Notícias
Prontuários médicos e receitas devem ser legíveis
08/02/2019 - Por iniciativa do vereador Luiz Duarte (PT), a Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na noite de terça-feira, 5), o projeto de lei que dispõe sobre os atos médicos em hospitais e Unidades Básica de Saúde (UBS´s). A proposta pretende regulamentar artigo 35 da Lei Federal 5.991/73, no âmbito do município, estabelecendo que todo o procedimento adotado no atendimento médico do paciente seja redigido de forma legível, para que haja entendimento por parte do paciente durante o seu tratamento. A medida serve também para o receituário médico. "Entendemos que da mesma forma deve ser os receituários médicos redigidos de forma legível para fácil aviamento por parte das farmácias e a conduta da aplicação do mesmo evitando assim equívocos que poderão causar sequelas ou até mesmo levar o paciente a óbito por procedimento equivocado por não estar legível a sua aplicação', explica o vereador.
Além disso, o projeto prevê que as ações e serviços em saúde no município sejam realizados de forma a garantir o acesso universal, igualitário e integral no atendimento. Ter atendimento respeitoso, digno e atencioso; ser identificado ou tratado pelo nome ou sobrenome, ao invés de números ou códigos; ter resguardado o segredo de seus dados pessoais, também estão previstos na matéria, que foi encaminhada para avaliação do Executivo. A matéria seguiu para sanção do Executivo.
Por Terezinha Bobsin
Cardápio em Braile deve virar lei em Esteio
08/02/2019 - Os restaurantes, hotéis, bares e similares de Esteio podem ter que se adequar, em breve, a uma nova exigência: o cardápio em Braile. A ideia é do vereador Sandro Severo (PSB), apresentada em forma de anteprojeto e aprovada pela Câmara de Vereadores, na noite de ontem (5). A medida, segundo o vereador, visa a inclusão dos deficientes visuais. Segundo a proposta, cada estabelecimento deverá ter, pelo menos, um cardápio para ser disponibilizado aos frequentadores com deficiência visual, contendo informações sobre o nome do prato, acompanhado dos ingredientes e as bebidas disponíveis, bem como o respectivo preço dos produtos.
Para o vereador, a inclusão social é uma questão que tem sido abordada em todo o mundo. "No Brasil ainda temos muito a fazer para garantir o respeito às características de todas as pessoas. Os portadores de diversas deficiências visuais se encontram barreiras nos shoppings, restaurantes, hotéis, bares, lanchonetes e similares. Eles querem viver com independência, sem necessitar a todo momento da caridade alheia. Vamos aguardar que o Executivo retorne a proposta à Câmara, em projeto de lei ", explica.
O anteprojeto prevê, ainda, penalidades, como advertência, em caso de descumprimento da lei; multa de dois salários mínimos, em caso de reincidência e interdição do estabelecimento. O valor referente às multas aplicadas será destinado às ações realizadas na Semana da Deficiência do Município.
A proposta segue para avaliação do Executivo.
Por Terezinha Bobsin - reg Prog MTb/RS 7156
Foto: Internet
Institucional: Câmara alerta para doenças no Fevereiro Roxo
Interessados em conhecer mais sobre a doença, podem acompanhar as informações que serão postadas, nas redes sociais, ao longo do mês
08/02/2019 - Durante todo o mês de fevereiro, o prédio da Câmara de Vereadores de Esteio estará com a decoração roxa. A medida se deve a adesão à campanha Fevereiro Roxo, de iniciativa do vereador Mário Couto, com aprovação do Plenário e instituída pela Lei Municipal 6.928/18. Ação é um alerta para doenças como Lúpus, Fibromialgia e o Alzheimer. Conforme o presidente da Câmara, Euclides Castro, diversos materiais informativos estão à disposição no Saguão do Legislativo. Uma faixa afixada no prédio da Câmara pretende chamar a atenção da comunidade. Além disso, nas redes sociais, Facebook/Camaraesteio e no Twitter/camaradeesteio, estão sendo divulgadas, aleatoriamente, informações sobre o tema.
