Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Presidente do Legislativo quer abertura do Parque Assis Brasil

Encontro entre Marcelo Kohlrausch (PSB) e a subsecretária do Parque de Exposições Assis Brasil, Elizabeth Cirne Lima, colocou novamente em pauta o tema da abertura do local durante os fins de semana

16/05/2022 – Com o propósito de que a comunidade esteiense possa utilizar as instalações do Parque de Exposições Assis Brasil, o presidente de Câmara de Esteio, Marcelo Kohlrausch (PSB) realizou, na tarde desta segunda-feira (16), reunião com a nova subsecretária Elizabeth Cirne Lima.  O encontro, realizado nas dependências do parque, teve como tema a abertura do espaço, de forma gratuita, nos fins de semana. Segundo o parlamentar, a medida irá incentivar a prática de caminhadas, atividades culturais e eventos ao ar livre, proporcionando ações recreativas e de bem-estar da população.

Durante o encontro, o vereador colocou o Poder Legislativo municipal como parceiro para o planejamento de atividades que visam uma maior utilização do espaço durante o ano. Marcelo também ressaltou que, em outras oportunidades, por meio do programa Domingo no Parque, proposto pelo gabinete do próprio parlamentar, a comunidade pôde fazer uso da estrutura disponível. Já a nova subsecretária Elizabeth afirmou que o tema está na pauta de debates e que tem a intenção de elaborar ações neste sentido.

O encontro foi definido como positivo pelo presidente da Câmara e outros encontros para tratar o tema devem ocorrer. “Fico feliz pela receptividade que a sugestão teve por parte da nova subsecretária”, comentou Marcelo. “Faremos o possível para facilitar o processo, unindo a direção do parque e o poder legislativo, que buscará a parceria do executivo nesta proposta que é uma construção coletiva”.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

Câmara participa de 1º drive-thru da Campanha do Agasalho

Vereadores entregaram doações arrecadadas pela Casa de leis em evento realizado no fim de semana. Em 2022, roupas e calçados para famílias de baixa renda também podem ser doadas em ponto instalado na sede do Legislativo

16/05/2022 – Durante a manhã de sábado (14), o presidente da Câmara de Esteio, Marcelo Kohlrausch (PSB), entregou no primeiro drive-thru da Campanha do Agasalho 2022, realizado na Rua Coberta, as doações arrecadadas no ponto de coleta instalado no Legislativo municipal. Na ocasião, o parlamentar estava acompanhado dos vereadores Cristiano Coutinho (MDB), Fernanda Fernandes (PP) e Sandro Severo (PSB), além de representantes dos gabinetes de Francisco Alves (PL) e Luciano Battistello (MDB).

Com a chegada do inverno, a Campanha do Agasalho 2022 de Esteio busca arrecadar roupas, calçados e outros artigos para as famílias que mais necessitam e este ano o Prédio Monsenhor Geraldo Penteado de Queiroz, sede do legislativo esteiense, também recebe doações. Tradicionalmente, a ação tem como pontos de coleta a Prefeitura, a Casa da Solidariedade - que funciona junto ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Girassol -, a loja Clip Oba Oba, o Vida Bella Shopping, o quartel do Corpo de Bombeiros da cidade e os colégios Adventista, Tom e Jerry, São Francisco, La Salle e Risco Rabisco. 

Assim como nas edições anteriores, os esteienses que precisam das peças poderão retirá-las na Loja Social Fixa, que funciona junto ao Creas Girassol (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h) e em seis edições das lojas sociais móveis, a serem realizadas nos bairros Parque Primavera, Olímpica, Três Marias (duas edições), São Sebastião e Jardim Planalto. Segundo divulgado pelo Poder Executivo municipal, a meta é superar as 7,4 mil roupas arrecadadas e mais de 8,1 mil peças doadas na Campanha do Agasalho do ano passado.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

 

 

 

12 de maio é Dia Mundial de Conscientização da Fibromialgia

Data visa conscientização de síndrome se caracteriza por dores musculares generalizadas e crônicas e foi instituída em Esteio com proposta do vereador Leo Dahmer (PT), em parceria com associação nacional

12/05/2022 – O dia 12 de maio marca o Dia Mundial de Conscientização da Fibromialgia, uma doença invisível aos olhos da sociedade, mas com sérias complicações aos seus portadores. Promovida pela Associação Nacional de Fibromialgia e Doenças Correlacionadas (Anfibro), a data busca chamar a atenção para o tema.

