Sala de imprensa/notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

27/04/2011 - Câmara de Esteio homenageia 45 anos da Apae

Câmara de Esteio homenageia 45 anos da Apae

    Portadores de necessidades especiais superaram os próprios limites durante a encenação do esquete "A Caixa Mágica" apresentado ontem (26) à noite na Câmara de Vereadores de Esteio, em solenidade comemorativa aos 45 anos da Associação de Pais e amigos dos Excepcionais na cidade. A apresentação foi do Grupo de Expressão Artística Superação, encenada pelos alunos Alessander Borges, Alexandre Ferreira, João Paulo Pires e Rafael Fay, sob a orientação dos professores Roberto Sampaio e Tatiana Tanara. Conforme o vice-presidente da Câmara e autor da homenagem a entidade, Felipe Costella (PMDB), a apresentação foi uma demonstração da importância que a Apae tem para o município, no momento em que resgata e inclui as pessoas portadoras de necessidades especiais na sociedade e, principalmente, no mercado de trabalho. "São diversos apaeanos inseridos no mercado de trabalho em Esteio. Isso demonstra a capacidade da entidade em tornar estas pessoas grandes vencedoras", diz. 
    Na oportunidade, o presidente da Apae, Afonso Tochetto, recebeu dos vereadores uma palca alusiva aos 45 anos. Tochetto, que está deixando a presidência nesta semana, destacou que a Câmara de Vereadores sempre apoiou as iniciativas da Apae. Afonso também ressaltou que a entidade está realizando um projeto piloto que servirá para todo o estado, que consiste na participação dos alunos em todas as oficinas oferecidas pela Apae. "São oficinas desenvolvidas como culinária; lavanderia educativa; artesanato; fábrica de chocolates; fábrica de sabonetes; oficinas terapêuticas; projeto Cãoterapia, onde todos os alunos participam. Antes, cada aluno participava somente de uma oficina", informou.  A cerimônia também contou com a apresentação do esquete "Coisas da vida", encenado pelo Grupo de Pais Mãos Criativas e pela coreografia do Grupo Cultural esperança de Viver. Durante o evento, o vereador Felipe Costella aproveitou para entregar uma cesta para o aluno da Apae, Sandro José Machado Fagundes, que completou 39 anos. Os professores também foram homenageados pelos vereadores.  A pretora do Forum de Esteio, Uiara Castilho Reis, tabém participou da cerimônia.
A solenidade contou com a direção do presidente da Câmara Luiz Duarte (PTB) e a participação dos vereadores Harri Zanoni(PSB), Jane Battistello (PDT), José Sirlon Ribeiro (PMDB), Leonardo Dahmer (PT)Michele Pereira (PT), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS)
Por Sâmela Lauz e Audrey Lockmann - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Câmara de Esteio homenageia 45 anos da Apae
Câmara de Esteio homenageia 45 anos da Apae
Câmara de Esteio homenageia 45 anos da Apae
Câmara de Esteio homenageia 45 anos da Apae
Câmara de Esteio homenageia 45 anos da Apae
Câmara de Esteio homenageia 45 anos da Apae
Câmara de Esteio homenageia 45 anos da Apae
Câmara de Esteio homenageia 45 anos da Apae

28/04/2011 - Esteio quer mais escolas profissionalizantes

Esteio quer mais escolas profissionalizantes
Embora a determinação legal  só exija atendimento  aos ensinos infantil e fundamental, Esteio, através do vereador Leonardo Dahmer (PT), iniciou uma mobilização na busca de cursos profissionalizantes para os moradores.  Um encontro, com a presença do coordenador da 27ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), Edson Portilho, um dos coordenadores do Curso Técnico da Escola Parobé, Márcio Seno, do prefeito, Gilmar Rinaldi, além dos vereadores Harri Zanoni (PSB), Jane Battistello (PDT) , Therezinha Heller(PPS) e diretores de escolas estaduais, ocorrido na última segunda-feira, 25, na Câmara de Vereadores, discutiu algumas ações para que mais escolas técnicas se instalem no município.  Uma das medidas adotadas durante o encontro,  está a criação de um grupo de trabalho que irá atuar na busca do ensino técnico profissionalizante. Na oportunidade, o vereador Leonardo Dahmer apresentou um diagnóstico da realidade socioeconômica de Esteio, que revela a quantidade de indústrias instaladas e o número de alunos que cursam o ensino médio atualmente. Um dos pontos que mais chamou a atenção do vereador é existência de apenas um curso técnico na cidade. Já o prefeito, Gilmar Rinaldi,  falou sobre o desenvolvimento futuro do município com vantagem da construção da BR-448 (Rodovia do Parque). “Serão 600 hectares com estrutura urbana, possibilitando desenvolvimento econômico e social, e geração de emprego e renda, através da criação de um parque industrial nesta área”, explica Rinaldi. Edson Portilho colocou a 27ª CRE como parceira e salientou a importância de conversar com diretores e alunos para saber o que eles querem para o ensino. Além disso, segundo Portilho, é preciso  saber, também,  a demanda de mão-de-obra existente em Esteio para apontar o perfil dos cursos técnicos.   Para Dahmer, a atividade foi positiva no sentido de discutir o futuro da cidade e as possibilidades de implantar uma escola técnica no município. “Esse é o primeiro e um importante passo  no sentido de avançar e incentivar a qualificação dos profissionais técnicos.  Agora o grupo começará a pensar qual a demanda educacional existente e como podemos trazer o ensino técnico para cidade”, comemora Dahmer. A proposta deste grupo é trabalhar em cima de três possibilidades, considerando a ampliação de cursos em escolas onde já existem ensino técnico, a vinda de extensões estaduais e federais, e a transformação de escolas estaduais em escolas técnicas. A atrividade também contou com a participação da presidente do Conselho Municipal de Educação, Silvia Heissler.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Esteio quer mais escolas profissionalizantes

