Sala de imprensa/notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

30/12/2009 - Mesa Diretora para 2010 da Câmara de Vereadores de Esteio toma posse hoje

Mesa Diretora para 2010 da Câmara de Vereadores de Esteio toma posse  hoje

Peemedebista Sirlon Ribeiro assume presidência depois de três mandatos

    O vereador Sirlon Ribeiro (PMDB), eleito no último dia 15 deste mês, por unanimidade, será empossado  hoje, dia 30, às 18 horas, em cerimônia na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, presidente da Câmara de Vereadores de Esteio para o exercício de 2010. Sirlon terá na Mesa Diretora, também, os vereadores Luiz Duarte (PTB), como vice-presidente; Leonardo Dahmer (PT), primeiro secretário e Jaime da Rosa (PSB), como segundo secretário. A solenidade será conduzida pela atual presidente, Michele Pereira (PT). 
    Sirlon Ribeiro, que ocupa atualmente a vice-presidência,
 foi reeleito em 2008 pela terceira vez consecutiva, o vereador mais votado de Esteio, com 1662 votos. Natural de Cruz Alta e criado em Venâncio Aires, Sirlon, 57 anos, escolheu Esteio para viver há 32 anos. O vereador, que é industriário e presidente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e do Mobiliário de Esteio e Sapucaia do Sul, em três mandatos, assume pela primeira vez a direção do Legislativo.

31/12/2009 - Sirlon Ribeiro assume presidência da Câmara de Vereadores

Sirlon Ribeiro assume presidência da Câmara de Vereadores

 

A partir de amanhã, 1º de janeiro de 2010, Sirlon Ribeiro (PMDB), assume a presidência da Câmara de Vereadores de Esteio. A posse ocorreu ontem à noite, 30, na Sala de Sessões Luizlécio Frainer, com a presença de funcionários da Câmara, familiares e autoridades locais. Com apoio da Mesa Diretora composta pelo vice Luiz Duarte (PTB), Leonardo Dahmer, 1º secretário e Jaime da Rosa. 2º secretário, Sirlon garante que pretende pautar sua gestão pela transparência nos trabalhos da Casa e harmonia com o Executivo. Além disso, o novo presidente disse que não vai tormar as decisões sozinho. "Pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela vereadora Michele Pereira, e, principalmente, ouvir todos os vereadores nas decisões do Legislativo", ressalta. Sirlon falou dos desafios deste ano e   a transferência da Câmara para o prédio novo.

Na oportunidade, a ex-presidente, Michele Pereira (PT), falou do êxito da proposta de descentralização da Câmara, visando despertar o interesse da comunidade nas questões do Legislativo. Michele também aproveitou para lembrar algumas ações durante sua gestão, como a transparência, através da página na internet da Câmara; o retorno do informativo impresso; a reformulação da Lei Orgânica, além da economia gerada com a redução dos gastos com telefone e, de forma responsável e cautelosa, a conclusão da obra do prédio próprio do Legislativo (localizado na rua 24 de Agosto, 535). Michele aproveitou também, para entregar ao prefeito, Gilmar Rinaldi, o cheque de R$ 20,3 mil, resultado da economia gerada durante o ano, mesmo com o prédio em construção. Participaram da cerimônia de posse os vereadores Felipe Costella (PMDB), Ari da Center (PSB), Jane Battistello (PDT), Tânia Marli Rodrigues (PTB)e Therezinha Heller (PPS).

Mais fotos

Sirlon Ribeiro assume presidência da Câmara de Vereadores
Sirlon Ribeiro assume presidência da Câmara de Vereadores

