Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

17/11/2014 - Câmara de Esteio têm palestras e exposição sobre Semana de Prevenção ao Diabetes

Câmara de Esteio têm palestras e exposição sobre Semana de Prevenção ao Diabetes
Seguem até quarta-feira, 19, as atividade relativas à Semana de Prevenção ao Diabetes, organizada pela Câmara de Vereadores de Esteio. A medida, que ocorre no prédio do Legislativo, contará com a de exposição e orientação de nutricionistas sobre consumo consciente e palestras sobre prevenção, coordenadas pelo Instituto da Criança com Diabetes. A iniciativa é dos vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT) e Beatriz Lopes(PT). A ideia é conscientizar a população esteiense sobre a doença, abordando temáticas sobre sua prevenção, cuidados e caso já tenha, os tratamentos cabíveis que reduzir os efeitos colaterais do problema. De acordo com os vereadores, a proposta visa, ainda, na próxima edição do evento, estender a ação para todo o Município, com a organização de atividades, chamando a atenção da comunidade sobre os males causados ao portador da doença.
Durante a tarde de hoje(17), o médico endocrinologista e pediátrico do Instituto da Criança com Diabetes, César Geremia, falou sobre prevenção da doença, no Plenário da Câmara Municipal. Segundo ele, a doença, definida por ele como uma epidemia global, já tem mais 382 milhões portadores em todo o mundo. Explicou sobre complicações crônicas ocasionadas pela doença, os tipos existentes de diabetes, obesidade no Brasil, educação alimentar e sobre o tratamento, que consiste em medicação, alimentação e atividade física, entre outros assuntos, para uma convivência saudável com o diabetes.
Na oportunidade, nutricionistas também falaram sobre a doença e sobre alimentação saudável, que deve ser adotada por todas as pessoas, não só por diabéticos. A proponente da ação, a vereadora Beatriz Lopes, lembrou da importância da orientação para pais e familiares por parte dos profissionais.“A orientação é muito importante para que os pais saibam como lidar com a doença e de que se trata bem mais do que uma simples dieta. Hoje estamos dando o primeiro passo e ano que vem vamos trazer escolas e vamos fazer uma grande Semana de Prevenção ao Diabetes, além da 1ª Corrida para vencer o Diabetes no Município”, disse.
Também o proponente da atividade, vereador Marcelo Kohlraush, observou que o evento significa a união dos Poderes Executivo e Legislativo e da sociedade de Esteio. "Acima das bandeiras partidárias, representamos as bandeiras da cidade, e essa doença é preocupante e torna a prevenção muito importante”, comentou. 
O prefeito Gilmar Rinaldi, que também participou do evento, aproveitou para o assinar o Projeto de Lei de autoria dos vereadores Marcelo Pereira e Beatriz Lopes, instituindo a Semana de Combate e Prevenção ao Diabetes no Município. Ação será realizada anualmente, entre os dias 14 a 19 de novembro de cada ano. A exposiçãoentrada gratuita. 
 Confira: Até o dia 19/11 – Exposição: “Consumo Consciente”-Nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação e Esporte. Local: Saguão da Câmara Municipal de Esteio.
 Entrada: gratuita

Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Câmara de Esteio têm palestras e exposição sobre Semana de Prevenção ao Diabetes

17/11/2014 - Alunos da Escola Coração de Maria visitam a Câmara Municipal

Alunos da Escola Coração de Maria visitam a Câmara Municipal
Na tarde de hoje (17) os alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Coração de Maria visitaram a Câmara Municipal. Sob mediação dos vereadores Michele Pereira (PT), Leonardo Pascoal (PP) e Beatriz Lopes (PT), os alunos puderam conhecer a estrutura física das salas e gabinetes, a exposição sobre alimentação saudável com as nutricionistas do município, bem como o corpo funcional do Legislativo. Na ocasião, os parlamentares esclareceram algumas atribuições dos vereadores e ouviram dúvidas dos educandos. “É aqui que realizo o meu trabalho, analisando as demandas da população esteiense”, relatou a vereadora Michele Pereira. Segundo a professora responsável, Edilene Martins, a visita consiste em um trabalho realizado em sala de aula com os alunos, apresentando os principais prédios públicos de Esteio, juntamente com suas atribuições. “Já conhecemos as dependências da prefeitura e agora viemos conhecer a Câmara”, explicou a educadora. Empolgado com o passeio, o estudante Eduardo Borges também emitiu sua opinião.”Aqui temos a chance de ver ao vivo o que nos é apresentado em sala de aula. Isso aumenta nosso conhecimento”, disse. Os parlamentares mostraram-se à disposição, convidando à escola a retornar mais vezes à Casa Legislativa.
Por Aline Santos - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Alunos da Escola Coração de Maria visitam a Câmara Municipal
Alunos da Escola Coração de Maria visitam a Câmara Municipal

17/11/2014 - Câmara realiza Ato Solene em homenagem ao dia da Consciência Negra amanhã

