Sala de imprensa/notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

18/05/2011 - Campanha de Conscientização contra Drogas movimenta Parque Galvany Guedes

Campanha de Conscientização contra Drogas movimenta Parque Galvani Guedes

Uma iniciativa conjunta entre a Brigada Militar e o gabinete do vereador Felipe Costella (PMDB), movimentou no último sábado, 14, o Parque Galvany Guedes.  A Campanha de Conscientização contra Drogas levou aos moradores de Esteio diversas atrações com o grupo Jovem cidadão Consciente (JCC), que abordou as leis de trânsito; o grupo de escoteiros Capitão Bretani, além da blitz Te Liga na Vida, com distribuição de material informativo com dicas sobre direção defensiva e trânsito seguro. As atrações culturais com as bandas Duda Furacão, Irmãos Wendleu, Victor e Norton, Milena Costa e Daniela Correa, participaram do evento, mas em função da chuva não puderam realizar os shows.  Além disso, a Brigada Militar, através do Programa Educacional de Resistência às Drogras e à violência (Proerd), realizou palestras no local. A comunidade também recebeu serviços como, por exemplo,  confecção de carteiras de identidades da Casa do Trabalhador. As crianças puderam contar com brincadeiras com palhaços e mascotes do Proerd e do Te Liga na vida.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
 

Mais fotos

Campanha de Conscientização contra Drogas movimenta Parque Galvani Guedes
Campanha de Conscientização contra Drogas movimenta Parque Galvani Guedes
Campanha de Conscientização contra Drogas movimenta Parque Galvani Guedes

19/05/2011 - Gabinete nos Bairros estará no Centro amanhã

O Gabinete nos Bairros, uma iniciativa do vereador Luiz Duarte (PTB), estará no Centro amanhã, 20, a partir das 16 horas. Duarte  e assessoria estarão na avenida Presidente Vargas, esquina com a rua Santo Amaro, onde devem ouvir  as demandas dos moradores.  Para Duarte é a oportunidade dos moradores fazerem suas sugestões ou reclamações. "Estes dados serão encaminhados ao Executivo para possíveis soluções, com a máxima brevidade", destaca. O Gabinete nos Bairros é realizado desde 2006 a cada 15 dias e  é uma forma de estar mais perto da comunidade, receber as propostas e reivindicações. No dia 28 de maio, o gabinete estará no Bairro São Sebastião (Meu Cantinho) e Vila Ezequiel. Os interessados em receber o Gabinete nos Bairros podem enviar e-mail para vereadorluizduarte@hotmail.com.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

20/05/2011 - Prefeitura anuncia construção de praça no Novo Esteio

Prefeitura anuncia construção de praça no Novo Esteio

Na tarde desta quinta-feira (19), a vereadora Therezinha Heller (PPS), o prefeito Gilmar Rinaldi e os alunos do 3° ano do ensino fundamental da escola municipal Luiza Silvestre de Fraga, visitaram a área escolhida para a construção de uma praça no bairro Novo Esteio, localizada nos fundos da escola Bairro do Parque (rua Clarice Lispector 163). A área, que servia de depósito de lixo, vai ganhar um playground, pista de caminhada, quadra poliesportiva e diversos brinquedos para recreação. Segundo a vereadora, a  ideia da praça surgiu de uma pesquisa entre moradores. “Estou com uma grande expectativa que esta promessa seja realizada, tendo em vista que  o projeto arquitetônico está assinado e aprovado. Estamos preocupados com o meio ambiente, e valorizando ideias de estudantes da esolca Luiza Fraga, que fizeram uma maquete da praça. O recurso para a construção vem da emenda individual na Lei Orçamentária Anual de 2009, que faz parte do subprojeto Implantação e Modernização de Infraestrutura para Esporte Recreativo e de Lazer, no valor de R$100 mil, de iniciativa do deputado federal, Nelson Proença. Conforme o prefeito entre as etapas da obra, que deve iniciar em junho, a  primeira é a arborização do local. “Estou comprometido com o projeto”, afirma Gilmar. Além disto, o prefeito garante que a pista de caminhada deverá ser concluída até setembro deste ano.  Segundo o secretário de obras e viação do município, Flávio Hiller, depois da praça pronta, a ideia é acrescentar aparelhos de exercícios para idosos.