Em Esteio, desde o ano de 2021, proposta pelo vereador Leo Dahmer (PT) por meio do anteprojeto de lei 54/2021, existe a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia. A medida busca garantir o tratamento especializado e promover medidas de inserção social das pessoas com fibromialgia.

Em 2022, no restante do País, a campanha estará nos quatro cantos do Brasil, propagando a frase Fibromialgia em Holofotes. Os Poderes Executivo e Legislativo de diferentes municípios aderiram à campanha, iluminando as faixadas dos prédios com a cor roxa e fixando faixas com informações sobre a doença.

 

Para mais informações, acesse também o site da Anfibro:

https://anfibro.org/sobre

 

 

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio 

Plenário aprova contratação de técnico em informática

Servidor trabalhará em Unidade de Tecnologia da Informação da Prefeitura e cargo será preenchido em concurso. Vereadores votaram a proposta na terça-feira (10), durante a sessão ordinária desta semana

11/05/2022 – No decorrer da 15ª sessão ordinária do ano, realizada entre o final da tarde e o início da noite de terça-feira (10), o plenário da Câmara de Esteio aprovou seis proposições. Entre elas está o projeto de lei 102/2022, que a criação do cargo efetivo de técnico em informática na estrutura administrativa da Prefeitura.

O novo servidor terá uma carga horária de 40 horas semanais e a vaga será preenchida por concurso público. Segundo a administração municipal, a medida visa atender as demandas da Unidade de Tecnologia da Informação. 

 

Confira abaixo as demais propostas votadas na última sessão, todas de autoria do Poder Executivo:

 

PL 99/2022: autoriza a abertura de um crédito suplementar – quantia em dinheiro destinada a reforçar dotação já existente no Orçamento. Com a aprovação da proposta, um montante de R$ 65 mil será concedido à Secretaria de Educação para despesas com exercícios anteriores.

 

PL 100/2022: remodela a lei 6.954/2018, que trata da Guarda Municipal de Esteio. Segundo informação da Prefeitura, vão ser criadas 21 gratificações na estrutura da corporação devido ao “aumento gradativo de solicitações e serviços de trânsito” e também “pela necessidade de manter o atendimento das ocorrências de trânsito de forma ininterrupta” A administração municipal ainda afirma que a medida se justifica ainda “pela necessidade de implementar mais ações educativas e preventivas, principalmente em atendimento as escolas do município, por intermédio da criação da Escola Pública de Trânsito”. 

 

PL 101/2022: autoriza a abertura de um crédito especial – ou seja, um valor não previsto no Orçamento deste ano. O projeto outorga R$ 252 mil à Secretaria de Cidadania E Direitos Humanos para custear as atividades do Centro da Juventude. 

 

PL 103/2022:  concede subsídios para o transporte público da cidade para o exercício de 2022.

 

PL 104/2022: concede subvenção para o CTG Independência Gaúcha e institui o Rodeio Artístico de Esteio. 

 


Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio
 

Esteio pode proibir agressores no serviço público

Condenados na Lei Maria da Penha seriam impedidos de assumir cargos de confiança. Proposta do vereador Sandro Severo (PSB) foi aprovada por unanimidade na sessão da Câmara desta semana e será enviada para apreciação da Prefeitura

11/05/2022 – Proibir condenados por crimes previstos na Lei Maria da Penha, com sentença transitada em julgado, de assumirem cargo em comissão no serviço público municipal de Esteio. Essa é a sugestão do vereador Sandro Severo (PSB), no anteprojeto de lei 16/2022 - que também recebeu o apoio da vereadora Fernanda Fernandes (PP) -, aprovado por unanimidade pelo plenário na terça-feira (10), durante a última sessão da Câmara.

Na justificativa à proposição, o parlamentar lembra que os casos de violência estão em alta nos últimos anos em todo o País. “Registra-se um significativo aumento de violência letal face às mulheres, contabilizando entre 2021 e 2022, 1.319 mulheres vítimas de feminicídio e 56.098 de estupros (incluindo vulneráveis), apenas do gênero feminino, crescimento de 3,7% em relação ao ano anterior”, afirmou Sandro. “Já os números de registros de crimes contra meninas e mulheres demonstram o grave quadro de violência vivenciado por elas durante a pandemia da covid-19”.