24/03/2011 - Estudantes de Esteio preparam realizam em prol do Planeta amanhã

Estudantes de Esteio preparam realizam em prol do Planeta amanhã
   
Uma mobilização dos estudantes da Escola de Ensino Fundamental Santos Dumont, de Esteio, pretende chamar a atenção sobre o futuro do planeta e o aquecimento global. Engajados no projeto "Hora do Planeta", celebrado desde 2007 pela organização não-governamental WWF para mobilizar e conscientizar as pessoas sobre o aquecimento da terra, os estudantes da 8ª série, liderados pela professora Patrícia Fillman confeccionaram camisetas e faixas para uma passeata que ocorre amanhã, dia 25, às 9 horas, com saída da escola Santos Dumont (rua Pelotas). O itinerário, de acordo com a professora será pelas ruas Dom Pedro, Fernando Ferrari, 24 de agosto, avenida Presidente Vargas, avenida Claret, rua Bento gonçalves, avenida  Dom Pedro e finalizando na escola. Já no sábado, dia 26, durante todo o dia, os estudantes estarão distribuindo panfletos sobre a Hora do Planeta na avenida Presidente Vargas, Esquina Avenida Padre Felipe. 
    Segundo a educadora,  a edição deste ano, que homenageará com um minuto de silêncio as vítimas de catástrofes naturais, como o terremoto no Japão e as enchentes no Brasil e Austrália, pede que governos, empresas e a população apaguem as luzes das 20h30min às 21h30min no próximo sábado, dia 26. 
    Em todo o mundo, 3,8 mil cidades de 130 países foram mobilizadas até agora, mas os organizadores esperam chegar a 4,7 mil município.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

25/03/2011 - Grupo de capoeira é barrado nas escolas municipais de Esteio

 Grupo de capoeira é barrado nas escolas municipais de Esteio

 

Em reunião com a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Esteio, através das vereadoras Jane Battistello (PDT), Therezinha Heller (PPS) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), na tarde de ontem (22), integrantes do Grupo de Capoeira Arte, Vida e Vivência, informaram que foram barrados nas escolas municipais.

A representante da entidade, professora Cristina Gomes, que realiza curso há cerca de 12 anos na rede municipal, disse que não receberam nenhuma informação da secretaria de Educação sobre a nova norma. "O fato é que não há diálogo com a secretária de Educação", explica o professor Claúdio Amaral. Para a vereadora Michele Pereira (PT), que procurou informações junto ao executivo, a intenção da secretaria de Educação é não manter mais serviços particulares em escolas municipais. Também o vereador Jaime da Rosa (PSB), destacou que não há problemas em acabar com uma atividade, desde que sejam informadas. Um novo encontro com a secrertaria de Educação vai ocorrer no dia 30, às 13 horas. O grupo de capoeira atua nas escolas com autorização e apoio dos pais.
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

28/03/2011 - Gabinete nos bairros: presidente Luiz Duarte faz homenagem às mulheres

  Gabinete nos bairros: presidente Luiz Duarte faz homenagem às mulheres
O presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), esteve, durante a tarde desta sexta-feira (25) no Santo Inácio. Juntamente com seus assessores, Duarte distribuiu lembranças às mulheres do bairro, referente ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março. O Gabinete nos Bairros ocorre duas vezes ao mês e é uma forma de estar mais perto da comunidade, receber as propostas e reivindicações e dar encaminhamento a alguns pedidos. A próxima edição será no bairro São José, no dia 1º de abril.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

  Gabinete nos bairros: presidente Luiz Duarte faz homenagem às mulheres

30/03/2011 - Vereadora participa de sessão solene em homenagem a Força Sindical

Vereadora participa de sessão solene em homenagem a Força Sindical
Jane Battistello (PDT) participou, no dia 21, de uma sessão solene em homenagem aos 20 anos da Força Sindical, que reúne mais de 60 sindicatos. Entre os homenageados da noite esteve o presidente da entidade no Estado, Cláudio Janta. O evento foi promovido pela Câmara de Vereadores de São Leopoldo, a partir de uma proposta do vereador leopoldense Fernando Henning (PPS).
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 
Foto Adriani Lisley

31/03/2011 - Ex-vereadoras e ex-prefeitas foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher

Ex-vereadoras e ex-prefeitas foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher


    As 11 ex-vereadoras e as três ex-prefeitas de Esteio foram as homenageadas deste ano na Sessão Solene comemorativa ao Dia Internacional da Mulher na noite de ontem (29) na Câmara de Vereadores. A solenidade foi conduzida pela vereadora Michele Pereira (PT), proponente da homenagem e pelo mestre de cerimônias, o jornalista Cláudio Storck. Na oportunidade, a atividade contou com a participação da pretora do Fórum, Uiara Castilho Reis, que fez uma avaliação da evolução das políticas públicas de amparo à mulher e, especialmente, sobre a Lei Maria da Penha. A pretora informou que estão abertos, desde 2006, 350 processos de violência doméstica.  
    Para a pretora, algumas medidas deveriam adotodas, como a criação de uma delegacia especializada, campanhas de prevenção nas escolas; atendimento especializado ao agressor; criação de uma equipe multidisciplinar, com terapeuta, psicólogos visando melhorar  a autoestima da agredida; mais vagas em fazendas de recuperação, além de um trabalho preventivo nas escolas públicas e privadas. "Desta forma, as crianças desta geração teriam um destino diferente", pontuou. 
    As homenageadas, entre elas a ex-prefeita Sandra Silveira e duas chefes de Gabinete que assumiram o comando do município, as advogadas Patrícia Mello e Maria do Carmo Azeredo Domingues, bem como uma das primeiras vereadoras de Esteio, Ilsa Smigelskas, receberam uma placa de agradecimento pelo  trabalho desenvolvido em prol do município. A cerimônia também teve a participação artística do Canta Brasil.
    Exposição:

    A mostra fotográfica e  o registro dos trabalhos das ex-vereadoras e ex-prefeitas seguem expostas no Saguão do Legislativo até amanhã, 1º de abril.  Participaram da solenidade os vereadores Luiz Duarte (PTB), presidente da Câmara; Sirlon Ribeiro (PMDB); Tânia Marli Rodrigues (PTB), Felipe Costella (PMDB), vice-presidente; Jane Battistello (PDT); Jaime da rosa (PSB), Therezinha Heller (PPS) e Leonardo Dahmer (PPS).


Confira as homenageadas
:
  Jane Mary Sommer Krahe
1993 a 2008
·        Daianny Madalena Costa
2001 a 2008
·        Rute Viegas Pereira
1983 a 2008
·        Lídia Hillebrand
1997 a 2000
·        Marília Terezinha Dias
2001 a 2004
·        Eva Rosana Gomes Albino da Rosa
1997 a 2008
·        Valéria Junges da Silva Daitx
2001 a 2004
·        Hilda Gavene Dias
1977 a 1983
·        Bernadete Maciel Seibt
1983 a 1988
·        Ilsa Helma Smigelskas
1983 a 1988
·        Maria de Aguiar Dias
 1993 a 2004
·        Juraci Suppi Nichele
1993 a 2004
·        Lufredina Araújo Gaya
1973 a 1977
·        Patrícia de Oliveira Mello
09/12/2000; 08 a 19/05/2000; 10 a 12/12/2002
·        Sandra Beatriz Silveira
2001 a 2004 (em abril de 2002 assumiu como prefeita, 1º mandato)
2005 a 2008 (2º mandato)
·        Maria do Carmo Azeredo Domingues
 05 a 07/12/2003; 30/11 a 02/12/2004; 24 e 25/03/2004; 11/05/2004; 24/07/2004; 17/06/2003; 20 e 21/05/2003.
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Ex-vereadoras e ex-prefeitas foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher
Ex-vereadoras e ex-prefeitas foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher
Ex-vereadoras e ex-prefeitas foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher
Ex-vereadoras e ex-prefeitas foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher
Ex-vereadoras e ex-prefeitas foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher
Ex-vereadoras e ex-prefeitas foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher
Ex-vereadoras e ex-prefeitas foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher
Ex-vereadoras e ex-prefeitas foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher

31/03/2011 - Ana Affonso palestra na Câmara de Vereadores de Esteio

Ana Affonso palestra na Câmara de Vereadores de Esteio
Atividade fez parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher

    As Mulheres no Poder. Este foi o tema da palestra ministrada pela deputada federal Ana Affonso (PT), na Câmara de Vereadores de Esteio na noite de ontem (30), dentro das atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que teve iniciativa da vereadora Michele Pereira (PT). A deputada falou sobre a necessidade de seguirem as políticas públicas que vem sendo desenvolvidas em nível federal,  visando resgatar o lugar na mulher no cenário político. "Precisamos reforçar a ideia de ocupação do espaço destinado às mulheres, especialmente na área política", destaca. Ana Affonso, que foi vereadora e presidente da Câmara de São Leopoldo, também lembrou que as mulheres precisam ocupar seus espaços nas cadeiras das câmaras municipais e assembléias legislativas. "Somos sete mulheres em um total de 55 deputados", destacou, lembrando que em Esteio este número sempre foi mais equilibrado
    A deputada ressaltou, ainda, que o RS precisa assinar o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres,  proposto pelo governo federal, que já teve a adesão de todos os estados brasileiros.  "O RS é o único que ainda não aderiu ao pacto, que pretende combater com mais efetividade a violência", disse. 
    Na sequência, outra palestra com o tema, "A Mulher e o Plano Espiritual", foi ministrada pelo professor e instrutor na busca do autoconhecimento, Paulo Centeno. O evento foi acompanhado pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT) e Jane Battistello (PDT), além da chefe de gabinete do prefeito, Elise Müller. 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Ana Affonso palestra na Câmara de Vereadores de Esteio
Ana Affonso palestra na Câmara de Vereadores de Esteio
Ana Affonso palestra na Câmara de Vereadores de Esteio

01/04/2011 - Segurança: Brigada Militar vai intensificar ronda nas imediações do Trensurb

Segurança: Brigada Militar vai intensifcar ronda nas imediações do Trensurb
O policiamento nas imediações da Estação do Trensurb de Esteio foi  tema  da reunião nesta quarta-feira (30), no Plenário da Câmara de Vereadores. A ideia da Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos,  foi solicitar medidas mais efetivas para inibir o grande índice de assaltos nas imediações do trem.  Do encontro, com a presença do integrante da Comissão se Segurança, vereador Leonardo Dahmer (PT), também participaram o coordenador geral de Segurança da estatal, Carlos Alberto Montenegro; o capitão da Brigada Militar, Daniel Araújo; o secretário Municipal de Ações de Segurança Pública e Trânsito, Arno Leonhardt; o Secretario Municipal de Planejamento e Gestão, Norberto Bierhals  e as representantes do Movimento Ativista Vânia Araújo.  Na oportunidade, o secretário de Segurança garantiu que o Gabinete de Gestão Integrada também vem debatendo estas questões nas reuniões que ocorrem semanalmente e afirmou que o município está estudando a possibilidade de aquisição de uma câmera de identificação facial, que será instalada na passarela do Trensurb. Já o Capitão da Brigada Militar, Daniel Araújo, destacou que está tomando conhecimento das principais questões, pois há pouco mais de  um mês houve troca de comando na cidade. Para ele, o policiamento ostensivo e preventivo será o destaque do trabalho. “É preciso registrar todo e qualquer furto. Estas informações devem ser divulgadas para a segurança da população, e melhor realização de nosso trabalho”, pediu. Daniel afirmou, ainda,  que um soldado realizará ronda nos horários de maior movimento e de perigo. O horário será das 5 às 7 horas e das 22 até meia-noite. Além disso, o capitão da BM garantiu que serão realizadas rondas de viatura.   Na última semana, as integrantes do grupo Vânia Araújo e os vereadores Harri Zanoni (PSB) e Leonardo Dahmer (PT), entregaram um abaixo-assinado à direção  do Trensurb. Do encontro participaram as vereadoras, Jane Battistello (PDT) e Therezinha Heller (PPS) e o assessor de Gabinete vereador José Sirlon Ribeiro (PMDB).
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Segurança: Brigada Militar vai intensifcar ronda nas imediações do Trensurb

01/04/2011 - Vereadora participa da prestação contas da ampliação das vagas na educação infantil

Vereadora participa da prestação contas da ampliação das vagas na educação infantil

 

A vereadora Jane Battistello(PDT), presidente da Comissão de Educação, participou da cerimônia de prestação de contas da ampliação de vagas da educação infantil no último dia 29. A solenidade, de iniciativa da secretaria de Educação e Esporte, ocorreu no Centro de Educação Oswaldo Aranha e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o prefeito Gilmar Rinaldi. 