28/04/2011 - Coordenador do Proesci visita Câmara de Vereadores de Esteio

Coordenador do Proesci visita Câmara de Vereadores de Esteio

 

O coordenador do Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania (Proesci), Carlos Roberto Santana, visitou na tarde de hoje (28), o presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Luiz Duarte(PTB). Na pauta esteve, entre outros assuntos, o lançamento do Território da Paz, no bairro Parque Primavera. O delegado aproveitou para explicar sobre o novo programa - o Proesci - , que foi criado nos moldes do Pronasci. " A diferença fundamental em relação ao Pronasci federal é a idade de foco dos programas. Enquanto o Pronasci volta-se às pessoas que tenham a partir de 24 anos, o Proesci dará maior atenção àquelas que tenham a partir de 12 anos", informa. O delegado ressalta que é por volta dessa idade que os jovens passam a ter acesso às drogas e outros tipos de crime. Santana explica, ainda, quando o crime é simplesmente combatido em uma determinada região, ele se reinstala tempos após a ação policial. "O programa busca, assim que combatido o crime na região, promover no local ações sociais e de lazer, para que estas possam tomar o lugar, impossibilitando o retorno do crime", disse. Duarte comemorou a instalação Território da Paz em Esteio com ações do Proesci e destacou que o movimento vai trazer grandes benefícios em termos de segurança, especialmente com a criação do policiamento comunitário, uma das metas do coordenador. "A comunidade vai voltar a confiar mais nos nossos policiais. Há muitos anos lutamos pelo resgate da segurança em diversos bairros do município", disse. Duarte aproveitou para fazer uma mapeamento dos principais bairros que precisam de medidas ostensivas com urgência.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

29/04/2011 - Comissão de Educação visita escola em construção no Novo Esteio

Comissão de Educação visita escola em construção no Novo Esteio
Na tarde desta quinta-feira, (28), a Comissão de Educação, Cultura e Desporto que é composta pelas vereadoras Jane Battistello (PDT) presidente, Tânia Marli Rodrigues (PTB) secretária e Therezinha Heller (PPS), visitaram a obra de construção da escola infantil, localizada  na rua Marechal Floriano, 45. A escola, cuja capacidade será de aproximadamente 120 alunos, terá oito salas e será construída com recursos do programa Proinfância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A obra, que está em fase final, depende ainda das pinturas em salas,  da instalação de interruptores e vidros do saguão. "Notamos que pequenas adequações precisam ser realizadas na escola, por ser para crianças de 0 a 5 anos", relatam. Além de um novo pedido de drenagem, para garantir a prevenção de um possível alagamento.A conclusão da obra está prevista para o inicio de junho A obra tem sido acompanhada desde o seu inicio. Está prevista também a construção de outra escola, a unidade será construída na rua Taquara, no Bairro Santo Inácio, ao lado da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV). As visitas da Comissão, que ocorrem desde 2009, fazem parte da proposta de conhecer as dificuldades das escolas e buscar auxílio na resolução dos problemas.
Por Audrey Lockmann - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Comissão de Educação visita escola em construção no Novo Esteio
Comissão de Educação visita escola em construção no Novo Esteio

02/05/2011 - Vereadores participam de sorteio de chaves no Residencial Renascer II

Vereadores participam de sorteio de chaves no Residencial Renascer II

 