Por Terezinha BobsinCampanha para valorização do meio ambiente e posse responsável de animais
08/02/2019 - O presidente da Câmara de Esteio, Euclides Castro (PP), apresentou ao Plenário nesta terça-feira, 5, a proposta criando a campanha Julho Verde, destinada a valorização do meio ambiente, bem como da posse responsável de animais. A ideia, de acordo com o vereador, é incluir o mês no calendário oficial do município. Ações de conscientização devem ser realizadas durante todo o mês de julho através do desenvolvimento de atividades alusivas à data, reforçando a relevância da valorização da vida pela posse responsável de animais, da conservação da natureza com foco no desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. A intenção é a levar atividades para estabelecimentos públicos e privados, comércio, entre outros. Conforme o autor da proposta, é preciso existir, urgentemente, cuidados peculiares originados pelos cidadãos. "E para que isto seja possível, é indispensável a conscientização por meio da educação ambiental, assim como a posse responsável. No entanto, só faz sentido focar na abordagem da preservação do meio ambiente e posse responsável, se houver a intenção de se criar consciência de sua conservação e cuidados em toda a comunidade, inclusive nas empresas e escolas, em uma proposta de educação que venha despertar desde o interesse das crianças até os trabalhadores e empresários", explicou.
Segundo o texto, em todos os prédios públicos, deverão ser fixadas placas informativas sobre a preservação da Natureza e direito dos animais, focando o art. 32 da Lei de Crimes Ambientais Lei Federal 9.605/98 e da importância da posse responsável de animais. Ente os objetivos do Julho Verde estão: esclarecer a população sobre a importância da Conscientização Ambiental; esclarecer a comunidade sobre a importância da posse e responsável de animais e sobre a Lei Federal 9.605/98 Art. 32; sensibilizar a sociedade objetivando o apoio às campanhas, ONGs e Órgãos Públicos, na defesa dos animais e benefícios da castração não só para a saúde animal, mais sim, para a saúde da população; informar a população por intermédio de ações, placas de esclarecimento e coibição de maus tratos e abandono de animais; estimular atividades e promoções e apoio ao Julho Verde, inclusive, nos estabelecimentos de ensino do Município; Conscientizar a população sobre os impactos ambientais e estimular medidas que visem à preservação e manutenção das condições e qualidades ambiental, fauna e flora sadia em beneficio da comunidade. O anteprojeto segue para avaliação do Executivo.
Por Terezinha BobsinMesa Diretora reúne-se para tratar demandas administrativas da Câmara de Vereadores
07/02/2019 - Os vereadores integrantes da Mesa Diretora deste ano, Euclides Castro (PP), Mário Couto (PDT), Sandro Severo (PSB) e Rute Pereira (MDB), fizeram ontem(5), a primeira reunião para resolver as demandas administrativas. Com a presença do diretor-geral, Michel Luiz Lima e a diretora legislativa, Jussara Krug, foram tratadas questões a exemplo da cedência do Plenário para as escolas ; a nomeação das salas das comissões; a compensação das horas em função dos feriados, entre outros assuntos relacionados à administração do Legislativo.
O presidente da Câmara, Euclides Castro, ainda falou das metas da gestão deste ano focadas no andamento do trabalho pró-ativo entre o Legislativo o Executivo Municipal; na ampliação dos canais de escuta e diálogo com a comunidade e na implementação, de forma efetiva, do Projeto de Proteção Contra Incêndio (PPCI), tendo em vista o enorme número que pessoas que se utilizam dos serviços da Câmara Municipal e seu Plenário.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Euclides Castro assina contrato para dar andamento ao PPCI do Legislativo
16/01/2019 - O presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Euclides Castro (PP), assinou na tarde de hoje(16), o contrato com a empresa Fire House Prevenção Contra Incêndio Ltda., objetivando dar continuidade ao processo do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), no prédio do Legislativo. Esta é uma das metas da gestão de Castro, anunciada durante sua posse no inicio deste ano. A cerimônia de assinatura ocorreu no gabinete do presidente, com a presença do representante da empresa, Rodrigo Alves, do diretor-geral, Michel Luiz Lima e do procurador jurídico, Juliano Teles. Conforme o presidente, a ideia é adequar a Câmara à nova legislação. "Precisamos implementar, de forma efetiva, o Projeto de Proteção Contra Incêndio (PPCI) do Legislativo, tendo em vista o enorme número que pessoas que se utilizam dos serviços da Câmara Municipal, especialmente o Plenário, que abrigou, somente neste ano, mais de 15 mil pessoas", disse.
O contrato, processo feito por dispensa de licitação, prevê serviços como a elaboração de memorial técnico e descritivo dos equipamentos de prevenção e proteção contra incêndios exigidos; representação gráfica dos Equipamentos de prevenção; Consultoria Técnica, Adequação do Laudo de Inviabilidade Técnica já elaborado, se necessário; a realização do Registro de Responsabilidade Técnica; o levantamento técnico dos sistemas existentes no local; protocolo e acompanhamento junto ao Corpo de Bombeiros; a elaboração de Termo de Referência, além da visita técnica para a verificação “in loco” dos procedimentos necessários.