Na ocasião, os pais dos alunos de escolas particulares contratadas pela Prefeitura e conveniadas puderam conhecer o número de alunos atendidos desde 2008 e esclareceram dúvidas sobre as cláusulas dos convênios e contratos.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Vereadora participa da prestação contas da ampliação das vagas na educação infantil

05/04/2011 - Esteio: Therezinha Heller participa da 2ª Conferência Regional do Meio Ambiente

Esteio: Therezinha Heller participa da 2ª Conferência Regional do Meio Ambiente

A vereadora Therezinha Heller (PPS), participou, na manhã do último sábado (02),da 2ª Conferência Regional do Meio Ambiente. O evento, organizado pelo Lions Clube, Abrasinos e patrocinado pela Itaipu Binacional, foi realizado no auditório da Câmara de Vereadores de Esteio. Neste ano, a  conferência teve como tema Qualidade de Vida e Sustentabilidade. A atividade contou com a presença do prefeito, Gilmar Rinaldi, do secretário de meio ambiente, Gilberto Tim, além do juiz aposentado Ranolfo Vieira. Para a vereadora, a sustentabilidade é, hoje, a única forma viável para que o ser humano continue sua caminhada pela face do planeta. A"bdicar desse sistema é consumir os recursos naturais indispensáveis para nossa própria sobrevivência. Negar a aplicação das práticas de sustentabilidade do meio ambiente é, antes de qualquer coisa, negar a nós e as gerações futuras, o direito a vida e a continuidade de nossa espécie", destacou.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Fotos Adriano Rocha - PME

Mais fotos

Esteio: Therezinha Heller participa da 2ª Conferência Regional do Meio Ambiente

05/04/2011 - Câmara de Esteio vota R$ 2,5 milhão em crédito especial e suplementar

 
A Câmara de Vereadores de Esteio vota hoje, 5, às 18 horas, vários projetos que se referem à suplementação de verba e abertura de crédito especial, que totalizam um pouco mais R$ 2,5milhões. As matérias de iniciativa do Executivo referem-se a recursos para a secretaria de Educação R$ 1, 4 milhão, que servirão para reequipamentos das unidades escolares, equipamentos e material permanente.  serviços de terceiros; pessoal civil e reequipamento do gabinete do secretário. Já os R$ 899 mil serão utilizados em materiais de consumo e despesas com pessoas físicas. Além disso, R$ 67,2 mil serão destinados a transferência à União, referente ao Programa Esporte e Lazer na Cidade. 
Já para a secretaria de Cidadania e Assistência Social o recurso de R$ 41,4 mil servirá de reforço para aquisição de equipamentos e material permanente. Também para a secretaria de Cultura, os vereadores analisam, ainda, a verba de R$ 5,4 mil, para despesas com pessoa física. Conforme mensagem dos projetos, os recursos serão reduzidos, em sua maioria, do superávit financeiro apurado no exercício de 2010.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

06/04/2011 - Esteio: Vereadores aprovam R$ 2,5 em crédito especial e suplementar para o Executivo

Esteio: Vereadores aprovam R$ 2,5 em crédito especial e suplementar para o Executivo



    O recurso que totaliza um pouco mais R$ 2,5 milhões em crédito especial e suplementar teve aprovação unânime na sessão de ontem à noite (5) da Câmara de Vereadores de Esteio. Conforme os projetos, de iniciativa do Executivo,  a verba destina-se em quase sua totalidade para para a secretaria de Educação. A proposta de R$ 1, 4 milhão, conforme  mensagem do Executivo, será para reequipar  as unidades escolares; aquisição de material permanente; serviços de terceiros; pagamento de pessoal civil e reequipamento do gabinete do secretário. Já R$ 899 mil serão utilizados em materiais de consumo e despesas com pessoas físicas. Além disso, a matéria que prevê a devolução de R$ 67,2 mil  à União, referente ao Programa Esporte e Lazer na Cidade, também foi aprovada. Conforme o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Jaime da Rosa (PSB), a verba urinda do governo federal não foi totalmente utilizada pela secretaria e precisa ser devolvida. O executivo vai reduzir o valor do superávit financeiro apurado no balanço patrimonial de 2010.
Já a secretaria de Cidadania e Assistência Social vai ter um reforço de R$ 41,4 mil. O valor vai servir para aquisição de equipamentos e material permanente. Também para a secretaria de Cultura, os vereadores analisam, ainda, a verba de R$ 5,4 mil, para despesas com pessoa física. 
Ainda na ordem do dia os vereadores aprovaram o contrato de rateio das despesas de manutenção do Consórcio Público de Saneamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos sinos  - o Pró-Sinos. O valor que Esteio vai repassar será de R$ 45,6 mil. A medida, conforme o executivo, visa buscar a reabilitação do Rio dos Sinos. Também teve aprovação unânime dos vereadores o convênio com repasse de verbas para o Lar Betel, mantido pela Sociedade Beneficente Evangélica Betel. O recurso vai ser de um salário mínimo nacional por vaga colocada à disposição e efetivamente ocupada, com limite de 30 vagas. 
Por unanimidade, os vereadores aprovaram, ainda,  a alteração na Lei 5234/11, que criou o Adicional de Incentivo aos servidores. A matéria inclui dois cargos no incentivo: o engenheiro elétrico e o fiscal de licenciamento. Com a aprovação da lei, o número de cargos que recebem o benefício passa de 15 para 17.