Na última sexta-feira (29/04), foi realizada a cerimônia de inauguração do Residencial Renascer II e entrega por sorteio das chaves dos 160 apartamentos. Estiveram presentes, o presidente da Câmara vereador Luiz Duarte (PTB), os vereadores Felipe Costella (PMDB) e Leonardo Dahmer (PT), as vereadoras Jane Battistello (PDT) e Michele Pereira (PT), além do prefeito Gilmar Rinaldi, o vice Fladimir Costella; o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal em exercício, Hélio Luiz Duranti, a Diretora da Kaufmann Construtora e Incorporações, Mara Kaufmann, e o secretario municipal de Habitação, Marcelo Kohbrausch Pereira. O empreendimento faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida, destinado a familias com renda total de zero a três salários mínimos. Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento, que ocorreu na rua São Borja, 258, bairro Santo José.

Na oportunidade o sueprintendente da Caixa falou sobre o empenho da secretaria de Habitação.  “O intenso trabalho de todos os envolvidos teve um ótimo resultado, o momento é importante para os esteienses", ressaltou. Duarte destacou a concretização do projeto.  “Esta é uma luta que iniciou com Lula, e que deve continuar com o próximo governo”. O secretário de Habitação salientou, para os futuros moradores, a importância de preservar o ambiente. "O apoio da Caixa Econômica Federal foi fundamental para que o projeto fosse desenvolvido", observou . O secretário também agradeceu à Câmara de Vereadores,  que aprovou todos os projetos por unanimidade”. 
Cada unidade habitacional é composta por dois dormitórios, sala, banheiro, cozinha com área de serviço conjugada, 44m², distribuídos em 10 blocos de quatro pavimentos, com 80 vagas de estacionamento não autônomas, guarita, salão de festas e playground. As famílias sorteadas só ocupam o espaço após a assinatura do contrato, que ocorre no dia 13 de maio. As moradias são oferecidas pelo programa do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação (SMHAB) e as famílias beneficiadas foram selecionadas pela Caixa Econômica Federal depois da análise de critérios sociais.

Por Audrey Lockmann - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Vereadores participam de sorteio de chaves no Residencial Renascer II

03/05/2011 - Transporte público: edital de licitação deve ser alterado pelo Executivo novamente

Transporte público: edital de licitação deve ser alterado pelo Executivo novamente
Diversos itens que fazem parte do edital para exploração do transporte público em Esteio, entre eles, a pontuação da experiência da licitante, foram debatidos em reunião na tarde desta segunda-feira (02), na Câmara de Vereadores, a pedido da Comissão de Urbanização e Transporte. Este é o terceiro encontro mediado pela Câmara de Vereadores, que trata do edita, i reaberto recentemente pelo Executivo e que deve ser alterado novamente. De acordo com a Comissão, composta por Leonardo Dahmer (PT), Jaime da Rosa (PSB) e Jane Battistello (PDT) outros pontos de reclamação das empresas que exploram atualmente serviço - que integram o Consórcio Operacional de Esteio (COE) - são a forma de reconhecimento do tempo de prestação de serviço no município, unificando os regimes de pessoa física, empresa individual e pessoa jurídica, conforme prevê o parecer nº 7206 da Consultoria Jurídica do Município e a impossibilidade da participação de consórcios. Durante do encontro, que contou com a presença dos integrantes da Consultoria Jurídica do Município; do secretário de Segurança e Transporte, Arno Leonhardt; Apale e o promotor público Andre MacDonald. Na presença de autoridades e representantes de entidades como Federasul, CDL, Acise e Conselho de Transporte, o presidente da Comissão, Leonardo Dahmer, revelou que a maior discondância é a questão da pontução por experiência e a impossibilidade de participação de consórcios no processo.
Para o representante da Apale, Helio Rosa, motoristas com menos de cinco anos de experiência comprovada têm a pontuação muito baixa “Queremos saber por que as novas normas favorecem somente empresas com mais de 25 anos de experiência”, argumentou. Segundo o adovgado da Apale, Roberto silva, é uma questão de opção do município. "se quiser continuar com o sistema atual, em que há uma pulverização de operadores, o edital deve ser alterado, mas se quiser monopolizar o transporte público, o edital permanece como está”, pontuou. Ele ainda falou sobre a Lei Municipal 4.999 que trata sobre o favorecimento que micro e pequenas empresas devem receber em contratações públicas.
Segundo o secretário Arno Leonhardt, o município não pode fazer uma licitação especial para a empresa que já está em operação. "Não há como avaliar sem critérios de pontuação, a proposta é qualificar o atendimento”. Arno ainda destacou que o município vai exigir da empresa ganhadora um laudo técnico anual em uma oficina credenciada pelo Inmetro. “Queremos garantir a segurança dos usuários”, frisou. Além disso, segundo Arno, os itens que exigem veículos com sistema de bilhetagem eletrônica e adaptados para pessoas com deficiência não serão revistos, pois são prioridade para o Executivo. Entretanto, ficou acordado, que o tempo de experiência deverá ser reduzido de 25 para dez anos.
Conforme o secretário, o município não vai possibilitar a participação de consórcios. O promotor MacDonald comentou: “esse tipo de licitação é complicada, pois é preciso fazer de uma forma justa e ao mesmo tempo contemplar as intenções do Executivo. É como montar um quebra-cabeças”. Segundo ele, a forma de pontuação está um tento desproporcional, mas ainda assim não há argumentos para suspender o atual edital. O vereador Jaime destacou que a intenção da Câmara foi de colaborar para um processo legal e transparente. Também participaram do encontro os vereadores Harri Zanoni (PSB), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Michele Pereira (PT).
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Transporte público: edital de licitação deve ser alterado pelo Executivo novamente

