Sala de imprensa/notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

02/06/2011 - Esteio: Cinquentenário da Escola João XXIII será lembrado em solenidade

Para marcar o cinquentenário do Centro de Educação João XXIII, localizada na Vila Três Portos, ocorrido em 18 de maio, a Câmara de Esteio, através do vereador Jaime da Rosa (PSB), vai realizar um ato solene. O projeto de resolução, que está tramitando nas Comissões Permanentes da Câmara para análise, prevê que a equipe diretiva juntamente com o corpo docente de um aluno da insituição receberão uma honraria. De acordo com o vereador, a escola desenvolve o programa Mais Educação, do governo federal, e vem proporcionado aos alunos espaços de construção cultural e de conhecimento. "O reconhecimento é merecido devidoao trabalho exemplar do corpo docente e do ensino de qualidade na formação de crianças e jovens", comenta. A câmara vai agendar para julho a realização da solenidade.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

07/06/2011 - Câmara aprova recursos para pavimentação de duas ruas na Vila Esperança

Câmara aprova recursos para pavimentação de duas ruas na Vila Esperança
A Câmara de Vereadores se reuniu extraordinariamente ontem, 6, sem remuneração. Na pauta estiveram dois projetos, de iniciativa do Executivo, solicitando abertura de crédito especial, no valor de 98 mil e suplementar, no valor R$ 95 mil. Os dois recursos servirão de reforço para a secretaria de Obras Viárias e Serviços Urbanos, visando a pavimentação e recapeamento asfáltico das ruas Joceí da Silva Carvalho e Ezequiel Rezende, na vila Esperança. Conforme mensagem do Executivo, o primeiro recurso refere-se a um convênio entre o Ministério das Cidades e o município, através de contrato de repasse nº 0313711-12/2009. Conforme o presidente da Comissão de finanças e Orçamento, Jaime da Rosa(PSB), os dois projetos tinham a mesma finalidade, o que deixou dúvidas, esclarecidas em reunião com o secretário de Comunicação, Siefrid Bernich. Para o presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), o asfaltamento destas ruas é um pedido de quase 30 anos da comunidade local.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

08/06/2011 - Esteio pode entrar no livro de recordes

Uma aula de natação simultânea, que vai ocorrer no dia 14, às 12 horas, deve movimentar mais de 30 mil anos em todo o mundo, através da participação de mais de 700 academias representando vinte países, com registro no Guiness Book of Records, evento promovido pela The World’s Largest Swimming Lesson (WLSL) . Em Esteio, a Fitwell Academia será uma das onze academias do Brasil a participar da maior aula de natação. Conforme a direção da academia, a Fitwell será a única do RS a participar da atividade. O objetivo é mostrar a importância vital de ensinar as crianças a nadar, ajudando na prevenção de afogamentos, uma das principais causas de mortes acidentais entre crianças de 0 a 14 anos em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Os acidentes acontecem em lugares óbvios, como piscinas, lagos, mar, mas também insólitos como tanques, banheiras e baldes. Durante 45 minutos, será ministrada a mesma aula em escolas de natação, academias e parques aquático de várias partes do mundo. A gerente da unidade, Cibele Ogando, que utilizou a Tribuna Democrática da Câmara de Vereadores na noite de ontem (7), explica que a preocupação com o aprendizado da natação desde a primeira infância é muito importante, não só por ser o esporte mais completo e é muito bom para a saúde, como também por uma questão de sobrevivência. Grande aula O primeiro evento promocional da The World’s Largest Swimming Lesson (WLSL) aconteceu em junho de 2010 e marcou o recorde registrado no Guiness Book, com quase 4 mil participantes em vários locais dos EUA. A ideia surgiu com a preocupação de sensibilizar e alertar a sociedade, a partir de uma coalizão de associações americanas voltadas para a segurança aquática. Mais importante que o recorde, o programa gerou uma cobertura fenomenal de mídia sobre prevenção de afogamentos e ajudou a disseminar conceitos de segurança dentro e em volta da água, atingindo a sua missão.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

09/06/2011 - Ari da Center visita o governador em exercício Beto Grill

Ari da Center visita o governador em exercício Beto Grill

 

