Notícias
Rafael Figliero se reúne com Executivo para encontrar solução para beco abandonado
Moradores fecharam o local, por causa de insegurança e foram alvo de ação na Justiça; viela era frequentada por usuários de drogas e pouco utilizada por pedestres
Segundo relatou Fabiana, o beco existe desde a formação do loteamento, apenas para cumprir determinação que proíbe quadras maiores de 200 metros quadrados. Por causa da insegurança causada pela via, os moradores decidiram fechar a área com um muro. No entanto, uma ação de reintegração de posse foi aberta pela administração municipal.
Localizado em uma área com desnível de nove metros, a viela é formada em parte, por escadas, que também se encontram em mau estado. O vereador ressaltou que o beco não é útil para os pedestres. “Não tem serventia, aquelas escadarias. Não tem fluxo, os moradores se deram ao trabalho de contar o número de usuários. Dá, plenamente, para as pessoas saírem pela [avenida Padre] Claret”, afirmou Rafael. Uma das sugestões da associação de moradores da região é que o local seja transformado em uma horta comunitária.
Durante a reunião, Joceane, que assumiu Secretaria de Desenvolvimento Urbano após a abertura da ação, afirmou que vai ouvir propostas dos moradores, antes de dar prosseguimento à causa. Ela pediu que a Associação faça por escrito a proposta de transformação do local em horta, para que acordo seja feito.
30/12/2010 - Esteio: Audiência pública debate Relatório de Gestão da Saúde
O presidente da Comissão de Saúde, Felipe Costella (PMDB), juntamente com os vereadores Sirlon Ribeiro (PMDB) e Therezinha Heller (PPS), participou, na tarde de hoje (30), de Audiência Pública para apresentação do Relatório de Gestão dos Recursos do SUS. Os responsáveis pela prestação de contas referente aos meses de julho, agosto e setembro foram o secretário da Saúde, José Silveira, o presidente do Conselho de Saúde, Marcelino Anflor, e Dulcineia de Matos, representando o Hospital São Camilo.
Entre os assuntos levantados, se destacam o questionamento do vereador Felipe Costella, em relação ao número de inspeções sanitárias, que foi muito baixo no período. Sobre isso, o secretário Silveira explicou que houveram problemas graves. “Ficamos prejudicados por um bom tempo, pois os dois agentes que compõem a equipe de fiscalização tiveram que sair. Um por lesão e outro por requisição da Justiça Eleitoral”, contou.
Sirlon lembrou o fechamento de duas Unidades de Saúde – Pedreira e Caic- recentemente: “sei que em ambos os casos, foi por questões sanitárias. Gostaria de saber quando vão reabrir ou o que está sendo feito, pois não vi nenhum documento afirmando compromisso de reabertura”, comentou. Em resposta, o secretário argumentou que a reforma da US Caic deve ficar pronta em 30 dias e durante esse período a população da região deve procurar atendimento na US Votorantim ou na US Planalto. “O caso da Vila Pedreira é mais sério. O consultório odontológico, por exemplo, era adaptado, não tinha condições de continuar atendendo ali”. Segundo Silveira, já está em estudo a possibilidade de construção de um novo posto de atendimento no bairro.
Ainda foram abordados temas como de prevenção à dengue e à esquistossomose no município. Silveira e Anflor destacaram as ações realizadas periodicamente em ambos os casos e apresentaram as estatísticas: Esteio não possui nenhum foco de larvas do mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegypt) atualmente e não há registros de que alguém tenha contraído a doença na cidade. Além disso, foram contabilizados apenas 22 casos de esquistossomose desde 1997, mas todos foram diagnosticados e tratados,. O que acontece, segundo Silveira, são ‘reinfecções’, especialmente em crianças. O próximo relatório, referente a outubro, novembro e dezembro, deve ser apresentado na Câmara até março.