05/05/2011 - Vereadores de Esteio aprovam R$ 84 mil em crédito especial

A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na noite de ontem (3), R$ 84 mil em crédito especial, a pedido do Executivo. Conforme os projetos, R$ 15 mil serão destinados a reforçar o orçamento da secretaria de Saúde, visando atender a demanda referente a prorrogação da licença maternidade; R$ 9 mil será utilizados na manutenção do gabinete da secretaria da Fazenda; e R$ 60 mil devem cobrir despesas com benefícios previdenciários da secretaria de Educação. Também teve aprovação unânime dos vereadores uma secundação de apoio a proposta do vereador canoense, Juarez Carlos Hoy (PDT), para que o governo do Estado realize um estudo técnico visando a redução da taxa de confecção da primeira e segunda via da carteira de identidade, que custam, atualmente, R$ 29,89 e R$ 42,70 respectivamente. O vereador justifica que a taxa de expedição do documento no RS é uma das maiores do país. Minas Gerais, por exemplo, o custo é de R$ 9,99 tanto a primeira como a segunda via.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

05/05/2011 - Esteio vai decidir se aumenta número de vagas na Câmara de Vereadores quarta-feira

A Câmara de Vereadores de Esteio vai se reunir na próxima quarta-feira, 11, às 19 horas, no Plenário, com os presidentes e integrantes dos partidos políticos do município para decidir se aumentará ou não o número de cadeiras na Casa para 2012. A medida atende a emenda constitucional 58/2009, que trata da recomposição das câmaras municipais. O prazo máximo para a votação é outubro deste ano, para que a alteração na Lei Orgânica possa valer para as próximas eleições. Segundo o presidente, Luiz Duarte (PTB), o número de vagas na Câmara que Esteio pode ter é de no máximo 15, conforme o número de habitantes. "Vamos decidir juntamente com os partidos o número ideal de vereadores para a cidade", diz. Desde 2005 o município possui dez vereadores.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

05/05/2011 - Vereadora propõe a criação de um Banco Municipal de Leite Materno

A vereadora de Esteio, Jane Battistello (PDT) entrou com um anteprojeto, durante a sessão ordinário desta terça-feira (03), que trata sobre a criação de um Banco de Leite Materno. Segundo a vereadora, a intenção é oferecer aos recém-nascidos, cujas mães estão impossibilitadas de amamentar, a oportunidade de ter acesso ao leite materno.

“Devemos atender à necessidades dos recém-nascidos, principalmente dos prematuros desnutridos e lactentes com patologias que exijam o aleitamento natural”, argumentou. Além disso, Jane ainda reforçou a questão da conscientização da comunidade sobre a relevância da amamentação para reduzir a mortalidade infantil. O anteprojeto foi enviado ao Executivo e deve ser analisado. Se aprovado, volta à Câmara na forma de Projeto de Lei, para posterior apreciação do Plenário.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

06/05/2011 - Novo Esteio: vereadora chama atenção para a situação das ruas do bairro

Novo Esteio: vereadora chama atenção para a situação das ruas do bairro
A vereadora Therezinha Heller (PPS), entrou com diversos requerimentos durante a última sessão ordinária da Câmara, nesta terça-feira (03), a maioria voltados aos buracos que existem nas vias do bairro, situação que tem sido motivo de reclamação dos moradores da comunidade. Segundo a vereadora, em algumas ruas, como a Monteiro Lobato, é preciso transitar em zigue-zague, colocando em risco a segurança dos transeuntes. “Os buracos são enormes e em toda a extensão da rua”, completou. Ela ainda pediu providências para os buracos na Avenida Celina Kroeff, principal via de acesso ao bairro. Além da falta de manutenção das vias, Therezinha ressalta também a questão das bocas-de-lobo entupidas, que causam diversos transtornos aos moradores em dias de chuva. Ela ainda reforça a necessidade urgente de dedetizar os focos de mosquitos que existem em diversos pontos do bairro. “A comunidade está preocupada com a dengue. Um pedido foi feito em janeiro, mas até agora, não tivemos resposta”.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Novo Esteio: vereadora chama atenção para a situação das ruas do bairro