Câmara realiza Ato Solene em homenagem ao dia da Consciência Negra amanhã
A Câmara de Esteio realizará amanhã (18), ato solene em homenagem ao Dia da Consciência negra. O ato alusivo, de iniciativa do Presidente da Câmara, Leonardo Dahmer (PT), destacará diversas lideranças negras do município, bem como ressaltará o trabalho de entidades vinculadas à causa. A solenidade Iniciará às 19h30, e terá como uma de suas oradoras, Maria Odete Diogo, do grupo Unir Raças. O evento contará também com atrações artísticas de escolas municipais. A atividade é aberta ao público.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

19/11/2014 - Esteio: Comissão de Finanças discute destino de área doada a empresa

Esteio: Comissão de Finanças discute destino de área doada a empresa
A Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores, composta na ocasião pelos vereadores Leonardo Pascoal (PP) e Jaime da Rosa (PSB), recebeu a visita do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, José Luiz Daudt, e dos representantes da empresa Best - Base de Armazenamento de Combustível Ltda -, Paulo Gama e João Bemfica. No debate, a regularização de terreno doado pela prefeitura em 2012 à empresa, localizado no final da rua Ezequiel Nunes Filho, tendo em vista que o prazo para a instalação da mesma, referente há dois anos, expirou. E, de acordo com o artigo 3º da Lei Municipal nº 5528 de 28 de junho de 2012, quando a empresa não realiza usufruto do terreno cedido, no prazo estipulado, o mesmo retorna para a prefeitura. Em virtude disso, Paulo Gama explicou que a empresa possui um projeto para a instalação, o qual apresentou aos parlamentares, entretanto existe um impasse para que as obras comecem. “Já temos um projeto para a instalação das tubulações, mas para isso, precisamos ultrapassar um pedaço do terreno, seguindo até o terreno pertencente à empresa Raízen, que não permite a intervenção. Estamos também organizando alguns trâmites de licenciamento junto à Fepam, para tentar solucionar o caso”, disse. “Acho interessante que a empresa tenha interesse em fazer investimentos na cidade e não vejo problemas para a prorrogação deste prazo, no entanto isso deve ser resolvido junto à prefeitura, que através do departamento jurídico, possa fazer as modificações necessárias na Lei”, argumentou Pascoal. O secretário Daudt comprometeu-se de levar o caso ao órgão jurídico do Executivo para analisar possível modificação no documento. A Comissão de Finanças estará acompanhando o caso, promovendo uma futura reunião a fim de solucionar o impasse.
Por Aline Santos - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

19/11/2014 - Dia da Consciência Negra é marcado por solenidade na Câmara de Esteio

Dia da Consciência Negra é marcado por solenidade na Câmara de Esteio
O legado de Zumbi dos Palmares foi lembrado na noite de ontem(18), em ato solene realizado na Câmara de Vereadores de Esteio, proposição do presidente Leonardo Dahmer(PT). Além de apresentações artísticas, a exemplo de um esquete contando a história da capoeria, os participantes da cerimônia puderam acompanhar a entrega de honrarias a 22 personalidades negras da comunidade escolar. Neste ano, a homenageada especial foi a professora Sônia Beatriz Soares Moraes, da escola João XXIII. Na oportunidade, o presidente Leonardo Dahmer(PT), destacou que a Semana da Consciência Negra faz parte do calendário de eventos há muitos anos no Legislativo e afirmou a importância da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio."É preciso impulsionar tudo aquilo que ainda precisa ser conquistado", disse.
 Durante o evento, o prefeito Gilmar Rinaldi afirmou que a atividade vem crescendo e a discussão vem se destacando na educação formal, em forma de processo da cultura popular. "O assunto vem se fortalecendo e a tendência aumentar a discussão em torno do tema, momento em que se criam novas perspectivas e novas oportunidades", salientou.
A solenidade em homenagem ao Dia da consciência Negra vem sendo realizado há mais de oito anos pela Câmara de Vereadores e reconhece a comunidade negra com atuação destacada na cidade, indicadas pelas entidades representativas. 
Confira os homenageados deste ano: Ana Paula Rodrigues da Silva Adriana Regina da Silva Bernardo Andréia Soares Marques Angelita Lopes Trindade Aline Duarte Beatriz Christino Maia Dircenara Sanger dos Santos Elizonete Pedroso Paulo de Souza Emilly Silveira Rodrigues Geneci Mara da Rosa e Silva Júlia Thaisi Teixeira Oliveira Kizi de Cassia Prates Chagas Mara Marlene Meirelles Rodrigues Marley Alexandre Garcia da Silva Mara Alice Saraiva de Melo Neusa Marilde da Silva Ricardo Zymbábwe Rosângela Marques Stephanie Fagundes Sônia Beatriz Soares de Morais Sônia Marisa Felício da Silva Vitória dos Anjos.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Dia da Consciência Negra é marcado por solenidade na Câmara de Esteio
Dia da Consciência Negra é marcado por solenidade na Câmara de Esteio
Dia da Consciência Negra é marcado por solenidade na Câmara de Esteio
Dia da Consciência Negra é marcado por solenidade na Câmara de Esteio
Dia da Consciência Negra é marcado por solenidade na Câmara de Esteio
Dia da Consciência Negra é marcado por solenidade na Câmara de Esteio
Dia da Consciência Negra é marcado por solenidade na Câmara de Esteio
Dia da Consciência Negra é marcado por solenidade na Câmara de Esteio
Dia da Consciência Negra é marcado por solenidade na Câmara de Esteio
Dia da Consciência Negra é marcado por solenidade na Câmara de Esteio
Dia da Consciência Negra é marcado por solenidade na Câmara de Esteio
Dia da Consciência Negra é marcado por solenidade na Câmara de Esteio
Dia da Consciência Negra é marcado por solenidade na Câmara de Esteio