Por Audrey Lockmann - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

06/04/2011 - Comissão de Saúde busca alternativas para atendimento mais rápido de especialidades

Comissão de Saúde busca alternativas para atendimento mais rápido de especialidades
A Comissão de Saúde, composta pelos vereadores Felipe Costella (PMDB), presidente; Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS), busca alternativas para atendimento mais rápido de especialidades médicas em Esteio. A ideia surgiu após a visita do representante da Mapa Serviços Médicos para Pronto Atendimento S/S ltda na tarde de terça-feira (5), à Comissão. De acordo com o presidente da Comissão, as especialidades médicas como otorrino; cardiologista; traumatologista, entre outros, onde os pacientes do SUS aguardam meses e até anos para serem atendidos, podem ser contratadas pelo município. "A contratação de tais serviços pelo município, através de um convênio com entidades prestadoras deste serviço, com preços baixos, seria a saída para desafogar a secretaria de Saúde e o Hospital São Camilo. "A exemplo da compra de vagas nas escolas particulares, poderíamos fazer o mesmo com a saúde", defendeu o vereador. As vereadoras Tânia Marli e Therezinha Heller também ressaltam a importância de se tomarem medidas que apressem o atendimento das especialidades. Nos próximos dias, a Comissão deve marcar agenda com o Secretário de Saúde, José Silveira, para apresentar a proposta.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

07/04/2011 - Esteio: Presidente da Câmara recebe representantes do PSDC

Esteio: Presidente da Câmara recebe representantes do PSDC
 

O presidente da Câmara de Esteio, Luiz Duarte(PTB) recebeu, na tarde desta terça-feira (05), representantes do Partido da Social Democracia Cristã, o PSDC.  O presidente estadual da sigla, Luiz Carlos Prates, comentou que a intenção da visita era conhecer melhor o vereador e propor uma futura aliança política, visando as eleições municipais, em 2012. “Queremos trabalhar com as famílias, que são o nosso foco de ação” destacou. O presidente da Câmara  ressaltou que a ideologia de Prates  e a sua, seguem o mesmo caminho.  “Atualmente, a saída é o trabalho em prol das famílias, visando resgatar a harmonia nos lares, há muito perdida", salienta. O encontro contou com a participação do  presidente do PSDC de Sapucaia do Sul, Thiago Batista.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Esteio: Presidente da Câmara recebe representantes do PSDC

08/04/2011 - Seminário Claretiano volta a ser pauta na Câmara de Esteio

Seminário Claretiano volta a ser pauta na Câmara de EsteioVereadora Michele Pereira questiona situação da segurança do local

A situação do antigo Seminário Claretiano de Esteio voltou a ser pauta na Câmara de Vereadores na última terça-feira, 5. O debate partiu da vereadora Michele Pereira (PT), que está solicitando ao Executivo, através do Plenário, informações sobre a situação da vigilância do local. Para a vereadora, medidas urgentes precisam ser adotadas no que se refere à segurança do prédio e dos moradores próximos ao seminário. Michele também disse ter dúvidas em relação à segurança, visto que informações fornecidas pelos moradores, de que a empresa que estava excutando o saneamento na cidade, não tem mais máquinas ou vigias no local.
O presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), destacou que a administração anterior apresentou um projeto e uma parte da população não aceitou. "Para fazer esta recuperação, é preciso saber de onde virão os recursos", salientou.O vereador Jaime da Rosa (PSB), também protestou sobre a situação de abandono do local.
Segundo o Executivo, existe um projeto para a restauração  e transformação em Centro Cultural. Para isso seria necessário investir mais de R$ 3 milhões.  A intenção do Executivo é que empresas privadas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida como a Lei Rouanet, sejam parceiras da iniciativa.

