Sala de imprensa/notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

15/07/2011 - Esteio: Posto da Brigada Militar no Novo Esteio é tema de reunião

Esteio: Posto da Brigada Militar no Novo Esteio é tema de reunião
O posto da Brigada Militar localizado no bairro Novo Esteio, que está sendo ocupado por uma família de soldado, foi tema de reunião realizada entre a comunidade, com a Brigada Militar e a Guarda Municipal, nesta quinta-feira (14), no Centro Comunitário. A iniciativa foi da vereadora Therezinha Heller (PPS). Além disso, o policiamento no local e na estação do Trensurb sentido bairro, também estiveram entre as reclamações da comunidade. Na oportunidade, com a presença do capitão da BM, Daniel Araújo de Oliveira, do secretario de Segurança, Luiz Carlos Bastos Terra, além do prefeito Gilmar Rinaldi, e cerca de 25 moradores, foram abordadas situações de assaltos e a necessidade de que sejam informadas à Brigada Militar. "É preciso quea comunidade informe, mesmo que sejam pequenos assaltos, como relógios, celulares, pois eles ajudarão a identificar futuramente o delinqüente", informa o capitão Oliveira. Ele ainda explica que as informações exatas, tornarão o trabalho da BM realmente efetivo. A vereadora Therezinha Heller destacou que, seguidamente, recebe reclamações da comunidade quanto às questões abordadas. “A aproximação da brigada é muito significante para que a população possa acreditar na legitimidade do trabalho”, salienta. Conforme o capitão, o policiamento no bairro é realizado 24 horas, e a presença nas imediações da Trensurb nos horários de intensa movimentação está sendo reavaliado. Ele explica, ainda, que o posto localizado no bairro será desocupado. Entretanto, de acordo com o capitão, as rondas são mais efetivas, e mais eficazes do que a simples presença do posto sem movimentação. "Os soldados que estão realizando as rondas estão aptos para registrarem as ocorrências", afirma. Para entrar em contato com a Brigada Militar, por e-mail 34bpm.comunidade@brigadamilitar.rs.gov.br ou pelo telefone 3473-1414.
Por Audrey Lockmann - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

15/07/2011 - Jornalista lança livro na Câmara de Vereadores de Esteio na terça-feira, 19

O jornalista e escritor gaúcho, Esteban Rey Fontana, lança na próxima terça-feira, 19, a partir das 18 horas, no Saguão da Câmara de Vereadores de Esteio, o livro "A Paixão dos Amantes pela Morte". A obra, que estreia o jornalista no mundo da literatura, conta a complexidade do amor e das relações humanas em 14 contos. O livro já havia sido lançado no final do ano passado na Palavraria- Livraria Café, em Porto Alegre, no Espaço Retromix, em São Paulo, e durante a Feira do Livro de Porto Alegre de 2010. Conforme o escritor a obra apresenta histórias cáusticas, contundentes, com diálogos ágeis, em que se sobressaem situações ambíguas e inerentes a todos." As tramas vão desde a relação doentia entre uma atriz decadente e um crítico de teatro mordaz, após um acidente de carro (homenagem ao clássico filme “A Malvada”, de Joseph Mankiewicz), em “O Desespero de Veronika Loss”, à conflituosa gravidez de uma professora masoquista e seu marido sádico em “Todas as Cores São Negras”. Passa de um conto extremamente romântico, como “Sob as Sombras de Árvores Decadentes”, aos desejos fratricidas de “Rancor-Veneno de Infância” e à dor nas paisagens suicidas", conta. Ele explica, ainda que os personagens mergulham em um universo instigante e instável emocionalmente, beirando a insanidade em muitos momentos." Uma realidade quase surreal, um expressionismo exacerbado de gestos e paixões", analisa. Sobre o autor: Esteban Rey Fontan, 38 anos, formou-se pela Famecos- PUCRS e atuou em empresas como Rádio Gaúcha, jornal O Sul, revista Isto É Gente. Participou de oficinas literárias ministradas pelos escritores Luiz Antonio de Assis Brasil e Charles Kiefer. O livro custa R$ 30,00.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

19/07/2011 - Câmara de Esteio vai homenagear cinquentenário de escolas municipais hoje à noite

 Câmara de Esteio vai homenagear cinquentenário de escolas municipais hoje à noite

