Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

11/03/2009 - Rua Coberta foi palco de noite de homenagem às mulheres de Esteio

Rua Coberta foi palco de noite de homenagem às mulheres de Esteio
Mesmo com vento forte, mais de 200 pessoas participaram da cerimônia realizada ontem (10) à noite pela Câmara de Vereadores de Esteio em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A atividade, conduzida pela presidente Michele Pereira (PT), ocorreu na rua Garibaldi (rua Coberta) e contou com a participação da ex-vereadora Ilsa Smigelskas, que fez parte do Legislativo na década de 80, além do comandate do Corpo de Bombeiros, Nelson Dalamaria, do Executivo, integrantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), Câmara de Dirigentes Lojistas, associações de bairros e Executivo. Na oportunidade, 19 mulheres de diversos segmentos da comunidade receberam flores e um certificado alusivo à data. As apresentações artísticas, uma esquete do ator Arnaldo Sobrinho; apresentação do Coral Municipal , regido pelo professor Pablo Tramontina, acompanhado pelo quarteto de cordas, e uma coreografia da Escola de Ballet da Professora Sabine Costella - abrilhantaram o evento. Também o  diretor de teatro, Paulo Oliveira ,contou a história da mulher e suas conquistas durante a cerimônia. A presidente da Câmara disse que a homenagem é justa pela luta histórica da mulher  em busca do reconhecimento de seus direitos. Os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Therezinha Heller (PPS), Luiz Duarte (PTB), Leonardo Dahmer (PT), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Sirlon Ribeiro (PMDB) e Jane Battistello (PDT), também ressaltaram a história da mulher e a necessidade de cada município desenvolver políticas que possam garantir sua qualidade de vida. Um dos pontos ressaltados pelo vereador Leonardo Dahmer, refere-se criação da delegacia da mulher. Os vereadores Ari da Center (PSB) e Felipe Costella(PMDB) também prestigiaram o evento.
Entre as homenageadas, estava a integrante da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas, Eugênia Pedde, de 100 anos. Para ela, a honraria é muito significativa. "Não imaginava receber esta homenagem com toda esta idade", ressalta.
      Antes, porém, às 18horas, a Câmara de Vereadores realizou sua sessão ordinária no mesmo local. Segundo a presidente, Michele Pereira (PT), a idéia é dar início à descentralização das atividades legislativas neste ano. "É o momento em que a comunidade poderá acompanhar o processo legislativo e o quais projetos estão sendo votados na Câmara de Vereadores", ressalta. 

Confira as homenageadas deste ano:

Augusta José da Silva - Hospital Municipal São Camilo; Laureci Both - Associação Comunitária do Novo Esteio; Maria Elizabeth de Oliveira Di Pietro - Associação Maria José; Madalena Lampe Amaral - CTG Chama Nativa; Ieda da Costa - Grupo Unir Raças; Eugênia Pedde -Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas; Nelda Sueli Lemos - Grupo da Terceira Idade Amigos para Sempre; Narci Pereira Brandão - Associação Comunitária do Bairro Tamandaré; Zunita Schmidt - Igreja São Nicolau; Ilza Terezinha Duarte de Assunção - Igreja São Nicolau; Olga Christina de Morais - Igreja Nossa Senhora Aparecida; Carmem Eloísa de Souza - Câmara de Dirigentes Lojistas de Esteio; Maria Eliane Ferreira - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio; Neusa Regina Mello Bombardelli - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio; Elga Terezinha Vargas Macedo - Secretaria Municipal de Educação; Liege Lenice dos Santos Jesus - Secretaria Municipal da Saúde; Janaina Tenn-Pass - Associação Amigo dos Meninos; Jurema de Brito - Associação dos Moradores do Parque Amador; Rosmari Zuchetto Fabbris - SISME