06/05/2011 - Senador Paim debate redução da jornada de trabalho em Esteio

Senador Paim debate redução da jornada de trabalho em Esteio


    O plenário da Câmara de Vereadores de Esteio foi palco de palestra sobre a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, proposta pelo senador Paulo Paim. O encontro ocorreu na manhã de hoje (6), com a presença do deputado estadual Nelson Luiz da Silva, o Nelsinho Metalúrgico, além do assessor superior do governo do Estado, Milton Viário, dos vereadores Leonardo Dahmer (PT) e Jane Battistello (PDT), assessoria do presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB) e integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Durante a atividade, Paim defendeu a necessidade de movimentação dos brasileiros para forçar a votação do projeto de lei 64/2003 no Senado. "A redução da jornada de trabalho é um dos instrumentos para a geração de novos postaos de trabalho. Somente com a mobilização de todos, este projeto será votado", explica. Para ele, não existem motivos ou argumentos contra a proposta, já que não haverá gastos para as empresas. 
    O senador também falou sobre outra bandeira que defende: a extinção do fator previdenciário. O projeto de Lei 3299/08, que estingue o fator do cálculo do valor que o aponsentado deve receber de benefício. A fórmula atual, segundo Paim, leva em conta o tempo de contribuição do trabalhador, sua idade e a expectativa de vida do brasileiro. Paim destacou, ainda, que a Previdência não está falida, como está sendo alardeado em todos os cantos do país. "Nossa previdência deveria ser modelo para o mundo", observa. 
    Durante o debate, com a presença de trabalhadores da Oi, Paim leu a carta do Sindicato dos Telefônicos do RS - Sinttel, dos trabalhadores terceirizados da Oi no RS, categoria que está em greve desde o final de abril, em busca de melhores condições de trabalho e salariais. "A greve é a única forma de fazer com que as revindicações da classe sejam ouvidas", garante. A carta à população será lida também no Senado na próxima sessão. 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Senador Paim debate redução da jornada de trabalho em Esteio
Senador Paim debate redução da jornada de trabalho em Esteio
Senador Paim debate redução da jornada de trabalho em Esteio

09/05/2011 - Câmara altera data da sessão ordinária

Câmara altera data da sessão ordinária


A Mesa Diretora da Câmara, por meio de uma Resolução, alterou a data e o horário da próxima sessão ordinária, que ocorrerá no dia 11/05, às 15 horas. A mudança se faz necessária em função do desligamento programado da energia elétrica na região onde a Câmara está situada.

O Legislativo foi informado, via email, pela AES Sul – Distribuidora Gaúcha de Energia SA, no dia 19 de abril, de que a interrupção do fornecimento de energia é para dar continuidade ao programa de expansão e melhoramento do sistema de distribuição. Além da sessão, as reuniões das comissões parlamentares também devem ocorrer na quarta-feira, ao invés de terça. A AES Sul ressalta que a manutenção só será realizada se o clima estiver favorável. O desligamento está programado para ocorrer das 13h30 até 18h30 nas ruas:

Aurelio Porto, nº 24 – Três Portos

Bento Gonçalves, do nº 260 ao nº 517 – Centro

Boqueirão, nº 384 – Vila Triângulo

Pe. Felipe, do nº 511 ao nº 757 - Centro
Pedro Lerbach, do nº 83 ao nº 83 - Centro
Pelotas, do nº 1122 ao nº 1341 - Centro
Santo Antonio, do nº 20 ao nº 262 - Centro
São Borja, nº 272 – Vila São José
São Jerônimo,  do nº 33 ao nº 36 - Centro
São Leopoldo,  nº 131 – Vila Cohab
Tiradentes,  nº 83  - Vila Osório
Vinte e Quatro de Agosto, do nº 384 ao nº 997 - Centro

 

O expediente interno e externo será suspenso a partir das 12 horas de terça (10) e em função disso, os servidores compensarão o horário na quarta (11).


Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

11/05/2011 - Prédio da Câmara de Esteio serve de exemplo para Santa Cruz

Prédio da Câmara de Esteio serve de exemplo para Santa Cruz

 

O prédio da Câmara de Vereadores de Esteio vem servindo de exemplo para algumas cidades, a exemplo de Canoas, recentemente. Desta vez, os vereadores receberam a visita do presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, cidade localizada na Encosta Inferior do Nordeste do Estado, André Francisco Scheibler (PTB), acompanhado do diretor geral Sergio Luis Böhn e do diretor administrativo Carlos Henrique Weiss,  na tarde desta quarta-feira (11). Segundo André, a Câmara de Esteio foi indicada pelo IGAM (Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos) como modelo na execução do projeto de construção da sede própria.  O presidente explica que a Câmara  paga aluguel em prédio onde funcionava um cinema. Reunidos com o presidente da Câmara de Esteio,  Luiz Duarte (PTB), e o diretor geral, Ricardo Silva,  os visitantes puderam conhecer o processo de licitação dos móveis e a compra do terreno, entre outros. Além disso, conheceram algumas das instalações do prédio. Duarte aproveitou para comentar algumas medidas adotadas, como a inexistência de verba de gabinete, diárias ou celular funcional. O presidente ainda destacou um assunto em evidência: a questão do aumento ou não de cadeiras legislativas: “Hoje mesmo vamos nos reunir com os partidos para discutir isso”, completou. Scheibler disse que em Santa Cruz a questão também está em pauta. "Atualmente são 11 vereadores, mas já decidimos que serão aumentados o número de cadeiras na Câmara de Vereadores para 17", informou.  A comitiva também visitou o gabinete do vice-presidente, Felipe Costella(PMDB).

Por Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Prédio da Câmara de Esteio serve de exemplo para Santa Cruz

12/05/2011 - Discussão sobre aumento no número de vereadores vai ser estendida à comunidade

 Discussão sobre aumento no número de vereadores vai ser estendida à comunidade
   
O debate sobre a recomposição de vereadores na Câmara de Esteio vai ser estendido à comunidade e entidades organizadas. Esta foi a decisão durante a  reunião realizada no último dia 11, no Plenário, de iniciativa do presidente Luiz Duarte (PTB), com a presença dos presidentes  e integrantes do PMDB, PTB, PT, PRB, PC do B, PV e PDT. A ideia foi de discutir a emenda constitucional 58/2009, que trata da recomposição das câmaras municipais em todo o país. O prazo máximo para a votação é outubro deste ano, para que a alteração na Lei Orgânica possa valer para as próximas eleições. Segundo Luiz Duarte , o número de vagas na Câmara que Esteio pode ter é de no máximo 15, conforme o número de habitantes. 
    Conforme o presidente do PMDB, Juvir Costella,  a discussão vem sendo realizada no partido desde o ano passado. "Vamos ouvir a sociedade organizada e, depois, o que a plenária decidir, deve ser acatado. Não podemos esperar até julho ou agosto para iniciar as discussões. A sociedade precisa começar a discutir", pede. O vereador Leonardo Dahmer (PT), também entende que o debate precisa ser mais amplo, através de um plebiscito. "Uma de nossas bandeiras é a democracia participativa, onde cada pessoa possa exercer sua cidadania. Por isso, os espaços devem ser ampliados e valorizados", explica. Os representantes do PDT, PV, PC do B, PTB também acreditam que a alteração no número de cadeiras precisa ser discutida em audiência pública. Um novo encontro ficou agendado para 15 de junho, às 19 horas no Plenário. Participaram da reunião os vereadores Felipe Costella (PMDB) e Tânia Marli Rodrigues (PTB)

12/05/2011 - Câmara de Esteio sedia exposição coletiva de arte

Câmara de Esteio sedia exposição coletiva de arte

O saguão da Câmara está mais colorido desde ontem (11). O que enche os olhos e atrai os funcionários e visitantes do prédio são as obras de três artistas esteienses. Janete Caviragui, Manoel Quadros e Wilson Andrade expõem suas obras num movimento coletivo que busca espaço nos locais públicos de maior circulação na cidade. Com técnicas e materiais diferentes, algumas das obras estão à venda, inclusive.

Segundo Manoel, que é formado em Desenho pela UFRGS, os artistas da cidade enfrentam algumas dificuldades para conseguir expor seus trabalhos. “Ficamos contentes em mostrar nosso trabalho na Câmara e agradecemos o incentivo”, comentou.  Wilson ainda argumentou: “nossa cidade é muito carente na área cultural, não há um fomento constante. As pessoas acabam não se interessando”, concluiu.

A exposição itinerante permanece no Legislativo até o dia 18. A Câmara fica na Rua 24 de Agosto, 535, centro e funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h30.