O vereador Ari da Center (PSB) esteve, na tarde desta quarta-feira (08), com o governador em exercício do Estado, Beto Grill.  Beto está à frente do Executivo gaúcho desde o dia 26 de maio, quando Tarso Genro embarcou para a Coreia do Sul, em missão de apresentação do Rio Grande do Sul ao empresariado coreano. Presidente da Comissão de Segurança Pública, Ari conversou com Beto Grill a respeito da importância da segurança no trânsito. O vereador comentou ainda sobre um anteprojeto de Lei criado por ele em maio de 2010, que trata sobre a inclusão da educação para o trânsito no currículo escolar da rede municipal de ensino de Esteio. “A educação é urgente e o poder público precisa se dar conta de que é a única solução para os problemas de trânsito", destacou Ari. Na oportunidade, Ari participou da promulgação do Projeto de Lei 262/2007, de autoria do deputado estadual Miki Breier (PSB). De acordo com a matéria, em todas as habitações populares ou distribuição de lotes individuais promovida pelo Estado, deve-se assegurar 10% do total de unidades para o benefício de pessoas com deficiência.

 Por Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Ari da Center visita o governador em exercício Beto Grill

13/06/2011 - Vila Esperança recebe o Gabinete nos Bairros

Vila Esperança recebe o Gabinete nos Bairros


O vereador Luiz Duarte (PTB), juntamente com sua assessoria, passou a tarde de sexta (10) na Vila Esperança, no bairro São José. Duarte, que é presidente da Câmara, aproveitou a visita para informar à comunidade que o Projeto de Lei que autoriza a realização das obras de asfaltamento na Rua Jocei da Silva Carvalho e na Rua Ezequiel Rezende foram aprovadas por unanimidade na Câmara Municipal.

“Vou fiscalizar e cobrar para que os prazos sejam cumpridos”, afirma Duarte. Segundo Ernani Gonçalves, morador da Vila Esperança há 31 anos, o asfaltamento das vias é uma demanda antiga: “faz muito tempo que se fala em melhorar o acesso a vila, mas o problema era com a regularização da área. Agora podemos enfim comemorar”, comentou.

Ainda na tarde de sexta, Duarte participou de um baile da 3ª idade, promovido pela Associação de Moradores do bairro Parque Amador.

 Por Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Vila Esperança recebe o Gabinete nos Bairros

15/06/2011 - Vereadores de Esteio debatem recomposição na Câmara com a comunidade hoje à noite


    O debate sobre a recomposição de vereadores na Câmara de Esteio com a comunidade e entidades organizadas vai acontecer hoje (15), às 19 horas, no Plenário(rua 24 de Agosto, 535). A decisão  foi tomada durante a  primeira reunião ocorrida em maio,  de iniciativa do presidente Luiz Duarte (PTB), com a presença dos presidentes  e integrantes do PMDB, PTB, PT, PRB, PC do B, PV e PDT. A ideia é aprofundar a discussão com as entidades e comunidade sobre a emenda constitucional 58/2009, que trata da recomposição das câmaras municipais em todo o país. O prazo máximo para a votação é outubro deste ano, para que a alteração na Lei Orgânica possa valer para as próximas eleições. Segundo Luiz Duarte , o número de vagas na Câmara que Esteio pode ter é de no máximo 15, conforme o número de habitantes. 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

15/06/2011 - Esteio quer entrar para o livro de recordes

Esteio quer entrar para o livro de recordes

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Duarte (PTB), além da vereadora Jane Battistello (PDT), participaram da Maior Aula de Natação do Mundo, realizada na manhã de ontem (14), na Academia Fitwell. Cerca de 300 pessoas entraram na piscina da academia para ajudar a cidade a entrar para o Livro de Recordes. A aula de natação simultânea, evento promovido pela The World’s Largest Swimming Lesson (WLSL), movimentou mais de 30 mil anos em todo o mundo,  através da participação de mais de 700 academias representando vinte países, com registro no Guiness Book of Records.  A Fitwell foi a única academia do RS a aderir ao evento.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Esteio quer entrar para o livro de recordes

