Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Fernanda Fernandes participa da inauguração do SAE


A vereadora Fernanda Fernandes (PP), representou o Legislativo durante a inauguração, na ultima terça-feira (18), da  nova sede do Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS e Tisiologia (SAE), localizada, agora, na rua Padre Claret, 646, ao lado do Centro Administrativo de Saúde. O SAE é responsável por ações de combate, prevenção e pela assistência ambulatorial às pessoas com HIV/Aids e hepatites virais, entre outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), por meio de uma equipe multidisciplinar. O local faz o acompanhamento, também, de pacientes com tuberculose.

Na oportunidade, Fernanda Fernandes destacou que, através do gabinete, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, haverá  uma grande ação de conscientização no Carnaval 2019 com o tema:“SÍFILIS, NÃO! TESTE, TRATE, CURE. "Este projeto tomou força após conversarmos com a Secretaria de Saúde onde recebermos o alerta de que os índices de Sífilis em nosso município já são preocupantes. Atualmente temos 46 gestantes em tratamento. Das 46 gestantes, apenas 03 parceiros estão tratando a doença", frisou.


Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal destacou que o novo espaço atende de forma mais qualificada os pacientes com doenças que precisam de uma atenção diferenciada. “Muito mais que uma casa nova, este espaço é realmente a efetivação da implantação de um serviço especializado que tem suas particularidades, suas peculiaridades e que precisa oferecer para os usuários realmente uma atenção integral com a preservação do sigilo e também a estrutura adequada para atender as diferentes patologias”, afirmou. “Eu lembro do início do governo, quando visitava os espaços de saúde e conversava que o espaço do SAE era inapropriado. Era um local insalubre, não tinha janelas para entender um público onde temos pessoas com tuberculose e outras doenças. Então, incluímos esse projeto no Programa Mais Saúde e hoje estamos conseguindo entregar esse espaço que está muito bem desenhado”, disse.

A secretária municipal de Saúde, Ana Bool, iniciou sua fala falando da mudança. “Temos agora um serviço de casa nova e cara nova, possibilitando mais um salto de qualidade na Saúde de Esteio”, afirmou. “É uma grande iniciativa, que possibilita que ofereçamos um melhor acolhimento aos pacientes e a qualificação do atendimento é uma marca desta atual gestão”, prosseguiu. Ana seguiu sua fala apresentando alguns números da HIV/Aids e tuberculose em Esteio. De acordo com registros do SAE, o Serviço atende 887 usuários com Aids (em 2016 eram 304), sendo 15 gestantes e 15 crianças e adolescentes entre três e 17 anos. O SAE atende, também, 305 pacientes com hepatites virais e registrou, em 2018, 29 casos de tuberculose.

Melhorias
O SAE atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entre as principais iniciativas promovidas pelo Serviço, além da promoção de formações continuadas, capacitações e campanhas, estão a realização de testes rápidos para detecção de HIV/Aids nas unidades básicas de saúde (UBS) e centros de Atenção Psicossocial (Caps); implantação e orientação sobre o uso da profilaxia pós-exposição (PEP), um dos métodos de prevenção do HIV, que pode ser aplicado em até 72 horas após relação sexual desprotegida; o encaminhamento de pacientes sorodiferentes e profissionais do sexo, entre outros públicos que se expõem ao risco da infecção ao HIV com maior frequência, para realização da profilaxia pré exposição ao HIV; e a distribuição de preservativos.

Entre as melhorias na equipe, está a contratação de médica infecto pediatra, assistente social e servidor para a área administrativa. Com a mudança, o SAE teve uma ampliação do espaço físico, com uma infraestrutura em acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, tais como rota de biossegurança (os pacientes de tuberculose são atendidos em áreas diferentes dos pacientes com HIV/Aids), ventilação adequada com sistema de renovação de ar e ampliação de quatro para oito salas de atendimento. Além disso, foram instalados cinco novos computadores, que garantem melhor agilidade dos atendimentos aos usuários e diminui o tempo de espera, além de facilitar o abastecimento dos dados em sistemas do Ministério da Saúde e facilitar a gestão dos casos de HIV/Aids e tuberculose em Esteio.


Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS e Tisiologia (SAE)

Endereço: Rua Padre Claret, 646 (ao lado do prédio do Centro Administrativo de Saúde)
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
E-mails: sae.dst@esteio.rs.gov.br e tuberculose@esteio.rs.gov.br (Tisiologia)

Terezinha Bobsin - Reg prof MTB/RS 7156

Fonte: PME

Câmara de Esteio tem sessão extraordinária amanhã, 20

 

A Câmara de Vereadores, que entrou em recesso parlamentar no último dia 15, vai reunir-se amanhã, dia 20, às 18 horas, extraordinariamente, para votação de projetos de interesse do Executivo.  As matérias referem-se a concessão de uso de área em prol da igreja Deus é Amor; criação da Calçada Legal; criação de cargo de técnico de enfermagem e de saúde bucal; a proposta consolidando o Código de Obras do município, além de projetos instituindo o Janeiro Branco, de iniciativa do vereador Mário Couto (PDT); o  5º Esteio da Poesia Gaúcha e 1º do Amanhã e de ordem financeira. As sessões extraordinárias, em Esteio, não são remuneradas.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Parceria entre Hemocentro e Poder Público facilita doação de sangue e medula óssea em Esteio

Até às 12h30min, foram atingidos os 100 cadastros diários que o Hemocentro necessita.

 

Até às 17 horas de hoje (14),   o Hemocentro de Porto Alegre,  através de uma parceria entre Prefeitura e Câmara de Vereadores, estará recebendo cadastro para doação de  medula óssea e de sangue na rua Garibaldi (Rua Coberta), no Centro da cidade. A atividade faz parte da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, lançada, oficialmente, hoje, 14, pela manhã no local,  pelo prefeito, Leonardo Pascoal(PP), pelo presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB) e pelo ex-deputado federal, Beto Albuquerque, autor da  Lei nº 11.930, de 22 de abril de 2009.

Na oportunidade, Beto Albuquerque falou  sobre a importância da doação voluntária de medula óssea para o combate à leucemia. Em 3 de fevereiro, Beto perdeu o filho Pietro Albuquerque, vítima de leucemia. "Nenhum pai deveria enterrar um filho. Não é esta a ordem cronológica. Mas conforta-me que possamos construir um trabalho em conjunto para evitar que outras pessoas passem pelo que vivi"”, afirmou. O ex-deputado mostrou dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), que indicam a média de cadastros no Centro-Oeste, onde a campanha precisa avançar, em relação ao Sul e ao Sudoeste do país. "Há um grande crescimento de doações de 2007 até 2018, de 554 mil para 4, 7 milhões em todo o Brasil.  Precisamos seguir em frente para salvar mais vidas", disse. Beto informou que a leucemia é uma doença grave, que leva à morte e depende da solidariedade das pessoas se cadastrarem no banco de dados para a possibilidade de transplante de medula óssea.

O presidente da Câmara, Sandro Severo,  reforçou que a necessidade de mobilizar toda a comunidade. "É um gesto de solidariedade e muitas pessoas dependem deste cadastro. Encontrar um doador compatível é o sonho de muitos pacientes. Agradeço de coração o envolvimento dos moradores de Esteio", enfatizou, salientando que até às 12h30 minutos, foram atingidos os 100 cadastros diários que o Hemocentro necessita.   

A moradora, Fabiane  Klein Dias, 30 anos, que fez o cadastro, destacou este é um gesto simples, mas de grande importância para quem está correndo risco de morte. "Me sinto honrada em saber que este gesto pode salvar uma vida", falou.

O prefeito Leonardo Pascoal, que quando criança travou uma batalha contra a leucemia, disse que é de extrema importância assegurar a realização do cadastro.

A Semana Nacional de Mobilização, que encerra em 21 de dezembro, objetiva esclarecer e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de medula e como isso pode salvar vidas. Integrantes do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), destacam a importância do doador cadastrado  informar sobre qualquer alteração no dado fornecido, no momento do cadastro (telefone, endereço, e-mail etc).

Para ser um doador, é necessário ter entre 18 e 55 anos e levar os documentos de RG e CPF. Não há peso mínimo para fazer a doação, e ter diabetes ou pressão alta não impede o ato. Durante o procedimento são colhidos 10 ml de sangue para o teste de compatibilidade (HLA). Caso surja um paciente compatível, o voluntário será novamente chamado para testes sanguíneos e avaliação do estado de saúde atual.

Terezinha Bobsin
Assessora de Imprensa - Rewg prof MTb/RS 7156

Câmara tem horário diferenciado as sextas-feiras

13/12/2018 - A partir de amanhã, 14, a Câmara de Vereadores está com horário diferenciado todas as sextas-feiras durante o período de recesso. O expediente externo do Legislativo é das 7 às 13 horas, até 28 de fevereiro. Nos outros dias da semana, o horário segue normal, das 9 horas às 18h30min. 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Câmara de Vereadores entra em recesso parlamentar dia 15

 

A partir de 15 de dezembro de 2018, a Câmara de Vereadores entra no período de recesso parlamentar, até 30 de janeiro de 2019, conforme determina o Regimento Interno. Neste período, poderá haver convocação do Poder Executivo para sessão extraordinária, que, em Esteio, é realizada sem remuneração.
A Câmara de Vereadores, que não possui recesso de inverno, segue aberta atendendo à comunidade durante  este período. As sessões retornam no dia 4 de fevereiro.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Euclides Castro vai conduzir o Legislativo esteiense em 2019