Por Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Câmara de Esteio sedia exposição coletiva de arte
Câmara de Esteio sedia exposição coletiva de arte

13/05/2011 - Onix Lorenzoni visita a Câmara de Esteio

 Onix Lorenzoni visita a Câmara de Esteio
A vereadora Jane Battistello (PDT) recebeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira (12), o deputado federal Onyx Lorenzoni. De passagem pela cidade, Onyx veio à Câmara especialmente para uma visita de cortesia. Durante o encontro, o deputado e a vereadora conversaram sobre os projetos para este ano e possíveis sugestões de emenda. “Estamos trocando ideias a respeito das emendas que a vereadora pode fazer para o Orçamento de 2012, que é votado em outubro”, explicou Onyx. Ele ainda comentou que tem uma relação de amizade com Jane há algum tempo e por isso separou um tempo para a visita.
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

 Onix Lorenzoni visita a Câmara de Esteio

13/05/2011 - RS adere ao Pacto pelo Enfrentamento à violência contra as mulheres

RS adere ao Pacto pelo Enfrentamento à violência contra as mulheres
Assinatura foi realizada na Casa das Mulheres da Paz, em Canoas O Rio Grande do Sul aderiu, no início do mês, ao Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, acordo de cooperação federativo que prevê a implementação de políticas públicas amplas e articuladas entre União, Estados e municípios brasileiros. O ato de assinatura do pacto, realizado na Casa das Mulheres da Paz, em Canoas, região Metropolitana de Porto Alegre, contou com as presenças da ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) Iriny Lopes, do governador Tarso Genro, além das vereadoras de Esteio, Michele Pereira (PT), Jane Battistello (PDT), Therezinha Heller (PPS) e Tânia Marli Rodrigues (PTB) e da defensora pública-geral do Estado, Jussara Acosta, entre outras autoridades. O Rio Grande do Sul é o último Estado a aderir ao pacto, em vigor desde 2007. Os eixos estruturantes do programa são o fortalecimento dos serviços especializados da Rede de Atendimento e implementação da Lei Maria da Penha, a proteção dos direitos sexuais e reprodutivos e a implementação do Plano Integrado de Enfrentamento da Feminização da Aids, o combate à exploração sexual e ao tráfico de mulheres, e a promoção dos direitos humanos das mulheres em situação de prisão. Cooperação Atualmente, no Rio Grande do Sul, 16 municípios são polos de referência no atendimento e no acolhimento às mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social, com acompanhamento da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). O acordo prevê um avanço nas articulações entre a sociedade gaúcha e os órgãos públicos de áreas como assistência social, segurança pública, educação, justiça, cultura, saúde e as organizações não-governamentais em prol da execução de políticas de enfrentamento à violência no Estado.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

16/05/2011 - Gabinete nos Bairros lembrou Dia das Mães

Gabinete nos Bairros lembrou Dia das Mães

 

O vereador Luiz Duarte (PTB), homenageou o Dia das Mães durante o Gabinete nos Bairros na última semana. Na oportunidade, Duarte e assessoria ouviram as demandas dos moradores do Centro na avenida Presidente Vargas. Para Duarte é a oportunidade dos moradores fazerem suas sugestões ou reclamações. "Estes dados serão encaminhados ao Executivo para possíveis soluções, com a máxima brevidade", destaca. O Gabinete nos Bairros é realizado desde 2006 a cada 15 dias e é uma forma de estar mais perto da comunidade, receber as propostas e reivindicações. O Gabinete segue atendendo no centro na próxima sexta-feira, 20, a partir das 15 horas. Os interessados em receber o Gabinete nos Bairros podem enviar e-mail para vereadorluizduarte@hotmail.com ou por telefone 34585019 ou 34585020.

 

Por Audrey Lockmann - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

17/05/2011 - Ensino Médio: Esteio faz parte do Grupo de Trabalho que vai fazer levantamentos na região

Ensino Médio: Esteio faz parte do Grupo de Trabalho que vai fazer levantamentos na região

   

Esteio está entre as cidades do RS (Viamão, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga, Lajeado, Portão e São Sebastião do Caí) que devem compor um Grupo de trabalho para executar levantamento das principais demandas da região sobre as necessidades relativas ao ensino profissionalizante dos municípios. A medida foi adotada em reunião na tarde de ontem (16), com o secretário de Educação do RS, Jose Clovis de Azevedo. Entre as autoridades presentes estavam o vereador de Esteio, Leonardo Dahmer (PT), além de prefeitos, deputados estaduais, federais e diretores de instituições de ensino da região metropolitana de Porto Alegre. No encontro, que contou com a participação da secretária-adjunta, Maria Eulalia Nascimento e do diretor superintendente da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), Pedro Luiz Maboni, foram destacadas as ações federais de incentivo ao ensino técnico. 