 

Para marcar o cinquentenário dos Centros de Educação Alberto Pasqualini, João XXIII, Oswaldo Aranha, Flôres da Cunha e Camilo Alves, a Câmara de Vereadores de Esteio vai realizar hoje, 19, às 19 horas, na Sala de Sessões Alberto Pasqualini, um ato solene em homenagens às instituições. A iniciativa das proposições é dos vereadores Felipe Costella (PMDB), Michele Pereira(PT), Jaime da Rosa(PSB), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Leonardo Dahmer (PT). Nas oportunidade, o presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), estará entregando às escolas placas comemorativas às datas. Além disso, o ex-prefeito, Galvany Dornelles Guedes (administração de 1959 a 1963), que construiu as cinco escolas, será lembrado pela Câmara de Vereadores. A cerimônia vai contar com apresentações artísticas das escolas. Uma mostra fotográfica da evolução histórica de cada escola ficará exposta para visitação, a partir de amanhã (19), no Saguão da Câmara de Vereadores, até sexta-feira (22). Com exceção da escola Oswlado Aranha, que comemorou o cinquentenário de setembro do ano passado, as outras quatro instituições completaram 50 anos em maiodeste ano. O que: Ato solene em homenagem ao cinquentenário de cinco escolas municipais de Esteio Quando: amanhã, dia 19, às 19 horas Onde: Câmara de Vereadores de Esteio - Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer (rua 24 de Agosto, 535, Centro - Esteio) Entrada: aberto ao público.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

20/07/2011 - Servidores: Câmara aprova previsão de vale alimentação aos servidores

Servidores: Câmara  aprova previsão de vale alimentação aos servidores


A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na noite de ontem (19), o projeto de iniciativa da Mesa Diretora, prevendo no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias a concessão do vale alimentação ou vale e cesta básica refeição para os servidores do quadro efetivo do Legislativo. A medida, conforme o presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), visa atender projeto de benefício aos servidores. "Vamos, agora, definir o projeto", explica. 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

20/07/2011 - Câmara de Esteio homenageia escolas pelo cinquentenário

Câmara de Esteio homenageia escolas pelo cinquentenário

A história dos cinco centros de educação Alberto Pasqualini, Camilo Alves, Flores da Cunha, João XXIII e Oswaldo Aranha, que comemoraram 50 anos de fundação neste ano, foi contada em vídeo na noite de ontem(19), pela Câmara de Vereadores de Esteio.
Na oportunidade, com o Plenário lotado, os vereadores proponentes das homenagens, Felipe Costella (PMDB), Leonardo Dahmer (PT), Michele Pereira (PT), Jaime da Rosa (PSB) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), falaram da importância de resgatar a história destas instituições, fundadas pelo ex-prefeito Galvany Dornelles Guedes.
Durante a cerimônia, que contou com a apresentação artística das escolas como roda de capoeira, oficina de percussão, além de danças, as escolas receberam placas comemorativas às datas. Além disso, o presidente  da Câmara, Luiz Duarte (PTB), também entregou à família de Galvany Guedes, uma placa de agradecimento pelo investimento na área educacional.
A solenidade foi acompanhada por diretores das escolas, pais e alunos, além do prefeito, Gilmar Rinaldi, o vice, Fladimir Costella,  bem como os vereadores Harri Zanoni (PSB), Jane Battistello (PDT), Therezinha Heller (PPS) e Sirlon Ribeiro (PMDB).
A secretária municipal da Educação e Esporte, Carla Mantay, também participou da cerimônia. Ela aproveitou para parabenizar o trabalho realizado por todos os professores e equipes diretivas das escolas.

Por Audrey Lockmann e Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Câmara de Esteio homenageia escolas pelo cinquentenário
Câmara de Esteio homenageia escolas pelo cinquentenário
Câmara de Esteio homenageia escolas pelo cinquentenário
Câmara de Esteio homenageia escolas pelo cinquentenário
Câmara de Esteio homenageia escolas pelo cinquentenário
Câmara de Esteio homenageia escolas pelo cinquentenário
Câmara de Esteio homenageia escolas pelo cinquentenário
Câmara de Esteio homenageia escolas pelo cinquentenário