Nova Mesa Diretora foi eleita na noite de ontem(11)

A Câmara de Vereadores de Esteio vai ser conduzida em 2019 pelo vereador e professor Euclides Castro (PP). Eleito por unanimidade, na noite de  ontem (11), Castro vai ter na Mesa Diretora o vice-presidente, o vereador Mário Couto(PDT) e os vereadores Sandro Severo (PSB) e Rute Pereira (MDB) como 1º e 2º secretários, respectivamente, também eleitos por oito votos a favor, uma abstenção e um voto contra. Euclides Castro, que é atualmente o vice-presidente da Câmara, explica que entre suas metas destaca-se o desejo de que o Legislativo trabalhe de forma pró-ativa e consonante com o Executivo Municipal para que o bem da comunidade prevaleça. Também objetiva ampliar os canais de escuta e diálogo com a comunidade  e implementar de forma efetiva  Projeto de Proteção Contra Incêndio  (PPCI), tendo em vista o enorme número que pessoas que se utilizam  dos serviços da Câmara Municipal e seu Plenário. "Nossa ideia,  como Poder fiscalizador, é dar o exemplo com suas ações em todas as atividades do serviço público. Me honra muito este compromisso. ", disse.
Durante a sessão, ainda, foram eleitos os líderes de bancada; formadas as comissões permanentes, além de eleita a Comissão Representativa para o período de recesso, que se inicia dia 15 e encerra em 30 de janeiro.  A posse da nova Mesa Diretora ocorre no dia 28,  na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, com horário ainda a ser definido.

Perfil do presidente:

Euclides Castro, 52,  é natural de Esteio. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, deu aula no colégio Maria Auxiliadora e Espírito Santo, de Canoas. Alguns anos após, passou a trabalhar nas escolas municipais de Esteio. Professor no Camilo Alves, foi eleito diretor pela comunidade e reconduzido ao cargo. A partir de então, Euclides, juntamente com a comunidade escolar, realizou diversas mudanças significativas na escola, tanto estruturais quanto com relação ao ensino - o que fez com que a escola fosse a melhor colocada do município no índice do IDEB.
Em 2016, o então diretor Euclides elegeu-se vereador mais votado do partido na cidade. Suas principais bandeiras como representante do povo são a qualidade da gestão pública, com honestidade e transparência, a saúde e a educação. O parlamentar foi eleito com 1.133 votos. É presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e integrante da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Confira as Comissões Permanentes para 2019:

Justiça e Redação: Fernanda Fernandes, Felipe Costella e Sandro Severo
Transporte, Urbanização e Habitação: Luiz Duarte, Harri Zanoni e Luiz Duarte
Saúde, Meio ambiente e Assistência Social: Rute Pereira, Leo Dahmer e Mário Couto
Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos: Márcio alemão, Mário Couto e Harri Zanoni
Finanças e Orçamento: Felipe Costella, Leo Dahmer e Fernanda Fernandes
Educação, Cultura e Desporto: Sandro Severo, Rute Pereira e Márcio Alemão

Foto: Da esquerda para direita: Rute Pereira, Sandro Severo, Euclides Castro e Mário Couto
Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Parceria entre Hemocentro e Poder Público vai facilitar doação de sangue e medula óssea


Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea será lançada oficialmente nesta sexta (14), às 9h, na Rua Garibaldi (Rua Coberta)

Uma parceria entre o Hemocentro de Porto Alegre,  Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Esteio pretende facilitar a doação de sangue e medula óssea, durante a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que será lançada, oficialmente, nesta sexta-feira, 14, às 9 horas, na rua Garibaldi (Rua Coberta).  A campanha, que será aberta pelo prefeito, Leonardo Pascoal(PP), pelo presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB) e pelo ex-deputado federal, Beto Albuquerque, autor da  Lei nº 11.930, de 22 de abril de 2009,  vai ocorrer nacionalmente de 14 a 21 de dezembro. Em Esteio, a ação será realizada somente no dia do lançamento,  oportunidade em que uma unidade móvel do Hemocentro ficará na Rua Coberta, até às 17h.

Conforme os organizadores, a campanha objetiva esclarecer e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de medula e como isso pode salvar vidas. Integrantes do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), destacam a importância do doador cadastrado  informar sobre qualquer alteração no dado fornecido, no momento do cadastro (telefone, endereço, e-mail etc).

Para ser um doador, é necessário ter entre 18 e 54 anos e levar os documentos de RG e CPF. Não há peso mínimo para fazer a doação, e ter diabetes ou pressão alta não impede o ato. Durante o procedimento são colhidos 10 ml de sangue para o teste de compatibilidade (HLA). Caso surja um paciente compatível, o voluntário será novamente chamado para testes sanguíneos e avaliação do estado de saúde atual.

Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Presidente da Câmara recebe visita de integrantes do CTG Independência Gaúcha

 

O presidente da Câmara, Sandro Severo(PSB), recebeu na tarde de hoje(11), os integrantes do CTG Independência Gaúcha, do Novo Esteio, Adair Júnior e Dani Ângelo Vilela. Na oportunidade, os visitantes entregaram ao presidente o convite para o Jantar Baile do Costelão, que vai ocorrer em 15 de dezembro, a partir das 20h30min, com animação do Grupo Moda Antiga. No cardápio, churrasco e acompanhamentos. A entrada, conforme Vilela, é de R$ 35,00. A arrecadação do baile será revertida em melhorias para o centro, que localiza-se na rua Avelino Antônio Zonta, 649 - Novo Esteio, Esteio. 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb/RS 7156

Mesa Diretora para 2019 será eleita hoje à noite


A Câmara de Vereadores, que vai entrar em recesso parlamentar a partir de 15 de dezembro, vai eleger a nova Mesa Diretora para o exercício de 2019 hoje, 11, a partir das 18 horas. Serão eleitos o presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários. Também serão escolhidas as novas composições das Comissões Permanentes temáticas. A solenidade de posse dos eleitos, deve ocorrer em 28 de dezembro, em horário ainda a ser definido. 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Câmara de Vereadores lota para solenidade de formatura do Proerd


O Plenário da Câmara de Vereadores de Esteio foi palco, durante a manhã e parte da tarde de hoje(10), da cerimônia de formatura do segundo semestre do  Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd),  promovida pelo 34º Batalhão da Brigada Militar, com apoio dos poderes Legislativo, Executivo e entidades empresariais.  Conforme o comandante do 34º BPM, coronel Rogério Martins Pereira, neste semestre, o Proerd está formando 662 estudantes, totalizando  987 alunos das séries iniciais e dos quintos anos. Entre as propostas, segundo o comandante, está o desenvolvimento a prevenção à violência e ao uso de drogas, usando métodos que priorizem a moral e os bons costumes, a efetividade e modelos de vida saudável, aproveitando, também para aproximar a Brigada Militar da comunidade. Após esses dez encontros, sejam nossos multiplicadores. Que sejam fortalecidas as palavras de respeito, carinho e contra a violência", afirmou.

Durante sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal definiu o evento como um momento que fortalece as esperanças de um futuro melhor. “O programa atua na prevenção do uso de drogas e da violência, facilidades que surgem na vida de qualquer jovem do nosso país, mas que trazem tantos malefícios às suas vidas e de suas famílias. O 34° BPM mostra que os alunos que passam pelo Proerd têm uma possibilidade muito menor em correr qualquer crime do que aqueles que não passaram. Este é um dado concreto, que demonstra a assertividade da política pública importante na área de segurança e, principalmente, na área de prevenção. Em nome Prefeitura, temos orgulho em ajudar na realização deste belo projeto", disse.

Em pronunciamento, o presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB), ressaltou a importância do Proerd não apenas para evitar que os jovens evitem o uso de drogas, mas também para a formação ética do cidadão.  Lembrou que junto às  Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar  (CIPAVE’s), o programa auxilia que cultura da paz seja instituída nas escolas do município. “Parabéns e vida longa ao Proerd”, desejou o presidente do Legislativo.

Pela manhã, duas jovens foram premiados no concurso de melhor redação do Proerd. O segundo, da escola Estadual Bairro do Parque,  Mariana Porto Timm,  que ficou em segundo lugar recebeu uma mochila com material escolar, enquanto que a aluna da escola Estadual Maria Sirleu Vargas Ferraz,  ganhou uma bicicleta como primeiro prêmio.  À tarde, as vencedoras de melhora redação foram também para escolas estaduais. A estudante Ohana Viera, da Escola Ezequiel Nunes Filho, que recebeu uma mochila e aluna da escola Caetano Gonçalves da Silva, Amanda Campos Lima, recebeu uma bicicleta. Além de premiação, os alunos levaram, também, medalhas e certificados de participação.

Ao final das cerimônias, todos os formandos realizaram o juramento de conclusão, juntamente com o soldado junto ao soldado Everton Machado e o mascote do Proerd, com tema de Resistência às Drogas, prometendo não esquecer os ensinamentos recebidos no programa.


Participaram da atividade, as vereadoras Fernanda Fernandes (PP), Rute Pereira (PP), o prefeito, Leonardo Pascoal, o vice-prefeito Jaime da Rosa, o secretário de Educação, Marcos Dal'Bó;  presidente da Acise, Longuinho Musikant, o presidente da CDL, Celso Dalmás, entre outras autoridades. 