História:

Em 29 de dezembro de 1940, foi lançada a pedra fundamental, dando início a construção do Seminário Claretiano, que viria abrigar jovens de todo o Rio Grande do sul, na formação superior de sacerdotes claretianos. Na época, estava à frente, o padre Felipe Atucha, também fundador da Paróquia Imaculado Coração de Maria. A inauguração do prédio, que possuía uma área de 11 mil metros quadrados, sendo 6.454 metros quadrados de área construída, foi em 19 de março de 1943. Em 1º de dezembro de 1990 o seminario encerrou suas atividades. Temendo a total destruição, a Câmara de Vereadores tombou o prédio como patrimônio histórico em 21 de agosto de 2000, através da lei municipal 3062/00. Em junho de 2004, o único padre que ainda residia no local, André Carbonera, vinha sendo "sitiado" por jovens que usavam os prédios para o uso de drogas e prostituição. Na madrugada de 13 de agosto de 2005, foi incendiado. Em 2009, um novo incêndio colocou em risco o segundo prédio. As chamas foram controladas a tempo pelo Corpo de Bombeiros.  (Parte da história foi retirada do livro Ao Longo do Trilhos, do historiador Miguel Luz).

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 


Mais fotos

Seminário Claretiano volta a ser pauta na Câmara de Esteio

11/04/2011 - Comissão de Educação participa da festa de 42 anos escola Luiza Fraga

Comissão de Educação participa da festa de 42 anos escola Luiza Fraga


O Centro Municipal de Educação Básica  Luiza Silvestre de Fraga completou 42 anos no último sábado (9). A comemoração foi realizada no pátio da escola com a presença das vereadoras Jane Battistello (PDT), presidente da Comissão de Educação e Therezinha Heller (PPS), alunos, professores, pais e funcionários. Na oportunidade, o prefeito Gilmar Rinaldi disse que vai fornecer, a partir do segundo semestre 12 mil uniformes para os alunos. A ideia, segundo o prefeito, é evitar a desigualdade social.  A presidente da Comissão, Jane Battistello destacou a importância dos uniformes para os alunos, o que vai gerar um bem-estar entre todos, bem como garantir um pouco mais de segurança. "Aluno com uniforme é reconhecido pela comunidade, que pode auxiliar na proteção das crianças", disse. Ela aproveitou para parabenizar a direção da escola pelo aniversário. O prefeito também lembrou que está em fase de licitação a instalação de alarmes nas escolas para aumentar a segurança. 


Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Comissão de Educação participa da festa de 42 anos escola Luiza Fraga
Comissão de Educação participa da festa de 42 anos escola Luiza Fraga

11/04/2011 - Educação: Comissão de Educação visita CAIC

Educação: Comissão de Educação visita  CAIC


 
A presidente da Comissão de Educação, Jane Battistello (PDT), além da vereadora Tânia Marli Rodrigues (PTB) e o gabinete da vereadora Therezinha Heller (PPS) , visitaram na última sexta-feira, 8, a escola Maria Sirley Vargas Ferraz e o Centro de Atendimento Integral à Criança (CAIC), localizados  no Parque Primavera.  A atividade, que faz parte do projeto de fiscalização das escolas em Esteio, vem sendo realizada pela Comissão desde 2009. 