19/11/2014 - Cronograma do Plano Diretor é pauta de reunião da Comissão de Urbanização

Cronograma do Plano Diretor é pauta de reunião da Comissão de Urbanização
A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, representada pelos vereadores Marcelo Kohlrausch (PDT), Harri Zanoni (PSB), além da vereadora Michele Pereira (PT), recebeu a arquiteta representante da Câmara Municipal no Conselho do Plano Diretor, Regina Célia Rodrigues da Silva, em reunião na tarde de ontem (18). Na pauta, o cronograma de planejamento de alterações no Plano Diretor. Segundo a arquiteta, há um procedimento que está sendo utilizado para revisão do plano diretor, em que um cronograma foi criado, estabelecendo o limite até o dia 28 de novembro, para que as entidades, através de seus representantes, façam as argumentações e propostas para serem analisadas no conselho. Para o presidente da Comissão, Marcelo Kohlrausch, o prazo é extremamente curto, sem tempo hábil para as análises . "Pela importância do Plano Diretor, teremos que alterar essa situação”, comentou . A Comissão de Urbanização, através de ofício, vai solicitar a alteração do calendário da programação do Conselho, considerando que nem todas as entidades que compõem o colegiado, manifestaram-se sobre o assunto. Também será sugerido o prazo para que ocorram as indicações e para a entrega do anteprojeto de possíveis alterações, além de um novo prazo de seis meses para análises, reuniões, discussões com a comunidade e conselheiros. "A proposta finalizada deverá ser encaminhada para a Câmara de Vereadores, pois, tais prazos são necessários para que seja cumprido integralmente o que estabelece a Lei e o Código de Obras", alertou o presidente. O documento será enviado ao Executivo Municipal e ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano. As datas marcada para as reuniões de análise, que ocorrerão reuniões na Câmara Municipal serão os dias 08 e 12 de dezembro. O vereador Rafael Figliero (PTB), também integra a Comissão de Urbanização.
Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Enchentes: Vereadores participam de audiência na ALRS sobre construção de bacias de contenção


 Obras para conter águas dos arroios Sapucaia e Guajuviras dependem de recursos; vereador defendeu obras para evitar enchentes causadas  pela BR-448

12/06/2015 - Os vereadores Beatriz Lopes (PT), Leonardo Dahmer (PT) e Marcelo Kohlraush (PDT) estiveram presentes em audiência pública solicitada pelo vereador Leonardo Pascoal PP), também presente no evento, junto ao deputado estadual Marcel van Hattem (PP), membro da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, para tratar de construção de bacia de contenção do arroios Guajuviras e Sapucaia, com a intenção de minimizar as enchentes em Esteio e Canoas. O encontro foi realizado em Porto Alegre, na sede da Assembleia.

A obra de contenção, quando finalizada, teria a capacidade de reter 1,3 milhão de metros cúbicos de águas. As bacias seriam construídas em uma área de 64 hectares, em Canoas, já que Esteio não disponibiliza de área suficiente para abrigá-las. Além disso, obra vem sendo apontada como necessária desde 2006, quando foi feito estudo do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (IPH). Conforme explicou, durante a audiência, o representante da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Jayme Ricardo Keunecke, o valor necessário para a realização dos trabalhos seria de R$ 258 milhões. O projeto já foi entregue ao Ministério das Cidades, porém, até o momento, não foi dada a autorização de liberação de recursos. Em suas falas, todos os vereadores presentes defenderam uma união suprapartidária para trazer recursos às obras.

Marcelo Kohlrausch (PDT), em seu pronunciamento, questionou o fato de que, originalmente, eram previstos que 25 mil metros cúbicos de água do arroio Esteio seriam armazenadas pelas bacias. No entanto, em projeto apresentado agora, não é mais prevista a retenção de águas deste córrego em específico, segundo o parlamentar.  O vereador ainda questionou o fato de que, no projeto de construção da BR-448, estavam previstas a construção de diques auxiliares para que a rodovia não causasse enchentes. "Tem um estudo hidrológico realizado pelo próprio Dnit sobre o sistema de proteção para enchentes  que aponta a necessidade de construção de dois diques auxiliares após a BR-116 e duas casas de bombas junto a BR 448", afirmou Marcelo. Sobre a execução de um outro estudo para evitar cheias apontado pelo representante da Metroplan,  Jayme Keunecke, Marcelo Kohlrausch declarou ser desnecessário, pois segundo ele, esta análise já foi feita para a construção da rodovia.    

Ao final, o deputado Marcel van Hattem sugeriu que a ata da audiência fosse levada para bancada gaúcha no Congresso Nacional e enviada aos Ministérios das Cidades e Integração Nacional, cobrando uma posição oficial dos órgãos sobre a liberação dos recursos. Caso as pastas não respondam, ou mediante uma resposta negativa, o parlamentar defendeu que uma comitiva, liderada por deputados, fosse a Brasília na sede dos ministérios. Pascoal também sugeriu que o documento fosse enviado ao Ministério do Planejamento, o que foi apoiado por Van Hattem.

O presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, Nelsinho Metalúrgico (PT), concordou com a iniciativa e também sugeriu que ata fosse enviada ao Departamento Nacional de Infraestrututa Terrestre (DNIT).

Por Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 14986
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTB 7156

19/11/2014 - Exposição “Consumo Consciente"

Exposição “Consumo Consciente
Encerra-se hoje(19), às 18 horas, a exposição “Consumo Consciente”, atividade integrante da Semana da Diabetes, que ocorre nas dependências da Câmara de Vereadores. A mostra apresenta embalagens de alguns dos principais alimentos industrializados consumidos, salientando a quantidade de açúcar, sal e gordura que cada um contém. A mostra, de iniciativa das nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, visa impactar, bem como conscientizar as pessoas acerca dos alimentos que estão ingerindo. 
Na oportunidade, a nutricionista Maria Lúcia Porcello e a técnica em nutrição, Lisandra Rodrigues Ferreira explicaram um pouco sobre a exposição e deram dicas sobre uma alimentação mais saudável. “Esta mostra foi elaborada nas escolas infantis, onde desenvolvemos nosso trabalho e quisemos mostrar com isso que é muito importante sabermos escolher e dosar a quantidade de certos produtos alimentícios (termo utilizado para produtos industrializados), optando preferencialmente por alimentos naturais. Com esta atitude, podemos prevenir doenças como a diabetes e a obesidade”, disse Maria Lúcia. 
Segundo as profissionais, a exposição tem contribuído para uma mudança de comportamento de algumas pessoas que a visitaram, fazendo com que haja uma reflexão para a reformulação de hábitos alimentares. A nutricionista comenta que haverá um planejamento para que a exposição possa se tornar itinerante, podendo ser apresentada em diferentes escolas. “É importante que se trabalhe desde a infância a cultura familiar, no intuito de preconizar hábitos alimentares mais saudáveis”, finaliza Maria Lúcia.
 A Semana da Diabetes foi instituída por um Projeto de Lei, de iniciativa da vereadora Beatriz Lopes (PT) e do vereador Marcelo Kohlrausch(PDT). Segundo os proponentes, a primeira atividade teve a parceira do Instituto da Criança com Diabetes. Para o próximo ano, segundo os vereadores, ocorrerão mais atividades durante a semana e a realização da Corrida de Prevenção ao Diabetes, também de iniciativa dos parlamentares.
Por Aline Santos - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

20/11/2014 - Presidente da Câmara participa da cerimônia de 10 anos do PIIS

Presidente da Câmara participa da cerimônia de 10 anos do PIIS
O presidente da Câmara, Leonardo Dahmer (PT) participou da solenidade de 10 anos do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) na Câmara de Vereadores na última quarta-feira (19). Além do presidente, a vereadora Jane Battistello (SDD) também fez se fez presente na cerimônia. Durante a solenidade, o prefeito Gilmar Rinaldi destacou a importância do programa para a inclusão social na cidade. O PIIS, desenvolvido pela Prefeitura de Esteio desde 2004, busca promover o desenvolvimento social, cultural e econômico das comunidades em vulnerabilidade social de Esteio. Faz parte do Programa os projetos Criarte, Girassol e Reautorando Vidas.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

21/11/2014 - Estudantes assumem Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio

Estudantes assumem Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio

 

Estudantes das escolas municipais e estaduais tomaram posse sexta-feira, no Plenário da Câmara de Vereadores no projeto “Prefeito, Vice e Vereador por um ano”. Na oportunidade, estiveram presentes diversas autoridades, entre elas, o presidente da Câmara, vereador Leonardo Dahmer (PT), os vereadores Jane Battistello (SDD), Leonardo Pascoal (PP), Michele Pereira (PT) e Rafael Figliero (PTB), o prefeito em exercício, Fladimir Costella, a diretora da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEE), Silvia Heissler e a ex-vereadora proponente do projeto, Rute Viegas Pereira.

    O presidente da Câmara, vereador Leonardo Dahmer(PT), fez a abertura da solenidade e falou sobre a importância da política e da democracia. “Nada melhor do que iniciar este tem dentro da escola. Uma iniciativa como essa ajuda a preparar e a melhorar o futuro de Esteio e do Brasil”, disse.
    Também o prefeito em exercício, Fladimir Costella ressaltou a possibilidade dos alunos conhecerem a diferença dos poderes, suas funções e sugeriu que os eleitos pudessem participar ativamente em, pelo menos um dia, da administração da prefeitura  e da Câmara de Vereadores. "Quem sabe pudéssemos alterar a lei e criar mais um dia de espaço para que os estudantes  tenham a oportunidade de conhecer de perto dia-a-dia da agenda do prefeito e, na Câmara, durante um dia de sessão e reuniões das Comissões Permanentes", defendeu.
     O aluno eleito presidente da Câmara, Luan Benites da Rosa, da Escola Oswaldo Aranha, conduziu a cerimônia deu posse aos vereadores e ao prefeito e vice-prefeita, Raphael Ramos  e Eduarda Barth Cordova, ambos da Escola Oswaldo Aranha. “Espero aprender muito e que possa ajudar a melhorar ainda mais a cidade de Esteio. É uma grande oportunidade, onde vamos aprender muito”,destacou, agradecendo o incentivo da escola e familiares.
    O prefeito e vice eleitos também reafirmaram a importância do projeto e da  participação dos estudantes no processo de conhecimento dos poderes instituídos. 
O projeto é também de iniciativa do ex-vereador Sérgio Daixt  e da ex-vereadora Jane Krahe, tem o objetivo de instruir os alunos, quanto as diferentes instâncias de poder, o significado da representatividade, bem como ter uma visão geral da gestão da cidade, despertando a consciência democrática e constituindo a cidadania crítica e participativa dos alunos.