Diante dos dados, o vereador defende que a medida é necessária para que a medida visa aumentar a proteção das vítimas. “Tais números sinalizam a necessidade e urgência de ampliarmos as medidas de combate à violência contra a mulher”, declarou Sandro. “A sua permanência como um fenômeno generalizado e o fato de continuar a ser praticada com impunidade são claros indicadores da incapacidade revelada pelo poder público”.

O anteprojeto de lei segue para a apreciação do Poder Executivo. Para tornar-se lei, precisa ser devolvido ao Legislativo, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizado pela maioria dos vereadores.

 

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio 

Água turva e com gosto ruim é tema de requerimento

Alterações, que seriam frequentes após interrupções no abastecimento foram relatadas pela comunidade ao presidente da Câmara Marcelo Kohlrausch (PSB), que questiona o motivo do problema em documento enviado à Corsan

11/05/2022 – Por que a água fornecida para os esteienses apresenta uma coloração turva, mau cheiro e tem alterações no sabor, sobretudo após interrupções no abastecimento? É o que pergunta o presidente da Câmara de Esteio, Marcelo Kohlrausch (PSB), no requerimento para outros órgãos 176/2022. O documento foi aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária realizada na terça-feira (10) e será enviado à Corsan.

Conforme explicou o vereador em justificativa anexada ao requerimento, o questionamento é motivado por uma demanda dos clientes da companhia no Município que chegou ao conhecimento do gabinete do parlamentar. “A comunidade de Esteio procura com frequência a Câmara para saber sobre a aparência e o gosto da água”, afirmou.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

Câmara recebe exposição de artistas plásticos de Esteio

Evento exibirá o trabalho de 19 artistas plásticos esteienses até 20 de maio, no saguão do prédio da Câmara de Esteio. Ato de abertura da mostra foi realizado na segunda-feira (9) com a presença do vereador Leo Dahmer (PT)

09/05/2022 - Durante a noite de segunda-feira (9), foi realizado no saguão do Prédio Monsenhor Geraldo Penteado de Queiroz, sede do Legislativo municipal,  o ato de abertura da exposição coletiva Reinventando Caminhos, organizada pela Associação de Artistas Plásticos de Esteio e Região. Na ocasião, estiveram presentes os artistas participantes da mostra e convidados, além do vereador Leo Dahmer (PT), que representou a Câmara no evento.

Em sua fala na cerimônia, o parlamentar saudou os participantes e organizadores da mostra e ressaltou que a realização da exposição é um passo para o retorno à normalidade, após a pandemia de covid-19 e também frisou a importância dos valores democráticos para o desenvolvimento da arte. “Falei em ‘quase normalidade’, mas não dá para dizer que a gente vive um quadro de normalidade, considerando o que acontece no Brasil e no mundo hoje”, afirmou Leo. “A cultura pressupõe liberdade, as pessoas devem se sentir livres, e não coagidas, a se expressarem culturalmente”.

 

Exposição permanecerá por quase duas semanas no saguão da Câmara

A exposição Reinventando Caminhos será realizada no saguão da Câmara de Esteio até 20 de maio. Com a participação de 19 artistas locais, a mostra homenageia o centenário da Semana de Arte Moderna – evento realizado em fevereiro de 1922, considerado um marco na história do Modernismo no País –, em um contexto pós pandemia do novo coronavírus. “Nesse sentido, reinventamos caminhos, lembrando da primeira fase pública do movimento moderno brasileiro”, afirmam os organizadores da mostra esteiense em material de divulgação do evento.

 

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio 

Parlamentar quer medidas contra atropelamento de cães

Em pedido de informação aprovado na sessão da Câmara desta semana, o vereador Sandro Severo (PSB) defende a instalação de equipamentos para redução de velocidade com o objetivo de proteger animais comunitários

06/05/2022 - Na sessão ordinária desta terça (3), a Câmara de Esteio, aprovou por unanimidade o pedido de informação 50/2022, assinado por Sandro Severo (PSB). No documento, o vereador solicita informações à Prefeitura sobre a possibilidade de instalar placas de sinalização e tachas para controlar a velocidade em áreas onde existam cães comunitários.