Por Sâmela Lauz - Estágio Jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTB 7156
09/03/2009 - Câmara de Esteio homenageia mulher amanhã
Augusta José da Silva - Hospital Municipal São Camilo;
Laureci Both - Associação Comunitária do Novo Esteio;
Maria Elizabeth de Oliveira Di Pietro - Associação Maria José;
Madalena Lampe Amaral - CTG Chama Nativa;
Ieda da Costa - Grupo Unir Raças;
Eugênia Pedde -Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas;
Nelda Sueli Lemos - Grupo da Terceira Idade Amigos para Sempre;
Narci Pereira Brandão - Associação Comunitária do Bairro Tamandaré;
Zunita Schmidt - Igreja São Nicolau;
Ilza Terezinha Duarte de Assunção - Igreja São Nicolau;
Olga Christina de Morais - Igreja Nossa Senhora Aparecida;
Carmem Eloísa de Souza - Câmara de Dirigentes Lojistas de Esteio;
Maria Eliane Ferreira - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio;
Neusa Regina Mello Bombardelli - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio;
Elga Terezinha Vargas Macedo - Secretaria Municipal de Educação;
Liege Lenice dos Santos Jesus - Secretaria Municipal da Saúde;
Janaina Tenn-Pass - Associação Amigo dos Meninos;
Jurema de Brito - Associação dos Moradores do Parque Amador;
Rosmari Zuchetto Fabbris - SISME;
10/03/2009 - Aniversário de Esteio é comemorado com shows no Galvany Guedes
A festa de 54 anos de Esteio foi comemorada com diversos shows no Parque Galvany Dornelles Guedes, no bairro Santo Inácio, no último Domingo, dia 8. Mais de quatro mil pessoas, segundo estimativa do Comandante do 34º BPM de Esteio, Roberto Kraid Pereira, se reuniram para assistir a banda Nenhum de Nós, a dupla Claus e Vanessa, Fátima Gimenez, além de atrações locais, como Rick Proença, o grupo Unir Raças, Alexandre Estivalet, Israel Lopes e o rapper Rafael Rafuagi. A chegada das cavalarianas durante o show, integrantes da Cavalgada das Mulheres de Esteio e Sapucaia do Sul , com a participação de mais de 60 mulheres - entre elas a vereadora Jane Battistello (PDT), foi aplaudida pelos participantes do evento. A presidente da Câmara, Michele Pereira (PT), subiu ao palco para agradecer a presença do público e parabenizar a cidade pelo aniversário, bem como homenagear as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher. Além da presidente, participou do evento o vereador Felipe Costella (PMDB). O show foi encerrado pela Banda Nenhum de Nós, que cantou 15 sucessos, entre eles, que levou o público, foi a canção "Camila".
A festa garantiu a arrecadação de mais de duas toneladas de alimentos e 1,2 mil peças de roupas, que serão doadas na próxima campanha do agasalho de Esteio. A Brigada Militar, que esteve presente ao evento, precisou intervir em dois incidentes durante o show de Claus e Vanessa. Um homem também foi retirado pelos PMs, que estaria forçando a entrada na área privativa ao show. "Foi um evento tranquilo com poucas intervenções da Brigada Militar", esclareceu o comandante.
Mais fotos
11/03/2009 - Rua Coberta foi palco de noite de homenagem às mulheres de Esteio
Antes, porém, às 18horas, a Câmara de Vereadores realizou sua sessão ordinária no mesmo local. Segundo a presidente, Michele Pereira (PT), a idéia é dar início à descentralização das atividades legislativas neste ano. "É o momento em que a comunidade poderá acompanhar o processo legislativo e o quais projetos estão sendo votados na Câmara de Vereadores", ressalta.
