Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Câmara de Esteio vai revisar Lei Orgânica e Regimento Interno

Câmara de Esteio vai revisar Lei Orgânica e Regimento InternoComissão Temporária de Revisão será instalada amanhã, dia 5, às 15 horas, no Plenário

 
 
04/07/2013 - O Regimento Interno da Câmara de Vereadores e a Lei Orgânica do Município sofrerão modificações a partir das próximas semanas. A Comissão Temporária Especial de Revisão, será instalada através de um ato da presidência, amanhã, dia 5, às 15 horas, no Plenário e estará incumbida de atualizar os dois instrumentos. Para integrar a comissão, foram designados os vereadores Betatriz Lopes(PT), Felipe Costella(PMDB), Harri Zanoni (PSB), Leonardo Pascoal(PP), o presidente Jaime da Rosa(PSB), Marcelo Kohlrausch(PDT), Michele Pereira (PT) e Rafael Figliero. Na oportunidade serão eleitos o presidente e relator. Os trabalhos de revisão e atualização terão prazo de 120 dias.
Por Terezinha Bobsin.

Câmara de Esteio pede audiência com prefeito

Câmara de Esteio pede audiência com prefeitoA ideia é mediar junto ao Executivo a pauta de reivindicações do movimento Esteio Acordou

 
 
05/07/2013 - O presidente da Câmara, Jaime da Rosa, protocolou ontem(4), junto ao gabinete do prefeito, um pedido de audiência sobre o a pauta de reivindicações entregue pelos integrantes domovimento Esteio Acordou. Entre os pedidos, de acordo o documento entregue dia 2, pelo representante do movimento, Alexandre Maluf, à Câmara de Vereadores, estão a exigência da revoção da Lei 5.607/12, que deu nova estrutura os cargos em comissão da administração municipal, e a revogação da lei 5.728/13, que alterou a lei 5.588/12, onde o município recebeu em doação uma área de terras atrás do Parque de Exposições Assis Brasil, no Loteamento Industrial da Bolognesi Empreendimentos, visando a abertura de rua para dar acesso ao local. No documento, os manifestantes solicitam, ainda a redução dos cargos de confiança do Executivo; respostas imediatas de problemas relacionados à saúde, especialmente sobre a valorização dos médicos para que estes possam ser mantidos no município.
 
De acordo com o presidente da Câmara, Jaime da Rosa(PSB), a sugestão é que o prefeito, Gilmar Rinaldi, receba a comissão de vereadores e o representante do movimento até a próxima terça-feira, 9. "Vamos aguardar a agenda do prefeito, que está em Brasilia, na Marcha de Prefeitos, conforme documento que chegou à Câmara de Vereadores", disse.
Por Terezinha Bobsin.

28/05/2014 - Anteprojeto sugere benefício aos servidores do Corpo de Bombeiros

Anteprojeto sugere benefício aos servidores do Corpo de Bombeiros

 

O vereador Leonardo Pascoal(PP), apresentou ontem(27), o anteprojeto de lei prevendo o pagamento de hora-aula aos militares estaduais integrantes do Corpo de Bombeiros. A intenção é que sejam remunerados os militares que ministram treinamentos, cursos e palestras vinculados à área, abrangendo como público alvo, empresas e população em geral. A matéria prevê que o recurso será utilizado do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), a partir da autorização do Conselho Diretor do fundo.

A matéria, que tramitava em forma de projeto de lei, foi retirada pelo autor, o vereador Pascoal, para não gerar vício de iniciativa. Segundo a presidente da Comissão de Justiça, Michele Pereira(PT), é preciso construir com o Executivo uma forma de se tratar sobre o benefício devido a grande relevância para o servidor estadual. Segundo o vereador proponente, a proposta já está regulamentada em nível estadual, através da Lei 5.115/2000, faltando, apenas uma legislação municipal que autoriza estes pagamentos. "Assim que posto em prática, o benefício vai contribuir e qualificar a atuação do Corpo de Bombeiros, o que deverá refletir nos serviços prestadoa à comunidade", destaca. O anteprojeto segue ainda nesta semana para apreciação do Executivo.
Por Aline Santos - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Anteprojeto sugere benefício aos servidores do Corpo de Bombeiros