15/06/2011 - Vereadora propõe adoção de leitos hospitalares por empresas

A vereadora Jane Battistello (PDT),  está propondo, através de um anteprojeto de Lei,  a adoção de leitos hospitalares por pessoas jurídicas na rede municipal de saúde pública. Segundo a matéria, a empresa ou pessoa jurídica poderá adotar um ou mais leitos, sob forma de doações, em dinheiro ou produtos, a serem realizadas mediante levantamento prévio de custos gerais. Os custos serão definidos pela soma das despesas, dividindo-se pelo número total de leitos existentes na rede municipal, assim é possível obter o valor de cada cota. “Os adotantes poderão ter suas marcas expostas em locais de fácil visualização, nas unidades municipais de saúde, a título de conhecimento público”, destaca Jane. Ela anda informa que o período mínimo de vigência do contrato é de seis meses. “A intenção é estabelecer critérios para que as parcerias entre o poder público e as empresas privadas sejam estabelecidas de forma criteriosa, gerando benefícios param ambas as partes”, conclui a vereadora. O anteprojeto foi encaminhado ao Executivo e passará por análise.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

16/06/2011 - Vereadora Michele Pereira visita Secretária Estadual Stela Farias

Vereadora Michele Pereira visita Secretária Estadual Stela Farias

 

Na ultima quarta-feira (16) a vereadora Michele Pereira (PT) visitou a Secretária de Administração Estadual , a deputada Stela Farias. Michele levou demandas da cidade, a exemplo da utilização do espaço ocioso que existe na parte superior da Casa do Trabalhador. "A ideia é que o espaço seja utilizado pela prefeitura", destacou. Além disso, Michele aproveitou para conferir o andamento do projeto do Oceanário,  que poderá ser implantado em Esteio. Atualmente o projeto encontra-se na Secretária de Agricultura. Michele também aproveitou para parabenizar a deputada pelo trabalho desenvolvido à frente da secretaria.  Stela Farias deve agendar para os próximos dias uma  visita à cidade. "Quero aproveitar para agradecer o apoio dos esteienses", destacou.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

16/06/2011 - Câmara de Esteio aprova área para escoteiros em Esteio

Câmara de Esteio aprova área para escoteiros em Esteio

 

A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na última terça-feira, 14, a proposta, de iniciativa do Executivo, de concessão de área em prol do Grupo de Escoteiros Capitão Bressane. O prédio, localizado junto ao Parque Galvany Guedes, é composto de um salão com churrasqueira, sanitários, totalizando uma área de 130.79 metros quadrados.

Conforme o projeto, a concessão terá validade de cinco anos e poderá ser prorrogado por igual período. Para a vereadora Michele Pereira(PT), a concessão é de extrema importância ao grupo e as frequentadores do Parque.

Segundo o diretor do Capitão Bressane, Borge Rodrigues, a ideia de passar para o Galvany Guedes, após a saída do Clube Aliança, em 2007, iniciou-se após visita ao local. "Nossa intenção é fortalecer o grupo de Escoteiros, que hoje atua com 53 integrantes e auxiliar na preservação do parque", disse.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

16/06/2011 - Audiência Pública vai debater regime próprio de previdência no município

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Esteio promove hoje, dia 16, às 19 horas,   no Plenário, audiência pública para debater o Projeto de Lei que institui o regime próprio de previdência social do município de Esteio. Os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Felipe Costella (PMDB), que compõem a comissão, promovem o encontro para ouvir sugestões e debater sobre a matéria. O projeto, de iniciativa do Executivo, está amparado no artigo 40 da Constituição Federal e institui o Prev-Esteio, que prevê a forma de custeio, define a estruturação administrativa, o plano de benefícios e as regras aplicáveis ao pagamento dos benefícios previdenciários dos servidores municipais, além de regulamentar a Lei do Regime Jurídico, que é o estatutário. O  presidente da Comissão, Jaime da Rosa, ressalta que somente serão submetidos a este regime os servidores investidos em cargo público mediante concurso público e seus respectivos dependentes. O Prev-Esteio será gerido por uma diretoria executiva vinculada a Secretaria da Fazenda e por dois conselheiros (um de administração e outro fiscal), formados por servidores ativos e inativos, assim como representantes do Executivo e Legislativo. O Projeto de Lei está disponível em: http://www.camaraesteio.rs.gov.br/transparencia.asp

