Terezinha Bobsin.
28/03/2014 - Frente Parlamentar pela implantação da Univales pode ser criada em Esteio
A vereadora Beatriz Lopes (PT), além do vereador Leonardo Pascoal (PP), apresentaram projeto de resolução que cria a Frente Parlamentar em defesa da Universidade Federal dos Vales (Univales). O projeto visa fomentar a iniciativa de implantação da Univales, através de estudos e ações do Legislativo, bem como do Executivo. A frente parlamentar será responsável por organizar audiências, seminários e demais encontros com especialistas, no intuito de buscar subsídios para o desenvolvimento de iniciativas que tragam a instituição federal para a região. A frente se consolidará por intermédio de votação, elegendo um presidente e um secretário para a coordenação das ações. As reuniões serão públicas, com agendamento prévio. O projeto segue em tramitação para análise das Comissões Permanentes e, posteriormente, entrará em votação.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Vereadores participam do lançamento da 1ª publicação do Observatório da Segurança e da Mobilidade
09/04/2013 - Os vereadores Leonardo Dahmer(PT), Beatriz Lopes (PT), Leonardo Pascoal (PP), Rafael Figliero(PTB), Felipe Costella(PMDB) e Jane Battistello(PDT), participaram na manhã de hoje, 9, do lançamento da primeira edição da publicação Observatório da Segurança e Mobilidade, que ocorreu no Plenário do Legislativo. O evento contou com a presença ddo secretário estadual de segurança pública, Airton Michels, entre outras autoridades municipais e estaduais.
Fórum Estadual de Gestores Urbanos é realizado na Câmara de Vereadores
Mais fotos
Processo Legislativo será tema de palestra na Acise amanhã
10/04/2013 - O presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Jaime da Rosa (PSB), será o palestrante na reunião almoço da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), amanhã, 11, na sede da entidade. O presidente vai falar sobre Processo Legislativo. A Acise localiza-se na Rua Gravataí, 49, no Centro.
Por Terezinha Bobsin.
29/03/2014 - Seguem abertas as inscrições de concurso para Jornalista
31/03/2014 - Esteio não terá mais passagem integrada com desconto
01/04/2014 - Câmara de Esteio recebe visita de estudantes do projeto “Prefeito, Vice e Vereador por um ano”
Mais fotos
01/04/2014 - Comissão de Educação pede urgência na contratação de auxiliar de educação Infantil e de Inclusão
02/04/2014 - Esteio deve instituir Semana da Democracia em alusão ao golpe militar de 1964
03/04/2014 - Vereadores e Executivo debatem ações no combate às cheias em Esteio
Aprovado projeto de lei que regulamenta carroças em Esteio
Após a sanção da lei, condutores terão 60 dias para realizar o cadastramento com isenção de taxas.
Mais fotos
Vereadora prestigia ato de sanção de lei que reorganiza quadro dos técnicos-científicos do RS
11/04/2013 - A vereadora Michele Pereira (PT) prestigiou na tarde de ontem (10), a solenidade de sanção da Lei, pelo Governo do Estado, que trata da Reorganização do Quadro dos Servidores Técnicos-Científicos. O ato foi realizado no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini. Na ocasião, o presidente da Associação dos Servidores do Quadro Técnicos-Científicos do Estado do Rio Grande do Sul (ASTERS), Luciano Farias Soares agradeceu a vereadora Michele pelas importantes contribuições em prol do projeto. “Esse é o melhor projeto que já tivemos e que se consolida hoje, graças ao apoio que tivemos nesta luta”, comemora, lembrando que a vereadora Michele fez o intermédio da associação com a então secretária de Administração, Stela Farias, hoje Deputada Estadual.