O Proerd

O Proerd, desenvolvido pela Brigada Militar na comunidade escolar gaúcha, visa prevenir o uso e abuso indevido de drogas entre as crianças e adolescentes, através de um curso desenvolvido em ambiente escolar, com a participação da família, professores e comunidade escolar. O programa surgiu nos Estados Unidos, em 1983, na cidade de Los Angeles, e foi se expandido rapidamente. Hoje, está sendo desenvolvido em mais de 65 países, já tendo atendido a mais de 35 milhões de crianças.

No Brasil, o Programa,  desenvolvido em dez encontros que ocorrem uma vez por semana, no ambiente escolar, onde os conteúdos desenvolvidos são debatidos entre o instrutor e os alunos, que exercitam o aprendizado em atividades realizados na Cartilha do Estudante, fornecida gratuitamente,  chegou em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Depois, foi implantado em São Paulo, em 1993. No Rio Grande do Sul, o programa teve início em 1998, com a formação da primeira turma de crianças na Escola Piratini, em Porto Alegre.

Por Terezinha Bobsin e Gustavo Santos

IMG_5317.JPGIMG_5320.JPGIMG_5342.JPGIMG_5346.JPGIMG_5353.JPGIMG_5359.JPGIMG_5392.JPGIMG_5445.JPGIMG_5435.JPGIMG_5431.JPGIMG_5425.JPGIMG_5490.JPGIMG_5500.JPGIMG_5512.JPGIMG_5548.JPG

Comissão de Segurança pede intensificação das rondas da Brigada Militar na Vila Nova e Parque Amador

 

O comando do 34º Batalhão da Brigada Militar de Esteio vai receber um documento da Comissão de Segurança Pública, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor,  ainda nesta semana, com a solicitação de intensificação das rondas nos bairros Parque Amador e Vila Nova e suas imediações. Conforme os vereadores integrantes, Márcio Alemão (PT), Mário Couto (PDT) e Ari Zanoni (PSB), estão ocorrendo roubos e assaltos nos bairros durante o dia, especialmente no Parque Amador, em função da proximidade com a RS-118, que vem servindo de rota de fuga após os delitos.  O documento teve  aprovação unânime da Câmara de Vereadores.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof 7156

Câmara aprova Lei Orçamentária Anual de 2019

 

A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na última terça-feira (4), por unanimidade, a proposta orçamentária do município para 2019 (LOA), com previsão de pouco mais de R$ 315,3  milhões, incluído o PREV-ESTEIO.  Submetida à Lei de Responsabilidade Fiscal,  a LOA define todas as receitas e fixa todas as despesas referentes ao seu respectivo exercício fiscal. Conforme o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, Felipe Costella (MDB), a peça orçamentária passou pelos tramites de audiência pública e avaliação da Comissão. "Nenhuma despesa pública pode ser executada fora do Orçamento. As matérias orçamentárias dizem respeito a todos, pois geram impactos diretos na vida dos moradores", falou.
Entre as secretarias com maior aporte financeiro estão a Saúde, com R$ 100.200.745,00; Educação, com R$ 69.561.527,00; Administração, com R$ 32.091.138,00; Obras e Serviços Urbanos, R$ 25.765.948,00 e Desenvolvimento Urbano e Habitação, R$ 21.172.256,00.  Para a verba de contingência estão previstos de R$ 18.743.360,00.   O projeto, na íntegra, pode ser conferido no site da Câmara, no endereço www.esteio.rs.leg.br, no link Processo Legislativo.

Por Terezinha Bobsin - reg profd MTb/RS 7156

Frente Parlamentar pela Psoríase planeja ações para 2019

 

Em reunião realizada na tarde de hoje(5), na Câmara de Vereadores, a presidente da Frente Parlamentar pela Psoríase de outras doenças de pele, Fernanda Fernandes (PP), deu início ao planejamento das ações a serem realizadas em 2019. Durante o encontro, que contou a presença da Presidente da ONG Psoríase Brasil,  Gladis Lima, e integrantes da Secretaria Municipal da Saúde, o grupo de trabalho tratou do cronograma e das estratégias em relação à doença. 

A vereadora destacou a importância de seguir com o trabalho, em busca mais informações sobre a doença e na qualificação dos profissionais que atendem os portadores. "Hoje já existe muito mais informação, há mais especialistas voltados à doença e  mais pesquisas, especialmente no combate ao preconceito e à discriminação. Estamos batalhando para que os profissionais da rede tenham um olhar diferenciado e cobramos uma melhor politica pública de atendimento e tratamento, adequado e assertivo", avaliou.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Esteio terá semana voltada à valorização do Educador



A partir do ano que vem, o calendário oficial de Esteio vai ter uma semana voltada à valorização do Educador. O projeto, de iniciativa do vereador Euclides Castro (PP), foi aprovado pela Câmara de Vereadores na noite de hoje(4 de dezembro). O objetivo, conforme o autor, é demonstrar à comunidade a importância dos profissionais da educação na construção de uma sociedade mais justa, solidária e humanista. A ideia é que a semana seja celebrada, anualmente, no período que compreende o dia 15 de outubro, dia do Professor.