Entenda o caso:

A partir do projeto disseminadores da educação fiscal, iniciado a cerca de dois anos, pelas professoras, Vera Lucia Tancredi, Ana Maria Grespan e Renata Bristot e alunos do 1° ano do ensino fundamental, uma maquete foi confeccionada e apresentada pelos alunos ao legislativo. A mesma originou o estudo para a elaboração do projeto. Os alunos avaliaram vários espaços da cidade. O espaço escolhido foi o terreno localizado nos fundos da escola estadual bairro do parque. Em 2009, a pedido da vereadora Therezinha Heller, o deputado federal Nelson Proença, apresentou uma verba sob a forma de emenda parlamentar, para esporte e lazer, devendo o município, em contrapartida, apenas enviar o projeto à Brasília. Em resposta, o Executivo enviou um projeto respectivo a uma praça na Vila Ezequiel e se comprometeu com a vereadora, de também, construir uma praça no bairro Novo Esteio. "A participação da comunidade está possibilitando que o projeto saia do papel", comemora Therezinha.

Por Audrey Lockmann - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

20/05/2011 - Situação financeira de Esteio vai ser apresentada em audiência pública

A Câmara de Vereadores de Esteio, através da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, composta pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Felipe Costella (PMDB), vai realizar no próximo dia 27, às 14 horas, na Sala de Sessões alberto Pasqualini, uma audiência pública. Na pauta estará o Relatório de Avaliação das Metas Fiscais, relativas ao 1º quadrimestre de 2011, apresentado pela secretaria da Fazenda e Contadoria do município. O demonstrativo relata a situação financeira do município,  as receitas auferidas, as despesas  os resultados nominais e primários e o montante da dívida pública. Conforme o presidente da Comissão, Jaime da Rosa, neste documento é verificado se o que foi planejado em termos de arrecadação de recursos e investimentos estão se confirmando. A audiência ocorre quadrimestralmente e está prevista no art. 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal.


Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

23/05/2011 - Gabinete nos Bairros chama atenção dos moradores no Centro

 Gabinete nos Bairros chama atenção dos moradores no Centro


O vereador Luiz Duarte (PTB), que é presidente da Câmara, passou a tarde desta sexta-feira (20) à espera das  sugestões ou reclamações de quem passava pelo Centro da cidade. “Queremos mostrar que as pessoas devem ser ouvidas o ano todo, não somente na época da campanha”, comentou Duarte. Evanir Lima, que mora no bairro Jardim Planalto, reivindicou melhorias nas vias. Ela citou as ruas Marcílio Dias, São Leopoldo e Euclides da Cunha. “Os buracos são enormes e quando chove é horrível”. Já a moradora Adriane Duzzachi questionou sobre a previsão de asfaltamento da sua rua, a Cláudio Zonta, no mesmo bairro. “Pedalo todo dia do Santo Inácio até o Premém e as calçadas estão lamentáveis”, informou Liane Korok. Ela contou ainda que já foi atropelada duas vezes, pois se vê obrigada a trafegar pela rua. "As calçadas por onde passo, geralmente,  estão cheias de lixo ou sem calçamento", reclamou. Duarte deve encaminhar requerimentos solicitando providências já na próxima sessãoO Gabinete nos Bairros é realizado desde 2006 a cada 15 dias e  é uma forma de estar mais perto da comunidade, receber as propostas e reivindicações. No dia 28 de maio, o gabinete estará no Bairro São Sebastião (Meu Cantinho) e Vila Ezequiel. Os interessados em receber o Gabinete nos Bairros podem enviar e-mail paravereadorluizduarte@hotmail.com ou agendar por telefone 34585019 ou 34585020.