Confira as homenageadas deste ano:
Augusta José da Silva - Hospital Municipal São Camilo; Laureci Both - Associação Comunitária do Novo Esteio; Maria Elizabeth de Oliveira Di Pietro - Associação Maria José; Madalena Lampe Amaral - CTG Chama Nativa; Ieda da Costa - Grupo Unir Raças; Eugênia Pedde -Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas; Nelda Sueli Lemos - Grupo da Terceira Idade Amigos para Sempre; Narci Pereira Brandão - Associação Comunitária do Bairro Tamandaré; Zunita Schmidt - Igreja São Nicolau; Ilza Terezinha Duarte de Assunção - Igreja São Nicolau; Olga Christina de Morais - Igreja Nossa Senhora Aparecida; Carmem Eloísa de Souza - Câmara de Dirigentes Lojistas de Esteio; Maria Eliane Ferreira - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio; Neusa Regina Mello Bombardelli - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio; Elga Terezinha Vargas Macedo - Secretaria Municipal de Educação; Liege Lenice dos Santos Jesus - Secretaria Municipal da Saúde; Janaina Tenn-Pass - Associação Amigo dos Meninos; Jurema de Brito - Associação dos Moradores do Parque Amador; Rosmari Zuchetto Fabbris - SISME
11/03/2009 - Comissão de Saúde visita secretaria de Meio Ambiente
A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Esteio, visitou nesta semana a secretaria de Meio Ambiente. A comissão, integrada pela pelos vereadores Sirlon Ribeiro (PMDB), Felipe Costella (PMDB), Jaime da Rosa (PSB) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), visou conhecer as dependências da secretaria, mais especificamente no canil, que pertence ao departamento de Zoonoses e Vetores, da secretaria de Saúde. De acordo com secretário, Gilberto Timm, o canil possui 40 cães. A preocupação dos vereadores refere-se a questão da castração dos animais de rua, que está causando problema de saúde pública devido a grande quantidade de cães espalhados pela cidade. Os vereadores ressaltaram que há um recurso de 12 mil no orçamento deste ano para a realização das catrações e que está destinado para o Grupo de Amigos e Tratadores de Animais (Gata). O secretário lembrou que, para a realização das castrações, é preciso uma sala e equipamentos adequados. Além disso, Timm ressaltou que as duas veterinárias estão afastadas, por licença maternidade e férias. Em reunião com o prefeito Gilmar Rinaldi, a Comissão de Saúde pediu apoio do Executivo para a resolução deste problema. "Como a licitação pode demorar meses, estamos estudando a possibilidade de fazer um covênio com a Gata para a realização dos procedimentos", finaliza o prefeito.
Mais fotos
11/03/2009 - Esteio vai ter representante no Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária
12/03/2009 - Projeto Criança Depois da Escola é apresentado na Câmara de Vereadores
De acordo com o projeto, as atividades de futsal e futebol de campo terão núcleos no s campos do Santa Tereza e Ouro Verde, por exemplo, com sede administrativa no Ginásio Municipal. Os núcleos serão formados por 275 alunos, divididos em 25 por categoria, atendendo um total de 550 alunos, com atendimento extensivo aos familiares dos alunos. A matéria prevê, ainda, que a inscrição se dará somente se o aluno estiver frequentando a escola regularmente, através da apresentação do atestado de matricula. As faixas etárias para o projeto variam de 1997 a 2000 para categoria mirim; de 1993 a 1996 para a infantil e de 1990 a 1993 para juvenil. "A inscrição será gratuita", informa o vereador, caso o projeto seja implantado. "O investimento no esporte e lazer, é de extrema importância e quanto mais cedo começamos, melhor serão os resultados. Atividades de inclusão social possibilitam o desenvolvimento das potencialidades físicas e psicológicas durante a infância e a adolescência. O projeto, além de proporcionar às crianças e adolescentes o hábito saudável da prática esportiva e de lazer, pode contribuir com outro papel das políticas públicas: a construção da igualdade e da justiça social", salienta.
13/03/2009 - Câmara participa de lançamento da 6ª edição do Programa Integrado de Inclusão Social
A presidente da Câmara, parabenizou a coragem de Rafael Trinca e ressaltou a importância do município em valorizar projetos voltados em benefício da comunidade. "Ações como estas, desenvolvidas pelo município em parceria com as entidades, é que resgatam os jovens que vivem à margem da sociedade. As entidades e Esteio estão de parabéns", destaca.
As inscrições para participar das oficinas acontecem do dia 20 até o dia 24 de março, e devem ser realizadas em um dos 18 núcleos que abrangem o Programa. As aulas têm início a partir do dia primeiro de abril.
Mais fotos
13/03/2009 - Esteio: Judô pode fazer parte do Programa Integrado de Inclusão Social
Segundo o prefeito, a proposta é viável e vai se somar a outros projetos, como por exemplo a recurperação das praças, arborização da cidade e Mais Educação, que vai oferecer atividades esportivas e de lazer para os estudantes no turno inverso ao da escola.. Gimar garantiu que os projetos importantes para a cidade e que as parcerias fortalecem o trabalho. "Queremos oferecer mais oficinas para dar oportunidade para toda a comunidade", ressaltou.