21/07/2011 - Câmara e Prefeitura preparam Seminário sobre Direitos Humanos

 Câmara e Prefeitura preparam Seminário sobre Direitos Humanos

Tema deste ano é a homoafetividade

A Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio estão preparando um seminário sobre os direitos  humanos e cultura da paz. A iniciativa  é da vereadora Michele Pereira (PT), que apresentou o pedido ao Plenário, que aprovou por unanimidade a realização  do evento. Conforme a proposta da vereadora, o seminário vai ser realizado 29 de Julho, às 19 horas no Plenário (rua 24 de Agosto, 535). "Acho justo que se  realize a atividade nesta data por se tratar do Dia Municipal da Cultura da Paz (Lei Municipal 4.179/2006)", observa.  Os temas abordados serão as políticas públicas de direitos humanos, direitos fundamentais e ações que a União pretende desenvolver nesta área. Para o evento foram convidadas a Ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, além de outras autoridades locais. A palestra ficará por conta da ex-desembargadora,  Maria Berenice Dias, que vai abordar o tema homoafetividade.  Para a vereadora, a  atividade visa incentivar a discussão dos direitos humanos dentro do Município e da sociedade nos dias atuais.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

 

 

21/07/2011 - Mostra fotográfica das escolas municipais fica até amanhã na Câmara de Esteio

Mostra fotográfica das escolas municipais fica até amanhã na Câmara de Esteio


A mostra fotográfica comemorativa aos 50 anos das escolas municipais Alberto Pasqualini, Camilo Alves, Flores da Cunha, João XXIII e Oswaldo Aranha, fica até amanhã(22), no Saguão da Câmara de Vereadores de Esteio. As imagens contam a história cronológica das instituições, desde sua fundação, em 1961, pelo ex-prefeito Galvany Dornellles Guedes. Os interessados em conhecer o material podem se dirigir à Câmara, na rua 24 de Agosto, 535, Centro.

Por Audrey Lockmann - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Mostra fotográfica das escolas municipais fica até amanhã na Câmara de Esteio

Leonardo Pascoal quer informações sobre os gastos de hospital com autônomos

 

Vereador pede para fundação que administra Hospital São Camilo apresentar lista com nome, função e horas trabalhadas de funcionários autônomos

 

Na terça-feira, dia 21, durante sessão semanal da Câmara, vereador Leonardo Pascoal (PP) apresentou requerimento onde pede que a Fundação de Saúde Pública São Camilo forneça relação detalhada de pagamentos feitos a profissionais que prestam serviço sob o sistema de Recibo de Pagamento a Autônomo (RPA). Como justificativa, o parlamentar afirmou que medida é necessária para garantir qualidade dos serviços e dos valores gastos. O regime de RPA é usado para pagar profissionais da área de saúde que não são funcionários do Hospital São Camilo, mas que prestam, em caráter emergencial, serviços à instituição.

Por Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 14986

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTB/RS 7156

 

 

 

 

 

 

 

22/07/2011 - Câmara participa da inauguração do ambulatório de especialidades da Fundação São Camilo

Câmara participa da inauguração do ambulatório de especialidades da Fundação São Camilo

 

O presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), além dos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Michele Pereira (PT),  Jane Battistello (PDT), Therezinha Heller (PPS) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), participaram, na manhã desta sexta-feira (22) da inauguração do ambulatório de especialidades da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio. No evento, estiveram presentes funcionários do hospital, o secretário municipal da Saúde, José Antonio Silveira, o prefeito, Gilmar Rinaldi, o vice, Fladimir Costella (o Costelinha) e o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, além de outras autoridades. 

O presidente da Câmara destacou a importância do centro  de especialidades. “Hoje a comunidade recebe mais uma benfeitoria que vai fazer diferença na vida de quem precisa do SUS. Este é um passo importante para a qualificação da saúde na nossa cidade”, disse.  Segundo Gilmar Rinaldi, o ambulatório contempla uma demanda antiga da comunidade, além de contribuir para o desafogamento das emergências de alguns hospitais de Porto Alegre, atendendo pacientes de São Sebastião, Portão e Alvorada.

O secretário Simoni comentou sobre a importância do investimento: “o Rio Grande é o estado que menos investe em saúde, mas o governo está empenhado em mudar essa realidade. Um dos nossos focos é a descentralização dos serviços, a fim de qualificar o sistema, mas para isso também é preciso descentralizar os recursos”. Ele ainda acrescentou que é fundamental que o Vale do Sinos tenha uma rede de atendimento eficaz e bem distribuída e Esteio já se integra nesse processo. Após a solenidade, uma comitiva composta pelas autoridades presentes visitaram alguns setores do hospital, como o refeitório e a hemodiálise.