Confira os estudantes eleitos:
Prefeito - Raphael Ramos (Escola Oswaldo Aranha) 
Vice-prefeita - Eduarda Barth Cordova (Escola Oswaldo Aranha) 
Vereador (Presidente da Câmara) - Luan Benites da Rosa (Escola Oswaldo Aranha) 
Vereadora – 1ª secretária - Maria Eduarda dos Reis Teixeira (Escola Santo Inácio) 
Vereadora – 2ª secretária - Thalia Domingues Holz (Escola Flôres da Cunha) 
Vereador - Vitor Adriel Valentin de Alencar (Escola Camilo Alves) 
Vereadora - Manuella Neres Xavier (Escola Vitorina Fabre) 
Vereadora - Natalia Lima Nogueira (Escola Sto. Antonio Mª. Claret) 
Vereadora - Bianca Alves Aurich (Escola Ezequiel Nunes) 
Vereadora - Keyla Kauany Gladis Machado (Escola Alberto Pasqualini) 
Vereador - Luis Gustavo Vasconcelos da Silva (Escola João XXIII) 
Vereadora - Milene Gonçalves Silveira (Escola Clodovino Soares)

Mais fotos

Estudantes assumem Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio
Estudantes assumem Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio
Estudantes assumem Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio
Estudantes assumem Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio
Estudantes assumem Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio
Estudantes assumem Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio
Estudantes assumem Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio
Estudantes assumem Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio
Estudantes assumem Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio
Estudantes assumem Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio
Estudantes assumem Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio
Estudantes assumem Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio
Estudantes assumem Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio

27/11/2014 - Anteprojeto sugere afastamento de servidor para cadastro de doação de medula óssea

Anteprojeto sugere afastamento de servidor para cadastro de doação de medula óssea

 

O vereador Leonardo Pascoal (PP) sugeriu, através de alteração na Lei 5231/11 que criou o Estatuto do Servidor, para que o funcionário possa se afastar para realizar o cadastramento de doação de medula óssea, sem prejuízo no salário. A matéria, apresentada em forma de anteprojeto, foi aprovada na sessão de terça-feira(25). Durante a defesa do anteprojeto, Pascoal destacou a importância da doação de medula para salvar vidas."A ideia é que conceder a permissão para que os servidores possam se ausentar do trabalho para realizar seu cadastramento como doador de medula óssea, vinculado ao Registro Nacional de Doadores de Medula óssea (REDOME), conforme comprovação. São feitas campanhas para que as pessoas dispostas a doar se cadastrem nos hemocentros. Quanto mais doadores houver, mais chances os pacientes em tratamento têm de conseguirem a cura", disse, salientando que vai aguardar a sensibilidade do Executivo em encaminhar a sugestão em forma de projeto de lei.

 

Por Aline Santos - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Anteprojeto sugere afastamento de servidor para cadastro de doação de medula óssea

27/11/2014 - Relatório de Gestão Municipal de saúde é debatido na audiência pública da Comissão de Saúde

Relatório de Gestão Municipal de saúde é debatido na audiência pública da Comissão de Saúde
   