11/03/2009 - Comissão de Saúde visita secretaria de Meio Ambiente

 Comissão de Saúde visita secretaria de Meio Ambiente

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Esteio, visitou nesta semana a secretaria de Meio Ambiente. A comissão, integrada pela pelos vereadores Sirlon Ribeiro (PMDB), Felipe Costella (PMDB), Jaime da Rosa (PSB) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), visou conhecer as dependências da secretaria, mais especificamente no canil, que pertence ao departamento de Zoonoses e Vetores, da secretaria de Saúde. De acordo com secretário, Gilberto Timm, o canil possui 40 cães. A preocupação dos vereadores refere-se a questão da castração dos animais de rua, que está causando problema de saúde pública devido a grande quantidade de cães espalhados pela cidade. Os vereadores ressaltaram que há um recurso de 12 mil no orçamento deste ano para a realização das catrações e que está destinado para o Grupo de Amigos e Tratadores de Animais (Gata). O secretário lembrou que, para a realização das castrações, é preciso uma sala e equipamentos adequados. Além disso, Timm ressaltou que as duas veterinárias estão afastadas, por licença maternidade e férias. Em reunião com o prefeito Gilmar Rinaldi, a Comissão de Saúde pediu apoio do Executivo para a resolução deste problema. "Como a licitação pode demorar meses, estamos estudando a possibilidade de fazer um covênio com a Gata para a realização dos procedimentos", finaliza o prefeito.

Mais fotos

 Comissão de Saúde visita secretaria de Meio Ambiente

11/03/2009 - Esteio vai ter representante no Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária

Esteio vai ter representante no Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária
A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou ontem (10), à noite,  a participação do município no Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Víária da Região Metropolitana de Porto Alegre . O pedido é do vereador Leonardo Dahmer (PT), e terá como indicação, também, a vereadora Therezinha Heller (PPS) e a suplência da vereadora Jane Battistello (PDT).  Segundo o vereador, a idéia é garantir a participação da cidade nas discussões das obras da BR 116 e da futura BR 448, que passará por Esteio. O comitê foi criado em maio de 2008 e é integrado por autoridades político-sócio-econômico de todas as áreas do Vale do Sinos. O Objetivo é acompanhar as obras de construção da BR 448, de melhorias da BR 116, de duplicação da RS 118 e de extensão da linha do Trensurb a N.Hamburgo. O grupo deve elaborar nos próximos dias um calendário que definirá as reuniões com a governadora Yeda Crusius para tratar da RS 118; com o Ministério dos Transportes, para tratar das BR´s 448 e 116; e com o Ministério das Cidades, para discutir projetos para o deslocamento das famílias que vivem às margens das rodovias.

12/03/2009 - Projeto Criança Depois da Escola é apresentado na Câmara de Vereadores

Esteio poderá ter atividade esportiva para os alunos da cidade, em horário inverso ao da escola. A idéia é do vereador Felipe Costella (PMDB), que apresentou a proposta na Câmara de Vereadores. O projeto Criança depois da escola - esporte, a magia da inclusão social, pretende complementar a atividade escolar, buscando diminuir os índices de violência, nas familias e na comunidade onmde será desenvolvido o projeto.  O projeto também visa o fortalecimento da inclusão social, evitar a evsão escolar, além de capacitar, com convivências e experiências, a descoberta de potencialidsade e limitações. "Podemos proporcionar uma melhor assistência na saúde dos alunos e seus familiares", ressalta. 

De acordo com o projeto, as atividades de futsal e futebol de campo terão núcleos no s campos do Santa Tereza e Ouro Verde, por exemplo, com sede administrativa no Ginásio Municipal. Os núcleos serão formados por 275 alunos, divididos em 25 por categoria, atendendo um total de 550 alunos, com atendimento extensivo aos familiares dos alunos. A matéria prevê, ainda, que a inscrição se dará somente se o aluno estiver frequentando a escola regularmente, através da apresentação do atestado de matricula. As faixas etárias para o projeto variam de 1997 a 2000 para categoria mirim; de 1993 a 1996 para a infantil e de 1990 a 1993 para juvenil. "A inscrição será gratuita", informa o vereador, caso o projeto seja implantado. "O investimento no esporte e lazer, é de extrema importância e quanto mais cedo começamos, melhor serão os resultados. Atividades de inclusão social possibilitam o desenvolvimento das potencialidades físicas e psicológicas durante a infância e a adolescência. O projeto, além de proporcionar às crianças e adolescentes o hábito saudável da prática esportiva e de lazer, pode contribuir com outro papel das políticas públicas: a construção da igualdade e da justiça social", salienta.