As vereadora puderam conhecer as novas dependências do Centro de Convivência do Programa de Prevenção à Violência, que  é utilizado pela comunidade do Território da Paz. Na oportunidade, as vereadoras aproveitaram para visitar o Posto de Saúde do Caic, que está em reformas para ampliação. "Nossa intenção é auxiliar as escolas no sentido de buscar as prioridades de cada instituição", declaram.
Por Audrey Lockmann - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Educação: Comissão de Educação visita  CAIC

Moradores atingidos pela enchente terão dia mobilização para confecção de documentos


A iniciativa, a pedido de vereadores, é da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do estado

Os vereadores Jaime da Rosa(PSB), Leonardo Pascoal(PP) e Marcelo Kohlrausch(PDT), participaram de reunião hoje(6), na Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), com secretário-adjunto da STDS, Juliano Paz,  para tratar sobre a mobilização de apoio aos atingidos pela enchente de julho.  Na oportunidade, foi firmada uma parceria entre os dirigentes da STDS, Executivo municipal e vereadores para confecção de segunda via de documentos - RG, CPF e Carteira de Trabalho, no próximo sábado, dia 8, na Casa dos Conselhos (rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), das 9 às 17 horas. Somente poderão solicitar a segunda via,  moradores atingidos pela enchente cadastrados para receber auxílio e seus familiares.


A STDS oferecerá, de acordo com a a  diretora do Departamento de Assistência Social (DAS), Carla Saraiva,  serviços e orientações sobre o Cadastro Único para Programas Sociais e Bolsa Família. “Estaremos com servidores da coordenação do Cadastro Único e também a assessoria técnica do DAS à disposição da população para orientá-los sobre o encaminhamento de benefícios e serviços oferecidos pelo Estado", falou. Participaram da reunião o   chefe de gabinete da STDS, Josué Francisco, o integrante da Secretaria Geral do governo do estado,  Sandro Severo, além de integrantes da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.

Confira os serviços:

CTPS: é necessário apresentar a RG ou Certidão de Nascimento ou Casamento atual (preferencialmente cópia e original do documento), comprovante de residência (com CEP), documento de identificação profissional (se tiver) e documento onde conste o número da CTPS anterior (rescisão contratual ou formulário do Seguro-Desemprego ou declaração da empresa com timbre, carimbo de CGC e assinatura do responsável). Não é necessário apresentar foto.

RG e CPF:  é necessário apresentar a Certidão de Nascimento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original). Casados ou viúvos podem apresentar a Certidão de Casamento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original). Menores de 16 anos devem estar acompanhados dos pais, avós ou tutores que estejam portando identidade.

Já para a certidão de nascimento é preciso procurar o Tabelionato de Registro Civil, localizado na rua Santo Amaro 97, no centro. No sábado, o tabelionato informa que também fará plantão.  Mais informações Fone: 3458.2648


 
Por Terezinha Bobsin
Reg prof MTb 7156

Vereadores de Esteio defendem permanência dos serviços de traumatologia e cirurgias de emergência no Hospital São Camilo

 

 

Em audiência no Ministério Público de Esteio, funcionários relataram as dificuldades para a transferência dos serviços para o hospital de Sapucaia do Sul


Os vereadores Leonardo Pascoal (PP) e Jaime da Rosa (PSB), além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Brito, participaram de reunião ontem(5), no Ministério Público, com o promotor de justiça, André de Azevedo Coelho, e funcionários do bloco cirúrgico do Hospital São Camilo, de Esteio. O encontro teve como propósito evitar o encerramento dos serviços de cirurgia de emergência e traumatologia do hospital, que devem ser transferidos para o Hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, conforme nota divulgada no dia 7 de julho no site da Prefeitura de Esteio. Em troca, conforme a informação, o São Camilo receberia as internações pediátricas realizadas em Sapucaia. Entretanto, o encerramento das cirurgias de emergência, no entendimento dos vereadores, do conselho e dos funcionários, deixaria os pacientes desassistidos, uma vez que pacientes politraumatizados não podem ser assistidos por um clínico, mas sim pelo médico cirurgião, em ambiente especifico para o procedimento.
Os funcionários argumentam, ainda, que o deslocamento dos pacientes de Esteio até Sapucaia não pode ser realizado com a estrutura atual do hospital, pois não há ambulância com suporte avançado, e a contratação desse serviço, além de possuir alto custo, também não suportaria a demanda em caso de ocorrências simultâneas. Outro fator observado pelo grupo é que o São Camilo não possuiria leitos e estrutura suficientes para acolher a demanda de internação pediátrica de Sapucaia. Ficou acordado que o promotor André de Azevedo analisará os argumentos do grupo e concederá uma resposta até a próxima semana.

Por Marco Aurélio Pass - estágio de Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

 

Ações do documento