Para Euclides Castro, que também é professor, a educação é a principal ferramenta para a construção de uma cidade justa e democrática. Neste sentindo, segundo o parlamentar, o calendário oficial de eventos do município deverá garantir que na Semana de Valorização do Educador sejam realizadas diversas atividades, com o envolvimento de todos, acerca da ampla reflexão sobre os desafios da educação em Esteio. "Com efeito, na semana poderão ser debatidos os problemas, desafios e dilemas enfrentados por tais profissionais na luta diária para ensinar e apresentar novas ideias às nossas crianças, adolescentes, jovens e também aos adultos", argumentou. Euclides ainda acredita que é preciso criar uma cultura de honra ao profissional. "Devemos honrar essas pessoas que dedicam suas vidas parar ajudar a formar novos cidadãos e construir uma sociedade cada vez melhor", finalizou. 

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Mário Couto recebe honraria do Lions Clube

 

O vereador Mário Couto (PDT), recebeu na última terça-feira, 27, do Lions Clube Esteio Industrial, o certificado de reconhecimento pela trajetória política e o Prêmio Lions Saúde pelos relevantes serviços voluntários prestados a comunidade, em conformidade com os ideais leonísticos do Lions International. A honraria, entregue nas dependências da entidade,  é concedida àqueles cidadãos cuja trajetória de vida seja um exemplo, especialmente pelos trabalhos de impacto social desenvolvidos. Mário Couto, que tem mais de cinco décadas de relevantes serviços prestados aos esteienses, falou sentir-se lisonjeado pelo reconhecimento.

Depois de longos anos a frente de projetos envolvendo a saúde, a exemplo da recuperação do Hospital São Camilo, Mário Couto, como vereador, vem se dedicado na melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos moradores, através da apresentação de projeto que visam dinamizar, modernizar e melhorar os serviços prestados no município, especialmente àqueles voltados às áreas da saúde, educação e segurança pública.  

Por Terezinha Bobsin - Reg.Prof MTb/RS 7156

Sandro Severo recebe vereador de Tupanciretã

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Severo (PSB), recebeu na manhã de hoje(29), o vereador de Tupanciretã/RS, Carlos Augusto Oliveira dos Santos (PP). O vereador disse estar visitando cidades da Região Metropolitana e do Vale do Sinos em busca de projetos que possam ser implantados na cidade tupanciretanense. Entre as ideias que serão levadas ao município está o projeto do presidente, Sandro Severo, que se refere a Campanha Permanente de Divulgação dos Condenados e Foragidos. "São espalhados cartazes em locais públicos com fotos dos condenados e foragidos da cidade. Esta medida inibe a ação dos assaltantes na cidade", afirmou Sandro Severo, que também apresentou projetos como combate a pichação,  disque-denúncia para maus tratos com animais e o programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência (Cipaves). 

O vereador tupanciretanense formou-se em Técnico em Contabilidade. Começou suas atividades profissionais na extinta Cooperativa Rural Serrana, onde exerceu o cargo de Serviços Gerais, durante sete meses. Posteriormente, tornou-se Cabo do Exército 29BIB, em 1983. Trabalhou na empresa Multirrural, onde exerceu o cargo de vendedor, durante dez anos. Foi sócio da Farmácia Popular durante cinco anos.

Sandro Severo também recebeu, na mesma manhã, o diretor administrativo do Parque de Exposições Assis Brasil, Sandro Schleindwein.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

50 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas são comemorados pela Câmara de Vereadores

 

Empresários de Esteio foram os homenageados na noite de ontem(27), pela passagem dos 50 anos de fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Esteio (CDL), no Plenário da Câmara de Vereadores. Durante a solenidade, o proponente da cerimônia, o vereador Euclides Castro (PP), falou da importância da entidade, que vem contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico e social da cidade, além de oferecer suporte aos empresários. "É uma entidade muito importante de nosso município, através de seus dirigentes, é referencial para seus associados na proteção ao crédito, na representatividade e desenvolvimento do varejo de Esteio", falou. Na oportunidade, a Mesa Diretora entregou uma honraria alusiva à data de fundação. 