13/03/2009 - Câmara participa de lançamento da 6ª edição do Programa Integrado de Inclusão Social

Câmara participa de lançamento da 6ª edição do Programa Integrado de Inclusão Social
A presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Michele Pereira(PT) e o vereador Ari da Center (PSB), participaram na última quinta-feira (12), do lançamento oficial da sexta edição do Programa Integrado de Inclusão Social. O evento contou com a participação de representantes de diversas entidades envolvidas no projeto, como o Centro de Formação Tereza Verzeri, a Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), a Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente, e o Grupo Monalisa.  O Programa Integrado de Inclusão oferece, desde 2004, cursos e oficinas educativas e de geração de renda para a população infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social, elevando a qualidade de vida e promovendo o desenvolvimento social, cultural e econômico das comunidades carentes. Neste ano, adultos também serão beneficiados pelo projeto. 
A primeira dama, Cléa Escosteguy, coordenadora do Programa Integrado, apresentou  uma retrospectiva das edições anteriores e a evolução do projeto, que teve início em 2004 com cinco oficinas e, atualmente, chega de 57 atividades diferentes voltadas a crianças, jovens e adultos de todas as idades. 
Um dos beneficiados do projeto, Rafael Trinca, de 16 anos, falou sobre a sua experiência ao longo dos 4 anos em que participou do Programa, relatando o crescimento pessoal proporcionado pela experiência e a melhora da relação com a família e amigos. "Eu aprendi muito nas oficinas em que participei, e mais importante: deixei de aprender o que não deveria aprender, ocupando as tardes com atividades legais ao invés de ir pra rua", conta Rafael, que vai participar da oficina de capoeira neste ano.
A presidente da Câmara, parabenizou a coragem de Rafael Trinca e ressaltou a importância do município em valorizar projetos voltados em benefício da comunidade. "Ações como estas, desenvolvidas pelo município em parceria com as entidades, é que resgatam os jovens que vivem à margem da sociedade. As entidades e Esteio estão de parabéns", destaca.
As inscrições para participar das oficinas acontecem  do dia 20 até o dia 24 de março, e devem ser realizadas em um dos 18 núcleos que abrangem o Programa. As aulas têm início a partir do dia primeiro de abril.

Mais fotos

Câmara participa de lançamento da 6ª edição do Programa Integrado de Inclusão Social
Câmara participa de lançamento da 6ª edição do Programa Integrado de Inclusão Social

13/03/2009 - Esteio: Judô pode fazer parte do Programa Integrado de Inclusão Social

Esteio: Judô pode fazer parte  do Programa Integrado de Inclusão Social
     O judô pode fazer parte do Programa Integrado de Inclusão Social,  projeto desenvolvido pela prefeitura de Esteio, que oferece cursos e oficinas educativas  e de geração de renda para a população em situação de vulnerabilidade social. A proposta, denominada de "Judô nas Escolas,  campeões no tatami e na vida "e autoria dos  instrutores Amaro Nascimento e Rogério Tavares foi entregue na última quinta-feira (12) ao prefeito Gilmar Rinaldi com a presença da presidente da Câmara de Vereadores, Michele Pereira (PT), que apóia a iniciativa. De acordo com os instrutores, o projeto já é desenvolvido com os moradores do condomínio Morada II , localizada na rua Bento Gonçalves - Centro. "Nossa idéia é  atender todo o município", explicam os instrutores. O projeto prevê cronograma de atividades como a campanhas da latinha e do agasalho; arrecadação de brinquedos e palestras motivacionais.
Segundo o prefeito, a proposta é viável e vai se somar a outros projetos, como por exemplo a recurperação das praças, arborização da cidade e Mais Educação, que vai oferecer atividades esportivas e de lazer para os estudantes no turno inverso ao da escola.. Gimar garantiu que os projetos importantes para a cidade e que as parcerias fortalecem o trabalho. "Queremos oferecer mais oficinas para dar oportunidade para toda a comunidade", ressaltou.