O custo para a realização do serviço será de R$ 11,8 mil, incluídas todas as despesas necessárias à sua execução, com exceção das taxas necessárias para execução do contrato. Ainda prevê o contrato, advertência e uma multa de 0,33% por dia de atraso e o prazo de entrega é de 30 dias.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Banco de Ideias segue recebendo propostas da comunidade
15/01/2019 - Mesmo com o recesso parlamentar, que se encerra em 30 de janeiro, a Câmara de Vereadores de Esteio segue recebendo indicação de projetos de lei no Banco de Ideias. Esta é mais uma ferramenta de interatividade e de aproximação do Legislativo com a comunidade. As pessoas e entidades civis organizadas, interessados em mandar sua ideia, podem acessar o portal da Câmara. O "Banco de Ideias", é uma iniciativa da vereadora Fernanda Fernandes (PP). "É uma ferramenta para registro livre de ideias que contribuam para o desenvolvimento do município. Neste espaço, o cidadão pode expressar sua sugestão de projeto de lei", destacou. O objetivo principal, segundo Fernanda, é incentivar a comunidade a promover ideias inovadoras.
Não há limites para a apresentação de projetos e o cadastro é simplificado. Nome, endereço, telefone são as condições básicas. Todas as proposições protocoladas, que poderão ser anexadas ou editadas no campo específico para o texto, serão encaminhadas à Mesa Diretora para apreciação. Caso faça-se necessário, serão feitas consultas ao autor da ideia para que as informações estejam mais claras e completas possíveis. Podem ser apresentadas propostas em todas as áreas, segurança, educação, saúde, meio ambiente, entre outras áreas. Os interessados podem acessar diretamente pela internet:
Sandro Severo trata das demandas de 2019 com prefeito em exercício
15/01/2019 - O vereador Sandro Severo (PSB), visitou na tarde de hoje(15), o prefeito de Esteio, em exercício, Jaime da Rosa (PSB). Na pauta do encontro, o vereador, que é o líder da bancada socialista na Câmara de Vereadores e membro da executiva do partido, tratou sobre os projetos do governo para este ano, bem como demandas importantes para a comunidade.
Rosa, que é vice-prefeito, ficará à frente da Prefeitura durante as próximas duas semanas para cobrir as férias do prefeito, Leonardo Pascoal.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Dahmer solicita climatização na Secretaria da Saúde
14/01/2019 - O vereador Leo Dahmer (PT), solicitou na noite de ontem(26), na Câmara de Vereadores, que a Prefeitura providencie climatização no novo prédio onde foi instalada a Secretaria da Saúde, na avenida Padre Claret, 666, esquina com a rua Pelotas. Segundo o vereador, circulam cerca de 600 pessoas por dia pelas instalações do prédio locado e o atendimento é precário pela falta do equipamento.“Nossa preocupação relaciona-se as condições de atendimento das cerca de 600 pessoas que utilizam os serviços da secretaria diariamente, bem como o problema dos servidores que trabalham nessas condições", falou. O documento, que teve o conhecimento do Plenário, foi encaminhado ao Executivo.
O Centro Administrativo de Saúde reúne os setores administrativos da Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância em Saúde (vigilâncias Sanitária, Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador), a Farmácia Municipal e o Agendamento/Regulação de consultas e de exames especializados. Também foram transferidos para o novo prédio, a Ouvidoria, Serviço Social, Transportes, Recursos Humanos, Atenção Básica, Financeiro, Auditoria, Processamento, Diretoria Administrativa, TI e o Gabinete da Secretária; a distribuição de fraldas, de medicamentos de responsabilidade do Estado e o MedCasa; e as sedes dos conselhos municipais de Saúde (CMS) e de Políticas sobre Drogas (Comad).
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Presidente da Câmara reúne-se com servidores
11/01/2019 - O presidente da Câmara de Vereadores, Euclides Castro (PP) reuniu-se hoje (11), pela manhã, com pessoal que cuida da manutenção do prédio do Legislativo. Castro, que quer inteirar-se do trabalho de cada área, colocou-se à disposição dos servidores e disse que sua gestão terá, também, um olhar diferenciado ao andamento e de melhorias da Casa Legislativa. Da reunião, ainda participou, o diretor-geral, Michel Luiz Lima.