Câmara de Esteio pede audiência com secretário de Saúde do RS sobre Hospital São Camilo

Câmara de Esteio pede audiência com secretário de Saúde do RS sobre Hospital São CamiloFundação passou a atender somente pelo SUS e aguarda recurso do governo do Estado

 
05/07/2013 - A tramitação do processo do Contrato de Gestão pelo Estado junto à Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo de Esteio será pauta de reunião entre a Câmara de Vereadores e a Secretaria de Saúde do Estado, a pedido da vereadora Michele Pereira(PT). A data da audiência com uma comissão de vereadores e o secretário do Estado, Ciro Simoni, deve ser agendada para os próximos dias pela pasta do estado. De acordo com a vereadora proponente, a intenção é verificar o andamento do repasse do contrato, que aguarda os investimentos na fundação, conforme prevê a Lei 5.586/12, que determinou que o hospital passou a atender somente pelo Sistema Ùnico de Saúde (Sus).
Por Terezinha Bobsin.

Esteio: Escola Gustavo Nordlung apresenta projeto multimídia na educação infantil

Esteio: Escola Gustavo Nordlung apresenta projeto multimídia na educação infantil

 

05/07/2013 - A modernização e a qualificação do atendimento prestado às crianças beneficiadas no Programa de Ampliação de Vagas na Educação Infantil. Está é a proposta do projeto Multimídia na Educação Infantil apresentada ao presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Jaime da Rosa(PSB),além dos vereadores Beatriz Lopes(PT), Harri Zanoni(PSB), Leonardo Pascoal(PP), Marcelo Kohlrausch(PDT), Michele Pereira (PT) e Rafael Figliero (PTB), na tarde de hoje(5), pela secretária de Educação, Carla Mantay. A ideia é que a Câmara auxilie financeiramente com o projeto piloto, visando a atualização das mídias nas salas de aula, no valor de R$ 25.457,10, custo total de nove televisores; nove DVDs e três projetores.

A iniciativa, segundo a secretária de Educação, vai fomentar projetos e atividades de articulação e implantação de ações sócioeducativas aos alunos conveniados pelo município. São, ao todo, 200 vagas firmadas em convênio, referente aos atendimento dos berçários e maternais. "A contribuição da Gustavo Nordlung às crianças tem sido de grande valia. É uma escola parceira, por isso estamos apresentando o pedido aos vereadores", destaca. Carla Mantay também falou que as atenções da pasta para o segundo semestre estão voltadas ao Plano de Prevenção e Combate à Incêndios, e, conforme o orçamento, serão atendidas as pequenas escolas como a João XXIII, Dulce de Moraes e Trindade. De acordo com o presidente, a solicitação de recurso será analisada primeiro pela Comissão de Educação, que vai chamar a direção da escola para mais esclarecimentos sobre a proposta na próxima terça-feira, dia 9, às 15h30min. Participou também da reunião, o diretor da Câmara, Ricardo Silva.

Mais fotos

Esteio: Escola Gustavo Nordlung apresenta projeto multimídia na educação infantil
Por Terezinha Bobsin.

29/05/2014 - Vereador pede cópia dos projetos das obras de bacias de contenção das enchentes

Vereador pede cópia dos projetos das obras de bacias de contenção das enchentes
"As bacias de contenção são a principal medida para combater as enchentes em Esteio e Canoas", explica o vereador Marcelo Kohlrausch (PDT), em documento aprovado pela Câmara de Vereadores na última terça-feira, 27. Kohlrausch está solicitando que o Executivo encaminhe as cópias dos anteprojetos apresentados ao Ministério das Cidade no último dia 21, prevendo a construção das duas bacias, que serão construídas em Canoas, numa área de 40 hectares, com custo de R$ 50 milhões. A ideia é que que estes documentos sejam expostos à Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação da Câmara para que o Legislativo conheça os detalhes dos projetos. “ Os recursos são vultuosos e o assunto deve ser tratado com muita transparência. A sociedade precisa acompanhar de perto desde a captação até a aplicação de valores”, comentou o vereador.

Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Câmara de Esteio instala Comissão Temporária Especial de Revisão

Câmara de Esteio instala Comissão Temporária Especial de Revisão

 

05/07/2013 - Foi instalada na tarde de hoje (05) a Comissão Temporária Especial de Revisão, incumbida de atualizar o Regimento Interno da Câmara de Vereadores e a Lei Orgânica do Município. A vereadora Michele Pereira (PT) e o Vereador Leonardo Pascoal (PP) foram eleitos aos cargos de presidente e relator da comissão, respectivamente. Os vereadores Beatriz Lopes (PT), Harri Zanoni (PSB), o presidente da casa Jaime da Rosa (PSB), Marcelo Kohlrausch (PDT), Rafael Figliero (PTB) e Felipe Costella (PMDB) também foram designados a integrar a comissão que terá o prazo de 120 dias para realizar os trabalhos de revisão e atualização dos dois instrumentos. No apoio jurídico estará o assessor jurídico da Câmara, Eran Vidal de Negreiros, além do diretor geral da Câmara , Ricardo Silva e o diretor administrativo, Alexandre do Espirito Santo.  A última atualização da Lei Orgânica foi realizada em 2005.

Por Terezinha Bobsin.

Esteio: Audiência pública esclarece programa Jovem Aprendiz

Esteio: Audiência pública esclarece programa Jovem Aprendiz

 

09/07/2013 - A auditoria fiscal e responsável pelo setor de Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego, Denise Natália Brambila González, esclareceu hoje(9), na Câmara de Vereadores de Esteio, em audiência pública, a legislação do Programa Jovem Aprendiz e os prazos para o cumprimento por parte das empresas. Durante a atividade, comandada pelo vereador Felipe Costella(PMDB), a auditora explicou que em Esteio apenas 185 jovens estão contratados, do total de 612 do que prevê a lei da aprendizagem. Para ela, a preocupação maior é com o estado. "No RS, pela lei, são 97.500, mas temos apenas 35 mil contratados", disse. Brambila também falou sobre os aspectos da lei, a exemplo dos contratos especiais, por escrito e por prazo determinado. Também esclareceu sobre o período de férias, que, preferencialmente, deve coincidir com as férias escolares; salário mínimo; as diferenças do piso regional para cada categoria e da carga de trabalho, que atualmente é de seis horas. "Nossa luta é para baixar para quatro horas", ressaltou.

Segundo a diretora da Associação Reviver, de Canoas, Maria Helena Riquinho, que a associação é uma organização sem fins lucrativos que trabalha com crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. "Nossa missão é coordenar e executar programas sociais de capacitação profissional. Promovemos, também, ações que beneficiem crianças, adolescentes e adultos", disse. Já a diretora da Apae, Tatiana Tanara, destacou que há vários anos a entidade está buscando inserir jovens com deficiência no mercado de trabalho e o programa Jovem Aprendiz tem facilitado esta inserção. Já a representante da Secretaria de Educação, Adriana chilante de Paula, disse que o município vem trabalhando, com apoio de outras secretarias, visando a qualificação profissional no município. "Temos em andamento o Pronatec e, em parceria com o Senac, o desenvolvimento do programa Jovem Aprendiz, que disponibilizará 120 vagas, a partir de agosto", ressaltou.
 
 De acordo com o vereador Felipe Costella, a intenção da audiência foi de aproximar as empresas, os jovens e trabalhadores. "A audiência foi produtiva, no sentido da apresentação auditora, na busca de parcerias entre as empresas e jovens, para que o município possa avançar", explicou. Também participou da audiência o secretário de Desenvolvimento Sustentável, José Luiz Daudt.
 
O programa Jovem Aprendiz, criado em 2000, é direcionado à jovens de 14 a 18 anos - com carga horária de quatro a seis horas diárias - e pretende estimular a atividade de aprendizagem, bem como contribuir com a evolução da força de trabalho no país. Os cursos, que são gratuitos, são oferecidos pelo Senac, Senai, Senar e Sescoop, que certificam a qualificação e a inserção no mercado de trabalho, além de escolas técnicas e entidades sem fins lucrativos cadastradas no Cadastro Nacional da Aprendizagem.