13/03/2009 - Câmara de Esteio apoia campanha em prol do meio ambiente
Mais fotos
16/03/2009 - Movimento de estudantes de Esteio quer chamar atenção sobre o aquecimento global
Um movimento de estudantes da Escola Santos Dumont, de Esteio, pretende chamar a atenção para o problema do aquecimento global. O ato simbólico vai ser realizado dia 28, às 20h30min, no qual governo, empresas e a população de estão convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aumento da temperatura média superficial global, que vem acontecendo nos últimos 150 anos. A iniciativa da mobilização na cidade - a atividade é mundial -, é dos alunos da 6ª a 8ª séries da escola e dos coordenadores do projeto, as professores Patrícia Fillmann e Juliano Baldassari. Eles ressaltam que é um gesto simples e pretende chamar para uma reflexão sobre a ameaça das mudanças climáticas. "A idéia é apagar as luzes por 60 minutos. Pode ser da sala, cozinha, desligar aparelhos domésticos, para reforçar que cada um pode fazer sua parte por um mundo melhor", comentam. Além disso, uma passeta vai ser realizada pela escola no dia 27, com saída prevista para às 9 horas, da frente da escola (rua Pelotas, 1835) e contará com os alunos da 6ª, 7ª e 8ª além da participação dos pais e outros professores. O itinerário será da escola para a avenida Dom Pedro, avenida Presidente Vargas e retorno pelo mesmo local. Haverá, ainda, a distribuição de panfletos, no dia 28, das 10h30min às 15 horas, junto à sinaleira no entrocamento da avenida Presidente Vargas e rua Padre Felipe. "Toda a comunidade está convida a fazer parte da passeata", cinvidam os professores. Uma palestra, que vai acontecer dia 18, às 8 horas na escola, vai abordar a Sustentabilidade e Meio Ambiente, com temas sobre o aquecimento global, ciclo de vida dos materiais e reciclagem, ministrada pela professora Larisse Fisch Boizonaze. Mais informações com a professora Patrícia pelo fone: 81582654
Confira as atividades:
Dia 18, às 8 horas - palestra sobre a Sustentabilidade e Meio Ambiente - Escola Santos Dumont
Dia 27, às 9 horas - Passeata dos estudantes da escola (com saída em frente à escola)
Dia 28, das 10h30min às 15 horas - distribuição de panfletos na sinaleira da Presidente Vargas e rua Padre Felipe e o ato simbólico do apagar das luzes.
16/03/2009 - Provas do concurso público para motorista da Câmara de Vereadores serão aplicadas no dia 22
As provas para o preenchimento da vaga para motorista da Câmara de Vereadores de Esteio serão aplicadas no próximo dia 22, às 15 horas, no Colégio Advetista de Esteio (rua Santo Amaro, 218 - Centro. Os candidatos devem comparecer ao local determinado para a realização da prova, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para o início das mesmas, munidos do comprovante de inscrição (boleto), documento de identidade com foto (original) e caneta esferográfica azul ou preta. De acordo com o edital foram totalizados 186 candidatos inscritos. As exigências mínimas para o cargo são o ensino médio e Carteira Nacional de Habilitação na categoria AD, tendo a carga horária semanal de 30 horas e o salário base mensal é de R$ 1.633,00 em regime Estatutário.
17/03/2009 - Câmara de Esteio quer alterar nome de rua no Bairro Três Marias
Tramita na Câmara de Vereadores de Esteio o Projeto de Lei que altera a denominação da via pública municipal. Segundo o projeto, a rua D do Loteamento Bockmann no bairro Três Marias poderá receber o nome Milton Carlos Löeff em homenagem ao ex-juiz de direito da Comarca de Esteio. A iniciativa é da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, integrada pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Jane Battistello (PDT) e Jaime da Rosa (PSB). "O ex-vereador Fladimir Costella (PMDB), o Costelinha, que no ano de 2006, a pedido de familiares do juiz apresentou requerimento solicitando ao Executivo a elaboração de um projeto de lei. Na oportunidade os demais vereadores aprovaram o requerimento, pois reconheceram os serviços prestados pelo juiz à comunidade esteiense por quase duas décadas. Entretanto, o prefeito Gilmar Rinaldi, está acendo com a possibilidade de indicação para consolidar a homengem", explicam.
17/03/2009 - Cercamento da Escola vai ser pauta de reunião entre o secretário de Obras do RS e Câmara de Esteio
O cercamento da Escola Bairro do Parque, no bairro Novo Esteio, vai ter tema de reunião amanhã, dia 18, às 17horas, entre o vereador Felipe Costella (PMDB) e o secretário de Obras do estado, José Carlos Breda.A idéia do vereador é agilizar a verba para a realização do projeto do cercamento. A secretaria localiza-se no Centro Administrativo Fernando Ferrari, na avenida Borges de Medeiros, 1501 3º andar.