No início desta semana, Castro conversou com a direção-geral, legislativa, assessoria de imprensa, jurídico e alguns servidores, para tratar das primeiras ações da nova gestão. A ideia é conversar com todos os setores antes do encerramento do recesso, em 30 de janeiro.
Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156
Obra de alargamento nas ruas da Vila Esperança é tema de reunião com a Caixa Federal
O presidente da Câmara Municipal de Esteio, Euclides Castro (PP), além do vereador integrante da Comissão de Transporte, Urbanização e Habitação, Luiz Duarte (PT) e o procurador-chefe do Legislativo, Juliano Scherer Teles, reuniram-se na tarde de hoje (9), com o coordenador de Filial, da Gerência Executiva e Negocial de Governo da Caixa Econômica Federal, em Novo Hamburgo, Augusto Lanner Cardoso. Na pauta do encontro, as obras de alargamento dos becos da Vila Esperança. Elas fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), em parceria com a Caixa Econômica Federal, com recurso na ordem de R$ 3,5 milhões. A ideia é que seja feita a canalização e o alargamento das ruas possibilitando a entrada de veículos maiores, a exemplo dos caminhões do Corpo de Bombeiros. O projeto de viabilização foi entregue na Caixa em dezembro de 2016.
O assunto, vem preocupando os moradores, que também participaram do encontro. Segundo eles, a remodelação dos becos deve atingir mais de 100 residências na vila, onde os moradores devem perder as cercas, muros e parte de suas casas.
Um novo encontro deve ser agendado entre os vereadores deve ser agendado para os próximos dias.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7.156
.
Esteio vai ganhar segundo Fórum
O antigo prédio da Caixa Econômica Estadual, na avenida Presidente Vargas, 2536, Centro, em Esteio, vai abrigar o segundo Fórum no município. A informação é do Tribunal de Justiça do RS, que sacramentou o Termo de Afetação do Imóvel Nº 16728, em outubro, autorizando o uso do terreno pelo Poder Judiciário. O vereador Sandro Severo (PSB), está comemorando a decisão positiva do TJ e ressaltou que este é o primeiro passo para a criação de uma segunda vara criminal, conforme seu pedido realizado em 2017 e reforçado em visita realizada ao desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, no ano passado, em comitiva também integrada pelo Executivo; pelo juiz da Vara Criminal de Esteio, Max Akira Senda de Brito, OAB/Esteio e juízes da Infância e da Juventude. Para o vereador, o novo espaço vai de encontro ao anseio do comunidade, além de proporcionar mais agilidade na resolução dos problemas na cidade. "O próximo passo importante é trabalhar para o alinhamento das intenções, visando instituir junto ao novo Fórum, as varas Cível e Criminal", destacou. Conforme Akira, o prédio ocupado atualmente, localizado na avenida Dom Pedro, 200, não atende às necessidades da instituição.
Durante o despacho do processo, o desembargador Carlos Duro agradeceu aos envolvidos pela condução do processo e disse que a área será muito bem utilizada em prol da comunidade de Esteio. Também o secretário de Modernização Administrativa, Raffaele Marsiaj Quinto Di Cameli, afirmou que estado precisa reduzir a quantidade e melhorar a qualidade dos imóveis em seu poder, que, atualmente, são cerca de 9 mil unidades. O projeto de reforma está em fase de elaboração pelo setor de engenharia do TJ.
Saiba sobre o pedido:
http://www.esteio.rs.leg.br/institucional/noticias/esteio-pede-nova-vara-criminal-ao-tj-rs
Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156Euclides Castro anuncia nova direção da Câmara de Vereadores
O presidente da Câmara de Esteio, vereador Euclides Castro (PP), anunciou, na tarde desta quarta-feira, 2 de janeiro, aos servidores, os nomes que vão compor a direção do Legislativo neste ano. Foram anunciados os novos nomes do diretor-geral, o gestor em Marketing, Michel Luiz Lima, 31 anos e o procurador-chefe da área jurídica, o servidor de quadro e advogado, Juliano Scherer Teles, 41 anos. Castro mantém a direção legislativa, administrativa e o setor de Imprensa. Conforme o presidente, a ideia é valorizar os servidores; manter uma política de controle dos gastos públicos, assim como pretende ampliar os canais de escuta e de diálogo com a população, bem como quer implementar, de forma efetiva, o Projeto de Proteção Contra Incêndio (PPCI) do Legislativo, tendo em vista o enorme número que pessoas que se utilizam dos serviços da Câmara Municipal, especialmente o Plenário. "Desta forma, entendo, que faremos a Câmara avançar no sentido de dar mais segurança aos que usam as dependências do Legislativo", disse. Castro também reforçou a harmonia entre os poderes e ressaltou que quer, ainda, marcar sua gestão com um olhar direcionado às necessidades dos servidores.