De acordo com Sandro, moradores e protetores têm relatado um aumento nos casos de morte por atropelamento dos animais. O parlamentar sugere a criação de uma equipe para decidir onde instalar os equipamentos. “Nesse viés, sugere-se a criação de um grupo de trabalho entre a secretaria municipal interveniente e as ONGs e protetores independentes, a fim de que possam ser mapeados os principais locais de risco”, afirmou.

 

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio

Câmara de Esteio adere à Campanha do Agasalho 2022

Prédio Monsenhor Geraldo Penteado de Queiroz, sede do Legislativo municipal, passa a ser um dos pontos de coleta de doações de roupas de campanha destinada a arrecadar roupas de inverno

06/05/2022 – Com a abertura realizada na última terça-feira (3), a Campanha do Agasalho 2022 de Esteio busca, por consequência da chegada do inverno, arrecadar roupas, calçados e outros artigos para as famílias que mais necessitam. Em 2022, o Prédio Monsenhor Geraldo Penteado de Queiroz, sede do legislativo esteiense, também passa a receber doações para a campanha. Tradicionalmente, a ação tem pontos de coleta como a Prefeitura, a Casa da Solidariedade - que funciona junto ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Girassol -, a loja Clip Oba Oba, o Vida Bella Shopping, o quartel do Corpo de Bombeiros da cidade e os colégios Adventista, Tom e Jerry, São Francisco, La Salle e Risco Rabisco. 

Assim como nas edições anteriores, os esteienses que precisam das peças poderão retirá-las na Loja Social Fixa, que funciona junto ao Creas Girassol (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h) e em seis edições das lojas sociais móveis, a serem realizadas nos bairros Parque Primavera, Olímpica, Três Marias (duas edições), São Sebastião e Jardim Planalto. Segundo divulgado pelo Poder Executivo municipal, a meta é superar as 7,4 mil roupas arrecadadas e mais de 8,1 mil peças doadas na Campanha do Agasalho do ano passado.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

Vereador sugere medidas contra violência escolar

Em anteprojeto apresentado na sessão desta semana, Gilmar Rinaldi (PT) propõe a criação de sistema para registrar ocorrências envolvendo bullying e agressões em instituições educacionais

05/05/2022 - O vereador Gilmar Rinaldi (PT) apresentou, durante a sessão ordinária de terça-feira (3), o anteprojeto 15/2022. No documento, aprovado por unanimidade pelo plenário da Câmara de Esteio, o parlamentar sugere a criação do Sistema de Registro e Prevenção à Violência Escolar, com o objetivo de proporcionar um ambiente seguro aos estudantes.

Seriam registrados no sistema, de forma online, casos de agressões físicas e verbais, bullying e porte de armas dentro de instituições educacionais. A inserção das ocorrências seria de responsabilidade dos professores e demais profissionais da educação. Com base nos dados, seriam realizadas pela administração municipal estatísticas e indicadores, com o objetivo de realizar ações preventivas.

Segundo afirma Gilmar na justificativa anexada à proposta, a medida seria necessária por conta de um aumento de casos de violência, após o retorno das aulas presenciais. “Houve um aumento significativo nas reclamações das escolas referente à “bullying”, agressões físicas e verbais”, declarou. “A insegurança deixa apreensivos os profissionais da educação, alunos, pais e responsáveis”.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

Câmara aprova regularização fundiária no Três Marias

Com a aprovação unânime do plenário da Câmara de Esteio, área onde está o Loteamento Bruno Sperb terá a propriedade dos terrenos regularizada. A proposta foi votada durante a sessão ordinária desta semana

04/05/2022 – No decorrer da 14ª sessão ordinária do ano, realizada entre o final da tarde e o início da noite de terça-feira (3), o plenário da Câmara de Esteio aprovou sete proposições. Entre elas está o projeto de lei 97/2022, que permite a regularização fundiária do Loteamento Bruno Sperb, localizado no bairro Três Marias.

A área, que já foi declarada como de interesse social, deixará de pertencer ao poder público e será destinada aos moradores. “Pelas características de ordem social e longa ocupação, o projeto estabelece que, após a regularização dos lotes, estes serão objeto de doação aos moradores, observados os critérios cadastrais da área”, explica a Prefeitura em justificativa anexada ao texto aprovado pelos vereadores.