Mais fotos

Esteio: Audiência pública esclarece programa Jovem Aprendiz
Esteio: Audiência pública esclarece programa Jovem Aprendiz
Esteio: Audiência pública esclarece programa Jovem Aprendiz
Por Terezinha Bobsin.

Criada a Frente Parlamentar pelo Barateamento das Tarifas do Transporte em Esteio

Criada  a Frente Parlamentar pelo Barateamento das Tarifas do Transporte em Esteio

 

10/07/2013 - O barateamento das tarifas do transporte coletivo e a transparência na composição do cálculo tarifário serão alvo de audiências da Frente Parlamentar pelo Barateamento e Transparência das Tarifas do Transporte Público em Esteio, criada ontem(9) pela Câmara de Vereadores. A iniciativa dos vereadores Leonardo Dahmer e Beatriz Lopes, ambos da bancada do PT, pretende aprofundar o debate e apresentar propostas que garantam maior transparência na política tarifária e a consequente redução da passagem do transporte público na cidade.

Segundo Dahmer, os governos das esferas municipal, estadual e federal já fizeram sua parte, através da lei que isentou o Programa de Integração Social(PIS) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), que está valendo desde 1º de junho. Ele se diz convicto de que as tarifas podem ser reduzidas ainda mais, através de reavaliações das planilhas que são apresentadas pelas empresas de transporte. "Vamos em busca do esforço de todos, inclusive dos empresários do transporte que poderiam abrir mão da margem de lucro, visando baixar ainda mais o custo das passagens", afirma.
 
A Frente Parlamentar vai acompanhar e articular ações com a frente parlamentar implementada pela Assembleia Legislativa. A adesão, que é facultada a todos os vereadores, tem apoio do vereador Rafael Figliero (PTB), que já se colocou a disposição dos proponentes. A frente tem caráter temporário, até o término da atual legislatura.
Por Terezinha Bobsin.

Câmara de Esteio aprova redução o ISSQN para baixar tarifa do transporte coletivo

Câmara de Esteio aprova redução o ISSQN para baixar tarifa do transporte coletivo

 

10/07/2013 - O preço da passagem do transporte público em Esteio vai baixar dos atuais R$ 2,70 para R$ 2,60 a partir da próxima sexta-feira, 12, depois que a Câmara de Vereadores aprovou o projeto reduzindo pela metade a alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), em 2%. O texto foi aprovado na noite de ontem(9), por unanimidade pelo Plenário, já foi encaminhado ao Executivo para sanção. O projeto de lei, que alterou a Lei 3.636/2003, teve anexado, a pedido dos vereadores, uma tabela que compara a redução da alíquota do imposto. Do total da receita bruta de cinco meses, de acordo com a tabela apresentada pelas seis empresas - Real Rodovias, Courocap, Sinoscap, Hamburguesa, Central e Stadbus - o cálculo reduz a receita de R$ 169.023,03 para R$ 84.511,52. As empresas responsáveis pelo transporte coletivo no município por um prazo de 15 anos ,foram definidas em uma licitação.

Por Terezinha Bobsin.

29/05/2014 - Câmara de Vereadores debate Metas Fiscais amanhã

Câmara de Vereadores debate Metas Fiscais amanhã

 

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Esteio, realiza amanhã, dia 30, às 14 horas, no Plenário, audiência pública. Na pauta estará o relatório de verificação das Metas Fiscais, relativas ao 1º quadrimestre de 2014, que será apresentado pela secretaria de Arrecadação e Gestão Financeira.

Os integrantes da Comissão, os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Pascoal(PP) e Felipe Costella(PMDB), informam que o demonstrativo relata a situação financeira do município, as receitas auferidas, as despesas, os resultados nominais e primários, além do montante da dívida pública. "Verifica-se, também, se o que foi planejado em termos de arrecadação de recursos e investimentos estão se confirmando", explicam. A audiência ocorre quadrimestralmente e está prevista no art. 9º §4º, da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156

Câmara de Vereadores e Movimento Esteio Acordou têm audiência com prefeito na sexta-feira, 12

Câmara de Vereadores e Movimento Esteio Acordou têm audiência com prefeito na sexta-feira, 12

 