O ambulatório

O local, que compreende uma área de 128m², na ala nova da instituição terá consultórios e salas para procedimentos de urologia, oftalmologia e realização de exames como endoscopia. O ambulatório atende junto ao Hospital São Camilo (Rua Castro Alves, 948, no Bairro Tamandaré). Para ser atendido por um especialista, antes é preciso passar por uma unidade de saúde do município. Lá, o médico vai encaminhar o paciente, que marcará o atendimento na SMS (Hener de Souza Nunes, 109, Térreo).

Por Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 


Mais fotos

Câmara participa da inauguração do ambulatório de especialidades da Fundação São Camilo
Câmara participa da inauguração do ambulatório de especialidades da Fundação São Camilo

26/07/2011 - Esteio: Plano de emergência para sinistros será apresentado em reunião de trabalho amanhã

A construção de um documento visando orientar os esteienses em casos de sinistro, tais como explosões,  contaminação do ar e cheias, especialmente do Arroio Sapucaia e Guajuviras, inicia-se amanhã, 27, às 15 horas, no Plenário, através da Comissão de Urbanização Transporte e Habitação, Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Esteio. A ideia da primeira reunião de trabalho depois da audiência pública realizada na última semana com empresas  locais e vizinhas à Esteio, conforme o presidente da Comissão, Leonardo Dahmer (PT), é que a comunidade tenha acesso urgente às informações em caso de acidentes, especialmente da Refinaria Alberto Pasqualini, instalada em Canoas. "A orientação à população será uma síntese dos procedimentos de segurança adotados pela empresas prividas e poder público", explica. O presidente da Comissão destaca, ainda, que dentro de dois meses a Câmara de Vereadores deverá realizar outra audiência pública para apresentar o documento à comunidade.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

27/07/2011 - Vereadores sugerem encontros entre comunidades e Defesa Civil para difusão do Plano de Emergência

Vereadores sugerem encontros entre comunidades e Defesa Civil para difusão do Plano de Emergência
Os vereadores Leonardo Dahmer (PT), Jaime da Rosa (PSB) e Jane Battistello (PDT), que integram a Comissão de Urbanização, se reuniram na tarde desta quarta-feira (27) com o comandante da Guarda Municipal, tenente Luiz Carlos Terra e com o comandante do Corpo de Bombeiros tenente Nelson Dalamaria. Em pauta, o Plano de Emergência do município para situações de sinistros. “As equipes da Secretaria de Obras, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal atuam em conjunto, tanto nas situações de emergência como em ações preventivas”, informou o tenente Terra. Ele comentou ainda sobre o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), que contempla Esteio, Sapucaia e as empresas da região: “no incidente em que um caminhão explodiu em frente à refinaria, por exemplo, não faltou material de combate a incêndio porque a empresa estava abastecendo o Corpo de Bombeiros”. Conforme o tenente Dalamaria, é fundamental que as pessoas estejam preparadas para receber uma informação de emergência: “às vezes, o pânico gerado causa mais problemas que o incidente em si”. Segundo ele, é importante investir em ações informativas. Dahmer sugeriu encontros entre a Defesa Civil, a Refap e as comunidades vizinhas a refinaria, a fim de esclarecer dúvidas: “é importante que a população conheça o plano interno da empresa e o do município e saiba como reagir quando for preciso”. A primeira reunião deve ocorrer ainda em agosto, com as comunidades dos bairros Navegantes, Vila Nova, Ezequiel e São José.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

28/07/2011 - Esteio: Professora destaca importância do rio para a vida da cidade

Esteio: Professora destaca importância do rio para a vida da cidade

 

A professora e educadora ambiental, Iara Pacheco, apresentou na última terça-feira, 26, a questão da educação e da gestão ambiental à Câmara de Vereadores de Esteio. Na oportunidade, Iara apresentou também o mapa Conhecendo e Dilvugando as àguas e Banhados do Meu Município, que faz traçado do percurso do Rio dos sinos, desde a nascentes em Caará.