13/03/2009 - Câmara de Esteio apoia campanha em prol do meio ambiente

Câmara de Esteio apoia campanha em prol do meio ambiente
A Cãmara de Vereadores de Esteio participou, na última semana, do lançamento da campanha de Cidadania Yázigi 2009 - Eco Efficiency. Durante o evento, que contou com a presidente da Câmara, Michele Pereira (PT) e do vereador Ari da Center (PSB), além de autoridades locais,  foi lançada uma filosofia de gestão que encoraja o mundo empresarial a procurar melhorias ambientais e fornece, paralelamente, benefícios econômicos. A ideia, conforme a diretora , Janaína Menezes, é inserir na escola Yázigi Esteio a conscientização da gestão ambiental, ampliando para a família dos alunos. " É uma campanha que pode ser facilmente entendida e aplicada pelos cidadãos em seus hábitos cotidianos. Afinal, são pequenas ações que transformam o mundo e o tornam mais sustentável". comenta. O projeto, em Esteio, está recebendo o apoio dos alunos Leonardo Pascoal e Roberta Schmidt,  estudantes que desenvolveram projeto sobre meio ambiente na escola Dulce Moraes, premiado nacional e internacionalmente. De acordo com a diretora, entre os principais objetivos da campanha, destaca-se a proposta educacional, especialmente desenvolvida para os alunos, suas famílias e as comunidades, que deverá resultar em economia e uso consciente dos recursos. "A campanha conta com a contribuição da metodologia desenvolvida pela Fundação Espaço ECO da BASF e está totalmente em sintonia com a missão do Yázigi Internexus, "contribuir para o processo de educação e exercício de cidadania global sob os princípios de uma gestão socialmente responsável".

Mais fotos

Câmara de Esteio apoia campanha em prol do meio ambiente

16/03/2009 - Movimento de estudantes de Esteio quer chamar atenção sobre o aquecimento global

Atividades acontecem dias 27 e 28 

Um movimento de estudantes da Escola Santos Dumont, de Esteio, pretende chamar a atenção para o problema do aquecimento global. O ato simbólico vai ser realizado dia 28, às 20h30min, no qual governo, empresas e a população de estão convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aumento da temperatura média superficial global, que vem acontecendo nos últimos 150 anos. A iniciativa da mobilização na cidade - a atividade é mundial -, é dos alunos da 6ª a 8ª séries da escola e dos coordenadores do projeto, as professores Patrícia Fillmann e Juliano Baldassari. Eles ressaltam que é um gesto simples e pretende chamar para uma reflexão sobre a ameaça das mudanças climáticas. "A idéia é apagar as luzes por 60 minutos. Pode ser da sala, cozinha, desligar aparelhos domésticos, para reforçar que cada um pode fazer sua parte por um mundo melhor", comentam. Além disso, uma passeta vai ser realizada pela escola no dia 27, com saída prevista para às 9 horas, da frente da escola (rua Pelotas, 1835) e contará com os alunos da 6ª, 7ª e 8ª além da participação dos pais e outros professores. O itinerário será da escola para a avenida Dom Pedro, avenida Presidente Vargas e retorno pelo mesmo local. Haverá, ainda, a distribuição de panfletos, no dia 28, das 10h30min às 15 horas, junto à sinaleira no entrocamento da avenida Presidente Vargas e rua Padre Felipe. "Toda a comunidade está convida a fazer parte da passeata", cinvidam os professores. Uma palestra, que vai acontecer dia 18, às 8 horas na escola, vai abordar a Sustentabilidade e Meio Ambiente, com temas sobre o aquecimento global, ciclo de vida dos materiais e reciclagem, ministrada pela professora Larisse Fisch Boizonaze. Mais informações com a professora Patrícia pelo fone: 81582654

Confira as atividades:

Dia 18, às 8 horas - palestra sobre a Sustentabilidade e Meio Ambiente - Escola Santos Dumont
Dia 27, às 9 horas - Passeata dos estudantes da escola (com saída em frente à escola)
Dia 28, das 10h30min às 15 horas - distribuição de panfletos na sinaleira da Presidente Vargas e rua Padre Felipe  e o ato simbólico do apagar das luzes.

16/03/2009 - Provas do concurso público para motorista da Câmara de Vereadores serão aplicadas no dia 22

As provas para o preenchimento da vaga para motorista da Câmara de Vereadores de Esteio serão aplicadas no próximo dia 22, às 15 horas, no Colégio Advetista de Esteio (rua Santo Amaro, 218 - Centro. Os candidatos devem comparecer ao local determinado para a realização da prova, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para o início das mesmas, munidos do comprovante de inscrição (boleto), documento de identidade com foto (original) e caneta esferográfica azul ou preta. De acordo com o edital foram totalizados 186 candidatos inscritos. As exigências mínimas para o cargo são o ensino médio e Carteira Nacional de Habilitação na categoria AD, tendo a carga horária semanal de 30 horas e o salário base mensal é de R$ 1.633,00 em regime Estatutário.