10/07/2013 - Está marcada para a próxima sexta-feira, 12, às 13 horas, no gabinete do prefeito Gilmar Rinaldi, a audiência solicitada pela Câmara de Vereadores sobre a pauta de reivindicações do Movimento Esteio Acordou. Entre os pedidos, de acordo com documento entregue ao presidente da Câmara, Jaime da Rosa (PSB), no último dia 2, pelo representante do movimento, Alexandre Maluf, estão a exigência da revogação da Lei 5.607/12, que deu nova estrutura os cargos em comissão da administração municipal, e a revogação da lei 5.728/13, que alterou a lei 5.588/12, onde o município recebeu em doação uma área de terras atrás do Parque de Exposições Assis Brasil, no Loteamento Industrial da Bolognesi Empreendimentos, visando a abertura de rua para dar acesso ao local.

No documento, os manifestantes solicitam, ainda a redução dos cargos de confiança do Executivo; respostas imediatas de problemas relacionados à saúde, especialmente sobre a valorização dos médicos para que estes possam ser mantidos no município.

Mais fotos

Câmara de Vereadores e Movimento Esteio Acordou têm audiência com prefeito na sexta-feira, 12
Por Terezinha Bobsin.

Servidores receberão vacina antivirusH1N1 na segunda-feira


Os servidores da Câmara Municipal receberão a vacina para gripe  H1N1 na próxima segunda-feira, 22, às 13h30min, no prédio do legislativo. A medida é uma da presidente, Jane Battistello(SD). Neste dia, uma equipe da Secretaria de Saúde estará à disposição dos servidores do Legislativo. "Nossa intenção é contribuir com o bem-estar do servidor, que lida diariamente com o público", explica. 

Por Terezinha Bobsin

Reunião debate prestação de contas da Copa dos Campeões

Reunião debate prestação de contas da Copa dos Campeões

Vereadores aguardam o envio de mais documentos em 15 dias

29/05/2014 - A Copa dos Campeões foi tema de reunião na tarde de ontem(28), na Câmara de Vereadores de Esteio. Realizado no município desde 2011, o evento teve questionada a prestação de contas daquele ano, 2012 e 2013, pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB) e Harri Zanoni (PSB). O encontro contou com a participação dos vereadores Rafael Figliero (PTB) e Jane Battistello (SDD), além dos representantes das secretaria Educação e Esportes, de Arrecadação e Gestão Financeira e Consultoria Jurídica, bem como o coordenador do evento, Claiton Almeida.
 Na oportunidade, os vereadores perguntaram sobre o custo do evento, a exemplo das despesas com as premiações e comprovantes dos valores gastos com o pagamento dos servidores envolvidos na atividade. Os vereadores pediram a cópia do processo licitatório em relação a arbitragem dos jogos; cópia do recebido de transferência de valores pagos a empresas e a prestação da empresa organizadora do campeonato.
A Consultoria Jurídica destacou que o campeonato contou com apoio da empresa Unibraspe,  em 2012. "Em 2011 e 2013 o apoio foi da prefeitura. Os valores recebidos foram utilizados para pagamentos de arbitragem, sonorização, filmagem e mídia. Quanto às premiações, os troféus e medalhas, em 2011 foram obtidos através de patrocinador. Já a premiação especial (carro, moto, televisão, etc) é de responsabilidade de Claiton Almeida, idealizador do campeonato", informou o representante da Consultoria Jurídica, Alfredo de Azevedo, observando que todo o processo está documentado.
Alguns documentos pendentes, como por exemplo, a pesquisa de preços para a compra de troféus e medalhas, que foi feita pela Secretaria da Educação, a licitação da arbitragem e a prestação de contas da Unibraspe, foram solicitados pelos vereadores e serão entregues em um prazo de 15 dias. A Copa dos Campeões tem a participação de equipes de diversos municípios, e tem como premiação troféus, medalhas, carro, moto, entre outros. Participaram da reunião o consultor Jurídico, Antenor Satto, e o gabinete da vereadora Beatriz Lopes (PT).

Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição e foto Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Câmara de Vereadores e Movimento Esteio Acordou têm audiência com prefeito na sexta-feira, 12

Câmara de Vereadores e Movimento Esteio Acordou têm audiência com prefeito na sexta-feira, 12

 

10/07/2013 - Está marcada para a próxima sexta-feira, 12, às 13 horas, no gabinete do prefeito Gilmar Rinaldi, a audiência solicitada pela Câmara de Vereadores sobre a pauta de reivindicações do Movimento Esteio Acordou. Entre os pedidos, de acordo com documento entregue ao presidente da Câmara, Jaime da Rosa (PSB), no último dia 2, pelo representante do movimento, Alexandre Maluf, estão a exigência da revogação da Lei 5.607/12, que deu nova estrutura os cargos em comissão da administração municipal, e a revogação da lei 5.728/13, que alterou a lei 5.588/12, onde o município recebeu em doação uma área de terras atrás do Parque de Exposições Assis Brasil, no Loteamento Industrial da Bolognesi Empreendimentos, visando a abertura de rua para dar acesso ao local.

No documento, os manifestantes solicitam, ainda a redução dos cargos de confiança do Executivo; respostas imediatas de problemas relacionados à saúde, especialmente sobre a valorização dos médicos para que estes possam ser mantidos no município.

Mais fotos

Câmara de Vereadores e Movimento Esteio Acordou têm audiência com prefeito na sexta-feira, 12
Por Terezinha Bobsin.

Situação financeira do município foi tema de reunião na Câmara de Esteio

Situação financeira do município foi tema de reunião na Câmara de Esteio
30/05/2014 - A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Esteio, através dos vereadores Jaime da Rosa(PSB), Felipe Costella(PMDB) e Leonardo Pascoal(PP), além do vereador Rafael Figliero(PTB), debateu na tarde de hoje(30), em audiência pública, o relatório de verificação do cumprimento das metas fiscais relativo ao primeiro quadrimestre de 2014, com representantes da secretaria de Arrecadação e Gestão Financeira. O demonstrativo relata a situação financeira do município, as receitas auferidas, as despesas, os resultados nominais e primários, além do montante da dívida pública. "A medida, prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, visa analisar se o que foi planejado em termos de arrecadação de recursos e investimentos está se confirmando", informa o presidente da Comissão, Jaime da Rosa. Segundo o relatório apresentado aos vereadores pela secretária Sônia Vieira, a previsão de receita do período está em R$ 203,5 milhões e o arrecadado passa dos R$ 65,3 milhões, fixando até o momento 32,12% no ano.
 Já para as despesas, o relatório mostra o valor empenhado de R$ 64,5 milhões, ficando em 31,71% do total no quadrimestre. O relatório também apontou os repasses ao Hospital São Camilo, totalizando R$ 1 milhão e os gastos com pessoal, conforme dados do Tribunal de Contas do Estado, atingiram a casa dos 48,95%. Os vereadores aproveitaram para questionar sobre a despesa com a desapropriação de área do Novo Esteio, realizada em 1994, com vencimento da dívida em 2013, cujo valor está orçado em R$ 1 milhão, até 30 de abril. 
Segundo a secretária, o depósito está sendo realizado judicialmente. "Precisamos verificar as razões pelas quais o valor dos depósitos não está sendo deduzido do montante da dívida", disse. A representante também destacou que todos os fornecedores estão com os pagamentos em dia.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Câmara de Esteio aprova redução o ISSQN para baixar tarifa do transporte coletivo

Câmara de Esteio aprova redução o ISSQN para baixar tarifa do transporte coletivo

 

10/07/2013 - O preço da passagem do transporte público em Esteio vai baixar dos atuais R$ 2,70 para R$ 2,60 a partir da próxima sexta-feira, 12, depois que a Câmara de Vereadores aprovou o projeto reduzindo pela metade a alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), em 2%. O texto foi aprovado na noite de ontem(9), por unanimidade pelo Plenário, já foi encaminhado ao Executivo para sanção. O projeto de lei, que alterou a Lei 3.636/2003, teve anexado, a pedido dos vereadores, uma tabela que compara a redução da alíquota do imposto. Do total da receita bruta de cinco meses, de acordo com a tabela apresentada pelas seis empresas - Real Rodovias, Courocap, Sinoscap, Hamburguesa, Central e Stadbus - o cálculo reduz a receita de R$ 169.023,03 para R$ 84.511,52. As empresas responsáveis pelo transporte coletivo no município por um prazo de 15 anos ,foram definidas em uma licitação.