Conforme a professora, que usou o espaço da Tribuna Popular, o trabalho na cidade já existe há dez anos e resultados se refletem no conhecimento sobre o rio que as crianças demonstram já ter. “Os jovens não só lembram de datas como também pontuam os problemas de mortandade de peixes que vieram depois de 2006. Ainda que menos peixes tenham sido afetados depois desse episódio trágico,eles sabem que morreram peixes e que foi em função da ação dos homens”, descreve.
 
A professora também está à frente do Projeto Peixe Dourado, uma parceria do Comitesinos Unisinos e prefeituras, e visa sensibilizar a população da necessidade de promover a melhoria da qualidade das águas da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. "A Refinaria Alberto Pasqualini é parceira do projeto e contribuiu com os mapas, uniformes, cursos e GPS´s que foram usados pelas 10 escolas de Esteio onde foram realizadas as atividades", destaca.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

29/07/2011 - Saúde: Câmara de Vereadores recebe relatório dos recursos do SUS

Saúde: Câmara de Vereadores recebe relatório dos recursos do SUS
A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Esteio, integrada pelos vereadores Felipe Costella (PMDB), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Jane Battistello (PDT) e Jaime da Rosa (PSB) se reuniu na tarde desta quinta-feira (28) com o secretário da Saúde, José Silveira, Marcelino Anflor, da Secretaria da Saúde e com a diretora Administrativa da Fundação de Saúde Pública São Camilo, Liege Jesus. Em pauta, o relatório de gestão da saúde referente aos recursos do Sistema Único de Saúde, relativo ao primeiro trimestre de 2011. O presidente da Comissão de Saúde, Felipe Costella, iniciou destacando que tem recebido comentários satisfatórios a respeito do atendimento prestado nos postos CAIC e Votorantim. “A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é o caminho. Não é fácil formar e estabilizar as equipes de atendimento, mas estamos num ritmo considerado bom”, destacou o secretário José Silveira. Ele ainda informou que nos bairros citados pelo vereador, cerca de 85% dos problemas de saúde da população são resolvidos sem que o paciente precise se deslocar até o posto. “As Unidades Básicas de Saúde precisam ser adaptadas para receber a ESF, mas já estamos trabalhando na questão estrutural, pois a intenção é que 50% da população esteiense seja coberta por esse tipo de serviço”, finalizou Silveira. Ainda foi levantada a questão do posto Votorantim em relação ao atendimento dos usuários que moram na divisa entre Esteio e Sapucaia que muitas vezes são encaminhados a outros lugares. A respeito, o secretário esclarece: “ o acordo que há com a Secretaria de Saúde de Sapucaia do Sul é que as crianças que procurarem atendimento no Votorantim serão recebidas, mas adultos, somente em caso de emergência”. SAMU Ainda na mesma tarde, a Comissão de Saúde se reuniu com o representante do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Laércio Kerber e com o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Nelson Delamaria, para esclarecer as atribuições do serviço no município. Também participou do encontro o vereador Ari da Center (PSB). Segundo Laércio Kerber, desde que o serviço começou, em março deste ano, foram realizados cerca de 780 atendimentos.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

29/07/2011 - Câmara e Prefeitura realizam Seminário de Direitos Humanos e Cultura de Paz amanhã

Câmara e Prefeitura realizam Seminário de Direitos Humanos e Cultura de Paz amanhã  
A advogada, ex-desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e vice-Presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família, Maria Berenice Dias, será uma das palestrantes do Seminário  de Direitos Humanos e Cultura de Paz, que vai ocorrer hoje, 29, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Esteio.  O evento,   uma parceira entre a Câmara de Vereadores e a  Prefeitura,  é de iniciativa da vereadora Michele Pereira (PT), com aprovação do Plenário. A advogada, vai abordar o tema central do seminário deste ano: a homoafetividade. A ideia, conforme os organizadores,  é  promover reflexão e debate em relação à defesa de direitos em especial a questão homoafetiva e dos Direitos Humanos. A Ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário,  presença confirmada no evento, vai falar sobre as políticas públicas de direitos humanos, direitos fundamentais e ações que a União pretende desenvolver nesta área. A palestrante: Maria Berenice Dias é ex-desembargadora e advogada especialista em Direito Homoafetivo. Escreveu diversos livros sobre o assunto e é defensora assumida da causa. É casada e tem três filhos. O que: Seminário de Direitos Humanos e Cultura de Paz Tema: Homoafetividade Palestrante: advogada e exdesemnbargadora do RS, Maria Berenice Dias Quando: dia 29 de julho, às 19 horas Onde: Câmara de Vereadores de Esteio (rua 24 de Agosto, 535, Centro-Esteio) Entrada: gratuita.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