17/03/2009 - Câmara de Esteio quer alterar nome de rua no Bairro Três Marias

Tramita na Câmara de Vereadores de Esteio o Projeto de Lei que altera a denominação da via pública municipal. Segundo o projeto, a rua D do Loteamento Bockmann no bairro Três Marias poderá receber o nome Milton Carlos Löeff em homenagem ao ex-juiz de direito da Comarca de Esteio. A iniciativa é da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, integrada pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Jane Battistello (PDT) e Jaime da Rosa (PSB).  "O ex-vereador Fladimir Costella (PMDB), o Costelinha, que no ano de 2006, a pedido de familiares do juiz apresentou requerimento solicitando ao Executivo a elaboração de um projeto de lei. Na oportunidade os demais vereadores aprovaram o requerimento, pois reconheceram os serviços prestados pelo juiz à comunidade esteiense por quase duas décadas. Entretanto, o prefeito Gilmar Rinaldi, está acendo com a possibilidade de indicação para consolidar a homengem", explicam.

 

17/03/2009 - Cercamento da Escola vai ser pauta de reunião entre o secretário de Obras do RS e Câmara de Esteio



O cercamento da Escola Bairro do Parque, no bairro Novo Esteio, vai ter tema de reunião amanhã, dia 18, às 17horas, entre o vereador Felipe Costella (PMDB) e o secretário de Obras do estado, José Carlos Breda.A idéia do vereador é agilizar a verba para a realização do projeto do cercamento. A secretaria localiza-se no Centro Administrativo Fernando Ferrari, na avenida Borges de Medeiros, 1501 3º andar.

19/03/2009 - Conselho de Saúde de Esteio pede apoio do Legislativo e Executivo

Conselho de Saúde de Esteio pede apoio do Legislativo e Executivo

    Durante a reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde de Esteio, que foi realizada no Plenário da Câmara de Vereadores na tarde de ontem (18), o presidente do Conselho, Luiz Antônio Oliveira, pediu apoio do Legislativo e Executivo para as questões da entidade. A idéia, de acordo com Oliveira, é que os conselhos passem a utilizar as dependências da Câmara, que pertecem ao Executivo, assim que acontecer a transferência para o prédio que está em construção na rua 24 de Agosto, 535.  A previsão da presidente da Câmara, Michele Pereira (PT), é que a obra seja entregue até novembro. "Estamos trabalhando com economia para que possamos, ainda neste ano, transferir a Câmara para o novo prédio", esclarece. Na oportunidade do encontro, que contou com a participação do vice-prefeito, Fladimir Costella, dos secretários da Fazenda e Saúde, Luiz Carlos Mezzanotti e José Silveira; da diretora do Hospital, Ana Boll, além dos vereadores Luiz Duarte (PTB),  Felipe Costella (PMDB), Sirlon Ribeiro (PMDB) e Ari da Center (PSB),  Olveira pediu à secretaria da Sáude a limpeza em frente às Unidades de Saúde e a urgência na instalação da farmácia popular; do Hospital São Camilo, a contratação de funcionário na emergência 24 horas, para encaminhar os pacientes aos setores corretos e da secretaria da Fazenda, a desburocratização das licitações, visando apressar o processo.
    A pauta do encontro tratou, ainda,  da votação de verbas para aquisição de uniformes para os funcionários do PACS e PSF; da liberação de verba para compra de reagente em pó para controle da água da Corsan; da destinação do superávit de 2008, que deverá ser transferido para o orçamento de 2009 e da tabela de preços dos procedimentos em fisioterapia. Além disso, o presidente do Conselho Informa que os próximos encontros serão realizados na Câmara de Vereadores, sempre às 15 horas. 

Confira as datas das reuniões
:

15 de abril; 20 de maio;  17 de junho; 15 de julho; 19 de agosto; 16 de setembro. 21 de outubro. 18 de novembro e 16 de dezembro.