Na tarde de hoje (25), a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, composta pelos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Michele Pereira (PT) e Jaime da Rosa (PSB), além do vereador Harri Zanoni (PSB), reuniu-se com a secretária da Saúde, Ana Paula Macedo. Na pauta, o relatório de Gestão Municipal de saúde, com relação à utilização dos recursos do SUS, referente ao segundo quadrimestre de 2014. Na oportunidade, o presidente da Comissão, Leonardo Pascoal Pascoal , indagou sobre o planejamento da administração para evitar que ocorra falta de médicos nas unidades básicas no período de férias, entre outros questionamentos. Conforme a secretária da Saúde, no segundo quadrimestre, houve um investimento de 19,9% em saúde, no total do orçamento do Município, sendo que  a porcentagem mínima de aplicação  é 15%.  Além disso, a secretária anunciou que duas ambulâncias e três vans devem chegar no início de dezembro. 
    Questionada, Macedo explicou ainda sobre a lista de espera para marcação de exames e consultas e a reformulação na central de marcações. "Existem duas listas de espera: uma prioridade e a normal. Mas acaba sendo atendido último da normal e da prioridade ainda está em andamento, devido a falta de médico para fazer as avaliações e a regulação. Para sanar o problema, já estamos nomeando um médico para atender esta demanda", explica.  Com estas alterações, a secretária pretende que sejam resolvidas questões da fila de espera, bem como a duplicidade de registros de pacientes.  "Serão revisadas todas as pastas", alegou.
      A secretária relatou, também, que duas especialidades - otorrinolaringologia e urologia -  estão sendo pactuadas junto ao Estado para o Hospital São Camilo, tornando-o  referência regional.   “Como os médicos estão disponíveis, estamos pactuando em nível regional para que seja estendido a outros municípios. Com a medida, o hospital  passa a receber o repasse de recursos destas cidades”, explicou.
     Leonardo Pascoal, lembrou do incentivo  dos exames de próstata, através da campanha “Novembro Azul”, porém, recebeu reclamações de um paciente que, estava com um encaminhamento desde o mês de maio para fazer um procedimento, e até hoje não foi chamado. “A pessoa acaba desmotivada, pois na televisão, no rádio e em vários lugares vemos propagandas do Novembro Azul e o incentivo de procurar e fazer os exames, e quando chega lá, não consegue realizar o procedimento”, comentou o vereador. A secretária explicou que, recentemente conseguiram ampliar o número de biopsias de mama e de próstata e, entre novembro e dezembro, haverá um mutirão de exames clínicos.
        Já o vereador Jaime, questionou em relação aos moradores que precisam deslocar-se até o outro lado da cidade para consultar ou realizar exames, problema levantado em outra reunião com a secretaria de Saúde. A secretária  informou  que até janeiro ou fevereiro, mais um ponto de coleta será instalado no centro da cidade, para facilitar o acesso à estas pessoas. Para acelerar, segundo Macedo, a intenção nos próximos meses é que o paciente consulte em uma unidade básica de saúde – UBS – e saia de lá com o exame autorizado para laboratório, com resultados online direto para a UBS. 
         A vereadora Michele Pereira  destacou que tem recebido reclamação  da UBS Planalto sobre as retiradas das fichas para atendimento, que são distribuídas por região e um número muito restrito. "Caso o médico da região entre de férias, o paciente terá que aguardar o retorno. A secretária explicou que já está sabendo do problema e que medidas estão sendo tomadas para melhorar a situação. "Além dos médicos por região, agora, na sexta-feira, tem mais um médico que atende qualquer paciente. Também foi aberto  processo seletivo para contratar mais um médico e um enfermeiro, porém, a demanda é muito grande, e precisa ser implantada ainda, mais uma equipe de saúde da família nesse local, além das três que já possui", alegou.
        A vereadora também questionou sobre as academias de saúde, que teriam que estar com as obras concluídas até dezembro. Sobre o problema, a secretária explicou que esteve em Brasília para tratar sobre o recurso para as academias e para a UPA. “Conseguimos adiar o prazo das obras para nove meses, pois o atraso se de devido às chuvas', concluiu.
Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

27/11/2014 - Audiência pública debate orçamento de 2015

Audiência pública debate orçamento de 2015


O  orçamento  de 2015,  que tem previsão de R$ 234 milhões, foi tema de audiência pública na nesta terça-feira, 25, na Câmara de Vereadores de Esteio.  O encontro, organizado pela Comissão de Finanças e Orçamento,  aconteceu na Sala de Sessões Luis Alécio Frainer e contou com a participação  dos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Jaime da Rosa (PSB) e Felipe Costella (PMDB) e Michele Pereira (PT). Na ocasião representantes das entidades ONG Grupo dos amigos e tratadores de Animais - Gata; a Liga Feminina de Combate ao Câncer e Corpo de Bombeiros, puderam conhecer o direcionamento de recursos do ano que vem. Conforme a proposta, estão destinadas às entidades recursos como, por exemplo para a Liga, R$ 70 mil; para a Associação de Deficientes visuais de Canoas (Adevic), que atende pacientes de Esteio, R$ 35.750,00; R$ 230 mil para o Funrebom e R$ 152 mil para o controle e castração de animais de rua.

De acordo com o presidente da Comissão, Jaime da Rosa , o projeto pode receber emendas parlamentares até o dia 2 de dezembro. A previsão é que a matéria seja apreciada na sessão de 9 de dezembro.
As projeções para as secretarias com maior volume de recursos são as de Educação, no valor de mais de R$ 63 milhões; Saúde com R$ 41 milhões; Obras R$ 31 milhões e Habitação R$ 19 milhões.  O orçamento deste ano está estimado em R$ 203.513.717,00. O projeto na íntegra pode  ser acessado no site da Câmara de Vereadores, no link Legislação - Orçamento 2015.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

27/11/2014 - Comissão de Educação recebe demandas da comunidade

Comissão de Educação recebe demandas da comunidade

A Comissão de Educação, constituída pelos vereadores Beatriz Lopes (PT), Rafael Figliero (PTB) e Jane Battistello (SDD) recebeu na na última terça-feira (25), a visita de duas moradoras que trouxeram demandas aos parlamentares. A moradora Fabiane Melgarecho a relatou que  filha de 10 anos possui quadro de autismo e atualmente estuda na escola Luiza Fraga. “Gostaria que minha filha tivesse apoio de uma monitora em sala de aula. Ela não tem maiores problemas de aprendizagem, entretanto,  em certos momentos, necessita de um reforço. O que a escola ofereceu foi uma monitora que auxiliasse minha filha e outra criança com síndrome de down, mas como as deficiências são diferentes, aleguei que o atendimento seria mais difícil”, disse.