01/08/2011 - Esteio: Seminário de Direitos Humanos debate preconceito LGBT

Esteio: Seminário de Direitos Humanos debate preconceito LGBT

A homoafetividade foi o tema debatido na noite de sexta-feira, 29, durante o segundo Seminário de Direitos Humanos e Cultura de Paz, na Câmara de Vereadores de Esteio. A palestra, uma iniciativa da Câmara e Prefeitura, ficou por conta da ex-desembargadora, Maria Berenice Dias, que também e vice-presidente do Instituto Nacional Brasileiro de Direito de Família. Para ela, o aumento da intolerância com o segmento LGBT é um dos principais fatores para o registro  de violência. A desembargadora disse que há uma tendência severa de discriminação desta minoria da população LGBT, por parte de algumas religiões, levando a condenação de invisibilidade para esta classe. "Não existem leis para atender essa minoria. Nenhum sistema assegura qualquer direito ao indivíduo LGBT", diz. Além disso, Maria Berenice Dias ainda ressalta que há, inclusive, uma omissão legislativa. " Precisam ser criadas políticas e planos em busca do respeito e de inclusão destes indivíduos, reconhecendo seus direitos. Só assim, vamos evoluir e crescer num espaço de paz", comenta.

       A secretária Adjunta da Criança e Adolescente, Márcia Ustra Soares, que representou a ministra Maria do Rosário no evento (que cancelou a agenda devido ao mau tempo), disse que é preciso buscar soluções pacíficas. "Devemos iniciar pelo respeito e tolerância ao próximo, visando acabar com as agressões", observa.

     Segundo a vereadora proponente do Seminário, Michele Pereira (PT), é necessário aprofundar os debates, visando acabar com o preconceito. "Tratamos de vida, de seres humanos. Não precisamos aceitar, mas respeitar o próximo", disse. A vereadora destacou, ainda, que sobre o tema a caminhada em busca de leis em defesa LGBT é longa.  Já a coordenadora dos Direitos Humanos de Esteio, Adiles Almada, Esteio possui políticas públicas voltadas ao segmento, incluindo a Parada Livre, que neste ano terá sua terceira edição.  O seminário teve a participação do prefeito, Gilmar Rinaldi, integrantes da Ong Amigos da diversidade, além do vereador Leonardo Dahmer (PT) e a sociedade em geral.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Esteio: Seminário de Direitos Humanos debate preconceito LGBT
Esteio: Seminário de Direitos Humanos debate preconceito LGBT

Rafael Figliero pede retirada de poste instalado em tubulação

 

Vereador afirma em requerimento que poste, localizado em esquina no Parque Santo Inácio, se encontra solto e pede instalação em local correto

 

Na sessão semanal realiza no último dia 28, o vereador Rafael Figliero (PTB) apresentou requerimento em que pede o envio de ofício à empresa concessionária de energia AES SUL, pedindo a  retirada de poste instalado na avenida Padre Antônio Vieira, do lado oposto ao número 255, que foi colocado dentro de tubulação. Segundo parlamentar, o equipamento se encontra solto.

Em documento, o vereador pede que poste seja retirado, reinstalado em local seguro e a tubulação seja refeita. Em votação, o requerimento foi aprovado por unanimidade.

Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14986

Edição: Terezinha Bobsin - reg pro f MTb/RS 7156

Enchentes: empresas voluntárias são reconhecidas pela Câmara de Vereadores

 

 A vereadora Michele Pereira (PT), vai encaminhar moção de parabenização à Empresa R&C Andaimes, que no dia 15 de julho, construiu uma estrutura com cobertura em frente ao prédio da Igreja São Sebastião, local que abrigava as vítimas da enchente. O pedido foi aprovado pelo Plenário em sessão do último dia 28. De acordo com a vereadora, a ampliação da área coberta oportunizou, também, o acolhimento dos animais domésticos resgatados das águas. “Reconhecemos que através deste ato solidário todos que estavam abrigados na Igreja tiveram, dentro da situação de emergência, um pouco mais de conforto”, comentou.