Já o presidente da entidade, Celso Dalmás, que vai passar a presidência, em janeiro, para o empresário José Renato Schmidt, falou que a CDL tentou cumprir o seu papel: representar, defender e capacitar o segmento varejista, tornando-se a entidade de classe que representa seus associados em questões relacionadas à proteção, recuperação e promoção do crédito e vendas, em prol do desenvolvimento das empresas associadas, entidades parceiras e sociedade.  "Dentro desta missão de nossa Entidade procuramos fazer o máximo, sugerindo e oportunizando a capacitação dos  colaboradores e dos próprios lojistas;  incentivando a comunidade a comprar no município; buscando soluções para problemas comuns, como o da segurança e  proporcionando oportunidades para o setor varejista relacionar-se com o Poder Público", disse, salientando, que a CDL , hoje, é uma entidade estruturada, com as finanças sanadas, trabalhando com ética e transparência, apta a orientar os comerciantes em relação a todos os produtos  que foram criados para  a proteção ao crédito.

Já a secretária da Fazenda, Alice Grechi, parabenizou os empresários e disse que são eles que fazem o município crescer. "Com apoio da Acise, a CDL, com suas campanhas de incentivo ao comércio, vem trazendo desenvolvimento ao nosso município. Precisamos que o mercado seja ativo e a CDL vem fazendo este trabalho", falou. 

História da CDL

A CDL  foi criada em 21 de outubro de 1968 e desde então, atua no município contribuindo de forma efetiva junto ao comércio, expandindo sua atuação através da promoção. Além disso, está sempre envolvida com questões sociais, colabora com O Baile dos Sonhos, atividades de dia das crianças, entre outras. Tem como missão representar, defender e capacitar o segmento varejista, tornando-se a entidade de classe que representa seus associados em questões relacionadas a proteção, recuperação e promoção do crédito e vendas, em prol do desenvolvimento das empresas associadas, entidades parceiras e sociedade. Conforme o presidente, Celso Dalmás, a visão da entidade, que tem seus valores voltados para a integridade, responsabilidade, ética e transparência, é ser referencial para seus associados na proteção ao crédito, na representatividade e desenvolvimento do varejo de Esteio, expandindo sua atuação através da promoção do conhecimento e da qualificação dos lojistas e colaboradores.

Confira os homenageados:

Antonio Selau Steffen
Antoninho Bellorini
Adelar Fialho Dolzan
Áureo Assmann Loreno
Celso Antonio Dalmás
Clóvis Filadelfo Vieira
Gilberto Luz
Gustavo Bubans Filho
Jeferson Zingano
João Pietrobiasi
José Claudio Prates
José Renato Rocha Schmidt
Marcelo Daudt
Milton Gossler
Reinaldino Gewher
Thaiane Buzin Baccin
Wanderlei Bennemann dos Santos
Vanderlei Pacheco Silva

IMG_5076.JPGFelipe.jpgIMG_5081.JPGIMG_5086.JPGIMG_5087.JPGIMG_5091.JPGIMG_5094.JPGIMG_5097.JPGIMG_5108.JPG

IMG_5115.JPGIMG_5111.JPGIMG_5115.JPGIMG_5119.JPGIMG_5124.JPGIMG_5126.JPGIMG_5133.JPGIMG_5141.JPGIMG_5137.JPGIMG_5155.JPGIMG_5161.JPG

por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156

Fernanda Fernandes participa de Fórum Nacional sobre Medicamentos

 

A vereadora Fernanda Fernandes (PP),  participou ontem(27), no Senado Federal,  da Cerimônia de Abertura do X Fórum Nacional sobre Medicamentos no Brasil – Psoríase e Doenças Autoimunes, no auditório da Interlegis. Na oportunidade, especialistas na doença discutiram novas tecnologias e medicações no tratamento das doenças autoimunes e o que o setor produtivo e as políticas públicas têm feito na busca do melhor tratamento das duas patologias. As novidades em estudos, e pesquisas no mercado farmacêutico também foram abordados no fórum. "Apresentei o trabalho que estamos realizando através da Frente Parlamentar pela Psoríase em Esteio, e que já é modelo a nível nacional, também comentei sobre todas as capacitações aos agentes de saúde, ações de conscientização e controle dos pacientes diagnosticados pela Secretaria de saúde do nosso município, e sobre a qualificação deste processo", disse a vereadora.

Fernanda Fernandes, que pediu licença do Plenário para participar do evento, viajou sem custos aos cofres públicos. Ela retornou ainda ontem de Brasília.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Câmara aprova programa Maria da Penha vai à Escola

 

A Câmara de Vereadores aprovou na noite de ontem(28), o projeto criando o Programa Maria da Penha vai à Escola. A proposta, que deve ser sancionada ainda nesta semana pelo prefeito, Leonardo Pascoal,  é de iniciativa do vereador Euclides Castro(PP) e pretende sensibilizar a comunidade escolar em relação à violência doméstica e familiar.