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

17/06/2011 - Servidores: Comissão de Finanças vai aprofundar debate sobre Regime Próprio de Previdência para Este

Servidores: Comissão de Finanças vai aprofundar debate sobre Regime Próprio de Previdência para Este
Devido a complexidade do projeto que prevê  a instituição do  regime próprio da previdência para os servidores municipais (o Prev-Esteio),  de iniciativa do Executivo, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Esteio pretende aprofundar a análise da matéria com apoio do Sindicato dos Servidores Municipais (Sisme). A medida foi adotada ontem (16), à noite,  na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, durante audiência pública que reuniu vereadores,  Executivo, a  CSM Consultoria Atuarial, que está assessorando a prefeitura e servidores municipais. Os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Felipe Costella (PMDB), que compõem a comissão, além dos vereadores Leonardo Dahmer(PT), Jane Battistello (PDT), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Harri Zanoni(PSB) e Therezinha Heller (PPS), ouviram questionamentos dos servidores, especialmente os da Câmara e professores. Entre as perguntas estiveram situações de aponsentadoria; a existência de teto salarial; aposentadorias por doença e, especialmente, a fiscalização dos recursos (verba) do fundo. De acordo com a advogada da CSM, Rosana Seger, não haverá teto máximo para aposentadoria. Além disso, segundo ela, haverá fiscalização contínua dos conselheiros  e dos integrantes do Sistema de Controle Interno. 

    O vereador Jaime da rosa questionou, ainda, a falta de esclarecimento no projeto, sobre a licença-maternidade, que no município é de 120 dias e na proposta consta apenas 60.  "Os outros 60 dias serão bancados pela administração", explica a advogada.  A presidente do Sisme, Aline Baladão, disse que, paralelamente, o sindicato contratou outra empresa de consultoria, mas esta não consegue fazer os cálculos devido a falta de informações sobre os funcionários. "Não conseguimos os dados, como data de nascimento, junto ao Executivo", informou. Sobre a situação, o consultor jurídico da prefeitura, Antenor Satto, explicou que os documentos são sigilosos. Entretanto, o Executivo se comprometeu em mandar os dados para o sindicato.   O presidente da Comissão, Jaime da Rosa, garantiu que o projeto não será colocado em votação antes de esgotadas todas as dúvidas dos vereadores e servidores.  "Tenho várias dúvidas sobre o processo. Vou analisar  a matéria com mais profundidade", observa.  O  sindicato também deve se reunir novamente com a Câmara para debater o projeto.

O Prev-Esteio

 O projeto, de iniciativa do Executivo, está amparado no artigo 40 da Constituição Federal e prevê a forma de custeio, define a estruturação administrativa, o plano de benefícios e as regras aplicáveis ao pagamento dos benefícios previdenciários dos servidores municipais, além de regulamentar a Lei do Regime Jurídico, que é o estatutário. O  presidente da Comissão, Jaime da Rosa, ressalta que somente serão submetidos a este regime os servidores investidos em cargo público mediante concurso público e seus respectivos dependentes. O Prev-Esteio será gerido por uma diretoria executiva vinculada a Secretaria da Fazenda e por dois conselheiros (um de administração e outro fiscal), formados por servidores ativos e inativos, assim como representantes do Executivo e Legislativo. O Projeto de Lei está disponível em: http://www.camaraesteio.rs.gov.br/transparencia.asp


Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Servidores: Comissão de Finanças vai aprofundar debate sobre Regime Próprio de Previdência para Este

20/06/2011 - Comunidade Bom Pastor vai ser homenageada em ato solene dia 21

Comunidade Bom Pastor vai ser homenageada em ato solene dia 21

 

A Comunidade Evangélica Luterana Bom Pastor, de Esteio, vai ser homenageada amanhã, dia 21, às 19h30min, pela Câmara de Vereadores .A iniciativa é do vereador Leonardo Dahmer (PT), que pretende lembrar os 70 anos da instituição em Esteio.

Na oportunidade, serão destacadas dez pessoas que fazem parte de diversos setores da comunidade luterana.  Um vídeo institucional vai contar a história da comunidade em Esteio. Além disso, durante a semana de homenagem, haverá uma mostra com fotos antigas no saguão da Câmara de Vereadores.