19/03/2009 - Moradores da Vila Navegantes pedem limpeza das ruas

Moradores da Vila Navegantes pedem limpeza das ruas
A vereadora Jane Battistello (PDT) e a moradora da rua Érico Veríssimo, na Vila Navegantes, Maria Rosane Couto, estiveram reunidas na última segunda-feira (16) com o diretor da Secretaria Municipal de Obras e Viação, José Francisco Alves. Na oportunidade, a vereadora relatou a situação dos moradores do local, que estão solicitando a limpeza e recolhimento de entulhos na rua. De acordo com a moradora Maria Rosane, a sugestão dos moradores é de que, uma ou duas vezes ao mês, com dia determinado e de acordo com a viabilidade da secretaria, seja recolhido o entulho da rua. "Nossa intenção é que o entulho seja colocado em apenas um local por toda a comunidade e que num determinado dia, seja recolhido pela prefeitura", ressalta. Segundo o Diretor de Obras, há muitas máquinas que estão em estado precário, impossibilitando o andamento do trabalho. “Realizamos neste último sábado limpezas em diversos lugares da cidade, recolhemos sete caminhões de lixos, sem hora extra para os funcionários”, ressalta. Além disso, afirmou que devido à falta de máquinas e de funcionários seria difícil se comprometer em agendar um determinado dia para o recolhimento de lixo, por isso, disponibilizou o seu telefone, para que a moradora ligue quando for necessário o recolhimento de entulhos, que no máximo em três dias a Secretaria estará realizando o serviço. O diretor ainda informou que a Secretaria de Obras realiza um serviço gratuito de recolhimento de animais mortos, tanto de pequeno porte como cachorros, gatos e galinhas, quanto de cavalos. “Este serviço deveria ser mais divulgado à comunidade, pois encontramos todos os dias animais mortos em terrenos baldios ou em arroios”. Conforme Francisco, o morador que precisar do serviço deve ligar para a Secretaria de Obras elo telefone 34730206 e informar qual o tipo de animal e o local onde se encontra.

20/03/2009 - Secretário de Obras do Estado garante que cercamento da escola Bairro do Parque é prioridade

O vereador Felipe Costella (PMDB), se reuniu ontem, 18, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, com o Secretário Estadual de Obras, José Carlos Breda, a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bairro do Parque, Claudete Coutinho Maier e o Chefe de Gabinete do Secretário Estadual de Habitação, Juvir Costella. Na pauta esteve o cercamento de uma área ao lado da escola, que foi doada pela prefeitura de Esteio há alguns anos. 

De acordo com Claudete, já foi feita uma solicitação de cercamento através da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no dia 26 de janeiro deste ano. “O cercamento desta área faz parte de um projeto pedagógico e a intenção é utilizá-lo para as aulas de educação física e, futuramente, para eventos promovidos pela escola e comunidade”, afirma. Na oportunidade, Felipe Costella ressaltou que o cercamento, além de beneficiar a comunidade, vai garantir a segurança do local.

                O Secretário de Obras ressaltou que o cercamento do terreno já está entre as prioridades da CRE e deve ser iniciada ainda neste trimestre. “Sabemos da importância desta obra para a comunidade escolar e vamos nos empenhar para que a obra seja feita o mais rápido possível”. Segundo o levantamento feito pela Coordenadoria a previsão é de 21 mil para a realização do cercamento.

 

Mais fotos

Secretário de Obras do Estado garante que cercamento da escola Bairro do Parque é prioridade

20/03/2009 - Câmara de Esteio debate crédito especial de R$ 1,4 milhão segunda-feira

    Câmara de Esteio debate crédito especial de R$ 1,4 milhão segunda-feira

A presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Michele Pereira (PT), marcou para segunda-feira, dia 23, às 15 horas, na Sala de Sessões Alberto Pasqualini, uma reunião com o secretário de Habitação, Marcelo Kohlrausch Pereira. Na pauta está o projeto do Executivo, que pede a abertura de crédito especial no orçamento deste ano, no valor de R$ 1,4 milhão, que se destina a atender as despesas do Programa Emancipar, do governo do Estado. A presidente explicou ontem (19) ao secretário, durante um primeiro encontro no gabinete da presidência, que o debate precisa ser ampliado aos demais vereadores. "É uma matéria muito detalhada e, de acordo com o secretário, o projeto precisa ser votado antes do dia 30, prazo determinado pelo convênio", explica. Segundo o secretário, a verba se destina à construção de 68 casas no campo da Vila Cruzeiro, para uso das familias que serão transferidas, que estão em área de riscos nas imediações. A contrapartida do município é de R$ 902 mil.