 

Confira abaixo as demais propostas votadas na última sessão, todas de autoria do Poder Executivo, exceto o projeto de resolução 6/2022:

 

PL 93/2022: remodela a lei 7.930/2021, que trata das diretrizes orçamentárias de 2022. Segundo informação da Prefeitura, a medida tem por objetivo a inclusão de uma ação no programa Esteio da Longevidade.

 

PL 94 e 96/2022: autorizam a abertura de créditos suplementares – quantias em dinheiro destinadas a reforçar dotações já existentes no Orçamento. O primeiro concedeu R$ 232,21 à Secretaria de Segurança Pública para o pagamento de indenizações e restituições. Já o segundo autoriza a concessão de R$ 24,5 mil para a Secretaria de Saúde, valor destinado ao custeio de material de consumo.

 

PL 95/2022:  altera a lei 7.872/2021, que versa sobre o Plano Plurianual para 2022-2025. De acordo com o Poder Executivo, o ato tem por meta a inclusão da mesma ação citada no PL 93.

 

PL 98/2022: modifica a lei 6.999/2018, que consolidou o quadro de servidores da Fundação São Camilo. De acordo com a Prefeitura, o projeto “visa extinguir os empregos de médico que não estão providos e tornar em extinção os que estão providos por empregados concursados”. Ainda de acordo com a administração municipal, “As extinções se justificam pela dificuldade na contratação de médicos via concurso público”.

 

Projeto de resolução 6/2022: do vereador Francisco Alves, institui a Frente Parlamentar em Apoio ao Termo de Cooperação entre o Governo do Estado ao Rio Grande do Sul e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

 

 

 
Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio
 

Escolas poderão ter aulas de noções básicas de Direito

Proposta do vereador Sandro Severo (PSB) cria o programa Direito na Escola, com o objetivo de oferecer palestras sobre o tema aos alunos da rede municipal de ensino

04/05/2022 – Promover aulas e palestras de noções básicas de Direito e cidadania nas escolas municipais de Esteio, a partir do 9º ano do ensino fundamental. É o que pretende o vereador Sandro Severo (PSB), no anteprojeto de lei 14/2022, aprovado por unanimidade pelo plenário na terça-feira (3), durante a última sessão da Câmara.

A proposição cria o programa Direito na Escola, em parceria com a subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). De acordo com o documento assinado pelo parlamentar, os responsáveis pelas aulas vão ser advogados que ministrarão conferências semanais, com duração de uma hora, sobre temas como os direitos e garantias fundamentais do cidadão e iniciação às diversas áreas das Ciências Jurídicas.

Na justificativa à proposição, Sandro argumenta que a medida tem como objetivo um melhor aproveitamento do espaço escolar para a formação dos estudantes.  “O conhecimento e ensino de direitos como a liberdade de expressão e direito de livre associação, da livre iniciativa, dos direitos sociais e dos demais direitos e garantias fundamentais constitucionalmente assegurados contribuem para a formação desde a infância”, afirma.

O anteprojeto de lei segue para a apreciação do Poder Executivo. Para tornar-se lei, precisa ser devolvido ao Legislativo, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizado pela maioria dos vereadores.

 

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio 

Falta de água motiva questionamento de parlamentares

Interrupção do serviço no sábado (30), relatada por moradores de todos os bairros de Esteio, motivou os membros da bancada do PSB na Câmara, Marcelo Kohlrausch e Sandro Severo a enviarem questionamentos à Corsan e RGE

04/05/2022 - O presidente da Câmara de Esteio, Marcelo Kohlrausch (PSB), apresentou, durante a sessão ordinária da última terça-feira (3), os requerimentos para outros órgãos 170 e 171/2022. Respectivamente destinados à RGE e a Corsan, os documentos questionam quaios medidas as empresas pretendem tomar para evitar a interrupção do abastecimento de água na cidade.

Segundo o vereador, os documentos foram elaborados após o corte do abastecimento das 9h às 19h do sábado (30). Marcelo afirma que, ao procurar a estatal responsável pelo saneamento básico no Estado, foi informado que a interrupção teve como causa a queda da energia elétrica na área da estação de bombeamento.