Diretor- Geral:
Michel Luiz dos Santos Lima, 31 anos. Graduado em Marketing. Assessor Parlamentar no gabinete do vereador Mário Couto
Procurador- Chefe:
Juliano Scherer Teles: 41 anos, Pós-graduado em Direito Público. É advogado e servidor concursado no cargo de Assessor Legislativo, desde 2013.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Sandro Severo faz avaliação do mandato
O vereador Sandro Severo (PSB), que passou o cargo ao novo presidente Euclides Castro (PP), na manhã de hoje(28), em seu discurso, fez uma avaliação da gestão deste ano. De acordo com Severo, que assume a primeira secretaria da Mesa Diretora em janeiro de 2019, a Câmara realizou diversas ações e implementou, ao longo de 2018, novos conceitos e ferramentas de gestão que permitiram ao parlamento avançar em diversas áreas. Entre os compromissos centrais que alicerçaram a administração, estiveram os princípios básicos da transparência; da integridade; do controle dos gastos públicos; da legitimidade; da equidade; da responsabilidade; da eficiência e da probidade, fundamentados na complexidade do setor público. "Neste sentido, sensível com o momento financeiro pelo qual passam os municípios e estados e comprometidos com a busca de soluções para superar a crise, a Câmara progrediu na redução de despesas, consolidando importantes avanços na gestão, no controle e economia de recursos, bem como na informação e na transparência do trabalho junto à população, dando exemplo de austeridade com a máquina pública", assegurou. Esta atitude, iniciada em 2017, garantiu o primeiro passo para a modernização, o que resultou na economia de R$ 1 milhão, direcionada ao Hospital São Camilo, auxiliando na folha de pagamento dos servidores. Sandro ainda anunciou, com o fechamento das contas de 2018, mais uma economia de R$ 108 mil, totalizando R$ 1,1 mil devolvidos aos cofres públicos. Este valor, conforme dados administrativos, é a maior devolução da história.
Além disso, segundo Severo, as ações implementadas para qualificar os servidores e a aquisição de um novo software adquirido através de licitação, garantiram mais eficiência e controle nas despesas da Casa, racionalizando o gasto e otimizando a aplicação dos recursos. Um dos exemplos, de acordo com o vereador, foi a redução no uso do papel em quase 90% do processo legislativo. Com o sistema, a Prefeitura, que recebeu acesso direto ao programa, não precisa mais imprimir os projetos de lei para enviar ao Legislativo. No caminho inverso, a Câmara também passa todos os processos para o Executivo, sem uso de papel.
Ao longo de 2018, o Plenário foi o palco central de debates, votações e iniciativas de grande importância para a vida da comunidade esteienses. Também outros espaços do trabalho parlamentar, como as Comissões, Frentes Parlamentares e audiências públicas, também mobilizaram a comunidade em torno de temas relevantes como a segurança, educação, saúde e urbanização. Num ano intenso no Plenário, conforme levantamento, os vereadores apreciaram mais de 3 mil proposições. A maioria das matérias apreciadas - 1.925 - se refere a Pedidos de Providência em prol da comunidade. Também foram apreciados 322 projetos de lei; 157 Pedidos de Informação ao Executivo; 127 Requerimentos direcionados à diversos órgãos; 85 Anteprojetos de Lei, entre outras questões que passaram por votação da Câmara de Vereadores.