Por Terezinha Bobsin.

Esteio: Servidores do Hospital São Camilo protestam na Câmara de Vereadores

Esteio: Servidores do Hospital São Camilo protestam na Câmara de Vereadores

 

11/07/2013 - Em busca melhores condições para o atendimento à comunidade de Esteio, mais de 100 servidores da Fundação de saúde Pública Hospital São Camilo protestaram durante a sessão da Câmara de Vereadores, na terça-feira, 9. Entre as reivindicações estão mais poder de voto no Conselho Diretor da fundação, a falta de equipamentos como monitores cardíacos, de materais para o pré e pós operatórios, materais básicos como lençóis e cobertores e, principalmente a falta de médicos especialistas - pediatras e cirurgiões. Este último, conforme os servidores, deve-se ao baixo salário oferecido em concurso.

Segundo o representante da categoria, Auremar Júnior, que fez uso do espaço da Tribuna Popular, foram canceladas e reagendadas cirurgias por falta do monitor. Ele relata que os servidores " nunca passaram por uma situação de abandono tão grande como vem ocorrendo nos últimos tempos. Tanto, que durante o mês de junho fizemos várias pequenas paralisações para que nossos pedidos fossem atendidos pela direção e pelo Conselho diretor. Algumas melhorias já foram atendidas, mas a maioria não. A paralisação é eminente", afirmou.
 
A categoria aproveitou para entregar um anteprojeto à Câmara de Vereadores pedindo alteração na composição do Conselho Diretor, passando de um para seis os representantes que integram o quadro permanente de funcionários da fundação e um membro indicado pelo Sindicato representante dos funcionários do hospital. "A maioria dos integrantes do conselho não são servidores do hospital e não conhecem a realidade da instituição", detalha. A sugestão de projeto, que tem assinatura de todos os vereadores, será encaminhada ao Executivo.

Mais fotos

Esteio: Servidores do Hospital São Camilo protestam na Câmara de Vereadores
Por Terezinha Bobsin.

Vereadores participam do 5º Seminário do Comitê Intermunicipal Legislativo do Pró-Sinos

Vereadores participam do 5º Seminário do Comitê Intermunicipal Legislativo do Pró-Sinos


11/07/2013 - O Presidente da Câmara, Jaime da Rosa (PSB) e o vereador Leonardo Dahmer (PT) que integram o Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos, participarão na próxima sexta-feira (12) da quinta edição do seminário do grupo, que será realizada na Câmara de Vereadores de Campo Bom, a partir das 8h30. O tema deste ano tratará do Plano de Bacias e Agência da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, e contará com a presença do Diretor Presidente da Corsan, Tarcisio Zimmermann e do Presidente do COMITESINOS, Arno Kaiser, entre outras autoridades. Desde sua implantação, em 2008, o Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento do Pró-Sinos, composto por vereadores de 32 cidades da região, vem atuando no acompanhamento e fiscalização das ações do Consórcio, propondo sugestões para a recuperação e preservação ambiental.


Por Terezinha Bobsin.

30/05/2014 - Tem início planejamento da 1ª Corrida para vencer o diabetes em Esteio

Tem início planejamento da 1ª Corrida para vencer o diabetes em Esteio
A convite do Conselho Municipal de Saúde, os vereadores Leonardo Pascoal(PP), Marcelo Kohlsrausch(PDT), Michele Pereira(PT), Beatriz Lopes(PT), além do presidente da Câmara,Leonardo Dahmer(PT), participaram de reunião ocorrida hoje(30), na Casa dos Conselhos,entre órgãos públicos para dar início ao planejamento e da organização da 1ª Corrida para Vencer o Diabetes em Esteio. A intenção é realizar um evento similar ao que ocorre na capital, com apoio do Instituto da Criança com Diabetes, para reverter recursos para investimentos na área aqui no município.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Tem início planejamento da 1ª Corrida para vencer o diabetes em Esteio

Ações do documento