Segundo os textos, o parlamentar afirma que o problema é recorrente na cidade e tem causado a indignação da comunidade. "As explicações por parte da empresa são sempre as mesmas: manutenção na rede ou a falta de energia elétrica. No entanto, não se ouve falar sobre medidas para mitigar o problema”, afirmou Marcelo. “Entre Esteio e Sapucaia do Sul são mais de 200 mil pessoas que estão a mercê das referidas variáveis sem que alguma alternativa seja apresentada".

 

Sandro Severo também apresentou documento sobre o tema

Já o vereador Sandro Severo (PSB) apresentou o requerimento para outros órgãos 168/2022, endereçado à Corsan, sobre o mesmo problema. No documento, o pessebista pede que a empresa divulgue, com 48 horas de antecedência, a interrupção do fornecimento de água.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

 

Por recursos para BRs, vereadores criam frente parlamentar

Proposta do vereador Francisco Alves foi aprovada pelo plenário por unanimidade na sessão de terça-feira (3). Grupo terá como objetivos o acompanhamento de obras em estradas federais que atravessam Esteio

04/05/2022 - Durante a sessão ordinária da última terça-feira (3) o vereador Francisco Alves (PL), apresentou o projeto de resolução 6/2022, que cria a Frente Parlamentar em Apoio ao Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e o Dnit. O grupo terá como objetivo acompanhar e discutir as obras na BR-116 que contarão com a contribuição financeira do governo gaúcho.

Conforme o texto aprovado pelo plenário, a frente terá um presidente, vice e secretário e será constituída pela livre adesão dos vereadores, dentro do prazo de 15 dias após a publicação da nova norma legal. Entre as metas do grupo estão a captação de recursos para novos acessos e viadutos nas rodovias federais que atravessa Esteio e, especificamente, a aplicação de investimentos no acesso à cidade na Rua Padre Felipe.

Em justificativa anexada à proposição, o autor do projeto opina que a medida trará benefícios para o Município. “Esta frente parlamentar tem como objetivo maior acompanhar e discutir a obra do trecho de Esteio, em especial, captar recursos para construção de novos viadutos e abertura de novos acessos à cidade”, afirmou Francisco. “A referida obra tem impacto direto no Condomínio Industrial bem como ampliando possibilidades de recebermos investidores e melhorando a mobilidade no em torno do Parque de Exposições Assis Brasil”. 

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

Vereadores apoiam investimentos do Estado em BRs

Moção do vereador Francisco Alves (PL), aprovada por unanimidade na terça-feira (26), manifesta apoio ao projeto de lei estadual 51/2022, que permitiria aplicação de recursos em rodovias estaduais

27/04/2022 – Os parlamentares da Câmara de Esteio aprovaram, na sessão ordinária da última terça-feira (26), a moção 81/2022. Protocolado pelo vereador Francisco Alves (PL), o documento apoia a aprovação do projeto de lei estadual 51/2022, que tramita na Assembleia Legislativa e permite o investimento do Estado em rodovias federais.

Em processo de análise pelos deputados estaduais, a proposição visa autorizar o governo gaúcho a firmar, por meio do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), aditamento aos contratos mantidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O objetivo da medida é possibilitar a execução de obras e serviços de pavimentação, duplicação e interseções, entre outros serviços, nos trechos da malha rodoviária mantida pela União, no território do Rio Grande do Sul. No trecho de Esteio, segundo o projeto, devem ser investidos cerca de R$ 114 milhões.

Durante o uso da tribuna os vereadores Francisco Alves (PL), Fernando Luz (PTB) e Marcelo Kohlarausch (PSB) defenderam a importância do investimento realizado pela administração estadual, justificando que as rodovias que receberão melhorias são fundamentais para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.

A moção de apoio foi subscrita pelos vereadores Cristiano Coutinho (MDB), Fernando Luz (PTB), Marcelo Kohlrausch (PSB), Sandro Severo (PSB), Derli Scienza (PP), Fernanda Fernandes (PP), Gilmar Rinaldi (PP) e Luciano Battistello (MDB). Também, durante a discussão da proposição, foi levantada a hipótese de criar uma frente parlamentar para debater o tema.