Severo aproveitou a oportunidade para agradecer aos servidores o trabalho de parceria e de transparência junto ao órgão público. "Certamente todos os servidores foram importantes no processo de desenvolvimento e de avanços realizados nesta gestão", destacou ressaltando que a harmonia entre os poderes constituídos foi a base para uma gestão de qualidade.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Euclides Castro assume presidência da Câmara de Vereadores com a missão de focar nos serviços à comunidade
Em cerimônia realizada na manhã de hoje(28), no Plenário, o vereador Euclides Castro (PP), assumiu o comando da Câmara de Vereadores para o exercício de 2019. Castro que terá ao seu lado o vice-presidente, Mário Couto (PDT), além do primeiro e segundo secretários, Sandro Severo (PSB) e Rute Pereira (MDB), destacou, em seu discurso de posse, que entre suas metas estão a de que o Legislativo trabalhe de forma pró-ativa e consonante com o Executivo Municipal, dentro da manutenção do sistema de agilidade e celeridade do processo legislativo, assim como, pretende focar no atendimento à comunidade. Segundo ele, a ideia é ampliar os canais de escuta e de diálogo com a população, bem como quer implementar, de forma efetiva, o Projeto de Proteção Contra Incêndio (PPCI) do Legislativo, tendo em vista o enorme número que pessoas que se utilizam dos serviços da Câmara Municipal, especialmente o Plenário, que abrigou, somente neste ano, mais de 15 mil pessoas. "O foco na comunidade será um dos principais objetivos desta gestão. Afinal, é para os moradores que devemos legislar, àqueles que nos deram sua confiança e esperam que façamos o melhor", falou. Conforme o parlamentar, haverá mudanças em relação à direção. "Como forma de valorização, uma das direções, destinadas aos Cargos de Confiança, será assumida por um servidor concursado", revelou.
O novo presidente, que traz a experiência de gestão escolar, falou que assume, ainda, o compromisso de manter a harmonia e a parceria entre as entidades civis e ONG´s e que deve governar, apoiado pela Mesa Diretora, com simplicidade, serenidade e democracia. "Nossa ideia, como Poder fiscalizador, é dar o exemplo com suas ações em todas as atividades do serviço público. Sinto-me muito honrado com este compromisso assumido ", disse.
Na oportunidade, o vereador Sandro Severo, em seu discurso, fez uma avaliação do ano e parabenizou a equipe servidores da Câmara pelo desempenho de sucesso da gestão deste ano. Em um breve relato, Severo falou sobre a austeridade com os recursos públicos e anunciou a economia de R$ 1,1 milhão, que voltam aos cofres públicos. " A Câmara realizou diversas ações e implementou, ao longo de 2018, novos conceitos e ferramentas de gestão que permitiram ao parlamento avançar em diversas áreas. Entre os compromissos centrais que alicerçaram a administração, estiveram os princípios básicos da transparência; da integridade; do controle dos gastos públicos; da legitimidade; da equidade; da responsabilidade; da eficiência e da probidade, fundamentados na complexidade do setor público. Neste sentido, sensível com o momento financeiro pelo qual passam os municípios e estados e comprometidos com a busca de soluções para superar a crise, a Câmara progrediu na redução de despesas, consolidando importantes avanços na gestão, no controle e economia de recursos, bem como na informação e na transparência do trabalho junto à população, dando exemplo de austeridade com a máquina pública", assegurou
O prefeito Leonardo Pascoal enfatizou a importância do trabalho conjunto, agradecendo ao ex-presidente Sandro Severo pelo trabalho realizado, ressaltando que as vantagens são colhidas pela comunidade. “Estabelecemos na relação entre chefes de poderes uma relação de muita parceria e proximidade. O maior beneficiário dessa cordialidade foi a população de Esteio. Eu lhe agradeço pela forma que trabalhamos esse ano e lhe parabenizo pela gestão que fizeste a frente do Poder Legislativo, junto dos demais vereadores e servidores desta casa”, falou.
Os líderes de bancada também discursaram em apoio à nova Mesa Diretora. Felipe Costella (MDB), Fernanda Fernandes (PP) e Luiz Duarte (PT), além do prefeito, Leonardo Pascoal destacaram a colaboração e a harmonia entre os poderes. A cerimônia foi acompanhada por autoridades locais e diversos segmentos da sociedade.
Por Terezinha Bobsin
Sandro Severo participa da solenidade de implementação do novo Código Tributário Municipal
O presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB) participou na tarde de ontem(27), do ato de assinatura da implementação do novo Código Tributário Municipal, Lei Municipal 7.054/2018. A solenidade foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença de autoridades locais. A atualização da legislação traz informações sobre impostos e taxas sob competência da Prefeitura e teve início, em 2017, com a compilação de todos os textos legais sobre tributos do Município.
Na oportunidade, Sandro Severo relatou a necessidade de atualizar uma das principais ferramentas fiscais do município dando maior clareza no processo. "É uma lei antiga que precisava de direcionada para os tempos atuais. A atualização, além de ficar mais simples, vai facilitar o trabalho dos auditores fiscais e, especialmente da comunidade", falou.