21/03/2009 - Câmara de Esteio reduz padrão de Cargo de Confiança para gerar economia

Câmara de Esteio reduz padrão de Cargo de Confiança para  gerar economia

Mais um passo em direção à economia no Legislativo foi dado pela presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Michele Pereira (PT),  com aprovação do projeto de redução do padrão do cargo de confiança (CC) do nível seis para cinco na última terça-feira (17), que tem o salário de R$  2,3 e R$ 2mil, respecitvamente.  A medida, que teve o apoio dos vereadores Sirlon Ribeiro (PMDB), Jaime da Rosa (PSB) e Luiz Duarte (PTB), e do Plenário, pretende, também adequar a estrutura administrativa, padronizando os níveis salariais dos cargos em comissão. "É importante que tenhamos o equilíbrio financeiro para que possamos finalizar as novas instalações do Legislativo", explica. Com a alteração aprovada, a Câmara passa a economizar cerca de R$ 5 mil durante o ano, com a redução do padrão e encargos sociais. 

23/03/2009 - Concurso para motorista da Câmara de Vereadores de Esteio teve 23,5% de abstenção

Concurso para motorista da Câmara de Vereadores de Esteio teve 23,5% de abstenção
 O concurso público para vaga de motorista na Câmara de Vereradores de Esteio, realizado ontem (22), à tarde no Colégio Adventista, teve 23,5% de abstenção. A informação é do gerente administrativo da Premier Concursos, Cassiano Stefanello, que considerou as faltas dentro do previsto. Um total de 142 pessoas realizaram as provas. Dos 186 inscritos, de acordo com a empresa, 44 não realizaram as provas, que duraram cerca de três horas. A integrante da comissão fiscalizadora do concurso da Câmara de Vereadores, Dina Trovo, ressalta que o resultado será divulgado dia 25 deste mês no site www.e-premier.com.b.. "A chamada do melhor classificado deve acontecer nos primeiros dias de abril", prevê. O gabarito, segundo Dina Trovo, deverá ser afixado amanhã (23) no saguão da Câmara de Vereadores. 
O  esteiense Leandro Ferreira, 24 anos, que trabalha com televendas, foi o primeiro a deixar o prédio e explica que prestou concurso para o cargo  em busca de estabilidade e dos benefícios oferecidos pelo setor público. "A prova foi relativamente fácil. Estou em busca da estabilidade que as empresas particulares não oferecem", afirmou. A moradora de Taquari, Eliane Silva, que aguardava o marido que prestava o concurso, disse que seria a chance de mudar de vida  . "Esse concurso daria ao meu marido a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. Também prestei concurso em Porto Alegre. Se passarmos, vamos morar por aqui" espera.  A moradora de Gravataí, Sandra Pimentel Rubio, assessora financeira, que também aguardava o marido prestar a prova, ressalta que o salário é muito atrativo e os benefícios da estabilidade foram os responsáveis pela escolha. De acordo com a presidente da Câmara, Michele Pereira (PT), que acompanhou o início da atividade, há uma  necessidade de contratação de mais um motorista  - a Câmara possui um -,  através de concurso público. "Durante as férias da servidora, ficamos sem motorista", explica. Michele lembra, também, que desde 2005 a Câmara não realizava concurso público.  A carga horária semanal é de 30 horas e o salário base mensal é de R$ 1.633,00 em regime Estatutário.

Figliero: Juramento à Bandeira leva jovens ao Ginásio Municipal Edgar Piccioni


O vereador Rafael Figliero (PTB), participou da cerimônia de Juramento à Bandeira, realizada hoje (14) no Ginásio Municipal Edgar Piccioni. Após o ato, 260 jovens receberam seus certificados de dispensa do Serviço Militar obrigatório. A atividade contou com a presença dos secretários municipais e de integrantes da Junta Militar. O juramento é uma cerimônia durante a qual, perante o estandarte nacional, o jovem promete lealdade e compromisso com a pátria.

A equipe da Junta Militar de Esteio lembra da importância dos jovens do sexo masculino estarem em dia com as obrigações militares. Alistar-se aos 18 anos e, no caso de não ser chamado para servir, comparecer ao juramento para receber o certificado de dispensa, é a única forma de cumprir com o que a legislação exige. O documento é obrigatório para poder, entre outros, trabalhar com carteira assinada, fazer passaporte ou assumir cargo público.