Já o outro caso envolvia Denise Silveira, mãe de duas crianças que utilizam a rede municipal de educação infantil. Segundo a moradora, após uma transferência de seu filho, matriculado na escola Sestilia Ana Toniollo, não conseguiu mais vaga na rede municipal e conveniadas. “Preciso matricula meus filhos e regularizar esta situação, pois trabalho”, desabafou. A ideia, segundo a presidente da Comissão, Beatriz Lopes, é agendar uma reunião com a Secretaria de Educação para resolver as duas situações. 

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

27/11/2014 - Câmara de Esteio lembra Dia Nacional dos Ostomizados

Câmara de Esteio lembra Dia Nacional dos Ostomizados


A Câmara de Vereadores de Esteio lembrou nesta terça-feira, 25, o Dia Nacional dos Ostomizados, comemorado anualmente em 1 6 de novembro. A iniciativa é dos vereadores Jaime da Rosa (PSB) e Leonardo Pascoal (PP),  que encaminharam, com apoio do Plenário, uma moção de parabenização à Associação de Estomizados de Esteio (AEE), pela organização do Seminário Municipal em Atenção à Pessoa Estomizada e com Incontinência Urinária, realizado no auditório da ACISE no dia 13 de novembro.  “A intenção é registrar o reconhecimento pela belíssima iniciativa da  AEE, disseminando informações sobre um problema que atinge milhares de pessoas em nosso país”, explicaram os vereadores.

 

Por Andressa Michels - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Câmara de Esteio lembra Dia Nacional dos Ostomizados
Câmara de Esteio lembra Dia Nacional dos Ostomizados

27/11/2014 - Câmara de Esteio aprova Projeto que institui Jubilamento aos servidores públicos

Câmara de Esteio aprova Projeto que institui Jubilamento aos servidores públicos

 

 Foi aprovado na sessão da última semana o Projeto de Resolução de autoria da vereadora Beatriz Lopes (PT), que institui o prêmio de Jubilamento aos servidores efetivos do quadro funcional da Câmara de Esteio. O documento prevê homenagear os funcionários pelo trabalho prestado, concedendo aos mesmos uma singela retribuição e valorização pelo tempo laboral exercido.

Conforme o Projeto, os servidores que completarem 10, 15 e 20 anos receberão um diploma de Honra ao Mérito, sendo que os colaboradores com 25 anos ganharão uma placa de Honra ao Mérito na cor bronze e os funcionários que fecharem 30 anos de contribuição terão direito a uma placa de cor prata. Ao colaborador que se aposentar, será entregue a placa ouro.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Câmara de Esteio aprova Projeto que institui Jubilamento aos servidores públicos

Câmara de Esteio vota regulamentação da Lei de Acesso à Informação hoje

Câmara de Esteio vota regulamentação da Lei de Acesso à Informação hoje


Em 2013, o Legislativo esteiense conquistou um dos melhores índices da região no cumprimento da LAI

02/12/2014 - A Câmara de Vereadores de Esteio vota hoje (2/12), a resolução instituindo a Lei de Acesso à Informação, no âmbito do Legislativo. Com isso, será estabelecido que o Serviço  de Informação  ao  Cidadão  (SIC) deverá assegurar o atendimento e a orientação ao público quanto ao acesso à informação; tramitação de documentos da Câmara, recebimento e registro de pedidos conforme disposto na Lei Federal nº 12.527/11, que regula o acesso a informação previsto na Constituição Federal.
A ideia, segundo o presidente da Câmara, Leonardo Dahmer (PT), é facilitar ainda mais o acesso da sociedade aos atos legislativos e administrativos  realizados pela Câmara, além de aprimorar o atendimento oferecido ao cidadão.  "A regulamentação reforça ainda mais o princípio da gestão fiscal responsável para que qualquer cidadão possa ter o pleno acesso a todos os dados atinentes à atividade parlamentar, bem como à execução orçamentária e financeira, licitações, contratos e convênios. Desde implementada a lei federal, a Câmara vem disponibilizando todos os dados, receita e gastos,  inclusive salários dos servidores e vereadores, que estão à disposição no site para consulta", disse o presidente, lembrando que no ano passado a Câmara conquistou um dos melhores índices da região no cumprimento a LAI.  