 

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio

Proibição de cigarros eletrônicos nas escolas é solicitada

Em pedido de informação aprovado na sessão da Câmara de terça-feira (26), o vereador Sandro Severo (PSB) defende medidas para coibir o uso dos dispositivos na rede municipal de ensino

27/04/2022 - Na sessão ordinária desta terça (26), a Câmara de Esteio, aprovou por unanimidade o pedido de informação 47/2022, assinado por Sandro Severo (PSB). No documento, o vereador solicita informações à Secretaria de Educação sobre a possibilidade de tomar medidas para impedir o uso de cigarros eletrônicos nas escolas da cidade.

De acordo com Sandro, um grande número de estudantes está fazendo uso do produto, o que tornaria necessária a realização de campanhas de prevenção sobre os males causados pelo fumo. No texto, o parlamentar também ressalta que os aparelhos são tão maléficos quanto os cigarros comuns. “Segundo pesquisas recentes, os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) não são seguros, possuindo substâncias tóxicas além da nicotina, podendo causar doenças respiratórias, como o enfisema pulmonar, dermatite e câncer, além de doenças cardiovasculares”, afirmou.

 

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio

Plenário aprova mais de R$ 4 milhões para educação

Valor será destinado ao pagamento de vencimentos dos profissionais da rede pública de ensino do Município. Vereadores votaram a proposta na terça-feira (26), durante a sessão ordinária desta semana

26/04/2022 – No decorrer da 13ª sessão ordinária do ano, realizada entre o final da tarde e o início da noite de terça-feira (26), o plenário da Câmara de Esteio aprovou seis proposições. Entre elas está o projeto de lei 91/2022, que permite o repasse de R$ 4.368.528,64 para a Secretaria de Educação. 

Segundo a Prefeitura, a medida visa pagar vencimentos e vantagens aos professores do ensino fundamental da rede pública municipal. Ainda de acordo com a administração municipal, a transferência de recursos está relacionada com a aplicação de 70% do Fundeb com profissionais da educação básica, conforme determinado pela lei federal 14.276 de 27 de dezembro de 2021.

 

Confira abaixo as demais propostas votadas na última sessão, todas de autoria do Poder Executivo, exceto o projeto de resolução 5/2022:

 

PL 88/2022: autoriza a abertura de um crédito suplementar – quantia em dinheiro destinada a reforçar dotação já existente no Orçamento. Com a aprovação da proposta, um montante de R$ 2.801.475,00 será concedido à Fundação de Saúde Pública São Camilo para o suplemento orçamentário da instituição. Conforme a justificativa do Poder Executivo anexada ao projeto, a quantia será destinada ao custeio de despesas com equipamentos, material permanente e vantagens fixas.

 

PL 89/2022: remodela a lei 7.930/2021, que trata das diretrizes orçamentárias de 2022. Segundo informação da Prefeitura, a medida tem por objetivo a inclusão de uma ação no programa Esteio do Trabalho.

 

PL 90/2022:  altera a lei 7.872/2021, que versa sobre o Plano Plurianual para 2022-2025. De acordo com o Poder Executivo, o ato tem por meta a inclusão da mesma ação citada no PL 89.

 

PL 92/2022: autoriza a abertura de um crédito especial – ou seja, um valor não previsto no Orçamento deste ano. O projeto outorga R$ 816.849,43 à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente para qualificar e equipar espaços turísticos da cidade.

 

Projeto de resolução 5/2022: da vereadora Fernanda Fernandes, institui o programa Legislativo no Bairro, com o objetivo de realizar sessões fora da sede da Câmara As data e os locais dos eventos vão ser fixados futuramente, por meio de uma resolução da Mesa Diretora.

 

 
Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio
 

Câmara aprova contratação de profissionais para hospital

Em votação realizada na terça-feira (19), no decorrer da sessão ordinária desta semana, vereadores aprovaram a admissão temporária de novos fonoaudiólogos para a Fundação São Camilo

20/04/2022 – Durante a 12ª sessão ordinária do ano, realizada entre o final da tarde e o início da noite de terça-feira (19), a Câmara de Esteio aprovou nove proposições. Entre elas está o projeto de lei 82/2022, que permite a contratação temporária de três fonoaudiólogos para a Fundação de Saúde Pública São Camilo. 

Segundo a Prefeitura, a medida visa preencher a necessidade temporária causada pelo afastamento momentâneo de uma servidora para o cumprimento de licença-maternidade, além da falta de aprovados em concurso público para o cargo.  De acordo com o texto aprovado pelos parlamentares, os profissionais trabalharão no hospital por um ano, prazo prorrogável por período igual, e vão ser escolhidos por meio de processo seletivo simplificado.