O alistamento militar é um obrigatório a todo brasileiro do sexo masculino. A inscrição deve ser realizada do primeiro dia útil de janeiro ao último dia útil de junho do ano em que o jovem completar 18 anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência. Em Esteio, a Junta funciona junto à sede da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), e funciona das 12h30min às 18h.

Dados e foto: Prefeitura de Esteio

 

 

 

24/03/2009 - Novas provas do concurso público para motorista serão aplicadas no início de abril

As novas provas do concurso público para a vaga de motorista serão realizadas no ínicio de abril. A informação é da presidente da Câmara, Michele Pereira (PT), que  cancelou na noite de ontem (23), as provas do concurso realizadas no último domingo pela Premier Concursos. A decisão foi tomada pela presidente e a direção do Legislativo, após o fato de um fiscal ter aberto um dos envelopes que continha parte das provas antes da entrada de todos os candidatos na sala onde seria feito o exame. "Para manter a transparência,  a melhor opção foi o cancelamento e o pedido de uma nova prova", destaca. De acordo com a direção da Câmara, a data provável é 5 de abril. A data oficial será divulgada amanhã (25).

24/03/2009 - Abertura de crédito de R$ 1,4 milhão deve entrar na pauta em regime de urgência hoje

Abertura de crédito de R$ 1,4 milhão deve entrar na pauta em regime de urgência hoje

Depois de quase duas horas de reunião entre os vereadores de Esteio e o secretário de Habitação do município, Marcelo Pereira, foi decidada a inclusão da proposta de abertura de crédito especial, de autoria do Executivo, no valor de R$ 1,4 milhão na pauta da  votação hoje (24) à noite. A verba se destina a atender as despesas do Programa Emancipar, do governo do Estado e pretende construir 68 casas no campo da Vila Cruzeiro. Com a presença da presidente da Câmara, Michele Pereira (PT), além dos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Ari da Center (PSB), Therezinha Heller (PPS), Jane Battistello (PDT), Luiz Duarte(PTB),Leonadrdo Dahmer (PT) e Felipe Costella (PMDB), a matéria teve debate acirrado no artigo que prevê a contrapartida de R$ 902 mil por parte do município.  Conforme o vereador Jaime da Rosa, estão sendo retirados recursos do orçamento da secretaria, destinados a reestruturação de outras vilas como a Barreiras e a Navegantes. "Não somos contra o projeto, apenas queremos entender de onde virão os recursos da contrapartida", explica. Os vereadores  também questionaram o tamanho das casas e  dos terrenos.  Já o vereador Leonardo Dahmer ressaltou que é fundamental a construção do dique, após a troca do esgoto e a colocação de asfalto nas vilas. Além disso, Michele Pereira ressaltou que a retirada das famiílias e a construção do dique, vai beneficiar vários bairros. "A obra vai resolver parte dos problemas com a enchente", espera. A presidente também questionou os custo de cada habitação e a parcela que deverá ser desembolsada pelas famílias que serão reassentadas. "Vale lembrar que o local também possui outra área verde, que é o campo do Ouro Verde, localizado próximo à vila, " lembra. A vereadora Therezinha Heller lembrou da necessidade de retirar as famílias que moram na beira do arroio. Os vereadores Ari da Center e Jaime da Rosa destacaram o remanejo da verba de R$ 419 mil, que estaria sendo retirada do programa Pró Moradia, destinada à construção de casas na Vila Barreiras, para  utilização no novo empreendimento. O vereador Felipe Costella (PMDB) disse aprovar a iniciativa do Executivo, que está priorizando os principais problemas enfretados pela comunidade. 
Segundo o secretário, a verba se destina à construção de 68 casas no campo da Vila Cruzeiro (área desafetada no ano passado), para uso das familias que serão transferidas, que estão em área de riscos nas imediações. O secretário explicou que no local onde serão retiradas as famílias, será construído o dique para a contenção das enchentes. A presidente, que pediu mais dados sobre o projeto, como por exemplo, o custo da parcela para habitante,  ressaltou que o benefício será para a comunidade em geral.
 "Vai resolver parte dos problemas causados pelas enchentes. Além disso, tem a área verde onde está localizado o campo do Ouro verde, que é bem próximo da área", ressalta. A proposta, que chegou na Cãmara dia 17 deste mês, precisa ser votada antes do dia 30, prazo determinado pelo convênio. 

Ações do documento