Por Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

 Gabinete nos Bairros chama atenção dos moradores no Centro
 Gabinete nos Bairros chama atenção dos moradores no Centro

23/05/2011 - Projeto prevê prolongamento da Victor Mateus Teixeira

Projeto prevê prolongamento da Victor Mateus Teixeira


Os vereadores da Comissão de Urbanização, vereador Leonardo Dahmer (PT), Jane Battistello (PDT) e Jaime da Rosa (PSB), analisaram na última terça (17) o projeto de lei que autoriza o município de Esteio a receber área de terras em doação, que pertencem à empresa Companhia Vale dos Sinos, Indústria, Comércio, Agricultura e Administração, situada em Canoas. O objetivo é viabilizar o prolongamento da rua A (rua Vitor Mateus Teixeira) e para abertura de uma nova rua denominada E, no loteamento Parque Residencial Santo Antônio, localizado na avenida Luiz Pasteur. Conforme os integrantes da Comissão, é preciso uma adequação no texto do projeto. "Precisamos saber  quem irá arcar com o custo das ruas, pois não consta no projeto”, destaca o presidente da Comissão, Leonardo Dahmer. De acordo com o Executivo, a execução de todos os procedimentos serão por conta da empresa e as despesas de escrituração e registro serão pagas pelo município.  A reunião contou também com a participação, do vereador Ari da Center (PSB), vereadora Michele Pereira (PT), ainda, do Secretario Municipal de Planejamento e Gestão, Norberto Bierhals e a arquiteta da prefeitura, Olga Simon.

 

Por Audrey Lockmann - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

24/05/2011 - Câmara de Esteio vai homenagear cinquentenário de escolas municipais

Para marcar o cinquentenário dos Centros de Educação Alberto Pasqualini e Camilo Alves, comemorados ontem (18), a Câmara de Vereadores de Esteio vai realizar sessões solenes em homenagens às instituições. A iniciativa das proposições é dos vereadores Felipe Costella (PMDB) e Leonardo Dahmer (PT), respectivamente. As datas devem ser agendadas nos próximos dias pela direção da Câmara. Além disso, os dez anos de fundação  da Paróquia Nossa Senhora Aparecida foram lembrados pela vereadora Therezinha Heller (PPS). A paróquia  vai receber uma distinção da Câmara durante Ato Solene na sessão de 16 de agosto.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

24/05/2011 - Câmara realiza entrega de títulos honoríficos hoje

O ex-delegado de Esteio, Ireno Schulz, que está lotado em Nova Santa Rita desde 2009, vai receber o título de Cidadão Esteiense na próxima terça-feira, 24, às 19h30min, na Câmara de Vereadores, em Ato Solene. Schulz esteve à frente da Delegacia de Polícia Civil de Esteio durante 24 anos e foi vereador pelo PDT por dois mandatos. Schulz também foi homenageado pela Câmara por sua atuação na DP. Também vai receber o título de Cidadã Benemérita a poetisa e professora Esther Moretti Nunes Fujisawa. A escritora, que recebeu homenagem do Legislativo pelo dia do Professor,  é a presidente de honra da Casa do Poeta Esteiense (Capoe), secretária da União Brasileira de Escritores (UBE-RS),residente do Conselho Fiscal da Casa do Poeta Riograndense (CAPORI) e integrante da POEBRÁS (Casa do Poeta Brasileiro). A cerimônia vai contar com a apesentação artística do Coral Municipal e da participação de poetas da cidade. As iniciativas são das vereadoras Jane Battistello (PDT) e Michele Pereira (PT).

24/05/2011 - Michele Pereira sugere a instituição do registro civil gratuita nas maternidades de Esteio

Michele Pereira sugere a instituição do registro civil gratuita nas maternidades de Esteio


A vereadora Michele Pereira (PT) apresenta na sessão de hoje(24), à noite, um anteprojeto sugerindo que seja instituído o registro civil nas maternidades de Esteio. A ideia surgiu durante reunião que tratou sobre o problema da violência contra a mulher, na prefeitura, que contou com a presença da Coordenadoria da Mulher e dos Direitos Humanos. Segundo a proposta, a Fundação de Saúde Pública São Camilo e conveniados, deverão manter postos de atendimento por oficiais de registro civil, visanso efetuar o registro e conceder a certidão de nascimento, gratuitamente. "Vamos sugerir que o prefeito inclua na lei orçamentária esta sugestão", diz. Conforme a lei, as maternidades de Esteio deverão manter local destinado à instalação do posto de atendimento. A maternidade também deverá orientar e encaminhar os pais sobre ao posto.


Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

25/05/2011 - Câmara concede títulos de Cidadão Esteiense e Cidadã Benemérita

Câmara concede títulos de Cidadão Esteiense e Cidadã Benemérita


    A noite de ontem, 24, foi de homenagens na Câmara de Vereadores de Esteio. Através dos decretos 422/09 e 423/09, o  ex-vereador e delegado, Ireno Schulz,  e a professora e poetisa, Esther Moretti Nunes Fujisawa, receberam  o titulo de Cidadão Esteiense e Cidadã Benemérita. A concessão foi uma iniciativa das vereadoras Jane Battistello (PDT) e Michele Pereira (PT). A cerimônia,que ocorreu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer,  contou com a presença do  Chefe de Polícia do RS, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, além do vice-prefeito, Fladimir Costella(PMDB), vereadores e autoridades locais.  O público pode  acompanhar as apresentações do Coral Municipal, regido pelo maestro Pablo Tramontina,  e  dos poetas Jauri Machado e Arnaldo Sobrinho, que declamaram poemas de Esther Fujisawa.  Na oportunidade o presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), destacou o papel do delegado  e da poetisa, que contribuíram para o crescimento do município. Schulz esteve à frente da Delegacia de Polícia Civil de Esteio durante 24 anos e foi vereador pelo PDT por dois mandatos. Schulz também foi homenageado pela Câmara por sua atuação na DP da cidade. A poetisa, Esther  Fujisawa, que também já havia recebido uma honraria do Legislativo pelo dia do Professor,  é a presidente de honra da Casa do Poeta Esteiense (Capoe), secretária da União Brasileira de Escritores (UBE-RS), presidente do Conselho Fiscal da Casa do Poeta Riograndense (CAPORI) e integrante da POEBRÁS (Casa do Poeta Brasileiro). Participaram da solenidade os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Therezinha Heller (PPS), Tânia Marli rodrigues (PTB) e Sirlon Ribeiro (PMDB).

Confira um pouco da história dos agraciados:

Esther Moretti Nunes Fujisawa:  Nasceu em Esteio. Filha de Walter Sant'Anna, escritor, jornalista, funcionário público e poeta, e Haydée Moretti Nunes, professora. É casa com Haremi Fujisawa e uma filha. Acompanhou o processo de emanciapção de Esteio, do qual seu pai fazia parte e, desde criança, escreve poemas. Formada em Magistério, e pós-graduada em Educação, lecionou literatura. Fundou diversos grêmios literários, jornais e grupos teatrais nas escolas por onde passou. Também organizou grupos culturaus e recretativos de cunho social. Estudou diversos idiomas como o latim, espanhol, francês, inglês, árabe e japonês, publicando vários trabalhos lietrários em algumas dessas línguas. Recebeu vários prêmios, troféus, medalhas e ,menções honrosas pelos trabalhos realizados, destacando a "Medalha Cultural - Comenda Ordem de Esteio, e o Prêmio Literário Marcos Vinícius de Mello Morais".  Foi homenageada pela Argentina, Uruguais e Chile. No Japão, participou do Festival de Tanabata, em Hiratsula, com poetas locais.  É sócia-fundadora do Museu Carlos gardel, em Porto Alegre. Em 2000, obteve o primeiro lugar no concurso promovido pela Academia Literária Gaúcha, com o poema Devaneios. Em 2008, organizou o concurso Poesias no ônibus e, em 2009, foi patrona da Feira do Livro de Esteio. É a presidente de honra da Casa do Poeta Esteiense (Capoe), secretária da União Brasileira de Escritores (UBE-RS),residente do Conselho Fiscal da Casa do Poeta Riograndense (CAPORI) e integrante da POEBRÁS (Casa do Poeta Brasileiro).