A ideia é contribuir para o conhecimento da comunidade escolar acerca da Lei nº 1 1.340, de 7 de agosto de 2006 - Lei Maria da Penha;  impulsionar as reflexões sobre o combate à violência contra a mulher; conscientizar adolescentes, jovens e adultos, estudantes e professore s que compõem a comunidade escolar, da importância do respeito aos direitos humanos, notadamente os que refletem a promoção da igualdade de gênero, prevenindo e evitando, dessa forma, as práticas de violência contra a mulher e  explicar sobre a necessidade da efetivação de registros nos órgãos competentes de denúncias dos casos de violência contra a mulher, onde quer que ela ocorra. Também estão previstas palestras e seminários a serem desenvolvidos a partir de parcerias com Organizações Não Governamentais e empresas públicas e privadas.

Para o vereador a violência doméstica é um triste fato que constatamos diariamente nas páginas policiais, nos meios de comunicação e muitas vezes em relatos de crianças e adolescentes. "Assim sendo, se faz necessária a devida conscientização, já na escola, da igualdade e do respeito ao gênero feminino. Estimular as denúncias de violência e maus-tratos contra a mulher poderá ajudar no combate a esta prática", defendeu. 

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Hospital São Camilo vai receber R$ 1 milhão da Câmara de Vereadores


Esta é maior restituição de recursos da história do município


Em meio a crise financeira dos hospitais das regiões Metropolitana e Vale do Sinos, o Hospital São Camilo, de Esteio, vai receber R$ 1 milhão, resultado da economia em diversas frentes realizada pela  Câmara de Vereadores durante este ano. O recurso representa 12,17% do orçamento do Legislativo, do total de R$ 8,2 mil de repasse do duodécimo anual. Esta é a maior devolução da história no município. Entre as maiores restituições estão a de 2004, quando o Legislativo devolveu à Prefeitura, R$ 800 mil e, no ano passado, o Legislativo devolveu ao Executivo R$ 700 mil.  A entrega do documento com a redução no orçamento foi realizada na manhã de hoje(28), no gabinete administrativo, ao prefeito Leonardo Pascoal, pelo presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB).

O presidente destacou a indicação do recurso para a fundação, visto as dificuldades enfrentadas pelos hospitais devido a falta de repasse, especialmente em relação a pactuação do Estado. "Estamos redirecionando esta verba para o hospital, um dos poucos que vem mantendo o atendimento  aos pacientes na região", disse. Já o prefeito agradeceu a atitude e disse que o recurso deverá ser repassado ainda nesta semana ao hospital. "Esta verba chega em boa hora para auxiliar a fundação", garantiu.

Para Sandro Severo, que teve o projeto aprovado na noite de ontem(27),  o cuidado com dinheiro público acontece nos mínimos detalhes.  Este ano, com a implantação do sistema informatizado, houve uma redução de 62% dos gastos com papel. A meta, segundo o presidente, é chegar a 100%, deixando o processo legislativo totalmente eletrônico.   Além disso, depois de negociar, a Casa conseguiu reduzir o custo do serviço de segurança e do contrato com a empresa de estágios, além outras despesas, a exemplo de água e luz.

Sandro também destaca que a Câmara de Esteio é uma das mais enxutas da região. Diferente de algumas cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos, onde algumas casas legislativas que têm despesas com diárias, os vereadores esteienses, ao todo dez (número que poderia chegar a 17 conforme a Constituição) não possuem o benefício desde 2012. Outro ponto positivo anunciado pelo presidente refere-se as despesas com pessoal. O total chega a 2,33%, nos últimos 12 meses, longe do limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 6%. Também não há verba de gabinete e 13º salário para vereador ou telefone pago pelos cofres públicos, assim como o presidente da Câmara não recebe verba de representação.  Resultado: "sobra mais para investir na cidade.", afirmou, reforçando que "nunca é desembolsado dinheiro público para nossa despesa. Nós pagamos do nosso próprio recurso".

Constitucionalmente, a Câmara de Vereadores poderia receber 7%  dos recursos correspondentes as dotações orçamentárias (o duodécimo). Entretanto, a Casa não chega a gastar este valor.  Do orçamento de 2017, por exemplo, o Legislativo teria direito a utilizar mais de R$ 10 milhões, mas o valor realizado ficou em R$ 6,4 milhões,   4,13% dos gastos totais. E a previsão para o final de 2018, de acordo com Severo, é de baixar ainda mais. "Trata-se de responsabilidade na gestão da verba pública. Esta era uma das minhas metas, através de planejamento e de gestão, devolver ao prefeito este montante para aplicar no nosso São Camilo No final de dezembro ainda teremos mais recursos a devolver aos cofres públicos, talvez em torno de R$ 200 mil. Vamos aguardar o encerramento contábil do ano", finalizou. 

Por Terezinha Bobsin


Ações do documento