Mais fotos
Loteamento industrial é tema de reunião entre vereadores e empresários
11/04/2013 - A nova área industrial, localizada atrás do Parque de Exposições Assis Brasil, de propriedade da Bolognesi Empreendimentos, foi um dos temas da reunião almoço hoje, 11, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), entre Câmara de Vereadores e empresários. Para o presidente da Acise, Longuinho Musikant, o processo do loteamento, incluindo a lista das empresas que serão contempladas e o projeto, que tramita no Legislativo, sobre doação da área que dará acesso ao loteamento, onde o Executivo exclui a obrigatoridade da empresa realizar as obras de infraestrutura, ou arruamento, antes de fazer a entrega ao município, não estão claros para a entidade ou para os empresários. A área servirá de acesso onde será instalado o novo Distrito Industrial - ao todo 70 hecateres - , de propriedade da Bolognesi, que está em fase de terraplanagem. O arruamento da via se inicia nos trilhos do trem e segue áte a BR 448 (Rodovia do Parque).
Mais fotos
Projeto de Lei quer implementar uso obrigatório de álcool gel nos transportes coletivos
28/11/2012 - Na tarde de hoje (15), o presidente da Câmara de Vereadores, Jaime da Rosa (PSB) e o vereador Leonardo Pascoal (PP) protocolaram o projeto de lei que obriga a disponibilização de álcool gel nos veículos usados nas linhas urbanas do transporte coletivo de ônibus e autolotação. A medida, que aguarda aprovação dos demais vereadores, tem por objetivo impedir a transmissão do vírus influenza e outros vírus e germes patogênicos bem como evitar a exposição dos usuários do transporte coletivo. Conforme os vereadores, é uma medida preventiva e de baixo custo em relação ao tratamento demandado em caso de infecções severas. "Além da vacina, é importante também higienizar as mãos com frequência", explicam. A proposta, entregue à diretora Dina Trovo, vai tramitar nas comissões Permanentes antes de ser liberada para a pauta de votação.
Mais fotos
Esteio: Moradores da Vila Osório questionam novo traçado alta tensão nesta segunda-feira, 15
15/04/2013 - Nesta segunda-feira (15), às 16 horas, moradores da Vila Osório se reúnem na prefeitura de Esteio para questionar junto ao Executivo e a AES Sul, o novo traçado da rede de alta tensão, que vai passar pelo bairro. Revoltados, os moradores se dizem prejudicados por pelo novo trajeto, que terá passagem de fios feitas pelas ruas tirandentes, Brasília, São Cristóvão, Leônidas Silva até a Castro alves, onde vai se reencontrar com a rede original. Atualmente, a linha atravessa em diagonal da BR 116 e a avenida Leônidas Silva. Segundo o presidente da Câmara, Jaime da Rosa(PSB), morador do bairro, os trabalhos já estão em andamento.
Por Terezinha Bobsin.
Audiência pública vai debater criação de programa para reduzir uso de veículos de tração animal
15/04/2013 - A criação de um programa visando a redução gradativa do uso de veículos de tração animal será debatida em audiência pública organizada pela Câmara de vereadores de Esteio com data a ser definida nos próximos dias. A iniciativa, aprovada em Plenário, é do vereador Leonardo Pascoal(PP). A ideia, de acordo com o proponente, é substituir as atuais carroças por veículos mais eficientes e adequados, visando a reinserção dos condutores em outros mercados de trabalho. Para o vereador, os veículos de tração animal enfrentam resistência na sociedade, uma vez que os condutores incorrem em maus-tratos aos animais utilizados na propoulsão. "Além disso, sua circualção, em geral, dificulda a adequada mobilidade das cidades, sobretudo em centros urbanos", afirma. Pascoal reforça que já foi aprovada pela Câmara o projeto que regulamenta o uso das carroças na cidade e a retirada gradativa das carroças também deve ser analisada. "Podemos instituir no município o “cavalo de lata”, que é um carrinho elétrico, que substitui veículos com tração animal, para atividade de coleta de materiais recicláveis na cidade", explica. Ele salienta que a proposta pode acaber com os maus-tratos com os animais; auxiliar na melhoria do trânsito, além de proporcionar uma valorização dos recicladores.
Por Terezinha Bobsin.