Ireno Schuz: Nasceu em Horizontina, município de Santa Rosa. filho de colonos, acompanhou seus pais por diversos municípios da região. Em 1958, ganhou uma bolsa de estudos de Leonel de Moura Brizola e foi estudar em Montenegro, no colégio Jacob Renner, onde cursou o ginasial. Estudou na escola Agrotécnica de Alegrete, mas devido a revolução de 1964, foi para Guaíba, onde passou e trablhar e estudar. Concluiu o segundo grau no colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre. Em 1971 foi aprovado no vestibular para o  curso de Direito na PUC. Neste mesmo ano casou-se e teve dois filhos. Aprovado no concurso para o cargo de Inspetor de Polícia, exerceu a função por quatro anos. Realizou o curso de agente de segurança de personalidades, até então, o único de tal especialização no Brasil, formando com média mais alta da história da Academia de Polícia do RS. Em 1975 foi aprovado para o cargo de Delegado de Polícia e, mais tarde, formou-se em Direito.  Foi titular das DPs de Vera Cruz, Santa Cruz e Nova Prata. Em Porto Alegre e na Região Metropolitana exewrceu várias funções na segurança pública, entre elas, Delegado Titutlar do Cartóio de Contravenções Penais do Detran. Ireono foi titular da Delegacia de Esteio por 24 anos, onde criou o Consepro, a Ciretran. Foi vereador por duas vezes consecutivas de 1991 a 1996 e de 1997 a 2000. Foi agraciado com o título de Cidadão Benemérito de Esteio. Em 2005 recebeu o trofèu Precursor, relativo ao cinquentenário de Esteio.  Em 2002, alarmado com o rumo que tomava a segurança, escrevendo documento "Não seja tolo! Não entregue sua Arma! Diga Não ao desarmamento.!Exija que o governo desarme primeiro o bandido", que foi espalhado em todo o Brasil. Com a aproximação do referendo, em outubro de 2005, liderou a camapnjha do NÃO contra o desarmamento. Criou o adesivo "Não ajude o bandido",  colado em milhares de automóveis em São Paulo e mais de dez mil distribuídos à população. Sendo o único delegado de polícia que publicamente se insurgiu contra a campanha do SIM,a cabou sofrendo dois processos movidos pelo MP. Concorreu a deputado estadual e em 2009, foi transferido para Nova Santa Rita, a seu pedido.

Por Audrey Lockmann/Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Câmara concede títulos de Cidadão Esteiense e Cidadã Benemérita
Câmara concede títulos de Cidadão Esteiense e Cidadã Benemérita

26/05/2011 - Sirlon Ribeiro propõe isenção da taxa da iluminação pública para moradores de baixa renda

Sirlon Ribeiro propõe isenção da taxa da iluminação pública para moradores de baixa renda

 

Sirlon Ribeiro (PMDB) enviou ao Executivo, na última terça-feira (17), anteprojeto que sugere a isenção da  taxa de iluminação pública para pessoas com renda familiar inferior a três salários mínimos. A ideia é alterar  o artigo da Lei Municipal 3.983/05, que criou a taxa de iluminação pública.  “A proposta visa abranger os consumidores que se enquadram nas classes residencial e rural que não têm condições de pagar a taxa”, justifica Sirlon. A Lei institui que a verba arrecadada com a contribuição para custeio da iluminação pública seja aplicada, unicamente, na manutenção, melhoria e ampliação da rede de iluminação, além do pagamento do consumo de energia gasto no mês.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

26/05/2011 - Felipe Costella promove a terceira edição da Campanha do Agasalho em Esteio

Felipe Costella promove a terceira edição da Campanha do Agasalho em Esteio

 

Felipe Costella (PMDB), que é vice-presidente da Câmara, está organizando a 3ª Campanha do Agasalho. Com o slogan ‘A sua doação ajuda a aquecer alguém’, Felipe e sua assessoria trabalham para superar as arrecadações das últimas campanhas, que chegaram a 2.130 peças. O vereador informa ainda que a campanha se estende até o dia 08 de junho. Os interessados em auxiliar podem entrar em contato com o gabinete pelo fone 34585005 ou 34585006. Os postos de coleta das doações seguem abaixo: · Gabinete do vereador (Rua 24 de Agosto, 535) · Escola Infantil Tom e Jerry (Rua Santo Amaro, 197) · Acel Celulares (Av. Presidente Vargas, 2224) · Sede do PMDB (Av. Dom Pedro, 476) · Dielo Seguranças (Rua 24 de Agosto, 500) · Administração da Morada de Esteio I (Rua Rio Grande, 2255).