A comunidade  pode buscar a informação acessando o site da Câmarawww.camaraesteio.rs.gov.br; através do telefone (51) 3458.5027) e, ainda, por e-mailsic@camaraesteio.rs.gov.br.  Dahmer ainda destaca que a Câmara de Esteio foi uma das pioneiras a oferecer este serviço, assim que foi aprovada a lei em 2011. "Antes já oferecíamos um serviço parecido, mantendo a disposição da comunidade - no site - informações sobre os gastos do Legislativo", afirmou.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

02/12/2014 - Comissão de Educação reúne-se com coordenação do Cemei

Comissão de Educação reúne-se com coordenação do Cemei



A moradora Fabiane Melgarecho saiu satisfeita da reunião realizada na tarde de hoje(2), na Câmara de Vereadores,  com os integrantes da Comissão de Educação, vereadores Beatriz Lopes (PT), Rafael Figliero (PTB) e Jane Battistello (SDD), além da coordenadora do Centro de Educação Municipal de Inclusão (Cemei), Marilza  de Melo, que tratou de situações de inclusão da filha, portadora de autismo, aluna do Centro de Educação Básica Luiza Fraga.  Melgarecho havia relatado na semana passada à Comissão,  que gostaria de apoio monitorado para a filha, de 10 anos, já que em certos momentos precisa de um reforço no atendimento. A mãe também relatou a falta de conhecimento do conteúdo e do trabalho realizado em sala de aula. 
Conforme a coordenadora, que explicou a existência de 187 casos de inclusão nas escolas municipais, a estudante receberá o atendimento inicial com a psicopedagoga e, posteriormente, passará a ser atendida também pela psicologia. Além disso, Marilza de Melo destacou a realização de reunião com a equipe diretiva para esclarecer o que está sendo trabalhado em sala de aula. "Vamos verificar o progresso da aluna. É importante que os pais se envolvam e conheçam o trabalho da equipe das salas de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE). Temos também o auxiliar de inclusão, que é a pessoa que acompanha ao banheiro, dá os remédios etc, mas que não faz o papel pedagógico, além do especialista que atende junto ao professor em sala de aula", disse. A coordenadora informou, ainda, depois de questionada pelos vereadores, que o recesso nesta área vai ocorrer em janeiro e o retorno será em fevereiro.
Segundo a presidente da Comissão, Beatriz Lopes, a Câmara está cumprindo seu papel no atendimento e na intermediação entre os problemas apresentados pela comunidade escolar e  o Executivo.  Marilza de Melo também disse estar à disposição da comunidade através do fone  3473.3081. 

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

02/12/2014 - Desafetação de área é tema de reunião da Comissão de Urbanização

 Desafetação de área é tema de reunião da Comissão de Urbanização

 

A Comissão de Urbanização, composta pelos vereadores Marcelo Kohlrausch (PDT), Rafael Figliero (PTB) e Harri Zanoni (PSB) reuniu-se hoje(2), à tarde, com a Diretora de Habitação, Elaine Silveira, a fim de tratar da desafetação de área, localizada no bairro Três Marias,  que será doada pela prefeitura para integrar o Programa Minha Casa Minha Vida. Na oportunidade, estiveram presentes também os vereadores Leonardo Pascoal (PP) e Leonardo Dahmer (PT). Segundo o presidente da Comissão, Marcelo Kohlrausch, a intenção é de buscar esclarecimentos sobre como funcionará o novo empreendimento. 

A diretora apresentou um mapeamento do terreno e explicou sobre a dinâmica. “O terreno em questão, aos fundos da área de pertencimento da Escola Paulo Freire, será cedido pela prefeitura e passará de bem público para bem dominial. Será feito chamamento público para recrutar entidades que apresentem propostas para esta área. A proposta vencedora será examinada pela Caixa Econômica Federal”, disse. Segundo Elaine Silveira,  a área possui cerca de quatro mil metros quadrados e será desafetada por estar em desuso, correndo o risco de ocupação irregular. Conforme a diretora, a renda para o cadastro será de zero a R$ 1,6 mil.  "Em março de 2015 serão abertas novas inscrições e refeitos os cadastros atuais do programa", destaca. Os parlamentares analisaram a documentação e entraram em consenso quanto à desafetação. O vereador Marcelo Kohlrausch emitirá um parecer para dar andamento à questão.
Por Aline Santos - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

02/12/2014 - Projeto que cria cargo de Técnico em Meio Ambiente deve ser votado em regime de urgência

Projeto  que cria cargo de Técnico em Meio Ambiente deve ser votado em regime de urgência

 

Na tarde de hoje (02), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, composta pelos vereadores Michele Pereira (PT), Marcelo Kohlrausch (PDT) e Harri Zanoni (PSB), além do presidente da Câmara, vereador Leonardo Dahmer (PT), reuniu-se com o Secretário de Obras, José Luiz da Silva, e com o biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, William Papi. Na pauta, o Projeto de Lei que cria o cargo de Técnico em Meio Ambiente na estrutura administrativa do Executivo. Segundo os representantes do Executivo, a criação do cargo se justifica pela necessidade destes profissionais na composição do quadro geral dos funcionários públicos municipais.  "As mudanças na legislação ambiental ampliaram as responsabilidades do município no que diz respeito ao licenciamento e fiscalização ambiental de atividades potencialmente poluidoras. Sendo assim, a criação do cargo de Técnico em Meio Ambiente vem para qualificar a equipe multidisciplinar necessária às ações de fiscalização e licenciamento ambiental, que necessitam de conhecimento específico para a correta aplicação da legislação ambiental e normas técnicas na proteção e preservação do meio ambiente", explicaram. O cargo será preenchido através de concurso público, e a carga horária será de 40 horas semanais. O projeto, conforme a presidente da Comissão, Michele Pereira, deverá ser votado em regime de urgência, na sessão de hoje(2), que inicia a partir das 18 horas.

 

Por Andressa Michels - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Ações do documento