Também a Igreja Brasa Esteio, situada na Vila Olímpica, vai ser reconhecida, através de moção de parabenização, aprovado pelo Plenário também no dia 28, pelo vereador Rafael Figliero (PTB)Segundo o parlamentar,  a igreja disponibilizou vários seguidores para ajuda aos desabrigados das últimas enchentes com o Projeto Amor. “Parabenizamos esta comunidade que apesar de todo desconforto dos dias chuvosos, estavam sempre prontos a ajudar os mais necessitados”, explicou.

 

Por Andressa Michels - Estágio Jornal

Edição: Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

 

 

Leonardo Pascoal sugere atendimento da rede “Tudo Fácil” em Esteio

 

Vereador apresentou requerimento em que pede atendimento da rede “Tudo Fácil’ a vítimas de enxurrada

 

O vereador Leonardo Pascoal(PP) apresentou requerimento no qual pede que seja encaminhado ofício, endereçado ao governador e ao secretário de estado do Planejamento e Desenvolvimento Social, solicitando a realização de atendimentos itinerantes da rede “Tudo Fácil”. A ideia é que sejam emitidas carteiras de identidade e de trabalho para os esteienses que residem em áreas atingidas pelas últimas enchentes.

Como justificativa à sugestão, o parlamentar argumenta que Esteio foi fortemente atingida pelas enchentes, ocasião em que vários cidadãos teriam, segundo Pascoal, perdido ou danificado os documentos. O requerimento foi aprovado por unanimidade e será encaminhado ao governo do estado nos próximos dias.

 

Por Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 14986

Edição: Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Esteio pode ter passe livre em dias festivos


Proposta segue para Executivo para análise e posterior envio de projeto de lei ao Legislativo


A Câmara de Vereadores de Esteio estará encaminhado ao Executivo proposta para a instituição do passe livre em Esteio em dias de consultas públicas, eleições,  últimos domingos de cada mês e feriados. A iniciativa é do vereador Leonardo Dahmer (PT).  Conforme o anteprojeto de lei, as despesas decorrentes serão suportadas pela empresas concessionárias do transporte público, sem oneração no valor da tarifa. A ideia é garantir a participação do cidadão nas eleições e consultas populares, o que combateria, por exemplo, o transporte ilegal, moralizando a participação nas eleições. Já em relação ao pleito no Conselho Tutelar, onde o voto não é obrigatório, o vereador acredita que o transporte ilegal pode incidir negativamente no resultado. "A implantação do passe livre, ainda neste ano, permite que o cidadão interessado, possa participar das eleições, assim como os moradores que pretendem lazer nos finais de semanas e datas comemorativas", destaca. A matéria, aprovada pelo Plenário, segue para o Executivo ainda nesta semana para análise e posterior envio de projeto de lei à Câmara de Vereadores, caso aceita pelo prefeito.


Por Terezinha Bobsin Reg prof Mtb 7156

Câmara pede investigação do Ministério Público Federal sobre impactos de dique provisório


Barragem foi construída junto ao Arroio Sapucaia, na divisa de Esteio e Canoas, nas dependências da BR Distribuidora - Refinaria Alberto Pasqualini

 O vereador Marcelo Kohlrausch(PDT), com apoio do Plenário, estará encaminhando nesta semana um ofício ao Ministério Público Federal solicitando abertura de inquérito para investigar os possíveis impactos gerados pela construção de um dique provisório pela BR Distribuidora/Refinaria Alberto Pasqualini, localizada na divisa de Esteio e Canoas, junto ao Arroio Sapucaia. A barragem, edificada durante a enchente que afetou o município na madrugada do dia 14 de julho, foi denunciada pelos moradores que constataram o levantamento de terra por máquinas no Arroio Sapucaia, o que, segundo o vereador, pode ter prejudicado a área residencial de Esteio e causado impacto negativo. 

Além disso, o vereador está solicitando que a direção da empresa encaminhe à Câmara de Vereadores uma copia do projeto e as licenças ambientais para a edificação do dique. O documento foi aprovado em Plenário e deverá ser encaminhado ao MPF ainda nesta semana.

gallery1gallery1

Por Andressa Michels

Edição:Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

Ações do documento