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

26/05/2011 - Gabinete nos Bairros vai atender no bairro São Sebastião amanhã


    O presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Luiz Duarte (PTB), realiza amanhã, 27, às 16 horas, o projeto Gabinete nos Bairros. O vereador e assessoria  estarão atendendo no bairro São Sebastião, para ouvir as demandas da comunidade, sugestões e reclamações. A ideia é montar um relatório que será entregue ao Executivo. Segundo Duarte, é a oportunidade dos moradores realizarem  solicitações como  iluminação, calçamento, operação tapa buracos, verificação de obras entre outros.  O projeto Gabinete nos Bairros acontece desde 2005 e pretende aproximar a comunidade do Legislativo. 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

27/05/2011 - Michele Pereira e Edson Portilho visitam Escola Jardim Planalto em Esteio

Michele Pereira e  Edson Portilho visitam Escola Jardim Planalto em Esteio

 

Nesta sexta-feira (27), a vereadora Michele Pereira (PT) e o Coordenador da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Edson Portilho, visitaram a Escola Estadual Jardim Planalto,  em Esteio. A ideia foi saber quais as melhorias que devem ser feitas no local. A escola de ensino médio, que atende o total de 1.018 alunos, está completando 25 anos neste ano.  Segundo o diretor Cláudio Goetz, que está à frente da escola desde 2001, apresentou diversas questões que , para ele, exigem atenção das autoridades. “Precisamos dar continuidade ao ginásio que se encontra, ainda,na primeira etapa, desde que assumi. Faltam as arquibancadas e os vestiários", destaca. Conforme a vereadora Michele Pereira,  outra demanda da escola é a falta de pavimentação do pátio e calçadas.  "Esta medida vai facilitar a utilização do local pelos alunos", destaca. Portilho afirma que todas as questões serão estudadas, para futuramente serem solucionadas.  O coordenador e a vereadora também  conversaram com os alunos nas salas de aula e no pátio. 

Por Audrey Lockmann - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Michele Pereira e  Edson Portilho visitam Escola Jardim Planalto em Esteio
Michele Pereira e  Edson Portilho visitam Escola Jardim Planalto em Esteio

27/05/2011 - Situação financeira de Esteio é debatida em audiência Pública

Situação financeira de Esteio é debatida em audiência Pública

 

    Os vereadores receberam, na tarde desta sexta-feira (27), em audiência pública, representantes da Secretaria Municipal da Fazenda. Na oportunidade foi apresentado o relatório cumprimento das metas fiscais do 1° quadrimestre de 2011. O encontro aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores. O contador do Executivo,José Fernando Pascoal, começou a prestação de contas explicando que o valor total arrecadado no 1º quadrimestre foi R$ 45.442.522,92, 83% do que estava previsto para o período.    Ainda a respeito das receitas, Pascoal destaca: “A única receita que ficou abaixo da expectativa foi a de serviço. As demais arrecadações ficaram acima da previsão”. A previsão orçamentária do município é de R$ 164.132,848 para este ano.  As despesas estão fixadas em R$ 190.809.788,57, conforme relatório, incluído o Hospital São Camilo.   Jaime da Rosa (PSB), que é presidente da Comissão de Finanças da Câmara, pontuou  os  gastos com a Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio. "As contas do Hospital ainda são pagas pelo Executivo, mesmo o hospital ter sido transformado em fundação", questionou. Segundo Pascoal, é preciso fazer a consolidação, ou seja, constar em relatório os repasses que ainda são feitos a instituição. “Isso acontece porque quando antes de o hospital se tornar fundação, o Executivo assumiu o saldo devedor. Enquanto o valor não for quitado o hospital vai constar no relatório. A respeito do assunto, Harri Zanoni (PSB) ressaltou:  “ a questão do pagamento das dívidas do hospital pelo Executivo estava no Projeto de Lei que instituiu a fundação”. Ari ainda questionou, ainda,  acerca do percentual de retorno do ICMS. Segundo Pascoal, Esteio é o 9º município em arrecadação da Região Metropolitana, com 89,39%.  Já o vereador Felipe Costella (PMDB) questionou as operações de crédito, que nos demonstrativos aparecem nulas. Pascoal argumentou que não houve operação financeira com a Caixa ou outra instituição no período. "Por isso não consta nada sobre o item", informou o contador. Também participaram da audiência os vereadores Luiz Duarte (PTB), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Jane Battistello (PDT) e os representantes da Secretaria da Fazenda, Sônia Vieira e Fábio Gonçalves.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