    Na oportunidade, Azevedo ressaltou que a vinda dos representantes demonstra grande preocupação nos níveis dos poderes legislativo estadual e executivo municipal com a educação e falou sobre o Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica e Emprego), organizado pelo Ministério da Educação (MEC).  "Com a ampliação da rede, os estudantes de ensino médio de escolas públicas (sem limite de renda mensal familiar) que se interessassem podem fazer cursos técnicos gratuitos nas escolas do Sistema S, gratuitamente, no turno contrário aos das aulas regulares.", disse.  O secretário garantiu, ainda, que através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do MEC, devem ser construídas no Estado mais seis novas escolas de ensino técnico. "Destas, certamente alguma virá para a região metropolitana", informou.

    A secretária-adjunta da Seduc também falou sobre o PAR (programa de ações articuladas), forma de adequação dos financiamentos federais para os Estados e municípios. Eulália Nascimento destacou a necessidade de, além de se buscar a ampliação da rede, a importância da discussão do currículo dos cursos profissionalizantes. “Antigamente se pensava em formar apenas pessoas para o trabalho, hoje é preciso uma educação técnica que pense o mundo do trabalho como um todo”, afirmou.  Da reunião também foi decidido que será organizada uma força-tarefa para reforçar as demandas do grupo de trabalho. Participaram do encontro o  deputado estadual Ronaldo Zülke, a deputada estadual, Ana Affonso (PT) entre outras autoridades.

Por Audrey Lockmann - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Ensino Médio: Esteio faz parte do Grupo de Trabalho que vai fazer levantamentos na região
Ensino Médio: Esteio faz parte do Grupo de Trabalho que vai fazer levantamentos na região

17/05/2011 - Câmara de Esteio participa da reinauguração do Ginásio Municipal Edgar Piccioni

Câmara de Esteio participa da reinauguração do Ginásio Municipal Edgar Piccioni
O presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB) e os vereadores Felipe Costella (PMDB), Ari da Center (PSB), Leonardo Dahmer (PT), Jane Battistello (PDT), Therezinha Heller (PPS), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Michele Pereira (PT), participaram da reinauguração do Ginásio Municipal de Esportes Edgar Piccioni e abertura da VII Copa dos Campeões de Futsal, ocorrida na noite de ontem(16). “Só quem esteve envolvido na reforma sabe o quanto estamos felizes hoje” disse o vice-prefeito Fladimir Costella. Ele ainda comentou que o prazo para realização da obra era curto e não fosse a ajuda de voluntários da própria comunidade, os reparos não ficariam prontos em tempo hábil para a realização do torneio. Duarte comemorou a conquista.  “Este é um momento histórico, muitos não acreditavam que um campeonato grande como a Copa dos Campeões viria para Esteio”. Já o prefeito, Gilmar Rinaldi, chamou atenção para a importância da conservação do local. “Este espaço é de todos os esportes e de todos os esteienses, cabe à comunidade fiscalizar e cuidar dessa área de lazer”, completou. Antes da abertura da Copa, ocorreu um jogo amistoso entre os times da Câmara de Vereadores e da Prefeitura. Com placar final de 3x2 para a Câmara, a partida rendeu momentos de descontração entre vereadores, prefeito, vice e servidores. O presidente da Câmara, Luiz Duarte, e o prefeito, Gilmar Rinaldi, participaram dos primeiros minutos de partida. O evento contou com um público de aproximadamente  2 mil pessoas. A Copa dos Campeões será realizada até o dia 22 de julho e vai contar com a participação de 32 equipes, sete delas de Esteio. Serão cem jogos que vão movimentar a cidade. O time que ficar com o primeiro lugar leva um carro zero quilômetro. O vice-campeão fica com uma moto e o terceiro colocado ganha um aparelho de TV 46 polegadas. Na primeira fase, são sempre três jogos por noite. A entrada é gratuita. Confira os jogos de quarta-feira (18): 20h15min Lajeado Futsal (Canoas) X ACBF Sub-20 (Carlos Barbosa) 21h05min Da Rocha (Caxias do Sul) X DMD Futsal (Pinhal/Tramandaí) 21h55min Corinthias Paladino/Roms Car (Alvorada) X River Braz Futsal (Alvorada).
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Câmara de Esteio participa da reinauguração do Ginásio Municipal Edgar Piccioni
Câmara de Esteio participa da reinauguração do Ginásio Municipal Edgar Piccioni
Câmara de Esteio participa da reinauguração do Ginásio Municipal Edgar Piccioni
Câmara de Esteio participa da reinauguração do Ginásio Municipal Edgar Piccioni

Ações do documento