Para o prefeito, que assinou o documento, um dos motivos é a relevância das novas regras implementadas no novo código. "Elas garantirão aos contribuintes do Município a facilidade de acesso a parcelamentos, a possibilidade de acordos de débitos que já estão em processos de recuperação fiscal, e, especialmente, maior clareza de todo o processo administrativo municipal. O Código racionaliza os conteúdos que tratam da questão tributária da administração, dando mais informações e clareza a todos. Esse é um código moderno, comparado ao que estava em vigor, que se aproximava dos 30 anos de vigência, já apresentava informações defasadas e que não condiziam mais com a nossa realidade”, observou.
Sobre o Código Tributário Municipal
A atualização do Código Tributário Municipal, lei que traz informações sobre impostos e taxas sob competência da Prefeitura, teve início, em 2017, com a compilação de todos os textos legais sobre tributos do Município. No início do processo, foi feita uma discussão sobre o tema com os fiscais tributários municipais. Em seguida, foi aberta a possibilidade para a comunidade propor alterações no documento. As sugestões foram compiladas e, conforme viabilidade, incluídas no anteprojeto, apresentado às equipes da Prefeitura no início de maio de 2018. Em junho, foi realizada uma audiência pública para debater o projeto. Depois, foi a vez dos vereadores analisarem e aprovarem a nova legislação. O texto traz alterações no cálculo do IPTU e alíquotas do ISS. Também são apresentadas mudanças nos capítulos de cadastro tributário, de dívidas ativas do Município e de parcelamentos de débitos.
Por Terezinha Bobsin
Fonte: PME
O Código Tributário de Esteio vigente até agora era Lei Municipal nº 1.185, de 1991. Ao longo de quase 27 anos, o documento sofreu alterações que dificultaram sua análise e compreensão. O objetivo da revisão é simplificar a legislação, criar condições para que empreendedores possam investir na cidade e também dar segurança às equipes da Prefeitura na hora de aplicar as leis. O processo contou com a consultoria e a assessoria da Saavedra Sandy Sociedade Individual de Advocacia, escritório contratado via licitação para auxiliar a Prefeitura na revisão.
Câmara de Vereadores empossa nova Mesa Diretora amanhã, 28
Perfil do presidente:
Euclides Castro, 52, é natural de Esteio. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, deu aula no colégio Maria Auxiliadora e Espírito Santo, de Canoas. Alguns anos após, passou a trabalhar nas escolas municipais de Esteio. Professor no Camilo Alves, foi eleito diretor pela comunidade e reconduzido ao cargo. A partir de então, Euclides, juntamente com a comunidade escolar, realizou diversas mudanças significativas na escola, tanto estruturais quanto com relação ao ensino - o que fez com que a escola fosse a melhor colocada do município no índice do IDEB.
Em 2016, o então diretor Euclides elegeu-se vereador mais votado do partido na cidade. Suas principais bandeiras como representante do povo são a qualidade da gestão pública, com honestidade e transparência, a saúde e a educação. O parlamentar foi eleito com 1.133 votos. É presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e integrante da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Conheça a Mesa Diretora de 2019:
Perfil do Vice- Presidente


Rute Viegas Pereira, natural de Porto Alegre, nasceu em 27 de fevereiro de 1944. Foi eleita, pela primeira vez, em 15 de novembro de 1982 com 348 votos. Exerceu seis mandatos consecutivos, tendo sido reeleita em 1988, 1992, 1996, 2000 e 2004.
Terezinha Bobsin
Câmara de Esteio sedia posse dos diretores das escolas estaduais da 27ª CRE
A Secretaria Estadual de Educação, por meio da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), realizou na manhã de hoje (27), a cerimônia oficial de posse dos novos diretores e vice-diretores das escolas estaduais dos municípios de abrangência da coordenadoria, Canoas, Triunfo, Esteio, Nova Santa Rita e Sapucaia do Sul. A solenidade, que ocorreu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal de Esteio, contou presença da coordenadora da 27ª CRE, Leany Maria de Conti; do presidente do Legislativo, Sandro Severo (PSB),; do prefeito, Leonardo Pascoal e do vice-prefeito, Jaime da Rosa e deu posse aos 80 gestores para o novo mandato que é de três anos. Do total, 12 escolas são de Esteio, 20 de Sapucaia do Sul; 37 de Canoas; três de Nova Santa Rita e oito de Triunfo.