27/05/2011 - Presidente da Câmara participa de encontro na Gerdau


O presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Luiz Duarte (PTB), participou, juntamente com o prefeito,  Gilmar Rinaldi, do encontro de lideranças no ginásio da Gerdau em Sapucaia do Sul na manhã de ontem (26). O objetivo do encontro foi apresentar o Instituto Gerdau às entidades que são apoiadas pela empresa . A Gerdau, que completa 110 anos neste ano, apoia   as associações de recicladores Arca e Amar, de Esteio,  através de capacitação e investimentos.  Durante o evento, as duas entidades de recicladores fizeram uma mostra de trabalhos.  Participaram representantes de Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

30/05/2011 - Centro de Formação Tereza Verzeri presta contas

Centro de Formação Tereza Verzeri presta contas

 

Cerca de mil pessoas participaram da 11ª Festa da Cidadania e da Solidariedade realizada no último sábado, 28, pelo Centro de Formação Teresa Verzeri, localizado no Parque Amador,  em Esteio. Com a presença dos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Michele Pereira (PT), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e o Gabinete do presidente da Câmara, Luiz Duarte, a comunidade pode usufruir de diversos serviços gratuitos, como a agendamentos de mamografias, vacinas, confecções de carteira de trabalho, testes de visão, além de oficinas de dança, hapkido, roda de capoeira e ginástica rítmica.  Serviços como verificação de pressão arterial e encaminhamento para estágios também foram oferecidos. As crianças tiveram a oportunidade brincar e conhecer um pouco mais sobre  o Programa Educacional de Resistência e Violência às Drogas (Proerd), da Brigada Militar e dos trabalhos desenvolvidos pelas entidades parceiras do Centro. Os vereadores despacharam do local e aproveitaram para informar aos moradores a função da Câmara de Vereadores. "Este é um bom momento de informar e esclarecer dúvidas da comunidade. Não poderíamos, também, deixar de apoiar e prestigir um trabalho tão relevante para os moradores, como este do Tereza Verzeri", observam.

Durante o evento, o Tereza Verzeri  aproveitou para fazer uma prestação de contas à comunidade. A entidade, que conta com apoio do município e de diversos setores e órgãos públicos, a exemplo da Câmara de Vereadores, presta serviço para 150 crianças em em turno inverso. 
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Centro de Formação Tereza Verzeri presta contas
Centro de Formação Tereza Verzeri presta contas
Centro de Formação Tereza Verzeri presta contas
Centro de Formação Tereza Verzeri presta contas
Centro de Formação Tereza Verzeri presta contas
Centro de Formação Tereza Verzeri presta contas
Centro de Formação Tereza Verzeri presta contas
Centro de Formação Tereza Verzeri presta contas

31/05/2011 - Poços artesianos são alvo de notificação em Esteio

Poços artesianos são alvo de notificação em Esteio

 

A vereadora Jane Battistello (PDT), acompanhada da assessoria da vereadora Tânia Marli Rodrigues (PTB) e do advogado Ademir Machado, esteve na Promotoria de Justiça de Esteio em uma audiência com o promotor público André MacDonald, na tarde de ontem (30). Na pauta, a situação dos moradores que possuem poços artesianos na cidade e que foram notificados pelo Ministério Público depois de denúncia da Corsan. Conforme a vereadora, as pessoas que têm poço artesiano em casa foram notificadas e não sabem o que fazer. "O valor da multa é alto e muitos não têm condições de pagar”, comentou.

MacDonald  argumenta que o proprietário do imóvel deve optar pelo tamponamento ou pela regularização do poço. “Segundo apontamentos da Corsan, Esteio possui 1171 imóveis abastecidos por poço artesiano. Estou visitando os pontos comerciais, que são prioridade, e conforme a urgência entro com uma liminar”, salientou. O promotor explicou ainda que caso a pessoa queira regularizar o poço, é preciso uma outorga do Estado para a utilização de recursos hídricos, além do cumprimento da portaria 518, que estabelece a medição regular da água e análise de um técnico responsável.