A Bom Pastor foi fundada em 10 de junho de 1941 em Esteio e atualmente se localiza na rua dos Ferroviários, 456.  Formada por vários grupos,  como Culto Infantil, Desafio Diaconal, Encontro de Casais, Ensino Confirmatório, Estudos Bíblicos, Porta da Alegria, Dança Folclórica Alemã, Juventude , Música e o Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), a comunidade Bom Pastor está integrada à popualção esteiense, especialmente com a Ocktoberfest, realizada há 32 anos no município.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

20/06/2011 - Recomposição da Câmara será decidida pelos vereadores

Recomposição da Câmara será decidida pelos vereadores
Segundo o presidente, a tendência é a manutenção de dez vereadores

    Depois de duas audiências públicas, uma ocorrida em maio e outra quarta-feira (15), na Câmara de Vereadores,  entre partidos políticos, comunidade e diversos segmentos da sociedade esteiense, ficou acertado que os vereadores devem decidir pelo aumento ou pela manutenção do número de vagas na Câmara de Esteio. A fixação do número de vereadores para a próxima legislatura, através da alteração da Lei Orgânica do Município, conforme o presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), deve acontecer até outubro, para que possa valer para 2013. A tendência, após ampla discussão com a comunidade, de acordo com o presidente, é que sejam mantidos dez vereadores para a cidade. A alteração em todo o país nas câmaras municipais se deve a emenda constituicional nº 58/2009, que aumentou as vagas nas câmaras, conforme dados estatísticos do último censo do IBGE.  
    De acordo com o presidente da OAB/subseção Esteio, Higídio Dassi, a decisão de elevar ou não o número de vereadores é uma oportunidade ímpar de assumir postura responsável nas relações com os mais diversos públicos, especialmente com os eleitores. Para o presidente da Câmara, Luiz Duarte, a discussão com a comunidade e entidades foi de extrema importância na decisão que deverá ser tomada pelos vereadores. "Não poderia deixar de fazer o debate", comenta. 
    Entre os participantes da audiência estiveram representantes do Partido Verde (PV); do Partido Republicano Brasileiro (PRB); do Partido Trabalhista Cristão (PTC); do Partido Popular Socialista (PPS); do Partido Comunista do Brasil (PC do B); do Partido Democrático Trabalhista (PDT); do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB); do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Trabalhista (PT). Conforme o ex-deputado federal, Pompeu de Matos, a lei que ficou o número de vereadores era ambígua. Atualmente, com o número menor de vereadores "a porta da Câmara fica estreita", garante.  Ele também lembrou, ainda, que em breve devem ser votado o projeto de reforma política, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, acabando com as coligações partidárias nas eleições proporcionais, além do voto contrário do relator à PEC 39/2011, que acaba com a reeleição de presidente, governadores e prefeitos; e a PEC 38/2011, que aumenta para cinco anos o mandato do chefe do Executivo. 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Recomposição da Câmara será decidida pelos vereadores

20/06/2011 - Câmara de Esteio recebe visita do deputado estadual Jurandir Maciel

Câmara de Esteio recebe visita do deputado estadual Jurandir Maciel

   

O presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Luiz Duarte (PTB), recebeu na última sexta-feira (17), a visita do deputado estadual Jurandir Maciel (PTB). Entre os assuntos estiveram as demandas para o município. Duarte aproveitou para conhecer o trabalho do deputado e suas propostas para o estado. Maciel assumiu a vaga deixada por Luis Augusto Lara (PTB), que se licenciou para assumir a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social Jurandir Maciel nasceu em Canoas e tem 55 anos. Foi três vezes vereador do município. Foi também secretário municipal de Saúde em 1998 e em 2003. Em 2004, foi eleito vice-prefeito pelo PTB com Marcos Ronchetti (PSDB). Em 2008, concorreu à prefeitura da cidade. Perdeu a disputa no segundo turno para Jairo Jorge (PT). Fez 29.564 votos para deputado estadual. Participaram do encontro os assessores de gabinete do vereador e moradores de Esteio. 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

22/06/2011 - Esteiense vai representar o Brasil na Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas

Esteiense vai representar o Brasil na Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas
O atleta Jovane Guissone, morador do bairro Parque Primavera, vai participar da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas, em Varsóvia, na Polônia. O evento ocorre entre os dias 23 e 26/06 e integra o calendário do Comitê Paraolímpico Brasileiro de atividades. Jovane é o único representante brasileiro no campeonato. O esgrimista entrou para a história do esporte paraolímpico brasileiro recentemente, quando conquistou a primeira medalha internacional do Brasil na esgrima em cadeira de rodas, na Copa do Mundo da IWAS (Federação Internacional de Esportes para Cadeirantes e Amputados), em Montreal, Canadá. Jovane embarcou para a Polônia, mas ainda encontra algumas dificuldades, especialmente de locomoção. Segundo o vereador Felipe Costella, o deslocamento do atleta se torna ainda mais difícil, pois além de não possuir carro próprio, ele precisa levar consigo alguns equipamentos, como o colete especial para esgrima e o florete. Felipe disponibilizou transporte adequado para Jovane chegar ao aeroporto na manhã desta quarta-feira (22), mas chama atenção para que outras pessoas ou entidades ajudem. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (51) 91595096.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Esteiense vai representar o Brasil na Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas

27/06/2011 - Câmara de Esteio homenageia 70 anos da Comunidade Bom Pastor

Câmara de Esteio homenageia 70 anos da Comunidade Bom Pastor
 

A Câmara de Vereadores de Esteio prestou na noite de ontem (21) uma homenagem a Comunidade Evangélica Luterana Bom Pastor pelos 70 anos de fundação na cidade.  A iniciativa é do vereador Leonardo Dahmer (PT). A trajetória da igreja na cidade foi contada, através de um vídeo institucional, por integrantes da comunidade. "Antes de comprarmos um terreno, localizado na ruas Dos Ferroviários, 456, nos encontrávamos no antigo Colégio Bento Gonçalves. Mas um dia ao chegarmos na escola, não encontramos a chave da sala. Esse foi o fato determinante para iniciar a busca por um espaço", explicou o presidente da comunidade Bom Pastor, Edmundo Kleber.   Na oportunidade, foram destacadas dez pessoas que fazem parte de diversos setores da comunidade luterana, apresentadas pelo mestre de cerimônias, o jornalista Cláudio Storck.  Apresentações artísticas como a do Coral Pró Canto; dos Grupos de dança Kunzkraft; Lusige Jugem Tanz Grupe;  Frölich Kinder e Idade Feliz abrilhantaram o evento.  Os moradores também pudeream conferir uma mostra com fotos antigas que contam a história da igreja, desde sua criação, no saguão da Câmara de Vereadores. 
Para o vereador proponente, Leonardo Dahmer, a instalação da igreja em Esteio foi um desafio e uma motivação. "A Comunidade Bom Pastor tem  uma forma particular de ser igreja, pois todos os integrantes são movidos pelo respeito e sem divisões", comenta. 

A Bom Pastor foi fundada em 10 de junho de 1941 em Esteio e atualmente se localiza na rua dos Ferroviários, 456.  Formada por vários grupos,  como Culto Infaltil, Desafio Diaconal, Encontro de Casais, Ensino Confirmatório, Estudos Bíblicos, Porta da Alegria, Dança Folclórica Alemã, Juventude , Música e o Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), a comunidade Bom Pastor está integrada à populção esteiense, especialmente com a Ocktoberfest, realizada há 32 anos no município. Participaram da homenagem o presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), o vice, Felipe Costella (PMDB), além dos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Harri Zanoni(PSB); Sirlon Ribeiro (PMDB), Michele Pereira (PT), Jane Battistello (PDT), Therezinha Heller (PPS) e Tânia Marli Rodrigues(PTB).