Na oportunidade, Sandro Severo, falou da importância do processo para ensino no estado. "O gestor é o ator principal do processo do ensino e de aprendizagem para que tenhamos uma educação de qualidade em nossas escolas. Venho de uma escola pública e meus filhos também estudam em escola pública. A Helena, minha filha mais nova, estuda na escola municipal Oswaldo Aranha. Precisamos dar o exemplo e acreditar na qualidade da educação pública. Para nós foi uma honra receber a solenidade neste parlamento", disse.
O prefeito Leonardo Pascoal enfatizou que os servidores possuem a possibilidade de transformar os locais onde trabalham e a realidade dos indivíduos. “Nós somos servidores públicos. Temos que ter essa clareza diária de que a nossa missão é de servir e servir bem as pessoas. Mas nós temos que entender que temos um diferencial, que é a capacidade de mudar a realidade e a vida das pessoas em uma escala razoável”, disse. Pascoal destacou, principalmente, o impacto nos estudantes da rede. “Professores têm a capacidade de mudar de forma positiva a vida de um contingente de alunos. O diretor passa a ter a capacidade de transformar um número ainda maior entre aqueles que passarão pelas suas instituições. Acho que justamente essa possibilidade de transformar de forma positiva a vida das pessoas deve servir como incentivo quando acordamos de manhã cedo”, afirmou
Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Posse da Mesa Diretora será realizada na sexta-feira, 28
A Câmara de Vereadores realiza no dia 28, às 10 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, a solenidade de posse da nova Mesa Diretora, que vai conduzir os trabalhos legislativos de 2019. O vereador Euclides Castro (PP), atual vice-presidente, vai assumir a presidência. Ao seu lado terá o vice-presidente, vereador Mário Couto (PDT), e o primeiro e segundo secretários, Sandro Severo (PSB) e Rute Pereira(MDB).
A Mesa Diretora é o órgão de direção dos trabalhos da Câmara Municipal.
Perfil do presidente:
Euclides Castro, 52, é natural de Esteio. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, deu aula no colégio Maria Auxiliadora e Espírito Santo, de Canoas. Alguns anos após, passou a trabalhar nas escolas municipais de Esteio. Professor no Camilo Alves, foi eleito diretor pela comunidade e reconduzido ao cargo. A partir de então, Euclides, juntamente com a comunidade escolar, realizou diversas mudanças significativas na escola, tanto estruturais quanto com relação ao ensino - o que fez com que a escola fosse a melhor colocada do município no índice do IDEB.
Em 2016, o então diretor Euclides elegeu-se vereador mais votado do partido na cidade. Suas principais bandeiras como representante do povo são a qualidade da gestão pública, com honestidade e transparência, a saúde e a educação. O parlamentar foi eleito com 1.133 votos. É presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e integrante da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Perfil do Vice- Presidente


Rute Viegas Pereira, natural de Porto Alegre, nasceu em 27 de fevereiro de 1944. Foi eleita, pela primeira vez, em 15 de novembro de 1982 com 348 votos. Exerceu seis mandatos consecutivos, tendo sido reeleita em 1988, 1992, 1996, 2000 e 2004.
Por: Terezinha Bobsin
Em sessão extra, vereadores aprovam projetos de interesse público
Em sessão extraordinária realizada no final da tarde de hoje(20), os vereadores aprovaram, por unanimidade, projetos de iniciativa do Executivo. A convocação, já que os parlamentares estão de recesso, foi feita pela prefeitura, visando a votação de propostas, a exemplo da consolidação do orçamento anual para 2019, com estimativa de R$ 322, 7 milhões; a proposta consolidando o Código de Obras do município; o ajuste nas funções gratificadas da Secretaria Municipal de Saúde; a criação de vaga para técnico de saúde bucal e de enfermagem; a concessão de área para a Igreja pentecostal Deus é Amor, além de projetos instituindo o Janeiro Branco, de iniciativa do vereador Mário Couto (PDT); o 5º Esteio da Poesia Gaúcha e 1º do Amanhã; o Calçada Legal, cuja finalidade é estimular a reforma e a construção de calçadas para priorizar a acessibilidade aos pedestres com mobilidade plena ou reduzida e a suplementação (troca de rubricas) de verba, no valor de R$ 6,9 milhões, que pretende visa adequação orçamentária para o exercício de 2018 para cobrir a folha de pagamento.
O presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB), destaca que no município as sessões extraordinárias, por força de lei, não são remuneradas. "São projetos importantes que precisavam de deliberação dos vereadores. Neste sentido, seguimos dando o exemplo de que sempre podemos fazer o melhor em prol da comunidade", falou.
Por Terezinha Bobsin - reg Prof MRb/RS 7156
Ações do documento