Risco de contaminação

“Existe em Esteio casos de contaminação do lençol freático por combustível, por exemplo” destacou MacDonald. Ele ainda comentou sobre o fato de que as pessoas costumam analisar somente o nível de coliformes fecais na água, mas não se preocupam com outras substâncias tão ou mais prejudiciais a saúde. “Tem muita gente tomando água de poço, achando que é melhor e está se contaminando. Isso é um problema grave de saúde pública”, pontuou. A vereadora salienta que é importante que a pessoa, uma vez notificada, compareça a promotoria para tomar conhecimento da sua situação e decidir pela regulamentação ou tamponamento do poço.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

31/05/2011 - Moradores do Tamandaré recebem comitiva de Santa Catarina

 Moradores do Tamandaré recebem comitiva de Santa Catarina

       

A Associação de Moradores do Bairro Tamandaré,  em Esteio, recebeu no último domingo, 29, o prefeito de Sombrio (SC), José Antônio Tiscoski da Silva e comitiva. O prefeito Jusa, como é conhecido em sua cidade, e a comitiva chegaram da Itália, onde estiveram em busca de uma relíquia de Santo Antônio de Pádua, padroeiro de Sombrio. A comitiva sombriense, composta  pelo padre Antônio Vander, além dos moradores Zênio Cardoso e Landoaldo de Souza, organizadores da Festa de Santo Antônio de Pádua,  foram recepcionados pela vereadora, Tânia Marli Rodrigues (PTB),  moradora do bairro, pelo prefeito, Gilmar Rinaldi, e integrantes da associação de moradores. 
        Na oportunidade, foi realizada uma celebração religiosa pelo padre Antônio Vander e acompanhada por integrantes da paróquia São José, de Sapucaia do Sul e da Diocese de Novo Hamburgo.  Conforme o padre, no bairro Parque Tamandaré residem seus parentes. "Ficamos satisfeitos com a recepção, nesta pequena parada, antes de retornarmos para casa", destacou. 
A comitiva retornou ainda no domingo para Santa Catarina com a relíquia de Santo Antônio de Pádua ( que seria uma parte do corpo do santo). A festa do padroeiro de Sombrio ocorre em 13 de junho, mas as comemorações já iniciaram com a chegada da relíquia.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

01/06/2011 - Escadaria de acesso ao Novo Esteio foi pauta da sessão da Câmara de Vereadores

Escadaria de acesso ao Novo Esteio foi pauta da sessão da Câmara de Vereadores
   
A escadaria de acesso ao bairro Novo Esteio e Centro, localizada junto ao Viaduto da Padre Felipe, foi pauta da sessão de ontem (31) na Câmara de Vereadores. O autor do debate foi o vereador Sirlon Ribeiro(PMDB), que solicitou aprovação do Legislativo para pedir providências junto ao Executivo, visando o conserto do corrimão e degraus da escada. Conforme Neida Freitas Albuquerque, que reside em frente a escadaria, na rua Irmã Dulce, os ferros do corrimão foram roubados. "Praticamente todos os moradores que precisam ir ao Centro passam pela escadaria. Está muito perigosa. Além disso, o local não tem iluminação", declara. Há duas semanas, o gabinete do vereador esteve no local. Na oportunidade, os moradores relatam, ainda, que recentemente um morador, conhecido por Zé Boca, "caiu em cima dos restos de ferro enferrujados expostos e acabou falecendo".  A moradora Neida Albuquerque reclama, também, das más condições da rua Irmã Dulce. "Quando chove, ninguém consegue passar, pois tudo fica alagado", informa. O documento assinado pelo presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), será encaminhado ainda hoje (1º de junho) ao Executivo. 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Escadaria de acesso ao Novo Esteio foi pauta da sessão da Câmara de Vereadores
Escadaria de acesso ao Novo Esteio foi pauta da sessão da Câmara de Vereadores

Ações do documento