 

Confira abaixo as demais proposições votadas na última sessão, todas de autoria do Poder Executivo, exceto o projeto de resolução 4/2022:

 

 

PL 80/2022: remodela a lei 7.930/2021, que trata das diretrizes orçamentárias de 2022. De acordo com a Prefeitura, a medida tem por objetivo a inclusão de uma ação no programa Esteio de Todos.

 

PL 81/2022:  cria o cargo efetivo de analista administrativo na administração pública do Município.

 

PL 83/2022:  altera a lei 7.872/2021, que versa sobre o Plano Plurianual para 2022-2025. De acordo com o Poder Executivo, a medida tem por objetivo a inclusão da mesma ação citada no PL 80.

 

PL 84/2022:  cria o cargo temporário de assistente administrativo na administração pública de Esteio.

 

PLs 85 e 87/2022: autorizam a abertura de créditos especiais – ou seja, valores não previstos no Orçamento deste ano. O primeiro concedeu R$ 100 mil à Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, para pagamento de despesa corrente com auxílio de entidade. Já o segundo confere R$ 58,4 mil à Secretaria de Educação para despesas de exercícios anteriores.

 

PL 86/2022: autoriza a abertura de um crédito suplementar – que é uma quantia em dinheiro destinada a reforçar dotação já existente no Orçamento. O projeto outorga R$ 1.566.965,78 à Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos para custear o atendimento de crianças e adolescentes.

 

Projeto de resolução 4/2022: do vereador Gilmar Rinaldi, modifica o caput dos artigos 1º, 3º e 5º da resolução 802/2021 e muda o nome da Frente Parlamentar de Apoio à Inclusão, à Acessibilidade e à Cidadania dos Portadores de Deficiência e de Necessidades Especiais para Frente Parlamentar de Apoio à Inclusão, à Acessibilidade e à Cidadania das Pessoas com Deficiência.

 

 
Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio
 

Centro de refugiados é entregue com presença de vereadores

Vice-presidente da Câmara de Esteio, Derli Scienza (PP), acompanhado de outros dois parlamentares, representou o Legislativo municipal na inauguração de espaço dedicado a atendimento de imigrantes

20/04/2022 - Os vereadores Cristiano Coutinho (MDB), Derli Scienza (PP), Luciano Battistello (MDB) e Sandro Severo (PSB) participaram na tarde de quarta-feira (20), do ato de entrega do Centro de Atendimento ao Refugiado e Imigrante. Localizada na Rua Santana, 844, no bairro Olímpica, a casa de passagem terá capacidade para atender até 30 pessoas por mês.

Derli, atual vice-presidente da Câmara de Esteio, parabenizou em sua fala a administração municipal e lembrou a importância de espaços como este. Estiveram também presentes no evento o prefeito Leonardo Pascoal (PP), demais secretários e autoridades.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

 

Obra da nova delegacia de Esteio é tema de requerimento

Segundo distrito policial do Município deve ser instalado em antigo prédio da Justiça Federal, porém obras estão paradas. Vereador Marcelo Kohlrausch (PSB) teme atos de vandalismo no imóvel

20/04/2022 – Quando a construção da segunda delegacia de polícia de Esteio será retomada e o quais foram os desdobramentos da licitação que escolheu a empresa responsável por reformar o prédio que abrigará o novo órgão? É o que pergunta o presidente da Câmara de Esteio, Marcelo Kohlrausch (PSB), no requerimento para outros órgãos 150/2022. O documento foi aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária realizada na terça-feira (12) e será enviado à Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Conforme explicou o vereador em fala na tribuna do Poder Legislativo para explicar o pedido, a nova delegacia seria instalada em um imóvel na Rua Senado Salgado Filho, na região central da cidade, que já pertenceu à Justiça do Trabalho e foi concedido para a Polícia Civil. Devido ao estado do prédio, que esteve abandonado por anos, um certame para a realização de uma reforma foi necessário. Na ocasião, Marcelo ressaltou estar preocupado que o prédio volte a ser alvo de saques e atos de vandalismo. “Espero que, o quanto antes, o governo do Estado retome aquela obra”, afirmou.  

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

Ações do documento