AESSUL paralisa parte de obra de alta tensão na Vila Osório
Moradores sugeriram rota alternativa utilizando a BR 116, mas empresa precisa aguardar posição do Dnit.
16/04/2013 - A Aessul paralisou hoje(16) parte da obra do novo traçado da rede de alta tensão na Vila Osório em Esteio, nas ruas Tiradentes, Brasilia , Pedro Alvares Cabral, depois de ouvir comitiva de moradores do bairro ontem(15), no Salão Nobre da Prefeitura. O novo traçado programado pela empresa para deslocar as torres de alta tensão, deveria dar passagem de fios pelas ruas Tirandentes, Brasília, São Cristóvão, Leônidas Silva até a Castro alves, onde se reencontraria com a rede original. A rota, conforme os moradores, vai atingir mais de 50 famílias no local, que não aceitam torres de alta tensão em frente às residências. "Não fomos avisados e a obra já está em pleno andamento", disse a moradora Sandra Tarouco, que questionou, inclusive, o risco à saúde. Também o morador Nélio Dalmago, garantiu que não aceitar a imposição da obra. "Uma das torres de concreto estava sendo instalada na calçada, sem permissão, e com parte dela obstruindo a entrada minha da garagem", ressaltou.
Na oportunidade, com a presença dos vereadores Jaime da Rosa(PSB), morador do bairro, e Leonardo Pascoal (PP), além do vice-prefeito, Fladimir Costella, os moradores sugeriram que a empresa analise a possibilidade da rede ser puxada pelas ruas Peri Fagundes e Oswaldo Kroeff com saída até a BR 116. "Desta forma o traçado atinge apenas quatro famílias, onde três estão se mudando", disse o presidente da Associação de Moradores, Jorge Evanir de Lima.
Conforme o coordenador de Expansão da Aessul, Sérgio Machado, o trecho vai parar para aguardar determinação do Departamento de Infraestrutura e Transporte (Dnit), já que a nova sugestão atinge a BR 116, mas o restante da obra deve continuar. "Vamos aguardar a decisão do Dnit, pois precisamos trocar as torres de onde se encontram atualmente para a via pública", explicou. Machado destacou, ainda, que não existem riscos à saúde de acordo com levantamentos e cuidados adotados pela empresa, conforme normas da Aneel. A informação foi reforçada pela secretária de Urbanismo, Bernardete Konzen. "A Promotoria Pública pediu levantamento técnico e foi constatado que não há riscos à saúde dos moradores", garantiu.
O vereador Jaime da Rosa, que também é presidente da Câmara, questionou a falta de informação aos moradores e alertou que a empresa está obstruindo a passagem dos pedestres com a colocação de canos nas calçadas. Atualmente, a linha atravessa em diagonal da BR 116 e a avenida Leônidas Silva.
Mais fotos
Influenza foi tema na Tribuna Popular
17/04/2013 - A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira(15) em todo o país. Em Esteio, a meta é imunizar 30 mil pessoas que integram os chamados grupos prioritários – gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde e doentes crônicos. A informação é da representante da Vigilância em Saúde, Maria Ceci Botelho, que esteve ontem(16), utilizando a Tribuna Popular, a pedido do vereador leonardo Pascoal(PP), na Câmara de Vereadores. De acordo com a Vigilância, chegaram até o momento no município, seis mil doses.
Vereador pede a recuperação da Praça Irmão Egídio Justo
17/04/2013 - A recuperação da Praça Irmão Egídio Justo, localizada no Centro de Esteio, foi alvo de pedido do vereador Harri Zanoni (PSB) na noite de ontem (16), durante a sessão da Câmara de Vereadores. O local, de acordo com o vereador, "está depredado, sem condições de uso do cidadão", diz. No documento, que será encaminhado à Prefeitura, Zanoni destaca que são necessárias diversas ações para devolver a praça aos moradores, entre elas e limpeza, recolhimento do lixo acumulado, poda das árvores - que escondem delinquentes - e a recuperação dos sanitários.
Ações do documento


