Por Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Câmara de Esteio homenageia 70 anos da Comunidade Bom Pastor
Câmara de Esteio homenageia 70 anos da Comunidade Bom Pastor
Câmara de Esteio homenageia 70 anos da Comunidade Bom Pastor
Câmara de Esteio homenageia 70 anos da Comunidade Bom Pastor
Câmara de Esteio homenageia 70 anos da Comunidade Bom Pastor
Câmara de Esteio homenageia 70 anos da Comunidade Bom Pastor
Câmara de Esteio homenageia 70 anos da Comunidade Bom Pastor
Câmara de Esteio homenageia 70 anos da Comunidade Bom Pastor

27/06/2011 - Esteio: Câmara e Prefeitura preparam Seminário sobre Direitos Humanos

Esteio: Câmara e Prefeitura preparam Seminário sobre Direitos Humanos


A Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio estão preparando um seminário sobre os direitos  humanos e cultura da paz. A iniciativa  é da vereadora Michele Pereira (PT), que apresentou o requerimento na última terça-feira (21), ao Plenário, que aprovou por unanimidade a realização  do evento. Conforme a proposta da vereadora, o seminário vai ser realizado 25 de Julho, às 19 horas no Plenário (rua 24 de Agosto, 535). "Acho justo que se  realize a atividade nesta data por se tratar do Dia Municipal da Cultura da Paz (Lei Municipal 4.179/2006)", observa.  Os temas abordados serão as políticas públicas de direitos humanos, direitos fundamentais e ações que a União pretende desenvolver nesta área. Para o evento foram convidadas a Ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, além de outras autoridades locais. A palestra ficará por conta da ex-desembargadora,  Maria Berenice Dias.  Para a vereadora, a  atividade visa incentivar a discussão dos direitos humanos dentro do Município e da sociedade nos dias atuais.


Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

17/04/2012 - Escola Pedacinho do Céu recebe investimento para obras de reforma e cobertura

 

Escola Pedacinho do Céu recebe investimento para obras de reforma e cobertura

 Os vereadores Felipe Costella (PMDB), Michele Pereira (PT), Therezinha Heller (PPS), Jane Battistello (PDT) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), estiveram na última sexta-feira (13), na cerimônia de assinatura da ordem de serviços para o início das obras de reforma da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pedacinho do Céu.  A obra no valor de R$ 487,5 mil prevê a recuperação completa das instalações elétricas em baixa tensão e também da cobertura da escola e sua estrutura.

Com a presença da comunidade escolar, o prefeito Gilmar Rinaldi falou da importância de investir nas EMEIs da cidade. “A prefeitura valoriza o trabalho da educação infantil, uma das prioridades da Administração Municipal. Tínhamos uma dívida com esta escola e hoje começamos a saldá-la”, comentou.

 Na oportunidade, o Presidente da Câmara, Felipe Costella, parabenizou o Executivo pelo trabalho constante visando a melhoria da educação no município. A EMEI Pedacinho do Céu atende 178 crianças entre zero e cinco anos, a maioria em turno integral.

Por Terezinha Bobsin 

Mais fotos

Escola Pedacinho do Céu recebe investimento para obras de reforma e cobertura
Escola Pedacinho do Céu recebe investimento para obras de reforma e cobertura

18/04/2012 - Esteio: Presidente da Câmara propõe homenagem ao Lions Clube Esteio

 

Esteio: Presidente da Câmara propõe homenagem ao Lions Clube Esteio 
O presidente da Câmara de Esteio, vereador Felipe Costella (PMDB), apresentou durante a sessão de ontem (17), projeto de resolução para a realização de um Ato Solene em homenagem ao Lions Clube Esteio Centro, pelo cinqüentenário de fundação. De acordo com o projeto, a homenagem ocorrerá durante a Sessão Ordinária de 29 de maio de 2012. A proposta surgiu, após a visita da Presidente do Lions Clube de Esteio, Astrid Michels da Fontoura e dos membros do Clube Ranolfo Vieira e Cláudio Storck ao gabinete do Presidente Felipe Costella, no final desta tarde de terça-feira (17).  A Instituição é pioneira no município, com relevantes serviços prestados, de caráter voluntário, em prol de causas sociais e humanitárias.  Por intermédio do Lions Centro, foram criados os demais lions em Esteio, bem como o Lions Centro de Sapucaia do Sul. Além disso, os 35 anos do Lions Club Internacional também serão lembrados em ato solene no dia 8 de maio, uma proposição do vereador Luiz Duarte (PTB) e do vereador Felipe Costella.

Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

Ações do documento