19/03/2009 - Conselho de Saúde de Esteio pede apoio do Legislativo e Executivo
A pauta do encontro tratou, ainda, da votação de verbas para aquisição de uniformes para os funcionários do PACS e PSF; da liberação de verba para compra de reagente em pó para controle da água da Corsan; da destinação do superávit de 2008, que deverá ser transferido para o orçamento de 2009 e da tabela de preços dos procedimentos em fisioterapia. Além disso, o presidente do Conselho Informa que os próximos encontros serão realizados na Câmara de Vereadores, sempre às 15 horas.
Confira as datas das reuniões:
15 de abril; 20 de maio; 17 de junho; 15 de julho; 19 de agosto; 16 de setembro. 21 de outubro. 18 de novembro e 16 de dezembro.
19/03/2009 - Moradores da Vila Navegantes pedem limpeza das ruas
20/03/2009 - Secretário de Obras do Estado garante que cercamento da escola Bairro do Parque é prioridade
O vereador Felipe Costella (PMDB), se reuniu ontem, 18, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, com o Secretário Estadual de Obras, José Carlos Breda, a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bairro do Parque, Claudete Coutinho Maier e o Chefe de Gabinete do Secretário Estadual de Habitação, Juvir Costella. Na pauta esteve o cercamento de uma área ao lado da escola, que foi doada pela prefeitura de Esteio há alguns anos.
De acordo com Claudete, já foi feita uma solicitação de cercamento através da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no dia 26 de janeiro deste ano. “O cercamento desta área faz parte de um projeto pedagógico e a intenção é utilizá-lo para as aulas de educação física e, futuramente, para eventos promovidos pela escola e comunidade”, afirma. Na oportunidade, Felipe Costella ressaltou que o cercamento, além de beneficiar a comunidade, vai garantir a segurança do local.
O Secretário de Obras ressaltou que o cercamento do terreno já está entre as prioridades da CRE e deve ser iniciada ainda neste trimestre. “Sabemos da importância desta obra para a comunidade escolar e vamos nos empenhar para que a obra seja feita o mais rápido possível”. Segundo o levantamento feito pela Coordenadoria a previsão é de 21 mil para a realização do cercamento.
Mais fotos
20/03/2009 - Câmara de Esteio debate crédito especial de R$ 1,4 milhão segunda-feira
A presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Michele Pereira (PT), marcou para segunda-feira, dia 23, às 15 horas, na Sala de Sessões Alberto Pasqualini, uma reunião com o secretário de Habitação, Marcelo Kohlrausch Pereira. Na pauta está o projeto do Executivo, que pede a abertura de crédito especial no orçamento deste ano, no valor de R$ 1,4 milhão, que se destina a atender as despesas do Programa Emancipar, do governo do Estado. A presidente explicou ontem (19) ao secretário, durante um primeiro encontro no gabinete da presidência, que o debate precisa ser ampliado aos demais vereadores. "É uma matéria muito detalhada e, de acordo com o secretário, o projeto precisa ser votado antes do dia 30, prazo determinado pelo convênio", explica. Segundo o secretário, a verba se destina à construção de 68 casas no campo da Vila Cruzeiro, para uso das familias que serão transferidas, que estão em área de riscos nas imediações. A contrapartida do município é de R$ 902 mil.
21/03/2009 - Câmara de Esteio reduz padrão de Cargo de Confiança para gerar economia
Mais um passo em direção à economia no Legislativo foi dado pela presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Michele Pereira (PT), com aprovação do projeto de redução do padrão do cargo de confiança (CC) do nível seis para cinco na última terça-feira (17), que tem o salário de R$ 2,3 e R$ 2mil, respecitvamente. A medida, que teve o apoio dos vereadores Sirlon Ribeiro (PMDB), Jaime da Rosa (PSB) e Luiz Duarte (PTB), e do Plenário, pretende, também adequar a estrutura administrativa, padronizando os níveis salariais dos cargos em comissão. "É importante que tenhamos o equilíbrio financeiro para que possamos finalizar as novas instalações do Legislativo", explica. Com a alteração aprovada, a Câmara passa a economizar cerca de R$ 5 mil durante o ano, com a redução do padrão e encargos sociais.
Ações do documento



